Notícias

Últimas novidades sobre o IAG

Professora e Pesquisadora da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo e Inovação (CEMP) do IAG PUC-Rio conquistam prêmio ODS 2019 do Pacto Global da ONU

Parceria acadêmica entre a professora Ruth Mello e a pesquisadora e doutoranda Mariana Brunelli, ambas da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo e Inovação (CEMP) do IAG PUC-Rio, conquista prêmio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2019 do Pacto Global da ONU pela melhor prática acadêmica com a disciplina Planejamento de Empreendimentos Sociais.

O prêmio é dado anualmente pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, numa iniciativa de engajar organizações na adoção dos 10 princípios universais do Pacto Global pelo desenvolvimento sustentável.

Mais informações sobre o prêmio:

https://drive.google.com/file/d/1rN5psOVoEQRyT2sFKrkug7n_5t_4PfaE/view

https://pactoglobal.org.br/premio-ods/

http://prmebrazil.com.br/

 

 

Assunto: Sem categoria

Tags:

IAG PUC-Rio tem participação diversificada e expressiva no Congresso RHRIO 2019

O RHRIO é o maior congresso de gestão de pessoas do Rio de Janeiro e o segundo maior do Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), o evento é focado em profissionais que têm a gestão de pessoas como base de sua atuação, oferecendo novos conteúdos e ferramentas. São dois dias de palestras, oficinas, contato com fornecedores e influenciadores, networking e divulgação de tendências na área de gestão de pessoas no Brasil e no mundo.

A professora Renata Machado, que é também coordenadora do IAG Carreira, integrou o comitê organizador do congresso e mediou a sessão Gestão Emocional e seu Impacto nos Resultados da Organização. A “vivência” (como é chamada a sessão) contou com a participação de Fernando Gonçalves, sócio-fundador da Cinco e abordou os seguintes conceitos: as emoções como termômetro que dão a temperatura do quanto as coisas que valorizamos estão sendo ou não atendidas e o nosso modelo mental, com as nossas crenças e a forma como explicamos para nós mesmos nossas oportunidades, nossas vitorias e nossos fracassos.

Na foto, da esq. para dir.: Professora Renata Machado, do IAG PUC-Rio, Fernando Gonçalves, sócio-fundador da Cinco e Ana Carolina Gonçalves, da Cinco

Sessão Gestão Emocional e seu Impacto nos Resultados da Organização

No Portas Abertas, área do Congresso RHRIO 2019 com programação gratuita e aberta a visitantes não-congressistas, foi apresentada a pesquisa finalista do prêmio Ser Humano, desenvolvida pela aluna de graduação do curso de graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, Laura Pulcherio Guimarães, sob orientação da Professora Patricia Itala Ferreira. O estudo foi apresentado no Congresso ABRH Rio, em maio de 2019. Detalhes sobre o trabalho acadêmico podem ser obtidos em http://vrac.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1085&sid=21 ou https://rhrio.com.br/portasabertas.

Na foto, da esq. para dir.:  Professora Patricia Itala Ferreira, do IAG PUC-Rio, Laura Pulcherio Guimarães, aluna da graduação em Administração da PUC-Rio e Fernanda Roitman, membro da Diretoria Executiva da ABRH-RJ e moderadora da sessão

Ainda no Portas Abertas, o professor Ricardo Galdi, que também é coordenador temático do curso de Formação em RH do IAG PUC-Rio, ministrou a palestra Como Gerar Engajamento no Contexto Atual. Ele apresentou um contexto de mudanças significativas na força de trabalho e quais são os valores e aspirações nos ambientes cultural, social e tecnológico em que estão inseridos, em que empresas devem repensar a forma como se relacionam com seus colaboradores, compreendendo de forma efetiva a experiência pela qual passam. Durante seu discurso, pontuou que benefícios como pacotes atraentes de salários, bônus e participação nos resultados, perspectivas de crescimento, gestores participativos no dia a dia não são mais suficientes para atrair e reter os melhores talentos nas organizações, tampouco mantê-los motivados, engajados e produtivos.

