Apresentação

O programa de Capacitação em Negócios e Gestão para o Setor Elétrico (CANESE) do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio é um curso setorial voltado para profissionais que buscam aprofundamento em questões institucionais, regulatórias, econômico-financeiras, e gerenciais direcionadas ao desenvolvimento de novos negócios e aperfeiçoamento da gestão nos diferentes segmentos do Setor Elétrico Brasileiro.

Objetivos do programa

O CANESE foi estruturado seguindo uma abordagem que explora os diferentes segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, com ênfase no estudo multidisciplinar em regulação, economia e gestão a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas, desenvolvimento de negócios e aprimoramento gerencial em organizações do setor elétrico.

Público-alvo

Direcionado a profissionais que ocupam ou estão se preparando para ocupar posições de gerência ou de coordenação, empreendedores, empresários, profissionais liberais e consultores com experiência prévia no setor elétrico e que sejam motivados para enfrentar desafios.

Estrutura do curso

O curso utiliza o método de educação por projetos.

A trajetória do aluno começa com a alocação a um orientador/mentor que irá apoiá-lo na construção do seu projeto em reuniões estruturadas de mentoria ao longo do curso.  Haverá um conteúdo referencial para todos, dividido em três módulos com disciplinas híbridas com carga horária de 12 horas presenciais e 4 horas a distância, cada. Adicionalmente, o aluno escolherá pelo menos três disciplinas satélite à distância (4 horas cada) entre diversas opções oferecidas a depender de quais são seus interesses na construção do seu projeto.

Disciplinas

Dividido em três módulos, o curso conta com disciplinas híbridas – presenciais e a distância – e foi estruturado para alinhar o estado da arte do tema Inovação e sua aplicação prática ao ambiente de negócios.

Já no início do programa, é designado ao aluno um orientador/mentor que irá apoiá-lo na construção do seu projeto ao longo de todo o curso.  Até o final, o aluno também terá escolhido pelo menos três disciplinas-satélite a distância entre as diversas opções oferecidas, tais como cleantech, regtech, smartgrid, veículos elétricos, entre outras, a depender de quais são seus interesses na construção do seu projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distinção de aproveitamento (opcional)

Os alunos que desejarem ter uma distinção de aproveitamento deverão fazer, ao final de cada módulo, um exame de verificação de aprendizado preparado pela coordenação do curso.  A distinção se dará pelos graus “excelente”, “muito bom” ou “bom”, discriminado no certificado.

Diferenciais

•Compromisso integral com a qualidade do ensino, tradição da PUC-Rio;
•Time docente com extensa experiência de mercado e expertise acadêmica;
•Atenção ao perfil e maturidade na formação de turmas, valorizando o networking;
•Equipe dedicada ao cuidado e apoio individualizado aos alunos;
•Desenvolvimento de projeto individualizado integrado ao programa;
•Disciplinas satélite complementares e optativas;
Campus ecológico próximo a  serviços de estacionamento no entorno e ao ponto de integração do metrô.

Coordenação

Jonas Caldara Pelajo

Mestre em Administração

jonas.pelajo@mst.iag.puc-rio.br | (21) 2138-9358

Currículo Lattes

Luciano Macedo Freire

Mestre em Automação de Sistemas Elétricos de Potência

luciano.freire@novafronteiraes.com