Linhas de pesquisa

A Coordenação de Pesquisa do IAG dá apoio aos professores, alunos e pesquisadores para a produção científica e acadêmica do departamento, buscando atender os critérios de avaliação da PUC-Rio e da Capes.

  • Empreendedorismo e Inovação

  • Estratégia

    Impactos das Decisões Estratégicas no Desempenho de Empresas, Indústrias e Países

    Análise do processo de mudança de mercados financeiros e intermediação financeira no Brasil; estudo da alta volatilidade de preços de ativos financeiros e da instabilidade macroeconômica; a presença decrescente do estado nos mercados e as pressões causadas por concorrência e instabilidade internacional.

    Pesquisadores

  • Finanças

    Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza

    A alta volatilidade observada nos diversos ativos financeiros tanto em nível brasileiro como internacional torna a incorporação do risco e da incerteza em modelos financeiros primordial.

    Em função disso as linhas de pesquisa de finanças contemplam a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, onde a flexibilidade das decisões é modelada com base nos processos estocásticos dos diferentes ativos financeiros, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura.

    As linhas de Econometria Financeira e Valuation compõem a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, sendo que a Teoria das Finanças Comportamentais também é contemplada à medida que a irracionalidade dos agentes financeiros é incorporada na gestão do risco.

    Pesquisadores

  • Marketing

    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing

    Dinâmica das estratégias de marketing em função das mudanças de macro e micro ambiente; preservação de níveis adequados de desempenho; realimentação interativa do processo de decisão estratégica; flexibilização das estratégias de marketing e o desafio da competição globalizada.

    Pesquisadores

  • Organizações

    Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho

    A linha de pesquisa tem na gestão das organizações e na gestão de pessoas seu foco central. Abrange pesquisas em quatro áreas de concentração:

    (1) Estudos organizacionais: sobre teorias, modelos de gestão, estruturas e processos organizacionais; aprendizado e gestão do conhecimento.
    (2) Perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações;
    (3) Estudos sobre comportamento nas organizações: valores e atitudes; diversidade nas organizações; habilidades gerenciais, liderança e poder; saúde e bem estar no trabalho; clima, cultura e mudança organizacional; e.
    (4) Estudos sobre sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas e de carreiras.

    Pesquisadores