Apresentação

O Bitcoin e as criptomoedas estão afetando o panorama de diversas indústrias. Por um lado, entusiastas falam de uma grande revolução que envolverá um novo arranjo econômico, financeiro e político. Por outro lado, pessimistas falam que a tecnologia é uma falácia e que entrará num grande colapso.

Num cenário onde há mais informação superficial do que conhecimento sólido e estruturado, oferecemos um curso que se aprofunda no funcionamento da tecnologia de ledgers distribuídos e da blockchain, ao mesmo tempo que trabalha habilidades práticas para que o aluno seja capaz de obter, modelar e analisar dados, de modo a tomar decisões bem informadas acerca da tecnologia e das diferentes criptomoedas no mercado.

No fim do curso, o aluno será capaz de compreender e discutir com segurança e alto grau de detalhamento sobre os seguintes tópicos:

  • Quais são os elementos que conferem segurança a uma blockchain
  • Como é possível transferir valores de forma segura de modo descentralizado.
  • Qual o papel e os incentivos dos mineradores.
  • Como as moedas são mineradas.
  • Quais são os possíveis tipos de ataque que uma rede pode sofrer.
  • Como obter e analisar dados relevantes, tal como a volatilidade e a correlação entre moedas, para apoiar uma decisão financeira.
  • Como utilizar o RStudio para formar uma carteira de criptomoedas.

METODOLOGIA DE AULA:

As aulas combinarão o método expositivo, atividades no computador, atividades colaborativas e espaços para discussão e proposição de perguntas e respostas. Como haverá diversas atividades que necessitarão de um computador, a PUC-Rio irá disponibilizar micro-computadores na sala de aula. Ainda assim, é recomendável que os alunos tragam seus próprios laptops ou notebooks.

Softwares utilizados: O principal software será o R, que é livre e pode ser baixado no seguinte site: http://cran.r-project.org/