Notícias

Últimas novidades sobre o IAG

IAG PUC-Rio recebe representante do programa Chevening que oferece bolsas de mestrado gratuitas no Reino Unido

Palestra acontece no auditório da Escola de Negócios da PUC-Rio no dia 06 de junho, às 19h

Você sonha em conduzir a sua pesquisa no exterior? O programa Chevening de bolsas de estudo do Governo do Reino Unido receberá a representante Caroline MacDonald, no auditório do prédio do IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio, no dia 06 de junho, às 19h, para falar sobre a concessão de bolsas gratuitas de pós-graduação (mestrado) de um ano em qualquer universidade do Reino Unido (incluindo Cambridge e Oxford) a estudantes estrangeiros de vários países e áreas de conhecimento, financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (Foreign and Commonwealth Office – FCO) e organizações parceiras.

As candidaturas para as bolsas 2018/2019 serão abertas em agosto de 2017 e estudantes de qualquer área do conhecimento podem se inscrever.

O valor das bolsas inclui o pagamento de todas as taxas universitárias e gastos com passagens e visto, além de um salário mensal durante a duração do programa. O objetivo é formar potenciais líderes, influenciadores, tomadores de decisão e formadores de opinião em todas as áreas do conhecimento. É uma oportunidade única para talentos de todo o mundo se desenvolverem profissional e academicamente.

As bolsas de estudo são dirigidas a jovens profissionais, que desejem cursar um mestrado de um ano, com perfis de líderes estabelecidos ou emergentes, em posição de destaque em uma variedade de áreas, incluindo política, governo, negócios, meios de comunicação, meio ambiente e sociedade civil. No entanto, priorizam inscrições de candidatos que queiram fazer pós-graduação nas áreas de negócios, administração e relações internacionais.

É necessário comprovar domínio da língua inglesa (os interessados devem completar um teste de exigência mínima na língua inglesa). O formulário de inscrição pede que sejam recomendadas duas pessoas como referência e o processo de seleção inclui as entrevistas que serão conduzidas ao longo do processo.

Mais informações estão disponíveis na página do programa http://www.chevening.org/fellowships/Brazil ou em http://docplayer.com.br/9935955-Chevening-scholarships.html.

SERVIÇO:

Palestra Chevening Programme no IAG PUC-Rio

Inscrições: bit.ly/CheveningNoIAG

Data: 06/06/2017

Horário: 19h

Local: Prédio do IAG PUC-Rio (Auditório – 3º Andar)
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ, CEP: 22451-900

Assunto: Palestras

Tags:

Seleção para professor do quadro principal – Finanças

O Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro realizará seleção para a contratação de um (1) professor em regime de tempo integral e dedicação exclusiva na área de Finanças para atuar na linha de Finanças Corporativas e/ou Investimentos para admissão em março/2018.

1. Requisitos para a inscrição:

• Possuir título de Doutor, preferencialmente em Administração ou áreas afins, obtido em universidade reconhecida no Brasil ou no exterior ou estar com conclusão de curso de doutorado prevista para data anterior à realização da seleção;
o Será dada preferência a doutores oriundos de programas externos à PUC-Rio;
o Candidatos com Doutorado pela PUC-Rio poderão ser considerados, desde que comprovem o exercício, em alto nível, de docência e pesquisa em universidades do Brasil ou do exterior;
• Apresentar domínio da língua inglesa;
• Apresentar um projeto de pesquisa.

2. Requisitos para a vaga de professor de tempo integral e dedicação exclusiva no Departamento de Administração:

• Capacidade e disponibilidade para atuar no conjunto de atividades do Departamento de Administração: lecionar disciplinas nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação; orientar alunos; conduzir pesquisa em sua área de especialização; participar de reuniões colegiadas; e exercer atividades administrativas;
• Apresentar produção científica compatível com os anos de doutoramento, publicada em periódicos nacionais e internacionais de comprovada relevância na área, bem como capacidade para desenvolver pesquisa de forma independente;
• Ter inserção nas comunidades acadêmicas da área (nacional e internacional), com participação em grupos de pesquisa, eventos, congressos, conselhos editoriais ou avaliação de trabalhos;
• Demonstrar capacidade para coordenar projetos de pesquisa formalmente definidos, com orientandos, e de realizar projetos cooperativos com pares na instituição e fora dela, especialmente em instituições internacionais;
• Demonstrar potencial para obter recursos de agências de fomento e de outras fontes, visando o constante aprimoramento das condições da pesquisa e das oportunidades de aprendizado dos alunos;
• Não ter outro vínculo empregatício no momento da assinatura do contrato de trabalho;
• Dedicação exclusiva à PUC-Rio.