Professor Ricardo Galdi, do IAG PUC-Rio

Programação do Congresso RHRIO 2019, com a sessão mediada pela professora Renata Machado

Programação do Portas Abertas do dia 14 de maio de 2019, com as participações dos professores Ricardo Galdi e Patricia Itala

 

Assunto: Sem categoria

Tags:

IAG – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUC-RIO LANÇA CONTEÚDO CAFÉ COM DEBATE SOBRE INOVAÇÃO

Evento reuniu especialistas que debateram a relevância das novas formas de modelos de negócios

A inovação e as transformações digitais foram os temas abordados no Conteúdo Café, projeto lançado no dia 09 de maio, na sede do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Os objetivos da iniciativa são a geração de conteúdos e pautas, formação de redes de relacionamentos e trocas de informações entre a academia e o mercado. O evento foi apresentado pela professora Renata Machado, aberto pelo professor Leonardo Lima, diretor do IAG e conduzido pelo ex-coordenador do Centro de Empreendedorismo da PUC-Rio, professor Luis Felipe Carvalho.

O Conteúdo Café é um projeto que inclui uma série de ações em prol da disseminação do conhecimento, incentivo às trocas de informações e estímulo ao relacionamento entre especialistas, jornalistas, influenciadores digitais, pesquisadores, empresários e executivos. Além da rede de relacionamento, que começou a ser formada já no lançamento, o Conteúdo Café contará com uma linha de publicações e a promoção de eventos bimestrais, entre outras iniciativas. O Conteúdo Café contará ainda com um canal para viabilizar a divulgação de pesquisas e projetos, aprimorar a participação da sociedade e gerar impacto social através da comunicação.

O debate da primeira edição do Conteúdo Café contou com as participações dos professores do diretor do IAG – Escola de Negócios, Leonardo Lima e dos professores da PUC-Rio Luis Felipe Carvalho, ex-coordenador do Centro de Empreendedorismo; Ricardo Yogui, da Agência de Inovação e Francis Berenger, especialista em inovação corporativa.

Os convidados destacaram a importância das transformações digitais e ressaltaram que a tecnologia não é mais uma possibilidade, mas uma realidade que afeta diretamente o modelo de negócios e as relações entre empresas e seus clientes e com a sociedade como um todo. Os debatedores reforçaram ainda que por mais que as startups tenham mais facilidade em se adaptar às inovações, qualquer empresa está apta a implementá-las. Segundo o professor Francis Berenger, existem dois princípios para implantar melhor estas transformações nos modelos organizacionais: levar agilidade às empresas e alterar o mindset de design.

Além disso, o diretor do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, professor Leonardo Lima, destacou a importância da criação de modelos de negócios disruptivos. “Acompanhar tendências, pesquisar, conhecer e investir em novas possibilidades são pontos fundamentais. Lima falou também sobre a relevância da interdisciplinaridade como caminho para aprimorar a adoção de novas tecnologias nas organizações”, ressaltou.

O professor Ricardo Yogui, do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, ressaltou a importância da mudança na forma do modelo de negócios por iniciativa da empresa antes que seja forçada a mudar; a adoção de um novo modelo organizacional menos hierárquico e a conscientização da sociedade para que não haja crescimento da desigualdade. Ou seja, é fundamental contextualizar a transformação digital em prol de uma sociedade melhor.

“Entre os desafios enfrentados pelas empresas estão a geração de cultura de inovação e o investimento no crescimento do campo de conhecimento. Somente na PUC-Rio existem mais de 150 startups criadas pela incubadora da instituição, o Instituto Gênesis, com excelente desempenho e rendimento. No período de um ano, entre setembro de 2017 e setembro de 2018, as 28 empresas germinadas e incubadas pelo Gênesis registraram um faturamento aproximado de R$ 7 milhões e 800 mil, com média de R$ 280 mil.

Academia de Liderança

Durante o evento, a professora Flávia Cavazote compartilhou a experiência com a Academia de Liderança, treinamento in company desenvolvido pelo IAG. A iniciativa inclui ações de aprendizagem que atingem todos os níveis em uma empresa, explora o mindset dos integrantes da equipe e investe na capacidade de dinamizar a geração de oportunidades. O objetivo é gerar mudanças através das práticas e experiências pessoais dos alunos, além de prepara-los para enfrentar situações críticas.

