Grade curricular

Disciplina 368h
Conceitos Fundamentais de Marketing
Comportamento do Consumidor

A  importância  e  a  dificuldade  do  estudo  do  comportamento  do  consumidor. Influências  demográficas,  psicológicas,  culturais  e  sociais  no  comportamento do  consumidor,  modelos  e  processos  de  decisão  de  compra.  O mercado industrial.

Estratégia de Marketing

A natureza e a amplitude do processo estratégico de marketing. Estratégia de marketing  e  hierarquia  de  estratégias.  Estratégias  de  expansão  de  negócios. Estratégias de segmentação de mercado e posicionamento da oferta. Seleção de estratégias de marketing. Estratégias de marketing para os estágios do ciclo devida e  estratégias  baseadas  em  valor.  Implementação, avaliação  e  controle de estratégias de marketing.

Fundamentos de Marketing

A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.

Marketing Internacional

Abordagens dos conceitos e práticas do marketing internacional. O desafio dos negócios  globais.  Análise  das  ambiências:  econômicas,  políticas,  legais, culturais e sociais. Políticas de produtos internacionais e estratégias de entrada nesses mercados. Gerência e futuro do marketing internacional.

Disciplinas Gerenciais de Marketing
Gerência de Produtos e Serviços

Os  desafios  de  um  gerente  de  produto  e  serviços.  O  planejamento  e desenvolvimento  de  produtos  e  serviços.  A  organização  para  lançamento  de novos  produtos  e  serviços  e  linha  de  produtos  e  serviços.  O  ciclo  de  vida  de produtos  e  serviços.  Obsolescência  e  moda.  Características de produtos  e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.

Gerência de Distribuição

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

Gerência de Preços

A natureza dos preços em marketing. Fatores que influenciam a determinação de preços. Objetivos de preços. A avaliação das relações de demanda, custo e lucro. Fundamentos de determinação de preços.

Comunicação Integrada de Marketing

Estratégia de marketing e estratégias de comunicação em serviços. Integração e  sinergia  de  comunicação,  serviço,  preço  e  distribuição.  Análise  situacional: instituição,  ponto-de-venda,  seção  e  serviços.  Comunicação  institucional  e comunicação local: serviços e ponto-de-venda. Mix de comunicação integrada. Share de voz; recall, share of mind, top of mind e market share. Ferramentas e técnicas de promoção  e  merchandising  nos pontos-de-venda.  Plano  integrado de comunicação. Avaliação dos esforços de comunicação.

Marketing de Serviços

Características  dos  serviços  e  implicações  para  o  processo  de  marketing. Excelência  em  serviços.  Inovações  na  prestação  de  serviços.  Atendimento  e fidelização na prestação de serviços. Garantias e recuperação de serviços.

Marketing Digital
Marketing de Relacionamento (DBM/CRM)

Marketing  de  relacionamento  e  de  transação.  Marketing  one-to-one  e  o conceito de personalização. Antecedentes e consequências do relacionamento.Gerência  da  satisfação,  da  fidelização  de  clientes  e  das  expectativas.  A construção  do  relacionamento  e  o  novo  consumidor.  Conceitos,  objetivos  e elementos básicos de marketing direto. O relacionamento direto e os veículos de  marketing  direto.  Database  marketing.  Datamining.  Avaliação  do  valor  do cliente.  Inovações  no  relacionamento  e  a  expansão  das  opções  estratégicas. Os  vínculos  como  força  motriz.  Os  diferentes  graus  de  vínculos:  produtos, cliente e sistema.

Estratégia de Marketing e Novas Mídias

O novo ambiente de marketing viabilizado pela emergência das novas mídias, como internet, celulares, games e TV digital. Aplicação dos principais conceitos de marketing dentro deste novo contexto. O mundo digital e a economia da informação. Convergência de indústrias e mídias. As novas mídias afetam os negócios, as empresas, os processos de trabalho, os consumidores, fornecedores, profissionais e cidadãos como um todo. Serão abordados conceitos de Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis, Implementação e Organização, Planos de Marketing Online e Gerenciamento de Atividades de Marketing na Internet

As Marcas e o Mundo Digital

História das marcas. Elementos e posicionamento de Marca. Impacto de programas de Marketing no brand equity. Estratégias de branding. Extensões de linha e introdução de novos produtos. Representação das marcas no ambiente web. O modelo de relacionamento 2.0 e as influências na marca. Influenciadores digitais e as associações de marcas.

Laboratório de Marketing Digital

Em função das novas tecnologias, é possível perceber algumas mudanças nas dinâmicas do comportamento do consumidor, nos modelos de negócios e nas formas pelas quais as organizações geram valor para seus públicos de interesse. Neste sentido, as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm, basicamente, o mesmo desafio: como se posicionar e aproveitar a internet de maneira que seja possível alavancar resultados? A disciplina Laboratório de Marketing Digital tem o objetivo de capacitar o aluno para que possa planejar e implementar projetos de marketing digital, considerando atividades como análises de sites pelo Google Analytics,  modelagem de aplicativos para smartphones e estruturação de campanhas on-line no Facebook e Google, por exemplo.

Indústria Criativa
Marketing para Eventos e Entretenimento

Cinema, teatro, dança, música, artes plásticas, festas e eventos corporativos - são oportunidades de negócios e investimentos tanto para empresas do ramo quanto para empresas que desejam associar sua marca a eventos de cultura e entretenimento. As organizações patrocinam eventos para aumentar a exposição de sua marca, criar identificação com seu público alvo, possibilitar experiências positivas relacionadas à sua marca, entre outros fatores. Este curso vai aprofundar o conhecimento do composto de marketing e marketing de serviços associados a eventos e entretenimento. Também aborda os conceitos de marketing experiencial e retailentertainment(varejo como entretenimento) e como uma empresa pode aplicá-lo para aumentar o valor de seu brandequity.

Economia Criativa

O conceito de economia criativa origina-se da expressão indústrias criativas, inspirado no projeto Creative Nation da Austrália, de 1994 e ganhou impulso na Inglaterra em 1997, no governo de Tony Blair. O projeto defendia, entre outros elementos, a importância do trabalho criativo e sua contribuição para a economia e desenvolvimento do país.

As indústrias criativas podem ser entendidas como “ndústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.” (FONSECA, 2008)

A importância econômica das indústrias criativas é inegável. Elas já têm participação relevante no PIB mundial e crescem a taxas superiores àquelas do conjunto da economia. Compreendem as atividades relacionadas a teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais.

Este curso vai aprofundar o conhecimento da economia da cultura, políticas culturais e financiamento da cultura. Também vai estudar clusters criativos no Brasil e no mundo e provocar uma reflexão sobre a vocação de nosso país e de nossa cidade como polo de indústria criativa.

TCC
Seminário de TCC

Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica.