PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
MESTRADO
 PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
MESTRADO

DURAÇÃO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve concluir as disciplinas exigidas pelo programa:

  • 03 disciplinas de nivelamento (00 créditos cada);
  • 07 disciplinas obrigatórias (03 créditos cada);
  • 03 disciplinas eletivas da área de concentração (03 créditos cada);
  • 01 disciplina eletiva livre (03 créditos cada).

O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O aluno poderá, então, matricular-se na disciplina ADM 3000 – Dissertação de Mestrado.

CARGA HORÁRIA
495 horas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO
De agosto a outubro

INÍCIO DAS AULAS
Março

AULAS/HORÁRIOS
Três a quatro dias na semana, das 13h às 19h

SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Teresa Campos
E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22451-900

SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br

LOCAL
Campus Gávea

Impacto do Programa

IMPACTO SOCIAL

O curso busca atender os objetivos de alunos interessados em atividades de pesquisa e na carreira docente, além de possibilitar sua atuação em organizações e ambientes de negócios.

EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO
REGULAMENTO

DISCIPLINAS

Prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as quatro áreas de concentração.

Nivelamento: três disciplinas de zero crédito cada, a serem cursadas no verão imediatamente anterior ao início do curso, na modalidade tutoria à distância e avaliadas através de prova a ser aplicada no início das aulas.

Obrigatórias: sete disciplinas obrigatórias de três créditos cada.

Eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing, Organizações.

NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS

O Curso de Mestrado exige um total mínimo de 33 créditos.

 

COORDENAÇÃO

Alessandra de Sá Mello da Costa
Doutora em Administração de Empresas
alessandra.costa@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcus Wilcox Hemais
Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS

Nivelamento

Ementa: As origens do pensamento administrativo e as principais escolas da Administração.

Bibliografia: MOTTA, Fernando C. P. Teoria Geral da Administração - Uma Introdução. Edição; São Paulo: Pioneira Editora, 2006

Ementa: O sistema de informação contábil; Método de registro das transações e eventos; Pressupostos e qualidades das informações contábeis; Regimes de competência e de caixa; Relatórios contábeis; balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; mutações do patrimônio líquido; demonstração dos fluxos de caixa; demonstração do valor adicionado; demonstração do resultado abrangente; critérios de avaliação de ativos, mensuração de passivos e do patrimônio líquido; introdução à análise financeira de empresas; liquidez, endividamento, lucratividade e rentabilidade; Vantagens e limitações da análise das demonstrações contábeis;Principais Pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC; Leis 11.638/07, 11.941/09, e 12.973/04.

Bibliografia: CALDAS, Sérgio Leal. Intangíveis – o lado oculto da gestão empresarial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Digitaliza/PUC-Rio/IAG, 2014. CALDAS, Sérgio Leal, ZANINI, Marco Túlio, ALMEIDA, Ana Luiza, MIGUELES, Carmem, BORGES, Ana Paula. Gestão integrada de ativos intangíveis. 1ª ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2017. IUDÍCIBUS, Sérgio de, MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não contadores. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10 ed., São Paulo: ed Atlas 2010. IUDÍCIBUS, Sergio de, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade societária. 3ª e… Bibliografia Completa

Ementa: Conceitos básicos, métodos gráficos e numéricos para descrição de dados, cálculo de probabilidades, variáveis aleatorias discretas e variaveis aleatorias continuas.

Bibliografia: MCCLAVE, BENSON, SINCICH. Statistics for Business and Economics. Prentice Hall Inc., 10th Edition, New Jersey. SINCICH, Terry. Business Statistics by Example. Prentice Hall Inc., 5th Edition, New Jersey, 1996. ALBUQUERQUE, J.P.; FORTES, J.M.P.; FINAMORE, W.A. Probabilidade, variáveis aleatórias e processos estocásticos. Rio de Janeiro, Ed.PUC-Rio; Rio de Janeiro, Interciência, 2008. BALL, J.P. SPSS manual for introductory statistics and elementary statistics. New York, Weiss, 2007. COHEN, J. The earth is round (p<.05). American Psychologist, 49: 997-1003, 1994. DOANE, D.D., SEWARD, L.E. Estatí… Bibliografia Completa

Obrigatórias

Ementa: Aspectos filosóficos, científicos e metodológicos da teoria geral de sistemas. Relação ambiente e organização. Relacionamentos intraorganizacionais. Organização como ser vivo. Abstração e previsão no método de sistemas. Problemas culturais relacionados com o enfoque sistêmico. Sistemas, competitividade, informação, tecnologia, mudança e objetivos.