Artigo

A professora Shirley Coutinho, da Agência PUC-Rio de Inovação, participou da discussão e sugeriu aos presentes a leitura do artigo “Bringing Al to Life”, da coach de carreira Catherine Jewell, que trata do crescimento da inteligência artificial. O artigo pode ser conferido no link www.wipo.int/wipo_magazine/en/2018/05/article_0003.html.

Nas próximas semanas, a organização do Conteúdo Café anunciará os temas dos próximos encontros, entre outras novidades.

Assunto: Sem categoria

Tags:

Call for papers – Journal of Global Business and Technology – Fall 2019/Spring 2020 issue

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio divulga a call for papers do Journal of Global Business and Technology, periódico do qual o professor Fábio Paula, docente do quadro principal do IAG PUC-Rio, participa como editor convidado. A chamada é para submissões de artigos na edição Fall 2019/Spring 2020. Confira os detalhes no edital abaixo.

CALL FOR PAPERS

Journal of Global Business and Technology – Fall 2019/Spring 2020 issue

As an interdisciplinary journal, the purpose of the Journal of Global Business and Technology (JGBAT) is to contribute to the advancement of knowledge related to the theory and practice of international business and technology.

Its primary goal is to present scholarly and managerially relevant articles on a wide variety of topics in international business and technology to a broad audience in academia (educators, administrators, students), industry (business executives, consultants), as well as those involved in formulating and implementing public policy.

Articles should be timely, providing guidelines, techniques, and suggestions for problem solving in international business. Case studies relating to specific organizations, products/services, and industries are also welcome.

It is a prime objective of JGBAT to bridge the gap between theory and practice. To this end, articles should offer strong managerial insights to help in the development of action-oriented business programs and strategies.

ISSN 1553-5495 (Print), ISSN 2616-2733 (Online). The journal is listed in ProQuest including the International Bibliography of the Social Sciences (IBSS), Cabell’s International, EBSCO Information Services, and The U.S. Library of Congress.

1. Submission deadline

Octorber 1st, 2019

Submissions must be made electronically to:

Fábio Paula, Ph.D.
Guest Editor of the Fall 2019/Spring 2020 issue of JGBAT
Professor of Strategy – Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio)
E-mail: fabioop@iag.puc-rio.br

– For more information access: http://gbata.org/journal-of-global-business-and-technology-jgbat/

Papers focusing on Latin America are strongly encouraged

2. Journal Topics

Finance
•Financial management
•Investment management

Information Technology

International Trade
•The knowledge economy and the wisdom era

Management
•General and strategic management
•Entrepreneurship
•Intrapreneurship
•SMEs and family businesses
•Human resource management
•Supply chain management and logistics
•Sustainability
•Tourism management

Marketing 
•Services marketing
•Relationship marketing
•Societal marketing
•Marketing communication management
•Consumer behavior

Technology and Innovation Management

3. Editors


EDITOR-IN-CHIEF
Nick Delener, Ph.D., Indiana University East, U.S.A.

GUEST EDITOR
•Fábio Paula, Ph.D., PUC-Rio, Brazil

MANAGING EDITOR
F. Victor Lu, Ph.D., St. John’s University, U.S.A.

REGIONAL EDITORS

•AFRICA – Johan de Jager, Ph.D., Tshwane University of Technology, South Africa
•ASIA – Che-Jen Su, Ph.D., Fu-Jen Catholic University, Taiwan R.O.C. / Pawan K. Chugan, Ph.D., Nirma University, India
•AUSTRALIA/NEW ZEALAND – Leon de Wet Fourie, Ph.D., Toi Ohomai Institute of Technology, New Zealand / Bruno Mascitelli, Ph.D., Swinburne University of Technology, Australia
•EUROPE– Shaukat Ali, Ph.D., The University of Wolverhampton, U.K. / Anna Putnova, Ph.D., Brno University of Technology, Czech Republic / Susana Rodrigues, Ph.D., Polytechnic Institute of Leiria, Portugal
•NORTH AMERICA – Gerald Ledlow, Ph.D., University of Texas Health Science Center at Tyler, U.S.A. / Pat Obi, Ph.D., Purdue University Northwest, U.S.A. / Luis Eduardo Rivera Solis, Ph.D., Capella University, U.S.A. / Attila Yaprak, Ph.D., Wayne State University, U.S.A.
•SOUTH AMERICA– T. Diana L. v. A. de Macedo-Soares, Ph.D., Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Brazil

