Notícias

Últimas novidades sobre o IAG

Consórcio Educacional formado pelo IAG PUC-Rio, Vale, Fundação Vale, IBM e Instituto Coca-Cola Brasil oferece curso gratuito sobre diversidade e inclusão para atuais e antigos alunos de pós-graduação

O consórcio educacional formado pelo IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio com as empresas Vale, IBM, Instituto Coca-Cola Brasil e Fundação Vale oferece o curso gratuito Diversidade e inclusão: conexões com o mundo do trabalho  aos antigos e atuais alunos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado em Administração de Empresas) e de pós-graduação lato sensu (MBA) do IAG PUC-Rio.

Como aluno da Escola de Negócios da PUC-Rio, eleita a melhor universidade privada do Brasil (segundo o Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings 2018), você está convidado a participar deste programa em linha com a atuação de grandes empresas do mercado, que enriquecerá ainda mais seu currículo e sua carreira.

O curso visa estimular o intercâmbio entre os conceitos acadêmicos e os desafios e experiências práticas dos negócios, envolvendo os alunos de pós-graduação do IAG PUC-Rio e os profissionais das empresas parceiras.

O conteúdo do programa abordará questões relativas aos Direitos Humanos, os objetivos do desenvolvimento sustentável, as conexões com o mundo do trabalho, os desafios da inclusão e as dimensões da diversidade com maior foco em temáticas como gênero, raça, PCD e LGBTQ+, na edição 2018 do projeto.

Sobre o programa, dias e horário das aulas

As aulas ocorrerão às sextas-feiras e aos sábados (exceto na última semana, quando as aulas serão na quinta-feira e na sexta-feira), com intervalo de uma hora para almoço.

24 e 25 de agosto (sexta de 9h às 18h e sábado de 9h às 16h);

21 e 22/09 (sexta de 9h às 18h e sábado de 9h às 16h);

25 e 26/10 (quinta de 9h às 18h e sexta de 9h às 13h30).

Público-alvo

Aberto para antigos e atuais alunos do IAG PUC-Rio e funcionários das empresas parceiras.

Conteúdo programático

O curso é estruturado em módulos, com um total de 40 horas, abrangendo o conteúdo a seguir:

Disciplinas Carga horária (40h)
Aula inaugural 2h
Fundamentos dos Direitos Humanos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 6h
Conceitos e Fundamentos de Diversidade e Inclusão 6h
Conexões com o Mundo do Trabalho e os Viéses Inconscientes 6h
Dimensões da Diversidade: Gênero 4h
Dimensões da Diversidade: Raça 4h
Dimensões da Diversidade: PCDs (Pessoas com Deficiência) 4h
Dimensões da Diversidade: LGBTQ+ 4h
Encerramento: apresentação dos projetos relacionados aos desafios da Diversidade e Inclusão 4h

 

Esta é uma excelente oportunidade para renovar ou aprofundar conhecimentos, a fim de ampliar o potencial de influência, proposição, propagação e aceleração da capacidade de mobilização e ação em relação a essa temática, com um enfoque aplicado aos desafios das organizações e suas conexões.

O curso é inteiramente grátis para os alunos de pós-graduação do IAG PUC-Rio.

Inscrições

Os interessados devem entrar no link https://siga.iag.puc-rio.br/inscricao-consorcio-educacional e se inscrever até o dia 20/08/2018 para participar do processo seletivo. 

 

Delegação da HEIG-VD no IAG PUC-Rio

Uma turma da HEIG-VD (Haute Ecole d’Ingénierie et de Gestion du Canton de Vaud), Escola Superior de Engenharia e Gestão em Canton de Vaud, na Suíça, esteve no Brasil durante as duas primeiras semanas do mês de julho para a II Summer University sobre Recursos Humanos, realizada em cooperação com o Insper.

Na primeira semana, em São Paulo, o grupo participou de um curso e realizou visitas técnicas ao banco Bradesco e à Unilever. Na segunda semana, a swissnex Brazil e o IAG – Escola de Negócios da PUC-Rioprepararam uma recepção para a delegação, organizando um debate sobre o gerenciamento de RH no Brasil.

Uma excelente oportunidade para aproximar a PUC-Rio e jovens pesquisadores suíços.

