Evento reuniu especialistas que debateram a relevância das novas formas de modelos de negócios

A inovação e as transformações digitais foram os temas abordados no Conteúdo Café, projeto lançado no dia 09 de maio, na sede do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Os objetivos da iniciativa são a geração de conteúdos e pautas, formação de redes de relacionamentos e trocas de informações entre a academia e o mercado. O evento foi apresentado pela professora Renata Machado, aberto pelo professor Leonardo Lima, diretor do IAG e conduzido pelo ex-coordenador do Centro de Empreendedorismo da PUC-Rio, professor Luis Felipe Carvalho.

O Conteúdo Café é um projeto que inclui uma série de ações em prol da disseminação do conhecimento, incentivo às trocas de informações e estímulo ao relacionamento entre especialistas, jornalistas, influenciadores digitais, pesquisadores, empresários e executivos. Além da rede de relacionamento, que começou a ser formada já no lançamento, o Conteúdo Café contará com uma linha de publicações e a promoção de eventos bimestrais, entre outras iniciativas. O Conteúdo Café contará ainda com um canal para viabilizar a divulgação de pesquisas e projetos, aprimorar a participação da sociedade e gerar impacto social através da comunicação.

O debate da primeira edição do Conteúdo Café contou com as participações dos professores do diretor do IAG – Escola de Negócios, Leonardo Lima e dos professores da PUC-Rio Luis Felipe Carvalho, ex-coordenador do Centro de Empreendedorismo; Ricardo Yogui, da Agência de Inovação e Francis Berenger, especialista em inovação corporativa.

Os convidados destacaram a importância das transformações digitais e ressaltaram que a tecnologia não é mais uma possibilidade, mas uma realidade que afeta diretamente o modelo de negócios e as relações entre empresas e seus clientes e com a sociedade como um todo. Os debatedores reforçaram ainda que por mais que as startups tenham mais facilidade em se adaptar às inovações, qualquer empresa está apta a implementá-las. Segundo o professor Francis Berenger, existem dois princípios para implantar melhor estas transformações nos modelos organizacionais: levar agilidade às empresas e alterar o mindset de design.

Além disso, o diretor do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, professor Leonardo Lima, destacou a importância da criação de modelos de negócios disruptivos. “Acompanhar tendências, pesquisar, conhecer e investir em novas possibilidades são pontos fundamentais. Lima falou também sobre a relevância da interdisciplinaridade como caminho para aprimorar a adoção de novas tecnologias nas organizações”, ressaltou.

O professor Ricardo Yogui, do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, ressaltou a importância da mudança na forma do modelo de negócios por iniciativa da empresa antes que seja forçada a mudar; a adoção de um novo modelo organizacional menos hierárquico e a conscientização da sociedade para que não haja crescimento da desigualdade. Ou seja, é fundamental contextualizar a transformação digital em prol de uma sociedade melhor.

“Entre os desafios enfrentados pelas empresas estão a geração de cultura de inovação e o investimento no crescimento do campo de conhecimento. Somente na PUC-Rio existem mais de 150 startups criadas pela incubadora da instituição, o Instituto Gênesis, com excelente desempenho e rendimento. No período de um ano, entre setembro de 2017 e setembro de 2018, as 28 empresas germinadas e incubadas pelo Gênesis registraram um faturamento aproximado de R$ 7 milhões e 800 mil, com média de R$ 280 mil.

Academia de Liderança

Durante o evento, a professora Flávia Cavazote compartilhou a experiência com a Academia de Liderança, treinamento in company desenvolvido pelo IAG. A iniciativa inclui ações de aprendizagem que atingem todos os níveis em uma empresa, explora o mindset dos integrantes da equipe e investe na capacidade de dinamizar a geração de oportunidades. O objetivo é gerar mudanças através das práticas e experiências pessoais dos alunos, além de prepara-los para enfrentar situações críticas.

Artigo

A professora Shirley Coutinho, da Agência PUC-Rio de Inovação, participou da discussão e sugeriu aos presentes a leitura do artigo “Bringing Al to Life”, da coach de carreira Catherine Jewell, que trata do crescimento da inteligência artificial. O artigo pode ser conferido no link www.wipo.int/wipo_magazine/en/2018/05/article_0003.html.

Nas próximas semanas, a organização do Conteúdo Café anunciará os temas dos próximos encontros, entre outras novidades.