Grade curricular

Disciplina 180 horas
Módulo 1
Visão Estratégica do Negócio

Análise do ambiente competitivo. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. Tipologias de estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Modelos de portfólio. Mensuração do desempenho empresarial.

Governança Corporativa

Aspectos econômicos e legais. Escândalos corporativos e evolução das práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo. As melhores práticas de Governança Corporativa e seus impactos na gestão. Governança Corporativa e Teoria da Agência. Funções e atribuições do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Assembléia de Acionistas. Conflito de interesses e assimetria de informação entre acionistas e executivos e seus efeitos sobre decisões na gestão. Modelos de Governança Corporativa e sua aplicação prática. Estudos de Casos.

Governança para Empresas Familiares

Governança no Sistema Familiar. Modelo dos Três Círculos e Tridimensional do Desenvolvimento. Constituição familiar e instrumentos de governança familiar. Crenças e valores. Princípios e relações do sistema familiar com a sociedade e a empresa. Código de condutas. Órgãos e estruturas de Governança. Conselho de Sócios e Assembleia, Conselho de Família, Family office e suas relações com o Conselho de Administração ou Conselho Consultivo.

Aspectos Jurídicos em Negócios Familiares

Sociedade limitada e a sociedade anônima. Direitos e deveres dos sócios e dos administradores. Contrato social e acordo de cotistas. A sociedade holding e vantagens tributárias. Direito Sucessório. Testamento. Doações. Regime do casamento e a união estável. O sócio menor.

Contabilidade e Finanças para Acionistas

Princípios de contabilidade financeira como instrumento para análise e diagnóstico empresarial. Aspectos técnicos e conceituais na interpretação dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro. Regime de competência versus regime de caixa. Fluxo de caixa operacional versus resultados financeiros. Instrumentos contábeis para avaliação de performance e tomada de decisão. Valor patrimonial e valor de mercado. Instrumentos contábeis e gerenciais. Casos práticos de avaliação.

Gestão de Pessoas

Comportamento Organizacional. Cultura e Poder. Comunicação Organizacional. Motivação. Trabalho em equipe. Gestão Estratégica de Pessoas e planejamento de carreiras. Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Avaliação de desempenho e políticas de remuneração.

Módulo 2
Liderança e Gestão da Mudança

O que é liderança? A liderança eficaz. Como se torna um líder. Processo de construção de mudança organizacional. Resistência e necessidade de mudança na organização. Métodos para liderar a mudança. O papel do líder da mudança organizacional.

Sucessão nas Empresas Familiares

Desafios e contextualização dos processos sucessórios. Sucessão na empresa e sucessão na propriedade. Planejamento do processo sucessório. Estruturas de governança e a sucessão. O fundador e a preparação das futuras gerações. O processo de sucessão para o sucedido. Pontos chaves num processo de continuidade bem-sucedido. Estudo de Casos.

Relações Familiares: Uma Abordagem Psicológica

Teoria dos sistemas. Modelo tridimensional. Relações familiares nas organizações. Dinâmica relacional nas organizações. Papéis e funções em empresas familiares. Questões de gênero. Configurações familiares e gestão organizacional. Decisão e estratégia. Aspectos relacionais do processo de sucessão.

Gestão de Processos e Tecnologia

A transição de gestão familiar para profissional. Operações eficientes e flexíveis. Gestão de processos (BPM – Business Process Management). Técnicas associadas à gestão de processos. Gestão de custo e qualidade em processos. Desenho de processos e gestão de riscos. Gerenciamento do Desempenho de Processos. Tecnologia da informação para gerenciamento de processos. Implantação da gestão de processo e fatores críticos de sucesso.

Ética e Sustentabilidade

Questões éticas aplicadas às organizações. A dinâmica de empresas sustentáveis. A crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade corporativa. Responsabilidade ambiental. Responsabilidade Social Corporativa. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social Corporativa. O papel do líder na gestão sustentável.

Negociação e Gestão de Conflitos

Definição de conflito. Modelos de gestão de conflitos. Estilos ao lidar com conflitos. Estratégia e técnicas de negociação. Negociação na Empresa Familiar. Percepção, Racionalidade e Intuição. Modelos para tomada de decisão. Decisão negociada.

Disciplinas de Desenvolvimento
Marketing e Mídias Sociais

Origem das redes sociais. Conceitos e aplicabilidades. Características da sociedade em rede. Produção e adequação de conteúdos. Particularidades da comunicação e marketing online. Relacionamentos e negócios em sites de redes sociais. Estratégias digitais de Marketing. Panorama e perspectivas do mercado.

Ferramentas para Tomada de Decisão (Design Thinking)

Metodologia de Design (Design Thinking). Experiência de usuário. Pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades e possíveis mercados. Geração de alternativas. Prototipagem de conceitos e validação de ideias por meio de feedback de usuários. Refinamento da ideia a partir do modelo de negócios. Comunicação da ideia a clientes e usuários.

Desenvolvimento de Novos Negócios (Business Plan/Canvas)

A necessidade do Planejamento. A análise e viabilidade do negócio. Business Plan para uma nova empresa, empresa existente, um novo produto ou serviço, um novo processo. Os modelos, conceitos, análises e diagnósticos inerentes. Objetivos e indicadores do negócio. As estratégias e ações para uma visão de curto, médio e longo prazos. Conceitos do Canvas e suas especificidades. Partes que definem e validam um Canvas.

Trabalho Final
Trabalho Final

Nesta etapa o aluno terá a possibilidade de se aprofundar em temas específicos de seu interesse, solucionando questões práticas do seu dia a dia, sob orientação de um professor especialista.