Assunto: Sem categoria

Tags:

PUC-Rio está entre as dez principais instituições de ensino e pesquisa da América Latina e ocupa o primeiro lugar entre as universidades privadas do país no THE Latin American University Rankings 2018

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) reafirma seu destaque no Times Higher Education Latin America University Rankings  ao obter a sétima colocação geral, na avaliação de 2018, no ranking das melhores instituições da América Latina e Caribe. A Universidade subiu duas posições na avaliação latino-americana em relação ao ano anterior. O resultado coloca a PUC-Rio como a quarta melhor entre as universidades nacionais e como a primeira entre as instituições privadas do Brasil. Ao todo, foram avaliadas 129 universidades de dez países da América Latina e Caribe.

A PUC-Rio é também líder do País nos indicadores Internacionalização e Parceria com a Indústria (industry income), sendo a vice-líder da América Latina. Referência em rankings universitários no contexto mundial, o instituto inglês Times Higher Education avalia as principais áreas de atuação das universidades – Ensino, Pesquisa, Internacionalização e Parceira com a Indústria. São 13 indicadores de performance que cobrem todas as áreas do estudo universitário.
Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., destacou a importância da PUC estar no ranking. Foto: Thaiane Vieira

 

O presidente da Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., afirmou que a Universidade sempre esteve presente nos rankings da instituição e tem melhorado a média no decorrer dos anos. Por isso, ele atribui o resultado da PUC-Rio à excelência acadêmica e à tradição.

— Quando comparamos com a América Latina, o Brasil está muito bem no mapa, seis das dez primeiras universidades são brasileiras. Eles avaliam principalmente pós-graduação, com ênfase nos cursos de doutorado. Eu vejo aqui na PUC que os alunos gostam da Universidade e estão muito satisfeitos.

Para o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., a presença da instituição no ranking mostra o trabalho desenvolvido pelo corpo discente e docente para colocar a Universidade como referência internacional em qualidade de ensino e pesquisa.

– O resultado mostra que precisamos priorizar a profundidade do pensamento e do humanismo nas universidades, sobretudo em uma sociedade marcada pelas soluções rápidas e superficiais.

A íntegra dos resultados pode ser acessada em: https://goo.gl/sUT271

Fonte: Renata Ratton – Assessora de Comunicação – Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio e O Globo

http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=9561&sid=29

https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-tem-seis-universidades-na-lista-das-dez-melhores-da-america-latina-22899501

Assunto: Institucional

Tags:

IAG – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUC-RIO PROMOVE ENCONTROS ABERTOS AO PÚBLICO DE APRESENTAÇÃO DA OITAVA EDIÇÃO DO MBA ATLÂNTICO

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove uma série de encontros abertos ao público de apresentação da oitava edição do MBA Atlântico, que terá início em janeiro de 2019, na cidade do Porto, em Portugal. O período letivo é dividido em três trimestres, um em cada uma das universidades católicas sediadas no Porto, Portugal (Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa no Porto), Luanda, Angola (Universidade Católica de Angola) e Rio de Janeiro, Brasil (PUC-Rio). O curso conta com um programa de bolsas de estudos e tem duração de nove meses.

Evento

O evento de apresentação da oitava edição do MBA Atlântico será realizado em quatro opções de data e horário, com o objetivo de atender às possibilidades de agenda dos candidatos e demais interessados: 28 de maio, às 18h, 29 de maio, às 9h, 29 de maio, às 19h e 30 de maio, às 9h. É necessário inscrever-se somente uma vez no dia escolhido. Os links de inscrição encontram-se no fim da página. Todas as reuniões contarão com a presença da professora portuguesa Ana Côrte-Real, especialista em marketing para crianças e diretora científica do MBA Atlântico na Católica Porto Business School.

Público-alvo

O MBA Atlântico é destinado a profissionais com diferentes formações e níveis de experiência, que desejem integrar uma rede econômica internacional.

Este é um projeto de um MBA de referência, ligando três continentes (África, América do Sul e Europa) e ancorado nos países de expressão portuguesa, com vista à construção de uma rede de gestores internacionais que escolhem o mundo da língua portuguesa como veículo de afirmação e concorrência à escala global.

Ana Côrte-Real

PhD em Marketing pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, tem Mestrado em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e Licenciatura em Gestão. Ana é Associate Dean na Católica Porto Business School, professora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa e coordenadora científica da área de marketing e do MBA Atlântico.

