Apresentação

Práticas e instrumentos para a gestão estratégica empresarial, com foco no setor de franquias, um valioso auxílio para empreendedores, franqueados, franqueadores e interessados nessa modalidade de negócios.

A opção pelo modelo de franquias tem demonstrado ser uma boa alternativa para pessoas que desejam ter o seu próprio negócio e para os que desejam expandir modelos de negócio bem-sucedidos.

No Brasil, observa-se um crescimento do segmento nos últimos anos. Em 2017, o país já contava com 2.800 redes de franquia, espalhadas em 146 mil unidades, responsáveis pela geração de mais de 1 milhão de postos de trabalho e faturamento na casa de 163 bilhões de reais. Enquanto o PIB nacional cresceu 1,0% em 2017, o setor cresceu 8% no mesmo período, demonstrando a capacidade do segmento em fomentar negócios inovadores e com potencial de crescimento.¹

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, desenvolveu um curso de Formação multidisciplinar com um programa completo, inteiramente pensado e dedicado às necessidades do setor.

¹ABF | https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/

Objetivos do programa

O objetivo do curso é capacitar profissionais e empreendedores para atuação em negócios de franquia, pensando e agindo estrategicamente, a fim de obter resultados efetivos e sustentáveis. Os participantes serão familiarizados com conceitos e práticas empresariais modernas, aplicadas de maneira consistente ao mercado.

O curso prepara profissionais para atuação no segmento, com foco no aprendizado prático, através de estudos de caso e da construção de um projeto de franquia. 

“Em 2018, apesar da crise o setor de franquias prevê expansão de 8% em seu faturamento.”²

A partir da compreensão dos conceitos, práticas e ferramentas de gestão e da oportunidade de troca de experiências, os participantes poderão desenvolver soluções para as diversas dimensões dos negócios de franquia:

Em aulas práticas e dinâmicas, os participantes serão estimulados a:

  • Formular estratégias complexas de negócios, por meio dos conceitos e técnicas para montar e gerenciar uma franquia de sucesso;
  • Desenvolver franqueados proporcionando sucesso nestes empreendimentos.
  • Conhecer uma perspectiva avançada dos conceitos e práticas do sistema de franquias;
  • Desenvolver mecanismos para a profissionalização dos negócios de franquia;
  • Trocar experiências entre alunos e profissionais atuantes no setor, desenvolvendo habilidades interpessoais.

² G1 O GLOBO | https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/27/na-contramao-da-crise-setor-de-franquias-projeta-expansao-de-8-em-2018-no-brasil.ghtml

Metodologia

A metodologia do curso combina seminários presenciais, palestras, workshops, desenvolvimento de projetos com visitas-técnicas a empresas que possuam práticas de destaque no setor. Ao final, os alunos estarão aptos a apresentar o projeto de uma franquia de sucesso.

Corpo docente

O corpo docente é formado por professores especialistas em cada tema, além de executivos com experiência no setor.

Converse com a coordenação

Se você deseja obter informações adicionais sobre o curso ou tirar dúvidas, a coordenação do programa terá prazer em atendê-lo(a)! Entre em contato com a professora Leila Toledo pelo e-mail leila.toledo@mst.iag.puc-rio.br ou pelo telefone (21) 98112-8032.

Coordenação

Jorge Alberto Zietlow Duro

Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas

jorge.duro@iag.puc-rio.br

Currículo Lattes

Marcos Caiado

Mestre em Administração de Empresas e Direito

marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Currículo Lattes