Bibliografia: -DIMAGGIO, P. J. POWELL, W.W. (1983) The Iron Cage Revisited: Institutional Isomorphism and Colective Rationality in Organizational Fields. American Sociological Review, Vol. 48.(April 147-160) -PARMIGIANI, A. & HOWARD-GRENVILLE, J.(2011): Routines Revisited: Exploring the Capabilities and Practice Perspectives, The Academy of Management Annals, 5:1, 413-45. -FELDMAN, M.S.; PENTLAND B.T. (2003) Reconceptualizing organizational routines as a source of flexibility and change. Admin. Sci. Quart. 48(1) 94-121. -PENTLAND, B.T.; FELDMAN, M.S. (2005) Organizational routines as a unit of analysis. Ind… Bibliografia Completa

Ementa: Questões epistemológicas e metodológicas na construção das teorias das organizações. Paradigmas nas ciências humano-sociais. Abordagens críticas aos estudos organizacionais. Questões centrais: decisão; poder e autoritarismo; cultura; mudança; ecologia; comunicação organizacional e interpessoal; interioridade e ética.

Bibliografia: ADLER, P.S.; FORBES, L. C. & WILLMOTT, H. Critical Management Studies.The Academy of Management Annals, 1:1,119-179, 2007. ASTLEY, W. G.; VAN de VEN A.H. Debates e Perspectivas centrais na teoria das organizações. In: CALDAS, M.P.; BERTERO, C.O. Teoria das Organizações. Série RAE - Clássicos. São Paulo: Atlas, 2007. BARNEY,J.; HESTERLY, W. Economia das organizações: entendendo a relação entre as organizações e a análise econômica. In: CLEGG, S.T.; HARDY, C.; NORD, W.R.; CALDAS, M.; FACHIN, R.; FISCHER, T. (Orgs) Handbook de Estudos Organizacionais: Ação e Análise Organizacionais. v.3, São Paul… Bibliografia Completa

Ementa: A análise estratégica compreende o estudo do ambiente da empresa assim como dos recursos e capacidades das mesmas visando atingir um dado objetivo. A estratégia corporativa expande os limites da empresa e engloba as interações com demais empresas da cadeia vertical e horizontal. Em diferentes contextos, aspectos econômicos, sociais e cognitivos vão moldar a leitura do ambiente e a tomada de decisões dentro das empresas. Na avaliação do sucesso da estratégia é importante a análise do desempenho organizacional e da competitividade das empresas no tempo.

Bibliografia: -Aguinis, H., Lazzarini, S. G., Vassolo, R. S., Amorós, J. E., & Allen, D. G. (2020). Conducting Management Research in Latin America : Why and What ’ s in It for You ? Journal of Management, XX(X), 1–22. https://doi.org/10.1177/0149206320901581 -Barney, J. B. (1986). Strategic factor markets: Expectations, luck, and business strategy. Management Science, 32(10), 1231–1241. -Barney, J. B. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management. https://doi.org/10.1177/014920639101700108 -Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2008). Strategic management and competitive adv… Bibliografia Completa

Ementa: Introdução a Finanças Corporativas. Objetivos na tomada de decisões financeiras. Conceito de Valor. Análise e planejamento financeiro. Orçamento de capital e o valor da flexibilidade gerencial. Risco, retorno e valor. Custo de Capital. Administração de ativo e passivo. Decisões de dividendos e estrutura de capital.

Bibliografia: Berk, Jonathan; Demarzo, Peter. Finanças Empresariais Essencial. Porto Alegre, Bookman, 2009. Outros materiais serão disponibilizados na plataforma MOODLE do curso. Bibliografia complementar: Brealey, R., Myers, S., & Allen, F. (2011). Principles of Corporate Finance (10th ed.). New York, NY: McGraw-Hill/Irwin. Brigham, E.; Gapensky, L.C.; Ehrhardt, M.C. Administração Financeira - Teoria e Prática. São Paulo: Cengage Learning, 2012. Ross, Stephen; Westerfield, Randolph W.; Jaffe, Jeffrey F. Corporate Finance. 10a ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

Ementa: Papel de Marketing nas organizações e na sociedade. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Estilos de vida e comportamento de compra. Segmentação de mercado e Posicionamento. Planejamento e desenvolvimento do composto de Marketing - produto, preço, distribuição e comunicação integrada de Marketing. Papel do consumo nas sociedades contemporâneas.

Bibliografia: Básica: -KOTLER, Philip. e KELLER, Kevin L. Administração de Marketing, 14ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. Bibliografia Complementar: -ARNOULD, E.J.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, Vol. 31, No. 4 (March 2005), 868-882. -BACELLAR, F. C. T.; IKEDA, A.K. Evolução do ensino de marketing: um breve histórico. Organizações & Sociedade, v.18, n.58 (Julho/Setembro 2011), 507-531. -BARROS, Diana L. P. Estudos do discurso. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Linguística II – Princípios de análise, p. 187… Bibliografia Completa

Ementa: Amostragem (métodos e distribuições), estimadores, intervalos de confiança, testes de hipóteses, regressão linear simples e múltipla, análise de variância, séries temporais, análise de dados categóricos e estatística não paramétrica.

