Apresentação

O Curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio pretende formar líderes em ensino e pesquisa do fenômeno administrativo. Para isso, está voltado para a formação de professores e pesquisadores que possam efetivamente contribuir para o avanço do conhecimento em Administração.

O Programa se baseia nos seguintes pilares:

  • Forte base metodológica, reconhecendo-se a pluralidade de paradigmas e métodos utilizados pela Administração, provenientes de diversas áreas do saber;
  • Ênfase na filiação dos alunos a Núcleos e Linhas de Pesquisa do Departamento de Administração, de modo a possibilitar maior relevância de suas contribuições, tanto ao Departamento, como ao conhecimento científico na Área de Administração;
  • Exigência de formação básica ampla em Administração como pré-requisito;

Áreas de concentração

O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações.

Programa em Illinois at Urbana-Champaign

O IAG PUC-Rio oferece, em parceria com a University of Illinois at Urbana-Champaign, programas do The Lemann Institute for Brazilian Studies.

O instituto começou em 2009 e promove ensino e pesquisa sobre o Brasil. Docentes e discentes de Illinois e seus colegas brasileiros, aproveitando os extensos recursos existentes na UIUC sobre o Brasil, podem participar.

funding para professores, alunos de graduação e pós-graduação.

Para saber mais, acesse o site: http://lemann.illinois.edu/default.aspx

Estrutura Curricular

Módulo Básico:

Totaliza 12 créditos, sendo três na área de concentração do doutorando, três em métodos quantitativos e os seis restantes podendo ser escolhidos entre as demais áreas, conforme ementa. Estes créditos podem ser obtidos no Curso de Mestrado do IAG PUC-Rio ou em outro curso de mestrado ou doutorado de comprovada excelência acadêmica. O aproveitamento de créditos será aprovado mediante análise do curso e do programa da disciplina.

Módulo Metodológico:

Eixo central do curso, o módulo oferece sólida base metodológica, enfatizando a área quantitativa ou qualitativa, dependendo da orientação do projeto. Totaliza 15 créditos composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Estas podem ser cursadas no IAG, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendado pelo orientador e aprovado pela coordenação.

Módulo da Área:

Oferecido pela área de concentração em que o aluno está matriculado. Proporciona sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa e totaliza seis créditos, composto por duas disciplinas, sendo pelo menos uma do Doutorado. O conteúdo pode variar de um ano para outro e o doutorando pode cursar no próprio no IAG, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendado pelo orientador e aprovado pela coordenação.

Módulo de Pesquisa:

Apoio para o desenvolvimento da pesquisa de tese de doutorado. Totaliza três créditos, composto por três disciplinas, sendo um Seminário de Pesquisa, um Exame de Qualificação e uma Tese de Doutorado. A esta altura, o doutorando já deve ter um professor orientador da tese e deve estar filiado a uma linha de pesquisa do programa, com dedicação à prática da pesquisa.

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa em Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza

Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros.

Linha de Pesquisa em Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing

Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.

Linha de Pesquisa em Planejamento, Estratégia e Desempenho

Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, bornglobals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros.

Linha de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança

Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.

Secretaria de Doutorado

E-mail: doutorado@iag.puc-rio.br

Telefone: (21) 2138-9220

Endereço: Rua Marquês de São Vicente – 225, Gávea – Rio de Janeiro / RJ