 

Assunto: Sem categoria

Tags:

Programação completa da 3ª Semana do CAAD – PUC-Rio (2019)

Agenda:

2ª feira – 20/05/2019 – 11h

Palestra: Projeto Área 51 e Splits Banks: Empreendedorismo e Marketing Digital
Empresa(s): Área 51 e Splits Banks
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: Um bate-papo sobre empreendedorismo e influências do marketing digital no mercado, abordando desafios enfrentados pela empresa.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3°andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro/RJ
Data: 20 de maio de 2019
Horário: 11h – 13h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

2ª feira – 20/05/2019 – 15h

Visita técnica Órama
Empresa: Órama
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: Visita técnica para conhecer o dia a dia da empresa, principais atividades e instalações.
Data: 20 de maio de 2019
Horário: 15h – 18h
Horas Complementares: 3h
Categoria: Participação em Visitas Técnicas
Endereço: Edifício Argentina, Botafogo

3ª feira – 21/05/2019 – 11h

Palestra: Stone
Empresa: Stone Pagamentos
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: A empresa Stone Pagamentos falará sobre marcas, história, estratégias de renovação no mercado, transformações do mercado ao longo dos anos e principais medidas adotadas pelas empresas do segmento.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 21 de maio de 2019
Horário: 11h – 13h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

3ª feira – 21/05/2019 – 15h

Palestra: Marketing de Ativação
Palestrante: Daniel Barci
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: O profissional Daniel Bacir abordará o tema Marketing de Ativação e apresentará suas experiências e tendências do mercado dentro do assunto.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 21 de maio de 2019
Horário: 13h – 15h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

3ª feira – 21/05/2019 – 17h

Palestra: T.T. Burger
Palestrante: Deco Meisler
Empresa: T.T. Burger
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: O CEO da rede de hamburguerias T.T. Burger apresentará a história da empresa e sua rotina de trabalho.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 21 de maio de 2019
Horário: 17h – 19h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

4ª feira – 22/05/2019 – 11h

Palestra: Ambev
Empresa: Ambev S.A.
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: Os palestrantes apresentarão um pouco sobre a cultura da empresa, as áreas, a rotina de trabalho e como é o processo o seletivo da companhia.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 22 de maio de 2019
Horário: 13h – 15h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

4ª feira – 22/05/2019 – 13h

Palestra: Ziper
Empresa: Ziper Burguer
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: A empresa apresentará a trajetória empreendedora
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 22 de maio de 2019
Horário: 15h – 17h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

4ª feira – 22/05/2019 – 17h

Palestra: Proseek: Carreiras e Finanças Pessoais
Empresa: Proseek
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: A empresa falará sobre o mercado financeiro e apresentará sobre seus programas e cursos.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 22 de maio de 2019
Horário: 17h – 19h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

5ª feira – 23/05/2019 – 11h

Palestra: Vezpa – Desafio e Estratégia de um E-commerce de Pizza
Empresa: Vezpa Pizzas
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: A empresa apresentará sua história e irá propor uma conversa sobre negócios e-commerce, abordando os principais desafios enfrentados e estratégias utilizadas pela empresa.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 23 de maio de 2019
Horário: 11h – 13h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

5ª feira – 23/05/2019 – 17h

Palestra: Carreira em Consultoria Big Four
Palestrante: Rodrigo Justo
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: O palestrante falará sobre como é o trabalho de uma consultoria Big Four.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 23 de maio de 2019
Horário: 17h – 19h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