Bibliografia: Básica: -BLACK, K. Business Statistics: Contemporary Decision Making, Wiley, 7th Edition, 2011. -MCCLAVE, BENSON, SINCICH. Estatística para Administração e Economia. Pearson/Prentice Hall,10a Edição, 2008. Complementar: -OLSSON, U. H.; FOSS, T.; TROYE, S. V. & HOWELL, R. D. The performance of ML, GLS and WLS Estimation in Structural Equation Modeling Under Conditions of Misspecification and Nonnormality. Structural Equation Modeling, v. 7, n. 4, pp. 557-595, 2000. SCHREIBER, J. B.; STAGE, F. K.; KING, J.; NORA, A. & BARLOW, E. A. Reporting Structural Equation Modeling and -Confirmatory Factor … Bibliografia Completa

Ementa: Modelo de regressão linear clássico. Desenvolvimentos avançados do modelo de regressão linear clássico. Premissas e testes de diagnóstico do modelo de regressão linear clássico. Modelagem e previsão de séries temporais univariadas. Modelos multivariados. Equações simultâneas e modelos VAR. Modelagem de relações de longo prazo: raiz unitária, cointegração e modelos VEC. Modelagem da volatilidade: modelos GARCH univariados e multivariados. Modelos de variáveis dependentes binárias. Análise de dados em painel: efeitos fixos, efeitos aleatórios, testes e diagnósticos.

Bibliografia: BROOKS, Chris. Introdutory Econometrics for Finance. Cambridge University Press: Cambridge, Fourth Edition, 2019

Ementa: Principais metodologias de pesquisa e suas premissas epistemológicas. Problema e processo de pesquisa. Escolha da metodologia adequada à pesquisa: positivista ou fenomenológica, empírica ou teórica. Pesquisas secundárias (bibliográfica,documental, telematizada), pesquisas de campo surveys (levantamentos), estudos de caso, pesquisa-ação, observação participante, pesquisa aplicada, pesquisa experimental. Desenvolvimento de referencial teórico, variáveis, constructos, premissas, hipóteses, proposições e suposições. Coleta, tratamento e análise de dados, métodos quantitativos e qualitativos. Construção do projeto de dissertação.

Bibliografia: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NBR 14724. ABNT, 2008. Disponível em:http://www.each.usp.br/download/pesquisa/abnt-resumo.pdf. Acesso em 21/08/2008. PUC-Rio (2006) - DEMO, P.(1995)“Introdução” e “Demarcação Científica”. -SACCOL,A.Z. (2009) “Um Retorno ao Básico: Compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em administração”. -CRESWELL, J.W. Capítulo 1 (“Seleção de um Projeto de Pesquisa”), Capítulo 2 (“Revisão de Literatura”) Capítulo 3 (“Uso da Teoria”) Capítulo 4 Capítulo 5 (“Introdução”) Capítulo 6 (“Declaração de Objetivo”) Capítulo 7 (“Questões e Hi… Bibliografia Completa

Ementa: Desenvolvimento de diversos itens do projeto de dissertação, com críticas do professor e discussões em grupo.

Bibliografia: REMENYI, D. et al (1998). Doing Research in Business and Management. An Introduction to Process and Method. Sage Publications, Thousand Oaks, CA.

Ementa: Discussão de temas ligados às linhas de pesquisa com foco na produção acadêmica. Essa disciplina se propõe a oferecer subsídios teóricos e metodológicos que auxiliem o aluno a desenvolver pesquisa e elaborar trabalhos acadêmicos.

Bibliografia: Variável, de acordo com o aluno.

Ementa: Desenvolver os projetos de dissertação conforme a orientação descrita.

Bibliografia: REMENYI, D. et al (1998). Doing Research in Business and Management. An Introduction to Process and Method. Sage Publications, Thousand Oaks, CA.

Ementa: Desenvolver os projetos de dissertação na área de Organizações.

Bibliografia: REMENYI, D. et al (1998). Doing Research in Business and Management. An Introduction to Process and Method. Sage Publications, Thousand Oaks, CA. ALVESSON, M. SANDEBERG, J.Generating Research Questions Through Problematization. Academy of Management Review 2011, Vol. 36, No. 2, 247–271

Eletivas de Estratégia

Ementa: Fenômeno de internacionalização de empresas. Teorias úteis no entendimento do fenômeno da internacionalização. Visão geral do processo atual de internacionalização das empresas brasileiras.

Bibliografia: -Cuervo-Cazurra, A. & Un, C.A. (2004). Firm-specific and non-firm-specific sources of advantage in international competition. In: Ariño, A., Ghemawat, P., & Ricart, J.E. Creating value through international strategy. London, Palgrave Macmillan. -Rocha, A. & Almeida, V. (2006). Estratégias de entrada e de operação em mercados internacionais. In: Tanure, B. & Duarte, R.G. (org.) Gestão internacional. Rio de Janeiro, Saraiva, 2006, p. 7-17. -Vernon, R. (1993). International investment and international trade in the product cycle. In: Buckley, P.J. & Ghauri, P. The internationalization of the firm… Bibliografia Completa

Ementa: A crise socioambiental e seus desdobramentos: impactos socioambientais locais e globais decorrentes da ação humana, conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade corporativa, economia verde. Responsabilidade e gestão ambiental: legislação, licenciamento ambiental, estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ecoeficiência. Sistemas de gestão ambiental: ecoempreendedorismo e empreendedorismo sustentável. Responsabilidade Social Corporativa (RSC): modelos básicos, ética corporativa, governança da sustentabilidade.

