Notícias

Últimas novidades sobre o IAG

PUC-Rio concorre ao Prêmio Ser Humano ABRH RJ 2018 – Votação Popular, na categoria Trabalhos Acadêmicos, com monografias de duas alunas de graduação em Administração de Empresas

A professora Patricia Itala Ferreira, parte do corpo docente do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, mais uma vez concorre, representando a Escola, ao Prêmio Ser Humano ABRH RJ 2018 – Votação Popular, na categoria Trabalhos Acadêmicos, com os projetos de duas ex-orientadas (as alunas Laura Pulcherio Guimarães e Tatiana Maria Streck Del Grande).

Os dois trabalhos acadêmicos são derivados das monografias apresentadas à conclusão da graduação em Administração de Empresas na PUC-Rio.

Parte do processo de avaliação inclui, além da votação de uma banca, o voto popular. Os trabalhos estão na categoria 4 – Trabalhos Acadêmicos:

  1. Trabalho Acadêmico “Geração Y: As práticas de Gestão de Pessoas mais valorizadas no mercado de trabalho” – Autora: Tatiana Maria Streck Del Grande – Bacharel em Administração de empresas – Professor Orientador: Patricia Itala Ferreira – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  1. Trabalho Acadêmico “Expectativas da geração Y com a liderança” – Autora: Laura Pulcherio Guimarães – Bacharel em Administração de empresas – Professor Orientador: Patricia Itala Ferreira – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

A votação vai até o dia 25/10/2018 através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYL4Mx9yIbb51kViFe-nS5J1TZIocBH81KKNJleieFM9Va2A/viewform

A PUC-Rio já conquistou quatro vezes a premiação. Na edição deste ano, a Universidade concorre ao quinto trabalho premiado desde 2010, quando foi criada a categoria Trabalhos Acadêmicos.

Sobre o prêmio

Instituído pela ABRH-Brasil em 1993, o Prêmio Ser Humano  Oswaldo Checchia se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos.

O nome do Prêmio é uma homenagem a Oswaldo Checchia, um dos fundadores da ABRH-Brasil e grande articulador para o reconhecimento da área de Recursos Humanos como estratégica nas organizações.

 

Assunto: Sem categoria

Tags:

Palestra com Pedro Drevon, ex-aluno de Engenharia da PUC-Rio e CEO da América Latina na The Kraft Heinz Company

Projetos Diálogos apresenta

Palestra com Pedro Drevon –  Presidente da Kraft Heinz América Latina

A Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA/PUC-Rio) em parceria com o IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove, no dia 03 de outubro, às 19h, um encontro com Pedro Drevon, presidente da Kraft Heinz América Latina.

Pedro Drevon, um dos principais líderes de empresas alimentícias do país, foi aluno de engenharia da PUC-Rio e contará seus maiores desafios em toda sua trajetória profissional.

A palestra acontece no auditório do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, na Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea.

As vagas são limitadas e a participação é gratuita.

As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de outubro:

INSCReva-se aqui

Mais informações pelos telefones (21) (21) 2138 9201 | 9200

Assunto: Palestras

Tags:

4 Professores do IAG PUC-Rio recebem bolsa da FAPERJ nos programas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado 2018

No último dia 13, a FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) divulgou o resultado dos programas Cientista do Nosso Estado – CNE (Edital Nº 03/2018) e Jovem Cientista do Nosso Estado – JCNE (Edital Nº 04/2018) – 2018.  Quatro professores do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio receberam a bolsa nos programas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado 2018:

Professor Jorge Brantes Ferreira

Título do Projeto: Difusão de inovações no Estado do Rio de Janeiro

Bolsa programa Jovem Cientista do Nosso Estado 2018 

Professor Jorge Ferreira da Silva

Título do Projeto: Internacionalização de empresas da economia criativa: barreiras, facilitadores e políticas públicas

Bolsa programa Cientista do Nosso Estado

Professor Luiz Eduardo Teixeira Brandão

Título do Projeto: Desenvolvimento de Metodologia para a Avaliação de Projetos Flexíveis de PPP de Infraestrutura em Condições de Incerteza

Bolsa programa Cientista do Nosso Estado 

Professor Marcelo Cabús Klötzle

Título do Projeto: Estimação Conjunta de Preferências ao Risco e Tempo: Um Estudo Econômico-Demográfico no estado do Rio de Janeiro

Bolsa programa Cientista do Nosso Estado

 

 Ao todo, a PUC-Rio recebeu 13 bolsas no programa Jovem Cientista Nosso Estado (JCNE) e 10 bolsas no programa Cientista do Nosso Estado (CNE).

“Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.”

Fonte: FAPERJ – Saiba mais em http://www.faperj.br/?id=3628.2.4

Assunto: Sem categoria

Tags:

2º Encontro de Cultura e Consumo Brasil

O 2º Encontro de Cultura e Consumo Brasil aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro no IAG – Escola de Negócios da PUC -Rio. Em sua segunda edição, a programação envolveu mentorias para mestrandos e doutorandos, reflexões sobre o campo e discussões teóricas a partir da temática: “CCB: como ser relevante no sul global?

Participantes: Professores, pesquisadores e alunos da comunidade de Cultura e Consumo Brasil.

Participações Especiais: Guliz Ger (Bilkent University), Olga Kravets (University of London), Alexandre Faria (FGV/ Lancaster University Management School), Daiane Scaraboto (Pontifical Catholic University of Chile), Bernardo Figueiredo (RMIT University) e Marcia Christina Ferreira (Brunel University London).

O evento foi transmitido ao vivo pela página do IAG PUC-Rio no facebook.

 

Assunto: Sem categoria

Tags:

IAG PUC-Rio promove seminário “Um Olhar 360º sobre a Copa na Rússia

O curso de Gestão de Entretenimento e Marketing no Esporte do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove neste sábado, dia 15 de setembro, às 9h, o seminário “Um olhar 360 sobre a Copa na Rússia”. O evento contará com a participação de especialistas na área do esporte.

Palestrantes

Lucas Faria de Melo

Coordenador de Conteúdo da Viu

“Copa 2018: A explosão de possibilidades no digital”.

Marcos Botelho

Gerente de Produto Esporte no Grupo Globo

“Copa 2018: Por trás das 4 linhas”.

Luís Fernando Santos

Gerente de Marketing de Esporte do Grupo Globo

“Copa 2018: Marcas, comunicação e engajamento”.

Marcelo Barreto

Apresentador no SporTV

“Copa 2018: No olho do furacão”.

Carlos Eduardo Éboli (Mediador)

Âncora do programa ESPORTE S/A – Rádio Glogo

Data: 15/09/2018
Local: R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, RJ
Prédio do IAG PUC-Rio – Auditório (3º Andar)
Início: 09h00
Fim: 12h30

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Assunto: Cursos, Palestras

Tags:

Consórcio Educacional formado pelo IAG PUC-Rio, Vale, Fundação Vale, IBM e Instituto Coca-Cola Brasil oferece curso gratuito sobre diversidade e inclusão para atuais e antigos alunos de pós-graduação

O consórcio educacional formado pelo IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio com as empresas Vale, IBM, Instituto Coca-Cola Brasil e Fundação Vale oferece o curso gratuito Diversidade e inclusão: conexões com o mundo do trabalho  aos antigos e atuais alunos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado em Administração de Empresas) e de pós-graduação lato sensu (MBA) do IAG PUC-Rio.

Como aluno da Escola de Negócios da PUC-Rio, eleita a melhor universidade privada do Brasil (segundo o Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings 2018), você está convidado a participar deste programa em linha com a atuação de grandes empresas do mercado, que enriquecerá ainda mais seu currículo e sua carreira.

O curso visa estimular o intercâmbio entre os conceitos acadêmicos e os desafios e experiências práticas dos negócios, envolvendo os alunos de pós-graduação do IAG PUC-Rio e os profissionais das empresas parceiras.

O conteúdo do programa abordará questões relativas aos Direitos Humanos, os objetivos do desenvolvimento sustentável, as conexões com o mundo do trabalho, os desafios da inclusão e as dimensões da diversidade com maior foco em temáticas como gênero, raça, PCD e LGBTQ+, na edição 2018 do projeto.

