Jogo de negócios: A realidade do mundo empresarial levada para a sala de aula

No sábado, dia 21 de março, os alunos do Curso MBA em Management, da Escola de Negócios da PUC-Rio, participaram da última rodada do Jogo de Negócios. Parte fundamental do MBA, o Jogo de Negócios possibilita aos alunos a aplicação de conceitos estudados ao longo do curso em situações extremamente próximas da realidade vivenciada no mundo empresarial. Além dos alunos, estiveram em sala de aula os professores Jorge Brantes, responsável pela condução do Jogo de Negócios, e Jorge Carneiro, Coordenador do MBA em Management.

Segundo o professor Jorge Carneiro, o Jogo de Negócios possibilita aos alunos vivenciarem, como executivos de empresas, o processo de tomada de decisões e criarem estratégias para áreas como finanças, marketing, logística, de produção, tributária e TI, entre outras. “As situações criadas são realmente muito próximas do mundo real. Além disso, existe a pressão dos concorrentes que também estão ali, tomando decisões em um ambiente que inclui questões como oscilações das previsões de crescimento do PIB, decretação de greves, promulgação de leis, criação de impostos e o impacto de tecnologias. É um exercício em um ambiente extremamente dinâmico”, explica.

Segundo Jorge Brantes, no Jogo de Negócios, os alunos vivenciam situações comuns ao mercado como as disputas com empresas concorrentes em uma experiência que une teoria à vivência do mercado. O professor destaca que o mais interessante no Jogo de Negócios é realmente a integração dos conhecimentos em diferentes áreas e ressalta que o trabalho em grupo é fundamental para se gerenciar uma equipe, respeitando os diferentes talentos e buscando as melhores decisões. “Nós convidamos os alunos que querem integrar teoria e prática do mercado competitivo para se matricularem no MBA em Management. É realmente uma vivência incrível, que terá grande importância no crescimento profissional de cada um dos participantes”, reforça Brantes.

Entre os alunos do curso estão executivos e empresários que são estimulados a exercitar habilidades analíticas, tomar decisões e exercer liderança. Para Guilherme Feldman, sócio-diretor da Bilheteria Digital, a experiência é muito boa. O aluno reforça que o módulo Jogo de Negócios possibilita que os participantes aprendam a tomar decisões, simultaneamente, em diferentes setores da empresa. “O MBA em Management vale muito a pena. É excelente! Eu destaco a qualidade dos professores, que são ótimos”, ressalta o empresário.

O MBA em Management Diurno tem duração de 13 meses, com aulas aos sábados, das 8h às 18h20. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.iag.puc-rio.br/cursos/mba/mba-em-management/inscricao