Bibliografia: Livro-Texto 1 à. BROWN, Lester R. Eco-economia: Construindo uma economia para a Terra, Salvador: UMA. 2003. (disponível no Moodle) Livro-Texto 2 à NASCIMENTO, Luis Felipe. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Florianópolis: CAD e UFSC, 2012.(disponível no Moodle) Livro-Texto 3 BARBIEIRI, José Carlos; CAJAZEIRA, Jorge. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Saraiva. 2015. Bibliografia Complementar ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L.A.; Kruglianskas, I. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio. São Paulo: Atlas, 2009. BARBIEIRI, J. C. Ge… Bibliografia Completa

Ementa: Reflexão sobre visões distintas de intelectuais brasileiros que buscaram entender as características distintivas de nossa sociedade a partir de diferentes disciplinas e linhas de pensamento. Conhecimento sobre de que forma alguns estudiosos da sociedade brasileira interpretam o Brasil a partir de diferentes perspectivas. Desenvolvimento do entendimento de como aspectos culturais e históricos afetam o desenvolvimento da sociedade brasileira e seu impacto sobre a empresa brasileira e seus modos de atuação.

Bibliografia: Barbosa, Lívia. O Jeitinho Brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. São Paulo: Elsevier/Campus, 2006. Buarque de Holanda, Sérgio. Raízes do Brasil. 16ª ed.; Rio de Janeiro, Joé Olympio, 1983. Carvalho, José Murilo. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2006. Costa, André L. Cultura brasileira e organização cordial: ensaio sobre a Torcida Gaviões da Fiel. In: Motta, F.C.P. & Caldas, M.P. (org.) Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Atlas, 1997. DaMatta, Roberto. O Que é o Brasil? Rio de Janeiro, Rocco, 2004. DaMatta, Roberto. Brasileirismos. R… Bibliografia Completa

Ementa: This course addresses firm’s strategic responses to the changes on the environment. We start discussing the bases of behavioral strategy, bounded rationality, the cognitive and affective aspects that influence the decision-making. Then we move to the analysis of contemporary social, environmental, economic and technological changes and their impacts on business as usual and how organizations must develop capabilities to respond and adapt successfully. The course will bring integrated analyses of dynamic capabilities and managerial capabilities applied to contexts of environmental uncertainty and turbulence. Classes will include discussions of academic articles and case studies to provide deeper understanding of the theoretical frameworks and the applied situations.

Bibliografia: Brammer, S., Branicki, L., & Linnenluecke, M. (2020). COVID-19, Societalization and the Future of Business in Society. Academy of Management Perspectives, in press. https://doi.org/10.5465/amp.2019.0053. Ertug, G., & Maoret, M. (2020). Do Coaches in the National Basketball Association Actually Display Racial Bias? a Replication and Extension. Academy of Management Discoveries, 6(2), 206–234. https://doi.org/10.5465/amd.2018.0091. Evans, J. S. B. T. (2008). Dual-Processing Accounts of Reasoning, Judgment, and Social Cognition. Annual Review of Psychology, 59(1), 255–278. https://doi.org/10.1146… Bibliografia Completa

Ementa: Central concepts and types of innovation. Innovation process and technological catch-up: differences between developed and emerging countries. Open innovation. Factors influencing innovation, dynamic capabilities and absorptive capacity. The role of markets and clients. Organizational innovation and business model innovation. The role of innovation in sustainability and economic development.

Bibliografia: AHLSTROM, D. Innovation and growth: How business contributes to society. The Academy of Management Perspectives, v.24, n.3, p.11-24, 2010. AMIT, R., ZOTT, C. Creating value through business model innovation. MIT Sloan Management Review, v.53, n.3, p.41-49, 2012. AUSTIN, J. Managing in developing countries: strategic analysis and operating techniques. Simon and Schuster, 2002. BELLOC, F. Innovation in state-owned enterprises: reconsidering the conventional wisdom. Journal of Economic Issues, v. 48, n. 3, p. 821-848, 2014 BELL, M.; FIGUEIREDO, P. Building Innovative Capabilities in Latecomer Eme… Bibliografia Completa

Ementa: Discussão de temas com base literatura de empreendedorismo internacional. Elaborar paper relacionado e discutir temáticas relacionadas aos projetos de tese/ dissertação. Empreendedorismo: visões interdisciplinares e escopo. International New Ventures e Born Globals: os Pioneiros. Tipologias de INVs/BGs. Processo Decisório no Empreendedorismo Internacional. Capital Social e Humano e Redes na Internacionalização de INVs/BGs. Inovação e Aprendizagem de INVs/BGs. Estudos Brasileiros.