Sobre o programa, dias e horário das aulas

As aulas ocorrerão às sextas-feiras e aos sábados (exceto na última semana, quando as aulas serão na quinta-feira e na sexta-feira), com intervalo de uma hora para almoço.

24 e 25 de agosto (sexta de 9h às 18h e sábado de 9h às 16h);

21 e 22/09 (sexta de 9h às 18h e sábado de 9h às 16h);

25 e 26/10 (quinta de 9h às 18h e sexta de 9h às 13h30).

Público-alvo

Aberto para antigos e atuais alunos do IAG PUC-Rio e funcionários das empresas parceiras.

Conteúdo programático

O curso é estruturado em módulos, com um total de 40 horas, abrangendo o conteúdo a seguir:

Disciplinas Carga horária (40h)
Aula inaugural 2h
Fundamentos dos Direitos Humanos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 6h
Conceitos e Fundamentos de Diversidade e Inclusão 6h
Conexões com o Mundo do Trabalho e os Viéses Inconscientes 6h
Dimensões da Diversidade: Gênero 4h
Dimensões da Diversidade: Raça 4h
Dimensões da Diversidade: PCDs (Pessoas com Deficiência) 4h
Dimensões da Diversidade: LGBTQ+ 4h
Encerramento: apresentação dos projetos relacionados aos desafios da Diversidade e Inclusão 4h

 

Esta é uma excelente oportunidade para renovar ou aprofundar conhecimentos, a fim de ampliar o potencial de influência, proposição, propagação e aceleração da capacidade de mobilização e ação em relação a essa temática, com um enfoque aplicado aos desafios das organizações e suas conexões.

O curso é inteiramente grátis para os alunos de pós-graduação do IAG PUC-Rio.

Inscrições

Os interessados devem entrar no link https://siga.iag.puc-rio.br/inscricao-consorcio-educacional e se inscrever até o dia 20/08/2018 para participar do processo seletivo. 

 

Delegação da HEIG-VD no IAG PUC-Rio

Uma turma da HEIG-VD (Haute Ecole d’Ingénierie et de Gestion du Canton de Vaud), Escola Superior de Engenharia e Gestão em Canton de Vaud, na Suíça, esteve no Brasil durante as duas primeiras semanas do mês de julho para a II Summer University sobre Recursos Humanos, realizada em cooperação com o Insper.

Na primeira semana, em São Paulo, o grupo participou de um curso e realizou visitas técnicas ao banco Bradesco e à Unilever. Na segunda semana, a swissnex Brazil e o IAG – Escola de Negócios da PUC-Rioprepararam uma recepção para a delegação, organizando um debate sobre o gerenciamento de RH no Brasil.

Uma excelente oportunidade para aproximar a PUC-Rio e jovens pesquisadores suíços.

Assunto: Sem categoria

Tags:

PUC-Rio está entre as dez principais instituições de ensino e pesquisa da América Latina e ocupa o primeiro lugar entre as universidades privadas do país no THE Latin American University Rankings 2018

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) reafirma seu destaque no Times Higher Education Latin America University Rankings  ao obter a sétima colocação geral, na avaliação de 2018, no ranking das melhores instituições da América Latina e Caribe. A Universidade subiu duas posições na avaliação latino-americana em relação ao ano anterior. O resultado coloca a PUC-Rio como a quarta melhor entre as universidades nacionais e como a primeira entre as instituições privadas do Brasil. Ao todo, foram avaliadas 129 universidades de dez países da América Latina e Caribe.

A PUC-Rio é também líder do País nos indicadores Internacionalização e Parceria com a Indústria (industry income), sendo a vice-líder da América Latina. Referência em rankings universitários no contexto mundial, o instituto inglês Times Higher Education avalia as principais áreas de atuação das universidades – Ensino, Pesquisa, Internacionalização e Parceira com a Indústria. São 13 indicadores de performance que cobrem todas as áreas do estudo universitário.
Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., destacou a importância da PUC estar no ranking. Foto: Thaiane Vieira

 

O presidente da Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., afirmou que a Universidade sempre esteve presente nos rankings da instituição e tem melhorado a média no decorrer dos anos. Por isso, ele atribui o resultado da PUC-Rio à excelência acadêmica e à tradição.

