Dentre as principais inovações trazidas pelo bitcoin, está a rede blockchain e seu potencial de atuar como mecanismo de confiança digital descentralizado.

Diante desse cenário, a Câmara dos Deputados, por iniciativa do Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Otavio Leite (PSDB), realizará uma audiência pública sobre o tema no campus da PUC-Rio, na Gávea, no auditório do Rio DataCentro (RDC) dentro da Universidade, no dia 25 de maio de 2018 (sexta-feira), às 9h30.

O painel irá debater o protocolo de confiança digital blockchain, seu uso na gestão pública, no desenvolvimento econômico e no combate à corrupção.

Na ocasião, estarão presentes representantes do Poder Público e de organizações da sociedade civil.

As inscrições são gratuitas, estão abertas ao público e devem ser feitas por este link: http://bit.ly/AudienciaPublicaNaPUCRio

As vagas são limitadas a 100 lugares.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Bitcoin, Blockchain e o movimento libertário

Uma das primeiras comunidades a abraçar a promessa do bitcoin de se estabelecer como uma moeda digital, sem controle estatal, foi o movimento libertário norte-americano.

Em sequência, grupos e entidades libertárias de todo o mundo decidiram propagar a moeda, que se difundiu e multiplicou de valor.

No Brasil, um dos primeiros entusiastas da moeda foi o youtuber Dâniel Fraga, popular em 2012. Além de anarcocapitalista ferrenho, Fraga protagonizou debates em defesa da criptomoeda enquanto ela ainda valia menos de R$ 500. No momento da publicação desta matéria, cada unidade de bitcoin – que também pode ser comprada parcialmente – está cotada em cerca de R$ 35 mil.

De lá para cá, com o desenvolvimento da moeda, houve o surgimento das primeiras organizações brasileiras especializadas no mercado. Muitas delas passaram a apoiar e patrocinar também organizações liberais.

Recentemente, a Atlas Project – que possui uma plataforma automatizada que ajuda a render bitcoins – foi uma dos patrocinadores do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. A FoxBit, corretora de bitcoins, também tornou-se uma das patrocinadoras das recentes conferências regionais do Students for Liberty Brasil.