Bibliografia: ASPELUND, A., Madsen, T.K., & Moen, O. (2007). A review of the foundation, international marketing strategies, and performance of international new ventures. European Journal of Marketing, 41(11/12):1423-1448. BUSENITZ, L.W., Plummer, L.A., Klotz, A.C., Shahzad, A., & Rhoads, K. (2014) Entrepreneurship research (1985-2009) and the emergence of opportunities. Entrepreneurship: Theory & Practice, 38(5):981-1000. COOMBS, J.E., Sadrieh, F., & Annavarjula, M. (2009). Two decades of International Entrepreneurship research: what have we learned – where do we go from here? International Journal of Ent… Bibliografia Completa

Eletivas de Finanças

Ementa: Avaliação de Projetos. Modelos estáticos e dinâmicos de Avaliação. Flexibilidade Gerencial. Opções Financeiras e Opções Reais. Modelando a Flexibilidade. Determinando Valores de Mercado. Processos Estocásticos. Modelos de Opções Reais. Simulação de Monte Carlo. Modelagem e Aplicações.

Bibliografia: Notas de aula do professor. Software: DPL 9.0 (www.syncopation.com) e @Risk 7.51 (www.palisade.com). Uma cópia de cada um destes softwares será disponibilizada para uso acadêmico dos alunos regulamente matriculados. Além das notas de aula, outros materiais poderão ser distribuídos para apoiar o estudo da disciplina. Esse material estará disponível na plataforma Moodle do curso. Bibliografia complementar: T. Copeland and V. Antikarov, Opções Reais, Editora Campus, São Paulo, 2002. § Hull, J., Options, Futures and Other Derivatives, Prentice Hall, New Jersey, 5th Edition, 2003. § Dixit, A., and … Bibliografia Completa

Ementa: Operações de “swap”; Mercados futuros e a termo; Opções: MGB, Modelo de Black&Scholes, “hedge”; Gregas. Operações Estruturadas; Árvores binomiais. Opções exóticas; Cálculo da volatilidade; Opções de taxa de juro; Derivativos de crédito; VAR e teste de estresse.

Bibliografia: John C. Hull, Options, Futures and Other Derivatives. Prentice Hall, 2015, 9th Edition. Leituras complementares serão indicadas pelo professor em sala de aula.

Ementa: Empirical methods for causal inference research in corporate finance and governance: randomized trials, regression and instrumental variables, fixed effects and panel data, differences-in-differences, regression discontinuity design. Topics of corporate capital structure, dividend policy, financial restrictions and cash flow sensitivities. Topics of agency theory, corporate governance mechanisms and investor protection.

Bibliografia: ANGRIST, Joshua D., and Jorn-Steffen Pischke, 2009, Mostly Harmless Econometrics, Princeton University Press, New Jersey. ANGRIST, Joshua D., and Jorn-Steffen Pischke, 2014, Mastering 'Metrics - The Path from Cause to Effect, Princeton University Press, New Jersey. COPELAND, T. E., Weston, J. F., & Shastri, K. (2004). Financial theory and corporate policy. Pearson; 4th edition. HERMALIN, B. E. Weisbach, M. S. The Handbook of the Economics of Corporate Governance, North-Holland. 2017

Ementa: A organização, as tecnologias e as questões ambientais relacionadas à indústria de energia vêm apresentando várias transformações em nível mundial e nacional, tais como: privatizações, criação de mercados de energia, aprimoramento dos aspectos regulatórios, evolução das tecnologias de extração de petróleo e de geração de energia elétrica, e o aprimoramento dos mercados de crédito de carbono e técnicas de certificação. Diante da evolução e da maior complexidade assumida pelos negócios de energia, o estudo dos instrumentos de identificação, projeção e decisão, apresenta-se como indispensável ao administrador, permitindo uma compreensão mais ampla da dinâmica das decisões econômico-financeiras nas empresas de energia ou empresas clientes e fornecedores desta indústria. Neste contexto, este curso aborda a organização da indústria de energia em seus vários segmentos (petróleo e gás, energia elétrica e biocombustíveis) e apresenta os principais aspectos da regulamentação e regulação no Brasil. Estudadas a organização e regulamentação da indústria, parte-se então para a aplicação de conceitos, técnicas e metodologias de finanças por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos publicados em revistas renomadas.

Bibliografia: Livros: ANUATTI NETO, F.; FIGUEIRA DE MELLO, M. Regulação da infraestrutura no Brasil: casos didáticos, Editora Singular, 2009. Editada com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). LIMA, H. Petróleo no Brasil: a situação, o modelo e a política atual. Synergia, 2008. MAYO, R. Derivativos de eletricidade & gerenciamento de risco. Synergia, 2009. CASTRO, N.J.; DANTAS, G.A.; LEITE, A.L.S.; BRANDÃO, R. Bioeletricidade e a indústria de álcool e açúcar. Synergia Editora, 2009. Artigos: DENG, S.; JOHNSON, B.; SOGOMONIAN, A. Exotic… Bibliografia Completa

Ementa: The role of financial reporting and auditing in corporate governance; The monitoring and advise roles of the board of directors; Ownership structure and internal governance configurations; Executive compensation: incentive, disclosure and monitoring; National governance factors and their monitoring role.