— Quando comparamos com a América Latina, o Brasil está muito bem no mapa, seis das dez primeiras universidades são brasileiras. Eles avaliam principalmente pós-graduação, com ênfase nos cursos de doutorado. Eu vejo aqui na PUC que os alunos gostam da Universidade e estão muito satisfeitos.

Para o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., a presença da instituição no ranking mostra o trabalho desenvolvido pelo corpo discente e docente para colocar a Universidade como referência internacional em qualidade de ensino e pesquisa.

– O resultado mostra que precisamos priorizar a profundidade do pensamento e do humanismo nas universidades, sobretudo em uma sociedade marcada pelas soluções rápidas e superficiais.

A íntegra dos resultados pode ser acessada em: https://goo.gl/sUT271

Fonte: Renata Ratton – Assessora de Comunicação – Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio e O Globo

http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=9561&sid=29

https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-tem-seis-universidades-na-lista-das-dez-melhores-da-america-latina-22899501

Assunto: Institucional

Tags:

IAG – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUC-RIO PROMOVE ENCONTROS ABERTOS AO PÚBLICO DE APRESENTAÇÃO DA OITAVA EDIÇÃO DO MBA ATLÂNTICO

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove uma série de encontros abertos ao público de apresentação da oitava edição do MBA Atlântico, que terá início em janeiro de 2019, na cidade do Porto, em Portugal. O período letivo é dividido em três trimestres, um em cada uma das universidades católicas sediadas no Porto, Portugal (Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa no Porto), Luanda, Angola (Universidade Católica de Angola) e Rio de Janeiro, Brasil (PUC-Rio). O curso conta com um programa de bolsas de estudos e tem duração de nove meses.

Evento

O evento de apresentação da oitava edição do MBA Atlântico será realizado em quatro opções de data e horário, com o objetivo de atender às possibilidades de agenda dos candidatos e demais interessados: 28 de maio, às 18h, 29 de maio, às 9h, 29 de maio, às 19h e 30 de maio, às 9h. É necessário inscrever-se somente uma vez no dia escolhido. Os links de inscrição encontram-se no fim da página. Todas as reuniões contarão com a presença da professora portuguesa Ana Côrte-Real, especialista em marketing para crianças e diretora científica do MBA Atlântico na Católica Porto Business School.

Público-alvo

O MBA Atlântico é destinado a profissionais com diferentes formações e níveis de experiência, que desejem integrar uma rede econômica internacional.

Este é um projeto de um MBA de referência, ligando três continentes (África, América do Sul e Europa) e ancorado nos países de expressão portuguesa, com vista à construção de uma rede de gestores internacionais que escolhem o mundo da língua portuguesa como veículo de afirmação e concorrência à escala global.

Ana Côrte-Real

PhD em Marketing pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, tem Mestrado em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e Licenciatura em Gestão. Ana é Associate Dean na Católica Porto Business School, professora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa e coordenadora científica da área de marketing e do MBA Atlântico.

Especialista em marketing para crianças, Ana é reconhecida internacionalmente pela tese A Atitude das Crianças Face às Mascotes das Marcas. Ao todo, 1300 crianças portuguesas foram ouvidas sobre o impacto que personagens que representam as marcas exercem sobre elas. A partir do sucesso do trabalho, Ana Côrte-Real se tornou consultora para agências de marketing e publicidade e para empresas. “O principal problema na comunicação das marcas para crianças está no fato delas buscarem os pais e não os filhos que, cada vez mais, são quem realmente decide o que será comprado”.

Uma das coordenadoras do MBA Atlântico que, no Brasil, tem a PUC-Rio como parceira, Ana Côrte-Real destaca que o curso é uma verdadeira rede de diplomacia econômica, unindo os países de expressão portuguesa. A missão, segundo a professora, é formar gestores voltados para a internacionalização através do espaço da Língua Portuguesa. É um MBA que junta na mesma turma alunos de Portugal, Angola, Brasil e Moçambique que vivenciam, in loco, as diferentes realidades econômicas, sociais e culturais em Luanda, no Rio e no Porto. “A Católica Porto Business School é totalmente focada no mundo real que é hoje global. Estudamos casos de empresas de todos os setores. Neste sentido somos flexíveis, customizados e eficazes nas nossas abordagens”, explica Ana Côrte-Real. A professora lembra que os alunos lidam com pressões, conflitos, desenvolvem o espírito de liderança e aprendem a trabalhar em equipe.