3. Etapas do processo seletivo:

Etapa 1 (eliminatória)*:
• Análise dos documentos;
• Avaliação dos trabalhos publicados;
• Avaliação do projeto de pesquisa;
• Avaliação do Curriculum Vitae.

* Essa etapa não requer a presença do candidato.

Etapa 2 (para os candidatos aprovados na primeira etapa):
• Entrevista com a Comissão de Seleção e com professores do Departamento.
• Apresentação de seminário sobre o projeto de pesquisa (em inglês ou em português, a critério da Comissão de Seleção).
• Apresentação de aula didática em nível adequado para os cursos de Graduação (em inglês ou em português, a critério da Comissão de Seleção) em tema da área, escolhido pela Comissão de Seleção e comunicado ao candidato com 48 horas de antecedência.

4. Documentação requerida para inscrição no processo de seleção:

1) Carta de encaminhamento e declaração de interesse, com indicação de possibilidades de inserção nos projetos do Departamento de Administração e sugestão de disciplinas que possa lecionar.

2) Projeto de pesquisa com até 20 páginas, em espaço simples e fonte Times New Roman 12.

3) Curriculum Vitae, modelo Lattes do CNPq, ou em formato livre para candidato estrangeiro.
• Devem estar disponíveis, caso solicitados em etapa posterior do processo, comprovantes de todos os registros do Lattes.

4) Cópia dos diplomas de graduação e de pós-graduação ou certificação oficial de conclusão.

5) Cópia da carteira de identidade ou passaporte, se estrangeiro.

6) Duas cartas de referência.

A documentação completa deve ser apresentada no ato de inscrição, a ser realizada por via eletrônica até o dia 31/08/2017 para o e-mail zeni@iag.puc-rio.br, aos cuidados de Zeni Cassiano, com o assunto “Processo Seletivo IAG”. Em casos excepcionais, o material poderá ser enviado por correio para o endereço:

Departamento de Administração da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
22453-900, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
A/C Zeni Cassiano
+55 (21) 2138-9356

5. Considerações gerais:

A seleção será feita para preenchimento de uma (1) vaga de professor assistente ou associado, para o quadro principal do Departamento de Administração, em regime de 40 horas e dedicação exclusiva. O enquadramento será realizado de acordo com o currículo do professor, a partir da categoria de Professor Assistente Nível 1 até Professor Associado Nível 3.

Todas as informações recebidas dos candidatos ao longo do processo serão tratadas em caráter confidencial, restritas aos membros da Comissão de Seleção e da Comissão Geral do Departamento.

Conforme o Manual de Carreira Docente da PUC-Rio, caso aprovado pela Comissão Geral do Departamento, o currículo do candidato selecionado será submetido às comissões colegiadas da Universidade para aprovação final. A contratação somente ocorrerá após avaliação e aprovação pela Comissão Central de Carreira Docente da PUC-Rio. O candidato selecionado deverá
cumprir um período probatório de três anos, durante o qual terá contrato de professor de vínculo extraordinário.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção. Se julgado pertinente, a Comissão de Seleção consultará a Comissão Geral do Departamento.


O edital da vaga pode ser acessado clicando aqui.

Assunto: Carreira

Tags:

Aluno de doutorado do IAG PUC-Rio recebe prêmio e menção honrosa internacionais

O doutorando Fábio de Oliveira Paula contabilizou, em 2016, um prêmio de melhor artigo no GBATA e uma menção honrosa de seu projeto de tese no Emerald/CLADEA Management Research Fund Award

O aluno de doutorado Fábio de Oliveira Paula fechou 2016 com um saldo positivo no currículo acadêmico. A publicação Strategic Alliances of Leading Shopping Centers in Brazil, também escrita por Fábio Paula, é de autoria principal da doutora pelo IAG PUC-Rio, Renata Maria Gomes, e orientação da professora do IAG PUC-Rio, Teresia Diana Macedo-Soares.