6ª feira – 24/05/2019 – 15h

Palestra: Gestão Esportiva entre o Mundo Corporativo e o Universo Esportivo
Empresa: Golden Goal
Realização: CAAD – PUC-Rio
Sobre: A empresa apresentará como é ser uma catalisadora para a reação entre o mundo corporativo e o universo esportivo.
Local: Auditório do IAG PUC-Rio (3° andar)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Data: 24 de maio de 2019
Horário: 15h – 17h
Horas Complementares: 2h
Categoria: Eventos, Mostras, Exposições Assistidas

Assunto: Graduação

Tags:

IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio tem paper premiado na Conferência BALAS 2019

A professora Flávia Cavazotte, docente do quadro principal do IAG PUC-Rio, é coautora no projeto, fruto de parceira internacional de pesquisa.

Award: Best Applied Paper “My Leader is Gritty – Me Too?”

Autoria: Rego, A., Cavazotte, F., Cunha, M. P., Meyer, M., & Giustiniano, L.

2019 Annual Conference

Business Association of Latin American Studies (BALAS)

Lima, Peru

Assunto: Sem categoria

Tags:

Quatorze professores do quadro principal do IAG PUC-Rio estão envolvidos institucionalmente com a Anpad como Coordenadores de Divisão, Membro de Comitê Científico e Líderes de Tema e incentivam a submissão de artigos para o XLIII EnAnpad 2019, em São Paulo

O  IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio conta com quatorze professores do quadro principal envolvidos institucionalmente com a ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e incentiva a submissão de artigos de nossos alunos e egressos para a 43ª edição do encontro.

Entre as diferentes atividades que cada um dos quatorze professores do IAG PUC-Rio exerce na ANPAD, estão Coordenadores de Divisão, Membro de Comitê Científico e Líderes de Tema. A lista completa está disponível no banner abaixo.

Sobre o evento:

O Encontro da ANPAD é o segundo maior evento científico da área de Administração do mundo e o XLIII EnANPAD traz uma novidade em 2019: um track específico sobre o tema Inovação na Administração Pública na divisão acadêmica ITE (Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo). Este tema está sob a coordenação dos professores Fábio de Oliveira Paula (PUC-Rio) e T. Diana Lewe Van Aduard de Macedo Soares (PUC-Rio).

A submissão de artigos para o XLIII EnANPAD acontece até o dia 16/05/2019 através do link: http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=96&cod_edicao_subsecao=1613

ATENÇÃO PARA AS DATAS IMPORTANTES:

  • 11/03/2019 – Abertura do endereço para receber as submissões;
  • 16/05/2019 – Data limite para submissão de trabalhos (17h59);
  • 04/07/2019 – Divulgação dos resultados;
  • 07/08/2019 – Data limite para inscrição de trabalhos selecionados;
  • 04/09/2019 – Divulgação da programação na Internet;
  • 02/10/2019 – Credenciamento e início do evento

O XLIII EnANPAD acontece na cidade de São Paulo, no período de 2 a 5 de outubro de 2019.

Mais informações sobre o evento, acesse: http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1

 

Assunto: Sem categoria

Tags:

Call for papers: edição especial de casos latino-americanos de internacionalização (2019)

Uma edição especial de casos latino-americanos de internacionalização organizada por docentes e pós-doutores do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) do IAG PUC-Rio está aceitando o envio de artigos.

Os aprovados receberão a quantia de 100 libras esterlinas.

Submissões até 30 de outubro de 2019.

Mais informações no botão abaixo:

Assunto: Sem categoria

Tags:

IAG PUC-Rio promove evento aberto ao público sobre Gerenciamento de Projetos em comemoração aos 15 anos de parceria com o PMI-Rio

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove o evento Painéis em Gerenciamento de Projetos em comemoração dupla pelos 15 anos da criação do MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio e pelos 15 anos do Acordo de Parceria com o PMI Rio de Janeiro Chapter.

Data: 29 de abril de 2019

Local: Auditório do IAG PUC-Rio

Horário: 18h40 às 21h20

Evento gratuito e aberto ao público.