Especialista em marketing para crianças, Ana é reconhecida internacionalmente pela tese A Atitude das Crianças Face às Mascotes das Marcas. Ao todo, 1300 crianças portuguesas foram ouvidas sobre o impacto que personagens que representam as marcas exercem sobre elas. A partir do sucesso do trabalho, Ana Côrte-Real se tornou consultora para agências de marketing e publicidade e para empresas. “O principal problema na comunicação das marcas para crianças está no fato delas buscarem os pais e não os filhos que, cada vez mais, são quem realmente decide o que será comprado”.

Uma das coordenadoras do MBA Atlântico que, no Brasil, tem a PUC-Rio como parceira, Ana Côrte-Real destaca que o curso é uma verdadeira rede de diplomacia econômica, unindo os países de expressão portuguesa. A missão, segundo a professora, é formar gestores voltados para a internacionalização através do espaço da Língua Portuguesa. É um MBA que junta na mesma turma alunos de Portugal, Angola, Brasil e Moçambique que vivenciam, in loco, as diferentes realidades econômicas, sociais e culturais em Luanda, no Rio e no Porto. “A Católica Porto Business School é totalmente focada no mundo real que é hoje global. Estudamos casos de empresas de todos os setores. Neste sentido somos flexíveis, customizados e eficazes nas nossas abordagens”, explica Ana Côrte-Real. A professora lembra que os alunos lidam com pressões, conflitos, desenvolvem o espírito de liderança e aprendem a trabalhar em equipe.

Como funciona?

No MBA Atlântico, os alunos frequentam o programa em regime full time, residindo um trimestre em cada um dos países participantes, beneficiando de uma formação mais abrangente. Sempre que os alunos estão fora do país de origem, as despesas com hospedagem e viagens aéreas de ligação são organizadas pelo programa.

Serviço

Apresentação da 8ª Edição do MBA Atlântico

Data e horário dos encontros:

28 de maio, às 18h – Auditório do IAG: https://siga.iag.puc-rio.br/evento/inscricao/create?evento_id=47
29 de maio, às 9h – Sala 01 do IAG: https://siga.iag.puc-rio.br/evento/inscricao/create?evento_id=48
29 de maio, às 19h – Auditório do IAG: https://siga.iag.puc-rio.br/evento/inscricao/create?evento_id=49
30 de maio, às 9h – Auditório do IAG: https://siga.iag.puc-rio.br/evento/inscricao/create?evento_id=50

Local: IAG  – Escola de Negócios da PUC-Rio

Endereço:  Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900, Rio de Janeiro / RJ – Brasil

Evento gratuito e aberto ao público

Vagas limitadas

Dúvidas: (21) 2138-9231 ou comunicacao@iag.puc-rio.br

Mais informações sobre o curso: http://www.mbaatlantico.com/mba-atlantico 

Assunto: Carreira, Cursos, MBA

Tags:

Câmara dos Deputados promove audiência pública para debater tecnologia do bitcoin na PUC-Rio

Dentre as principais inovações trazidas pelo bitcoin, está a rede blockchain e seu potencial de atuar como mecanismo de confiança digital descentralizado.

Diante desse cenário, a Câmara dos Deputados, por iniciativa do Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Otavio Leite (PSDB), realizará uma audiência pública sobre o tema no campus da PUC-Rio, na Gávea, no auditório do Rio DataCentro (RDC) dentro da Universidade, no dia 25 de maio de 2018 (sexta-feira), às 9h30.

O painel irá debater o protocolo de confiança digital blockchain, seu uso na gestão pública, no desenvolvimento econômico e no combate à corrupção.

Na ocasião, estarão presentes representantes do Poder Público e de organizações da sociedade civil.

As inscrições são gratuitas, estão abertas ao público e devem ser feitas por este link: http://bit.ly/AudienciaPublicaNaPUCRio

As vagas são limitadas a 100 lugares.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Bitcoin, Blockchain e o movimento libertário

Uma das primeiras comunidades a abraçar a promessa do bitcoin de se estabelecer como uma moeda digital, sem controle estatal, foi o movimento libertário norte-americano.

Em sequência, grupos e entidades libertárias de todo o mundo decidiram propagar a moeda, que se difundiu e multiplicou de valor.

No Brasil, um dos primeiros entusiastas da moeda foi o youtuber Dâniel Fraga, popular em 2012. Além de anarcocapitalista ferrenho, Fraga protagonizou debates em defesa da criptomoeda enquanto ela ainda valia menos de R$ 500. No momento da publicação desta matéria, cada unidade de bitcoin – que também pode ser comprada parcialmente – está cotada em cerca de R$ 35 mil.