Como funciona?

No MBA Atlântico, os alunos frequentam o programa em regime full time, residindo um trimestre em cada um dos países participantes, beneficiando de uma formação mais abrangente. Sempre que os alunos estão fora do país de origem, as despesas com hospedagem e viagens aéreas de ligação são organizadas pelo programa.

Serviço

Apresentação da 8ª Edição do MBA Atlântico

Data e horário dos encontros:

28 de maio, às 18h – Auditório do IAG: https://siga.iag.puc-rio.br/evento/inscricao/create?evento_id=47
29 de maio, às 9h – Sala 01 do IAG: https://siga.iag.puc-rio.br/evento/inscricao/create?evento_id=48
29 de maio, às 19h – Auditório do IAG: https://siga.iag.puc-rio.br/evento/inscricao/create?evento_id=49
30 de maio, às 9h – Auditório do IAG: https://siga.iag.puc-rio.br/evento/inscricao/create?evento_id=50

Local: IAG  – Escola de Negócios da PUC-Rio

Endereço:  Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900, Rio de Janeiro / RJ – Brasil

Evento gratuito e aberto ao público

Vagas limitadas

Dúvidas: (21) 2138-9231 ou comunicacao@iag.puc-rio.br

Mais informações sobre o curso: http://www.mbaatlantico.com/mba-atlantico 

Assunto: Carreira, Cursos, MBA

Tags:

Câmara dos Deputados promove audiência pública para debater tecnologia do bitcoin na PUC-Rio

Dentre as principais inovações trazidas pelo bitcoin, está a rede blockchain e seu potencial de atuar como mecanismo de confiança digital descentralizado.

Diante desse cenário, a Câmara dos Deputados, por iniciativa do Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Otavio Leite (PSDB), realizará uma audiência pública sobre o tema no campus da PUC-Rio, na Gávea, no auditório do Rio DataCentro (RDC) dentro da Universidade, no dia 25 de maio de 2018 (sexta-feira), às 9h30.

O painel irá debater o protocolo de confiança digital blockchain, seu uso na gestão pública, no desenvolvimento econômico e no combate à corrupção.

Na ocasião, estarão presentes representantes do Poder Público e de organizações da sociedade civil.

As inscrições são gratuitas, estão abertas ao público e devem ser feitas por este link: http://bit.ly/AudienciaPublicaNaPUCRio

As vagas são limitadas a 100 lugares.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Bitcoin, Blockchain e o movimento libertário

Uma das primeiras comunidades a abraçar a promessa do bitcoin de se estabelecer como uma moeda digital, sem controle estatal, foi o movimento libertário norte-americano.

Em sequência, grupos e entidades libertárias de todo o mundo decidiram propagar a moeda, que se difundiu e multiplicou de valor.

No Brasil, um dos primeiros entusiastas da moeda foi o youtuber Dâniel Fraga, popular em 2012. Além de anarcocapitalista ferrenho, Fraga protagonizou debates em defesa da criptomoeda enquanto ela ainda valia menos de R$ 500. No momento da publicação desta matéria, cada unidade de bitcoin – que também pode ser comprada parcialmente – está cotada em cerca de R$ 35 mil.

De lá para cá, com o desenvolvimento da moeda, houve o surgimento das primeiras organizações brasileiras especializadas no mercado. Muitas delas passaram a apoiar e patrocinar também organizações liberais.

Recentemente, a Atlas Project – que possui uma plataforma automatizada que ajuda a render bitcoins – foi uma dos patrocinadores do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. A FoxBit, corretora de bitcoins, também tornou-se uma das patrocinadoras das recentes conferências regionais do Students for Liberty Brasil.

 

Assunto: IAG na mídia, Palestras

Tags:

Cadastro

Receba as últimas novidades do IAG

Topo