Bibliografia: -AGUILERA, R. V. Desender, Michael K., Bednar, M. K., & Lee, J. H. (2015). Connecting the Dots. The Academy of Management Annals, 9(1): 483-497/ 497-539/ -BUSHMAN, R. M., & Smith, A. J. (2003). Transparency, Financial Accounting Information and Corporate Governance. FRBNY Economic Policy Review, April 2003; 65: 87. -BEEKES, W., Brown, P., Zhan, W., & Zhang, Q. (2016). Corporate governance, companies' disclosure practices and market transparency: A cross country study. Journal of Business Finance & Accounting, 43(3-4), 263. -YOUNG, D., & Guenther, D. A. (2003). Financial reporting environments … Bibliografia Completa

Ementa: Empirical methods for causal inference research in corporate finance and governance: randomized trials, regression, and instrumental variables, fixed effects and panel data, differences-in-differences, regression discontinuity design. Topics of corporate capital structure, dividend policy, financial restrictions, and cash flow sensitivities. Topics of agency theory, corporate governance mechanisms, and investor protection.

Bibliografia: ANGRIST, Joshua D., and Jorn-Steffen Pischke, 2009, Mostly Harmless Econometrics, Princeton University Press, New Jersey. ANGRIST, Joshua D., and Jorn-Steffen Pischke, 2014, Mastering 'Metrics - The Path from Cause to Effect, Princeton University Press, New Jersey. ATANASOV, Vladimir; Black, Bernard (2016). Shock-Based Causal Inference in Corporate Finance and Accounting Research. Critical Finance Review, vol. 5, no. 2 (2016): 207-304. ROBERTS, Michael R.; Whited, Toni M (2013). Endogeneity in Empirical Corporate Finance. In: Handbook of the Economics of Finance, vol. 2, pp. 493-572.

Ementa: Introdução a Teoria dos Jogos e Jogos Estáticos. Jogos Dinâmicos e Barganha. Jogos com Informação Assimétrica e Leilões. Resumo de Opções Reais. Jogos de Opções Reais em Aquisição e Desinvestimentos. Erros comportamentais. Competição Perfeita sob Incerteza. Duopólio Simétrico sob Incerteza.

Bibliografia: -GIBBONS, R. (1992): "Game Theory for Applied Economists". Princeton University Press, 267 pp. (nível intermediário; alguns exemplos são tirados daqui). O seguinte livro-texto (em especial os caps.7, 8 e 9) é mais formal e é usado como referência: -MAS-COLELL, A. & M.D. Whinston & J.R. Green (1995): “Microeconomic Theory”. Oxford University Press, 1995, 981 pp. (MWG) (nível avançado) -Klemperer, P. (2004): “Auctions: Theory and Practice”. Princ Na parte de opções reais e início de jogos de opções os livros-texto mais próximos são: -DIXIT, A.K. & R.S. Pindyck (1994): “Investment under Uncertain… Bibliografia Completa

Eletivas de Marketing

Ementa: Determinantes básicos do comportamento do consumidor: contribuições da antropologia, da sociologia, da economia e da psicologia. Desenvolvimento das respostas afetivas e cognitivas: percepções, atitudes, comportamentos e influências ambientais. Modelagem do comportamento do consumidor. Estratégia e prática de marketing a partir do conhecimento sobre o consumidor.

Bibliografia: LIVRO-TEXTO: PETER, J. Paul; OLSON, C. Jerry. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing, 8ª Ed. São Paulo: McGraw Hill, 2008. Textos a serem entregues ao longo do curso.

Ementa: Visão geral da mensuração e dos métodos em pesquisa de marketing. A decisão e o valor da informação. O projeto de pesquisa. Categorias de pesquisa: exploratória, descritiva, causal. Levantamento, observação e experimentos. Mensuração, escalas e instrumentos. Amostragem. Análise univariada, bivariada e multivariada.

Bibliografia: MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Foco na Decisão. São Paulo: Pearson, 3ª Ed., 2011. Bibliografia complementar: MOTTA, Paulo Cesar. Serviços: Pesquisando a Satisfação do Consumidor. Rio de Janeiro, Imprinta Express, 3a ed., 2002.

Ementa: Elementos da Difusão de Inovações, Geração de Inovações, Processo de Decisão de Adoção de Inovações, Atributos de Inovações e Taxa de Adoção, Categorias de Adotantes, Redes de Difusão. Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis.

Bibliografia: ROGERS, E. Diffusion of Innovations. Free Press, 5th Edition, 2003. MILLER, M. The Ultimate Web Marketing Guide. Que, 2010. Bibliografia complementar: COWART, K. O.; FOX, G. L. & WILSON, A. E. (2008). A Structural Look at Consumer Innovativeness and Self-Congruence in New Product Purchases. Psychology & Marketing, v. 25, n., pp. 1111–1130. KULVIWAT, S.; BRUNER II, G. C.; KUMAR, A.; SUZANNE, A. N. & CLARK, T. (2007). Toward a Unified Theory of Consumer Acceptance Technology. Psychology and Marketing, v. 24, n. 12, pp. 1059-1084. OH, S. H.; KIM, Y. M.; LEE, W. C.; SHIM, G. Y.; PARK, M. S. & JUNG… Bibliografia Completa

Ementa: Relações entre consumo, cultura e significação. Estudos de cultura e consumo nas áreas de marketing e de comportamento do consumidor. Processos de significação. Teorias e métodos para a análise das práticas e discursos do consumo. Semiótica aplicada aos estudos de marketing, comunicação e consumo.