De lá para cá, com o desenvolvimento da moeda, houve o surgimento das primeiras organizações brasileiras especializadas no mercado. Muitas delas passaram a apoiar e patrocinar também organizações liberais.

Recentemente, a Atlas Project – que possui uma plataforma automatizada que ajuda a render bitcoins – foi uma dos patrocinadores do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. A FoxBit, corretora de bitcoins, também tornou-se uma das patrocinadoras das recentes conferências regionais do Students for Liberty Brasil.

 

Assunto: IAG na mídia, Palestras

Tags:

Working paper dos professores do IAG PUC-Rio Marcelo Cabús Klötzle e Antonio Carlos Figueiredo Pinto vence Prêmio de Melhores Trabalhos para Discussão do Banco Central do Brasil 2018 em Economia

O working paper Estimating the Credibility of Brazilian Monetary Policy using Forward Measures and a State-Space Model, de co-autoria do professor Marcelo Cabus Klötzle (coordenador do MBA em Gestão de Investimentos) e do professor Antonio Carlos Figueiredo Pinto (coordenador do MBA em Finanças Corporativas) do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio foi o vencedor do Prêmio de Melhores Trabalhos para Discussão do Banco Central do Brasil – Edição 2018, na categoria Economia.

A premiação tem a finalidade de estimular a produção e reconhecer a qualidade dos trabalhos técnicos dos servidores do Banco Central do Brasil (BCB) nas áreas de atuação da instituição.

O estudo de autoria de Flávio de Freitas Val, Wagner Piazza Gaglianone, Marcelo Cabús Klötzle e Antonio Carlos Figueiredo Pinto tem como objetivo estimar a credibilidade da política monetária do BCB no período de janeiro de 2006 até julho de 2017 utilizando um filtro de Kalman com base em duas medidas de expectativas de inflação (inflação implícita e pesquisa Focus) em um horizonte de projeção de médio/longo prazo. Os resultados indicam quatro mudanças na credibilidade baseada em inflação implícita: (i) queda em meados de 2008, durante a crise hipotecária nos EUA; (ii) relativa estabilidade desde o início de 2009 até meados de 2015; (iii) forte queda ao final de 2015; e (iv) recuperação desde meados de 2016 até meados de 2017 (final da amostra). A credibilidade baseada na pesquisa Focus apresenta um comportamento mais regular, refletindo o grau de ancoragem das expectativas de inflação da pesquisa Focus no horizonte de projeção considerado. Adicionalmente, ao associar credibilidade com variáveis macroeconômicas e financeiras, os resultados indicam que a credibilidade é relativamente persistente e aparentemente não é influenciada por movimentos de curto-prazo das referidas variáveis.

O regulamento e a publicação completa estão disponíveis em: http://www.bcb.gov.br/pec/wps/port/premio.asp?idpai=TRABDISC

Assunto: IAG na mídia, MBA, clipping

Tags:

IAG PUC-Rio recebe o I UNIVERSIDIA PMI RIO, evento gratuito sobre gerenciamento de projetos voltado para o público universitário

O I UNIVERSIDIA PMI Rio e IAG PUC-Rio é um evento promovido pelo PMI Rio de Janeiro em parceria com o IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio e tem como objetivo levar conhecimentos de gerenciamento de projetos a estudantes. É voltado exclusivamente para o público universitário e conta com uma agenda de palestras direcionadas para profissionais juniores e  estudantes de graduação e pós-graduação em Administração ou Projetos.

Data: 27/11/2017
Local: R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, RJ
Prédio do IAG PUC-Rio – Auditório (3º Andar)
Início: 14h30
Fim: 21h15

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Objetivos do evento:

  • Promover a disseminação de melhores práticas em gerenciamento de projetos por meio de apresentações de casos de sucesso e palestras com temas correlatos;
  • Promover o intercâmbio profissional de diversas áreas em que se apliquem os padrões, metodologias e boas práticas de gerenciamento de projetos;
  • Promover a presença de palestrantes e de personalidades de instituições com atuação em todo o Brasil.

O evento será oferecido em duas etapas no dia 27/11, a saber:

  • À TARDE: para quem estuda e trabalha de manhã ou à noite;
  • À NOITE: para quem pode participar somente à noite.

ATENÇÃO: Somente será permitida uma inscrição por turno. Caso o participante esteja inscrito nos dois turnos de palestras, a inscrição estará inválida.

