Graduação

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação  Superior (SINAES) que integra o currículo dos cursos de graduação, vide lei nº 10.861/2004. Esta avaliação é inscrita no histórico escolar do aluno atestando a efetiva participação.

Qual é a sua importância?

O ENADE é muito importante para avaliação dos cursos de graduação. Este exame avalia o ensino em todo o país, graduando o curso de acordo com a média do resultado das avaliações realizadas pelos estudantes. Desta forma, a instituição recebe uma qualificação que ficará associada diretamente ao histórico do aluno. Assim, quanto melhor classificada a instituição, mais os alunos serão percebidos com excelência pelo mercado de trabalho.

Quando acontece?

O ENADE acontece a cada 3 anos, por curso, tendo como principal objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos de cada curso associado a temas de conhecimentos gerais. A prova será realizada no dia 25 de novembro de 2018.

ENADE 2018 – Administração de Empresas

Em 2018, será realizado o exame para o curso de Graduação em Administração de Empresas. Para tal, o IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, está preparando seus alunos para a realização da avaliação.

Quem deve fazer o ENADE 2018?

Todos os alunos que possuem expectativa de conclusão do curso até julho de 2019, bem como aqueles que tiveram concluído mais de 80% da carga horária mínima do curso em agosto de 2018.

O que acontece se o aluno convocado não fizer a prova?

Se o aluno foi considerado como habilitado a participar do ENADE na condição concluinte, isto é, na condição de formando ou provável formando do semestre em curso ou o seguinte, está sujeito a fazer a prova do ENADE. Deve fazê-la pois, do contrário, estará impedido de colar grau e obter seu diploma de graduação até que a situação seja regularizada, o que pode atrasar a formatura do estudante.

Qual é o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

Qual é o peso das partes da prova?

Formação Geral = 25%

Componente específico = 75%

Prepare-se para o ENADE 2018!

PROVA E GABARITO 2015 – ADM

Texto motivacional | ENADE: Sua importância para a PUC-Rio, para o curso de Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio e para os alunos

“O ENADE tem uma importância fundamental para a avaliação do curso universitário. Por meio do exame, o Ministério da Educação pretende promover a melhoria do ensino no país. O principal interessado no sucesso do exame, porém, deve ser o próprio
estudante.

Para o estudante, o exame é a oportunidade de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão. Isso porque o exame avalia habilidades e competências, e não a mera capacidade de decorar matéria. A prova é interdisciplinar e contextualizada. Permite ao estudante revelar que possui, além de informação, também capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação.

Quando a instituição de ensino recebe uma boa nota no ENADE, os alunos que nela estudaram são indiretamente beneficiados; mas se a instituição é classificada negativamente no exame, todos aqueles formados por ela podem sofrer as consequências adversas em sua carreira. O estudante, ao cursar em uma determinada IES – Instituição de Ensino Superior, terá em seu histórico acadêmico o nome da instituição indelevelmente associado, o que poderá refletir de forma positiva ou negativa em sua vida profissional.
A melhor atitude que o estudante pode ter é preparar-se para o ENADE do mesmo modo como o faria para um Exame de Ordem ou para um concurso público. Ou, pelo menos, realizá-lo com dedicação similar. Em outras palavras, deve dar o melhor de si.

Obviamente, ninguém gosta de fazer provas. E, normalmente, não é agradável ser avaliado. Mas isso pode ser encarado de modo diferente, positivo, se refletirmos no fato de que as provas e exames correspondem à grande chance que temos na vida de podermos alcançar os nossos mais almejados sonhos.

Na realidade, as provas constituem, para a grande maioria da população, a única oportunidade de demonstrar seu valor e sua capacidade. Por mais que tenhamos uma certa resistência, a princípio, ao sermos avaliados, podemos utilizar esse momento para crescermos profissionalmente e conseguirmos atingir aquele tão desejado sucesso que, de outro modo, jamais obteríamos.

Já houve um tempo em que alguns alunos, insatisfeitos com a exigência imposta pelo Ministério da Educação, realizavam o exame com má vontade. Alguns utilizavam o exame para inventar histórias falsas e simular uma aprendizagem deficiente. Felizmente, esse tipo de atitude ruim já foi abandonada pela grande maioria dos alunos. Com efeito, todos os estudantes perspicazes sabem evitar sua própria desonra e frustração. Realizam o exame com afinco e têm orgulho de que a Faculdade que cursaram seja avaliada positivamente.

Essa é, sem dúvida, a postura mais adequada. De fato, se escolhemos uma Faculdade e nos mantemos nela, é porque sentimos que atende às nossas necessidades. Se é assim, deixar de fazer o exame com seriedade, ou mesmo criticar a instituição na qual permanecemos por anos e anos é, em últimaanálise, uma atitude pouco inteligente, que depõe contra a própria pessoa. É chegada a hora de todos os alunos terem consciência da importância do ENADE para a sua boa formação e, principalmente, para seu bom currículo!”

Fonte: www.ifpa.edu.br

 

Dúvidas ou sugestões

Caso você tenha dúvidas ou sugestões, agende um encontro com área de Desenvolvimento de Alunos do curso de Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio: Professora Alessandra Baiochhiabaiocchi@prof.iag.puc-rio.br

Campanha ENADE 2018

Não apenas fazer a prova, mas fazê-la de modo responsável e comprometido. Esse é o espírito com que os alunos de graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio devem chegar na data do exame. O ENADE é uma das ferramentas de avaliação dos cursos no sistema federal de educação superior. Desta forma, os bons resultados obtidos no ENADE refletem na média dos conceitos dos cursos e essa média (chamada IGC – Índice Geral de Cursos) tem grande representatividade no Conceito Institucional no SINAES.

Inspire-se com a mensagem dos alunos e vamos com tudo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cadastro

Receba as últimas novidades do IAG

Topo