Bibliografia: -ARNOULD, E.J.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, Vol. 31, No. 4 (March 2005), 868-882. -ARNOULD, E.J.; THOMPSON, C. J. Consumer culture theory (and we really mean theoretics): dilemmas and opportunities posed by an academic branding strategy. Research in Consumer Behavior, 2007, 11, 3. -BARBOSA, Renata A.; AYROSA, Eduardo A. T. Um estudo empírico sobre a construção da identidade social do consumidor de Toy Art. Revista de Ciências da Administração, V.15, n. 37, p.11-21, dez. 2013. -BARROS, Diana L. P. Estudos do discurso. In… Bibliografia Completa

Ementa: The purpose of this seminar is to introduce the key literature concerning Digital Marketing. We will examine the literature regarding current theory and concepts in digital marketing including online customer reviews, eWOM, social media among others. The seminar does not chronologically follow the historical evolution of the field but is organized around the perspective of the instructor. Initially, we will examine traditional microeconomic, functional, and institutional models of marketing channels. Then we will examine a series of emerging theoretical perspectives on digital marketing. From there we will focus on some important behavioral phenomena.

Bibliografia: Tang, T., Fang, E., and Wang, F. "Is neutral really neutral? The effects of neutral user-generated content on product sales." Journal of Marketing 78, 4 (2014): 41-58. Wang, F., Liu, X., and Fang, E. E. "User reviews variance, critic reviews variance, and product sales: An exploration of customer breadth and depth effects." Journal of Retailing, 91, 3 (2015): 372-389. Felbermayr, A., and Nanopoulos, A. "The role of emotions for the perceived usefulness in online customer reviews." Journal of Interactive Marketing 36 (2016): 60-76. Agnihotri, A., and Bhattacharya, S. "Online review helpfulness:… Bibliografia Completa

Eletivas de Organizações

Ementa: A cultura de uma organização. Como a Cultura Organizacional se ma-nifesta através de sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. Como a Cultura Organizacional se manifesta através dos artefatos visíveis, as-pectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. A impor-tância do alinhamento cultural. Porque é difícil mudar a cultura de uma organização. A relação da cultura, mudança organizacional, liderança, comprometimento e desempenho. A mudança da Cultura e o Ciclo de Vida Organizacional. O papel da cultura nacional e/ou da cultura fami-liar na cultura organizacional.

Bibliografia: Tomei, P.A. O Que é a Cultura Organizacional? Editora Brasiliense, 2011. Tomei, P.A., Russo G, Antonaccio, Cultura Empreendedora, Ed. Office Book, 2008. Bibliografia complementar: Tomei, P.A. (org.) Cultura e Mudança Organizacional, Editora PUC-Rio,2007. Textos incluídos na Plataforma Moodle.

Ementa: As origens do pensamento administrativo e as principais abordagens organizacionais. O que é Comportamento Organizacional. A influência das Ciências do Comportamento na Administração, Satisfação e Motivação dos Empregados Valores e Personalidade. Diversidade nas Organizações. Percepção e Tomada de decisão. O que é percepção e sua importância para a gestão comportamental. O Conflito nas organizações. Enxergando o Lado Positivo do Conflito e a Negociação. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Comprometimento Organizacional. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional. Causas de Resistência e o Grau de Resiliência.

Bibliografia: Básica: ROBINS, S. Fundamentos do Comportamento Organizacional, 12ª edição; Editora Pearson, 2015. E textos postados na Plataforma Moodle

Ementa: Expressões do conhecimento humano: razão instrumental e substantiva, emoção e intuição. Paradigmas científicos e sociais. Epistemologias: modernismo, pós-modernismo, positivismo, pós-positivismo, teoria crítica, pensamento sistêmico, holismo, ecologia organizacional. Biologia do conhecimento. Aspectos éticos, políticos e ideológicos do conhecimento sobre as organizações. Cognitivismo gerencial e organizacional. Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem. Processo decisório nas organizações.

Bibliografia: EASTERBY-SMITH, M. LYLES, M. Introduction: Watersheds of Organizational Learning and Knowledge Management In: EASTERBY-SMITH, M. LYLES, M. The Blackwell Handbook of Organizational Learning and Knowledge Management. Blackwell Publishing, 2008. NONAKA, I. TOYAMA, R. BYOSIÉRE. A Theory of Organizational Knowledge Creation: Understanding te Dynamic Process of Creating Knowledge. In.: NONAKA, I. Handbook of Organizational Learning & Knowledge. Oxford University Press, 2001. DIBELLA, A. Organizations as Learning Portfolios. In. Easterby-Smith, M. Lyles, M. The Blackwell Handbook of Organizational Le… Bibliografia Completa

Ementa: Conceptualizing leadership: differentiating leadership, management and entrepreneurship; The role of leaders: traits, skills and styles; The role of followers: effective followers and challenges for their engagement; Leadership, gender and generations. The leader-follower relationship: transactional relationships and transformational relationships. The role of the context: leadership and culture. Leadership and change: rational and emotional approaches. Assessing leadership effectiveness: moral and ethical responsibility and the roots of toxic leadership.