Prazo para inscrição: até 23/11 (quinta-feira).

Evento gratuito, vagas limitadas sujeitas à lotação do auditório.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

UNIVERSIDIA (TARDE) – 27/11

  • 14h30 – Abertura – PMI Rio
  • 14h40 – Palestra 1 – Carlos Augusto Freitas (Presidente PMI Rio) – As tendências do gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo

Resumo: A definir

Palestrante: Master of Engineering (M.Eng.) em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Presidente do PMI Rio, especialista em PMO e PM, palestrante, pesquisador, professor e autor com larga experiência em gerenciamento de projetos em T.I. (desenvolvimento de sistemas, infraestrutura, CMMi e telecomunicações), setor de óleo e gás, saúde hospitalar, treinamento e educação em gerenciamento de projetos.

  • 15h30 – Palestra 2 – Lelio Varella (PMI Rio) – As competências do gerente de projetos

Resumo: A definir

Palestrante: Especialista em Gerenciamento de Projetos. Certificado PMP. Ex-presidente do PMI Rio. Possui larga e destacada experiência no gerenciamento de projetos de médio e grande porte. Membro da equipe de implantação do escritório de PMO da Star Alliance.

  • 16h30 – Palestra 3 – Prof. Marcos Rego (IAG PUC-Rio) – O megaprojeto Rio 2016 sob a perspectiva da mídia

Resumo: Uma análise do impacto dos eventos ocorridos durante a Rio 2016 na perspectiva de 4 veículos da mídia de massa: The New York Times, The Guardia, Folha de São Paulo e O Globo. A estrutura de governança do projeto, os eventos inesperados ocorridos (Zika, crise econômica, Problemas na vila Olímpica, doping na Russia, o “affair” Ryan Lochte, entre outros) e seus impactos na mídia.

Palestrante: Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio. É Analista de Ciência e Tecnologia Sênior do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), onde atua como gerente de projetos de alta tecnologia na área de guerra eletrônica. É Project Management Professional (PMP) certificado pelo Project Management Institute (PMI). É professor do Mestrado Executivo da EBAPE/FGV, coordenador acadêmico e professor do MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio. Já atuou como professor em programas de graduação e pós-graduação na Universidade Santa Úrsula, COPPEAD/UFRJ, Universidade Cândido Mendes e na Escola do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

  • 17h – Palestra 4 – Prof. Marcantonio Fabra (IAG PUC-Rio) – Como eliminar barreiras de comunicação em projetos?

Resumo: Atualmente, uns dos principais problemas no gerenciamento de projetos estão associados às falhas na Comunicação. Levando em conta que, segundo o PMI, 90% do tempo de um gerente de projetos é gasto com comunicação, a situação fica ainda mais alarmante.  A efetiva gestão da Comunicação é um grande desafio e requer atenção especial, às barreiras de comunicação.  Saiba quais são os tipos de barreiras de comunicação existentes e ferramentas que podem ser utilizadas para eliminá-las.

Palestrante: Mestre em Logística Empresarial pela PUC-Rio. Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela FGV Rio, é certificado como PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e Master in Project Management pela George Washington University através da ESI. Atualmente é sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 20 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo, IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-Rio, UFRJ, Projectlab e FGV, com 30 anos de experiência acadêmica.

  • 17h30 – Encerramento

 

UNIVERSIDIA (NOITE) – 27/11

  • 18h30 – Abertura – PMI Rio
  • 18h40 – Palestra 1 – Prof. Marcos Rego (IAG PUC-Rio) – O novo MBA em Gerenciamento de Projetos do IAG PUC-Rio.

Resumo: A concepção do novo curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Portfolios e Programas, com novos temas, alinhamento à Sexta Edição do Guia PMBOK e voltado para as expectativas e competências necessárias para os Gerentes de Projeto.

Palestrante: Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio. É Analista de Ciência e Tecnologia Sênior do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), onde atua como gerente de projetos de alta tecnologia na área de guerra eletrônica. É Project Management Professional (PMP) certificado pelo Project Management Institute (PMI). É professor do Mestrado Executivo da EBAPE/FGV, coordenador acadêmico e professor do MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio. Já atuou como professor em programas de graduação e pós-graduação na Universidade Santa Úrsula, COPPEAD/UFRJ, Universidade Cândido Mendes e na Escola do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

  • 19h – Palestra 2 – Carlos Augusto Freitas (Presidente PMI Rio) –  As tendências do gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo

Resumo: A definir

Palestrante: Master of Engineering (M.Eng.) em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Presidente do PMI Rio, especialista em PMO e PM, palestrante, pesquisador, professor e autor com larga experiência em gerenciamento de projetos em T.I. (desenvolvimento de sistemas, infraestrutura, CMMi e telecomunicações), setor de óleo e gás, saúde hospitalar, treinamento e educação em gerenciamento de projetos.