O paper recebeu o prêmio de melhor artigo na GBATA (Global Business and Technology Association) 18th Conference, em Dubai.  O trabalho apresentado no congresso analisa o rápido crescimento de shopping centers no Brasil na última década e apresenta as oportunidades, ameaças, riscos e desafios apresentados neste ambiente desafiador, em uma análise estratégica voltada para o setor.
Leia o artigo aqui.  

Já seu projeto de tese The impact of alliances and internal R&D in firm’s innovation and financial performance, orientado pelo professor do IAG PUC-Rio, Jorge Ferreira, recebeu menção honrosa no Emerald/CLADEA Management Research Fund Award 2016 como highly commended project, certificado e recomendado como um trabalho de alta qualidade pelo Emerald Group Publishing e CLADEA (Conselho Latinoamericano de Escolas de Administração).
Veja a menção honrosa aqui.  

Assunto: Carreira

Tags:

Palestra com professor Danilo Marcondes sobre ética e filosofia marca primeiro encontro do Projeto Diálogos

O evento foi o primeiro de uma série, que tem como objetivo reunir, em mesas-redondas, palestras e workshops, alunos, profissionais e personalidades com atuação relevante dentro e fora do mundo acadêmico a fim de expandir o conhecimento em diversas áreas

O IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio promoveu, no dia 25 de abril,  a palestra Ética no Contexto Brasileiro, uma Perspectiva Histórica ministrada pelo professor Danilo Marcondes, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. O evento aconteceu no auditório da Escola de Negócios da PUC-Rio e fez parte do primeiro encontro do Projeto Diálogos, uma parceria do IAG com a Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA/PUC-Rio).

Danilo Marcondes é professor e coordenador do Projeto Ética e Realidade Atual (ERA) e tem PhD em Filosofia pela University of Saint Andrews (UK). Atualmente, o especialista realiza pesquisas nas áreas de Filosofia Moderna sobre a retomada do ceticismo antigo no período moderno e a filosofia da linguagem com o tema “Por um Método de Análise de Atos de Fala Indiretos”. Danilo Marcondes atua também na área de ética aplicada a partir de palestras e consultorias.

Acompanhe nosso site e nossa página do Facebook e fique por dentro dos próximos eventos:

Assunto: Palestras

Tags:

PUC-Rio entre 100 melhores universidades do mundo em Artes & Design segundo QS World Rankings by Subject 2017

Pela segunda vez, Filosofia está entre os TOP 150

Os campos de conhecimento Artes & Design e Filosofia da PUC-Rio estão, respectivamente, entre os 100 e os 150 melhores do mundo, e são o segundo e o terceiro melhores do Brasil, de acordo com o QS World Rankings by Subject 2017.

Ainda em relação ao cenário brasileiro, Finanças ocupa a segunda posição e Economia e Econometria a terceira, estando este último campo entre os 250 melhores do mundo. Em todos os quatro campos, a PUC-Rio mantém sua tradição como melhor instituição privada do País.

Em 2017, o ranking britânico avaliou mais de 4000 universidades, das quais apenas 1117 foram ranqueadas em 46 campos de conhecimento, divididos em cinco grandes áreas: Artes & Humanidades; Ciências Naturais; Ciências da Vida & Medicina; Ciências Sociais & Gestão (Management); e Gestão e Engenharia & Tecnologia. A Universidade foi classificada em 11 campos do conhecimento.

A metodologia de ranqueamento é baseada em três indicadores: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho e impacto na pesquisa. Os dois primeiros são medidos através da análise de dados coletados em questionários voluntariamente preenchidos por pesquisadores e empregadores. Já o terceiro indicador é obtido pelo cálculo de citações por artigo na base Scopus e do H-index.

As informações completas do QS World Rankings by Subject 2017 estão disponíveis em: www.topuniversities.com.