Bibliografia: Básica: -ANTONAKIS J. Transformational and Charismatic Leadership. In Day D. V. & Antonakis J. (Eds.), The nature of leadership (2nd Edition, pp. 256-288). Sage Publications, Thousand Oaks, 2012. -BASS, B.M., AVOLIO, B.J. JUNG, D.I., BERSON, Y. Predicting unit performance by assessing transformational and transactional leadership. Journal of Applied Psychology, 88, 2, 207–218, 2003. -CIULLA, J. (1995) Leadership Ethics : Mapping the Territory. Business Ethics Quarterly, 5, 5-24, 1995. -COLELLA, A., VARMA, A. The impact of subordinate disability on leader-member exchange relationships. Academy … Bibliografia Completa

Ementa: Morfologia do trabalho. O trabalho para a sociologia clássica. Identidade e trabalho. Centralidade do trabalho. Transformações no trabalho: precarização das relações de trabalho e intensificação do trabalho. Trabalho e controle. Trabalho e gênero. Prazer e sofrimento no trabalho equilíbrio. Equilíbrio vida-trabalho. Sentido do trabalho.

Bibliografia: Básica: BOLTANSKI, L. CHIAPELLO, E. O Novo espírito do capitalismo. Editora Martins Fontes. São Paulo, p.31-79; 2009. CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998. GRINT, K. The Sociology of Work. Polity Press, Malden, USA, 2012. 3ed. KORCZYNSKI, M.; HODSON, R.; EDWARDS, P. (ed.) Social Theory at Work. Oxford. Oxford University Press, 2006. OFFE, C. Capitalismo Desorganizado. Ed. Brasiliense. SP, 1989. Complementar: GRINT, K. What is work ? in GRINT, K. The Sociology of Work. Polity Press, Malden, USA, 2012. 3ed. DURKEIM, E. Da divisão do trabal… Bibliografia Completa

Instrumentais Eletivas

Ementa: Uso de ferramentas para para análise de dados multivariada, com uma abordagem pragmática direcionada por exemplos e casos de natureza empresarial.

Bibliografia: HAIR, BLACK, BABIN, ANDERSON. Multivariate Data Analysis. Prentice Hall Inc., 7th Edition, New Jersey, 2010. (www.mvstats.com); JOHNSON, WICHERN. Applied Multivariate Statistical Analysis . Prentice Hall Inc., 5th Edition, New Jersey, 2002.

Dissertação

Elaboração da Dissertação

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Heloisa da Costa Lemos

Doutora em Sociologia

Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Doutor em Economia

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Jorge Ferreira da Silva

Doutor em Administração de Empresas

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças (PUC-Rio)

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcelo Cabús Klötzle

Pós-doutorado em Finanças Comportamentais e Doutor em Economia

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Alunos

+

Egressos

+

Selecionados

+




As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.

PRÉ-REQUISITO

O candidato ao Mestrado Acadêmico deve satisfazer às seguintes exigências prévias:

  • Ter graduação em qualquer área do saber;
  • Ter realizado o Teste ANPAD ou o GMAT.

DOCUMENTAÇÃO

• Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/)
• Histórico Escolar de Graduação;
• Resultado do Teste ANPAD (https://testeanpad.org.br/) ou GMAT (www.mba.com)

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo está dividido em duas etapas:

Etapa 1:

  • Análise do Currículo Lattes, Histórico Escolar e do resultado do Teste ANPAD ou GMAT

Etapa 2:

  • Entrevista

CRONOGRAMA PREVISTO (SUJEITO A ALTERAÇÃO)

Início das inscrições Agosto
Término das inscrições Outubro
Divulgação dos convocados para entrevista Novembro
Período de entrevistas Novembro
Data de divulgação dos selecionados Dezembro
Período de confirmação de participação no curso Dezembro


INVESTIMENTO

Os discentes com disponibilidade integral ao curso poderão ser indicados para bolsa VRAc (Vice-Reitoria Acadêmica) que concede isenção total da mensalidade e poderão solicitar bolsa de agência de fomento do CNPq ou da CAPES.

Os discentes com disponibilidade parcial ao curso poderão ser indicados para a bolsa de isenção VRAc ou Capes/Proex II (Taxas).

O valor da mensalidade é calculada multiplicando-se o valor mensal do crédito pelo número de créditos cursados no semestre letivo. O valor do crédito é divulgado anualmente no link https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/bolsas.html (ver valor do Centro de Ciências Sociais – CCS).

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