  • 19h30 – Palestra 3 – Lelio Varella (PMI Rio) – As competências do gerente de projetos

Resumo: A definir

Palestrante: Especialista em Gerenciamento de Projetos. Certificado PMP. Ex-presidente do PMI Rio. Possui larga e destacada experiência no gerenciamento de projetos de médio e grande porte. Membro da equipe de implantação do escritório de PMO da Star Alliance.

  • 20h10 – Palestra 4 – Prof.ª Shirley Rocha (IAG PUC-Rio) – Gerenciamento de stakeholders em projetos.

Resumo: O sucesso do projeto está intimamente ligado ao atendimento às expectativas dos stakeholders do projeto. Assim, o gerenciamento dos stakeholders vem ganhando cada vez mais importância e passou a ocupar espaço em todas as fases do projeto. A palestra fornecerá aos participantes um processo de gerenciamento de stakeholders que visa engajar estes para o sucesso do projeto.

Palestrante: Professora do MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio. Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Pós Graduada em Gestão de Negócios e de Tecnologia pelo Instituto Nacional de Tecnologia/UFRJ. Engenheira Química pela UFRJ. Certificação internacional em Project Management Professional (PMP®) pelo PMI (Project Management Institute). Certificação internacional em coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute).

  • 20h45 – Palestra 5 – Prof. Marcantonio Fabra (IAG PUC-Rio) – Como obter lições aprendidas sem stress?

Resumo: Muitos riscos poderiam ser evitados em um projeto se lições aprendidas de projetos anteriores fossem devidamente documentadas. Normalmente não temos tanto problemas em obter as lições aprendidas benéficas que aconteceram nos projetos. Pelos mais variados motivos, o grande problema está em obter as informações das lições aprendidas ruins que aconteceram e afetaram negativamente um projeto. pelos mais variados motivos. Nesta palestra eu mostro como conseguimos documentar os erros de um projeto sem que ninguém seja prejudicado.

Palestrante: Mestre em Logística Empresarial pela PUC-Rio. Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela FGV Rio, é certificado como PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e Master in Project Management pela George Washington University através da ESI. Atualmente é sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 20 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo, IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-Rio, UFRJ, Projectlab e FGV, com 30 anos de experiência acadêmica.

  • 21h15 – Encerramento.

Assunto: Carreira, Palestras

Tags:

Curso gratuito de Advanced Analytics para alunos e antigos alunos de pós-graduação do IAG PUC-Rio

O Consórcio Educacional formado pela Vale, IBM, Deloitte, Accenture e o IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio oferece o curso GRATUITO de Advanced Analytics aos antigos e novos alunos de pós-graduação stricto e lato sensu do IAG PUC-Rio. Como aluno da Escola de Negócios da melhor universidade privada do Brasil (THE World University Rankings 2017), você está convidado a participar deste programa em linha com a atuação de grandes empresas do mercado, que enriquecerá ainda mais seu currículo e sua carreira.

O curso visa estimular o intercâmbio entre os conceitos acadêmicos e os desafios e experiências práticas dos negócios, envolvendo os alunos de pós-graduação da Escola e os técnicos das empresas parceiras. Esta iniciativa busca inserir os participantes nas práticas de tais organizações sobre determinados temas de interesse. Neste primeiro momento, o tema a ser abordado será Advanced Analytics, focalizando técnicas de análise de dados quantitativos em bancos de dados massivos.

As aulas ocorrerão às sextas e aos sábados, durante até quatro finais de semana intercalados, conforme cronograma abaixo.