Vagas limitadas sujeitas à lotação do auditório.

Para participar, é necessário inscrever-se clicando no botão abaixo:

http://bit.ly/workshopgp

Programação:

  • 18h40 – Recepção
  • 19h – Painel 1: Educação Executiva em Gerenciamento de Projetos: Evolução e Desafios -Prof. Marcos Lopez Rego, DSc, PMP
  • 19h20 – Painel 2: O Paradoxo de Abilene: Uma Barreira de Comunicação Silenciosa – Prof. Marcantonio Fabra, MSc, PMP
  • 19h40 – Painel 3: Sustentabilidade na Prática: Gestão estratégica e Novos Projetos Associados – Prof.ª Christina Barbosa, DSc, PMP
  • 20h10 – Painel 4: PMI-Rio 20 anos: História e Futuro da Profissão – Carla Krieger, PMP, Presidente do PMI-Rio e Prof. Luiz Henrique Souza, MSc, PMP, Vice-Presidente Executivo e Membro Fundador do PMI-Rio
  • 20h40 – Recepção no foyer do Auditório do IAG PUC-Rio
  • 21h20 Encerramento do evento

Palestrantes:

– Carla Kriger

Profissional da área de serviços de T.I. com longa experiência em Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento Ágil, PMO e Transformação Digital tendo como foco Agilidade Organizacional e Planejamento Estratégico. Certificada PMP, SAFe 4 Agilist,  CSM, Coach e ITIL Foundation. Voluntária do PMI desde 2003, ocupando cargos executivos nos capítulos do PMI Rio Grande do Sul e do PMI Rio de Janeiro. Atual presidente do PMI-Rio, liderando um conselho de administração para alcançar resultados de negócios alinhados com o Plano Estratégico do PMI GHQ.


– Christina Barbosa

Doutora em Administração (UNR/Argentina), arquiteta (FAU/UFRJ), especialista em Design for Sustainability (Gaia Education), Internet Technology (COPPE/UFRJ), Gerência de Sistemas (CCE PUC-Rio) e Computação Gráfica (CCE PUC-Rio). Certificada como PMP – Project Management Professional (PMI) e GRI – Global Reporting Initiative (COPPE/UFRJ). Coautora dos livros “Sustentabilidade – Gestão Estratégica na Prática”, “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na Prática” e “Gerenciamento de Custos em Projetos”. Diretora Executiva da By Conn, certificada como Empresa B. Foi membro dos boards globais do PMI GAC – Global Accreditation Center e do PMI LIAG – Leadership Institute Advisory Group, além de Vice-Presidente de Comunicação e de Programas no Chapter Rio de Janeiro. Atualmente é membro da Comissão Brasileira para o Relato Integrado, coordenando o GT de Investidores/CFOs e do Grupo Mulheres do Brasil, no GT de Empreendedorismo.

– Luiz Henrique Souza

Engenheiro Eletrônico e Mestre em Engenharia de Produção. PMP, Membro Fundador, Líder do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento e Vice-Presidente Executivo do PMI-Rio (2018-2019). Vem atuando no mercado como Consultor, Gerente de Projetos, Quality Assurer (revisor), Quality Manager e Risk Manager para empresas como a IBM, a HP e a PwC e pela sua própria empresa. Atua como Professor de Gerenciamento de Projetos em instituições de pós-graduação (PUC-Rio, SENAC-SC, UFRJ, FGV e ENAD –  Angola). Palestrante nacional e internacional em temas de Gerenciamento de Projetos. Liderou a Comunidade de Prática em Gerenciamento de Projetos da IBM América Latina, com cerca de 500 profissionais. É coautor do livro “PMO – Project Management Office, Programa e Portfolio na Prática”, 2012, editora Brasport.

– Marcantonio Fabra

Doutorando do Doctorado en Administración da UNAM – Argentina e mestre em Logística Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). É Project Management Professional (PMP)® do Project Management Institute (PMI)®. É certificado Master in Project Management pela George Washington University. Atualmente é sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 25 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. Trinta anos de experiência acadêmica em disciplinas de gerenciamento de projetos em cursos de pós-graduação e graduação. Recebeu, em 2012, o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio, tendo sido eleito pelos alunos como um dos 10 melhores professores do Centro de 2007 a 2011.

– Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas pelo IAG PUC-Rio; Project Management Professional (PMP); Mestre em Administração; Engenheiro Eletrônico. É Analista de Ciência e Tecnologia Sênior do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) onde atua como gerente de projetos de alta tecnologia na área de guerra eletrônica. É professor convidado no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

Assunto: Sem categoria

Tags:

IAG PUC-Rio promove painéis sobre como fazer a diferença nas vendas em cenários competitivos

A coordenação acadêmica do curso de MBA em Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC-Rio, sob a liderança do professor Jorge Duro, promove, no dia 01 de abril (segunda-feira), o painel “Como fazer a diferença nas vendas em cenários competitivos”, com os palestrantes Basilio Castelo Branco, Fernando Marchesini e Túlio Terra.

Data: Segunda-feira, 01/04/2019

Horário: 19h – 21h

Local: Prédio do IAG PUC-Rio – Auditório (3º Andar)
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro / RJ

Para participar, é necessário inscrever-se pelo link:
http://bit.ly/painelvendas

Evento gratuito e aberto ao público. Vagas limitadas, sujeitas à lotação do auditório.

Válido como atividade complementar.

 Programação:

🔸Tema 1: Valores, aflições, aspirações e dores: o mundo das vendas atualizado

• Refletir sobre maior ou menor importância dentro dos modelos de vendas praticados e as principais nuances decorrentes dos segmentos estratégicos ou perfis de clientes preferenciais;
• Para quem significa isso hoje: gestores e profissionais de vendas, clientes e consumidor final;
• Principais consequências atuais.

〰️ Basilio Castelo Branco é titular da Megaservice Assessoria Empresarial e diretor da Beez Studio de Negócios Estratégicos e Inovação. É professor no MBA do IAG PUC-Rio. Especialista em estruturação, expansão e melhoria do desempenho comercial, em especial na sua adaptação à era digital e em vendas complexas com foco na adequação dos vários processos dos segmentos B2B, B2C, B2B2C e B2G, e dos modelos de soluções (solution selling), perspicácia (insight selling), empreendedor (enterprise selling) e desafios (challenger selling) às realidades e momentos organizacionais.

🔹Tema 2: Criação de um campo de valor

• Proporcionar conhecimentos específicos sobre as vantagens da diferenciação para a obtenção de maiores resultados em vendas;
• Proporcionar conhecimentos sobre a importância do Marketing Emocional como estratégia de melhoria das vendas e aumento da percepção de valor do cliente em relação aos produtos, serviços e marca;
• Mostrar que funcionário feliz = lucro e funcionário infeliz = prejuízo;
• Mostrar a importância da análise constante de mercado.

〰️ Fernando Marchesini é pós-doutorando em International Business Administration pela Flórida Christian University. É palestrante nas áreas de Vendas e Marketing. Foi executivo regional de Negócios da Credicard S/A, diretor da Yacht Flat Hotelaria, gerente comercial regional da Viação Itapemirim, professor e coordenador de MBAs na FGV.

🔺Tema 3: Visão de futuro do mercado e do profissional comercial

• O novo mundo digital;
• As mudanças do consumidor no segmento digital;
• Como as novas tecnologias impactam no segmento comercial;
• O novo perfil do profissional da área comercial;
• Quais as principais dificuldades do profissional comercial na chamada quarta revolução digital.

〰️ Túlio Terra é economista, mestre em Administração pelo Ibmec, MBA em Finanças pelo Ibmec, MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, pós-graduado em Finanças pela Berkeley University, professor de Marketing e Vendas do MBA do IAG PUC-Rio e Ibmec. Sua carreira profissional é focada em Marketing e Vendas. Atuou no segmento de telecomunicações. Hoje, é responsável pela regional RJ da empresa Algar Telecom.

 

Assunto: Sem categoria

Tags:

Cadastro

Receba as últimas novidades do IAG

Topo