Grade curricular

Disciplina 180horas-aula + 4 Visitas + 8 Palestras
Introdução à História do Esporte

Conhecimento da origem da prática esportiva e das principais modalidades.

A história dos Jogos Olímpicos e sua evolução até os dias atuais.

O surgimento das entidades esportivas e a consolidação da estrutura organizacional do esporte mundial.

Fundamentos de Marketing e Branding

Os conceitos atuais de marketing e branding. O novo ambiente digital e multimídia e a valorização do entretenimento na busca de audiência e conexão entre marcas e consumidores. O papel do esporte dentro deste contexto.

Visão Estratégica na Indústria do Esporte

Quem são os “players” da indústria do esporte, o escopo de atuação de cada um deles e como eles se relacionam. Entendimento da lógica financeira do mercado esportivo. Quem são os detentores dos direitos esportivos, como o conteúdo esportivo é distribuído e quais são as transações comerciais existentes. Formação de visão e pensamento estratégico na indústria do esporte.

Esporte e Mídia

Conhecimento histórico da relação entre o esporte e a mídia.  Entendimento dos papéis editorial e comercial do conteúdo esportivo dentro das plataformas de mídia. A crescente interdependência operacional e econômica de ambas as partes e a inversão de atuação como estratégia de negócio.

Esporte e Mídias Digitais

A utilização das mídias digitais na construção de propriedades esportivas. O meio digital e as redes sociais como oportunidade para distribuição de conteúdo esportivo, engajamento de fãs e geração de receitas. Conhecimento das melhores práticas do mercado e como elas influenciam as relações entre os agentes da indústria do esporte.

Gestão de Patrocínios Esportivos

Domínio de todas as etapas e ferramentas que compõem a gestão de patrocínios esportivos.  Premissas para obtenção de resultados. A estratégia de patrocínio integrada à estratégia de marketing das marcas. Planejamento, definição de objetivos, definição de orçamento, critérios de escolha de propriedades esportivas, negociações necessárias, táticas de ativação, execução e mensuração de resultados.

Direito Aplicado ao Esporte

Contextualização histórica e a evolução do direito desportivo. Organização e competências da Justiça Desportiva. Contratos desportivos. Lei Pelé. Gestão de Departamento Jurídico nas entidades esportivas.

Leis de Incentivo ao Esporte

Conhecimento das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil. Estudo das principais leis de incentivo ao esporte existentes no país (âmbitos Federal, Estadual e Municipal). Passo a passo completo de utilização das leis de incentivo ao esporte.

Elaboração de Projetos Esportivos

Passo a passo completo e detalhado sobre a elaboração de projetos esportivos. Tipos de projetos, o entendimento das necessidades e objetivos dos clientes, a importância do processo criativo, segurança orçamentária e jurídica, argumentação técnica de venda, apresentações objetivas e encantadoras, estruturação de planos comerciais, ativações customizadas, excelência na execução e pós venda funcional.

Produção de Eventos Esportivos

Os conceitos de serviço e encantamento. Como estruturar a operação de eventos esportivos. Planejamento, definição de áreas funcionais, modelos de planilhas de custos e “checklists” de produção. A relação com parceiros obrigatórios e a escolha de fornecedores. Sistematização de processos, roteirização de entretenimento e excelência na execução.

Licenciamento de Produtos

A importância da área de licenciamento de produtos para construção de marca, engajamento de fãs e geração de receita para propriedades esportivas. Como elaborar programas de licenciamento de produtos na prática. Apresentação de estudos de casos nacionais e internacionais.

Gestão de Propriedades Esportivas

Entendimento do esporte como produto de entretenimento e plataforma de marketing. Os objetivos primordiais: gerar audiência, encantar pessoas e conectá-las emocionalmente à sua propriedade e aos seus patrocinadores. Domínio de todas as áreas de conhecimento, dimensionamento correto de uma equipe de gestão, maximização das fontes de receita e aprimoramento contínuo.

Marketing de Experiência em Eventos Esportivos

No mundo contemporâneo, o público mais do que assistir um evento esportivo, procura experiências únicas para serem vividas e compartilhadas. O Marketing de Experiência envolve intencionalmente o público por meio da criação de experiências memoráveis. Representa uma oportunidade de realizar atividades que possam contribuir positivamente com a marca patrocinadora ou com a marca do evento. Os benefícios podem aparecer nas instalações físicas, na tecnologia oferecida, em eventos especiais e em ações gerenciais. Proporcionar experiências é um expressivo diferencial competitivo, possibilitando identificação com o público-alvo ou estilo de vida específico, aumento da conscientização do nome da marca e reforço das percepções do consumidor quanto a associações-chave com a imagem da marca. Este curso vai proporcionar aos alunos conhecimentos e instrumentos para aplicarem o Marketing de Experiências em eventos esportivos, tanto para ações de ativação de marca quanto na experiência do público no evento.