Aberto para 20 participantes do IAG e 20 de empresas parceiras, o curso é estruturado em dois módulos, com um total de 39 horas, abrangendo o conteúdo a seguir:

DISCIPLINA CH DIA INSTRUTOR
Conceitos e Fundamentos de Analytics 3 h 20/10 VALE
Análise Exploratória, Visualização e Preparação de Dados 6 h 21/10 ACCENTURE
Preparação de Dados 6 h 27/10 e 28/10 DELOITTE
Mineração de Dados 6 h 28/10 e 10/11 IAG PUC-Rio
Modelagem Preditiva / Otimização 6 h 11/10 ACCENTURE
Principais conceitos sobre Big Data 3 h 24/11 IBM
Text Analytics / Análise de Imagens 3 h  

25/11

IBM
Computação Cognitiva 3 h IBM
Dataton 3 h 01/12 Vale

 

Esta é uma excelente oportunidade para a renovação ou o aprofundamento de conhecimentos, com um enfoque aplicado a instituições renomadas do mercado brasileiro.  O curso é inteiramente grátis para os alunos de pós-graduação do IAG PUC-Rio.

Os interessados devem entrar no link https://siga.iag.puc-rio.br/inscricao-consorcio-educacional e se inscrever, até o dia 29/09/2017, para o processo seletivo.

 

Assunto: Carreira, Cursos

Tags:

PUC-Rio está entre as 2% mais conceituadas instituições de ensino superior do mundo, segundo QS World University Rankings 2018

A PUC-Rio reforça sua reputação no cenário mundial com os resultados do QS World University Rankings 2018, divulgados na manhã de hoje, figurando, segundo a empresa londrina, entre as 2% mais bem-conceituadas instituições de ensino superior, das 26 mil existentes ao redor do mundo.

A empresa de consultoria britânica, de Londres, QS – Quacquarelli Symonds – avaliou mais de 4 mil universidades, e mais uma vez, a PUC-Rio se posiciona como líder nacional na internacionalização de seus alunos, sendo a segunda colocada entre as universidades brasileiras na internacionalização do corpo docente.

A Universidade se mantem na quinta colocação entre as instituições brasileiras no ranking mundial e ocupa a quarta colocação nacional nos indicadores Reputação Acadêmica e Reputação no Mercado de Trabalho.

Assunto: PUC-Rio

Tags:

PUC-Rio mantém liderança como a melhor universidade privada do Brasil no THE World University Rankings 2018

Novo ranking das mil melhores universidades do mundo segundo a Times Higher Education (THE) tem, no entanto, 21 instituições brasileiras, contra 27 no ano passado

A revista britânica Times Higher Education (THE) divulgou a nova edição do seu tradicional ranking de universidades, que neste ano classifica as 1000 melhores faculdades de 77 países.

A má notícia para o Brasil é que penas 21 instituições de ensino superior do país entraram para a lista referente a 2018, contra 27 no ano passado.

“É decepcionante que a participação do Brasil entre as principais universidades globais tenha diminuído”, afirma Phil Baty, diretor editorial dos rankings globais da THE. “Os resultados refletem a pressão que as universidades do país sofrem com a crise econômica e a crescente concorrência global no setor”.

Baty também afirma que o Brasil deve garantir a continuidade dos investimentos no ensino superior e “libertar suas instituições da burocracia desnecessária” se quiser expandir seu papel no cenário do ensino superior global.

O mau desempenho da economia cortou verbas do ensino superior e reduziu o salário dos pesquisadores. Este mês, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  anunciou que não tem recursos para pagar bolsas até o final do ano.

Embora o número universidades brasileiras no ranking da THE tenha diminuído, o desempenho daquelas que permanecem continua estável. A exemplo disso, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio permanece mantendo sua posição como a melhor universidade privada do Brasil, na faixa 601 – 800, e se apresenta entre as melhores avaliações brasileiras, como a 9ª colocada na lista das 21 instituições brasileiras presentes no ranking.

A metodologia leva em conta 13 indicadores de desempenho. São avaliadas variáveis como qualidade de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e relevância internacional e proporção de alunos e professores estrangeiros.

Confira a seguir as 21 instituições brasileiras que entraram para o seleto grupo das melhores do planeta, segundo o levantamento:

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
4. Universidade Federal do ABC (UFABC)
5. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
6. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
7. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
8. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)
9. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
10. Universidade Estadual Paulista (UNESP)
11. Universidade de Brasília (UnB)
12. Universidade Federal do Ceará (UFC)
13. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
14. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
15. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
16. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
17. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
18. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
19. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
20. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
21. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

A íntegra dos resultados pode ser consultada aqui: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2018/world-ranking#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats 

Image result for the world university rankings 2018

 

Assunto: Carreira, PUC-Rio

Tags:

Cadastro

Receba as últimas novidades do IAG

Topo