Assunto: PUC-Rio

Tags:

BRICS Policy Center da PUC-Rio é escolhido, pelo sexto ano consecutivo, um dos melhores Think Tanks do mundo

Global Go To Think Tank Index Report, da Universidade da Pensilvânia, reconhece as importantes contribuições e tendências globais promovidas pelos Think Tanks

O BRICS Policy Center (BPC) da PUC-Rio, administrado pelo Instituto de Relações Internacionais em parceria com a Prefeitura, destaca-se, mais uma vez, no Global Go To Think Tank Index Report, elaborado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e figura entre os melhores Think Tanks do mundo. O relatório reconhece as importantes contribuições e tendências globais promovidas pelos Think Tanks.

Os Think Tanks analisam políticas governamentais, buscam soluções inovadoras para seus impasses e fomentam o conhecimento acadêmico e o debate teórico, criando pontes entre a sociedade e os gestores.

No décimo ano do relatório, o Global Go To Think Tank Index Report avaliou 6.498 instituições. O BRICS Policy Center, um dos 89 brasileiros, conta com as melhores posições das Américas Central e do Sul nas categorias Top Think Tank de Ciência e Tecnologia, Melhor Ideia ou Paradigma desenvolvido por um Think Tank, Melhor Conferência realizada por um Think Tank, Melhor Think Tank Network, Melhor Programa de Pesquisa Transdisciplinar, Melhor uso de Mídias Sociais e Network e, finalmente, na categoria Melhores Think Tanks afiliados à Universidade, em que consta como o único representante brasileiro.

O professor Paulo Esteves, Supervisor Geral do BPC, destacou o fato de o BPC ser o único Think Tank brasileiro presente entre os “Top 10” afiliados a universidades, pela sua própria natureza. Para Esteves, o Think Tank do Centro é “um espaço de pesquisas orientadas à análise e proposição de políticas, mas também um ambiente de ensino-aprendizagem”. Segundo ele, é através da condução de pesquisas, produção de análises, organização de diálogos políticos que os alunos desenvolvem habilidades e competências que terão consequências em suas vidas profissionais.

O relatório completo pode ser acessado em: http://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1011&context=think_tanks

Assunto: PUC-Rio

Tags:

PUC-Rio é terceira do Brasil e líder entre as universidades privadas no UI GreenMetric World University Rankings 2016

Universidade também ocupa o primeiro lugar nacional em políticas sustentáveis de reciclagem, tratamento de lixo e apoio ao transporte sustentável

A PUC-Rio manteve sua posição de liderança entre as universidades privadas brasileiras e é a terceira do país na sexta edição do UI GreenMetric World University Rankings 2016.

O ranking indonésio – preparado pela Universitas Indonesia – avalia, anualmente, o esforço de sustentabilidade de universidades de todo o mundo. Em um universo de 516 instituições participantes em 2016, oriundas de 74 países, a PUC-Rio ocupa 157a colocação, tendo conquistado 35 posições.

Adicionalmente, a análise dos seis indicadores utilizados pelo ranking revela que a PUC-Rio é a líder em políticas sustentáveis de reciclagem e de tratamento de lixo, bem como de apoio ao transporte sustentável.

Os resultados encontram-se em: http://greenmetric.ui.ac.id/overall-ranking-2016/ 

Image result for PUC-Rio é terceira do Brasil e líder entre as universidades privadas no UI GreenMetric World University Rankings 2016

 

Assunto: PUC-Rio

Tags:

IAG PUC-Rio realiza palestra sobre gerenciamento de projetos nesta 5ª feira, 06 de abril

O MBA em Gerenciamento de Projetos do IAG PUC-Rio promove a palestra Tendências e Desafios para os Profissionais de Gerenciamento de Projetos nesta 5ª feira, 06 de abril.

Programação:

  • 19h10 – Abertura do Evento (Prof. Marcos Rego)
  • 19h20 – Oportunidades profissionais em projetos (Carlos Augusto de Freitas, PMI Rio)
  • 20h05 – Intervalo
  • 20h25 – Alinhamento estratégico do gerenciamento de portfólio de projetos (Shirley Rocha Tavares)
  • 20h55 – Princípios de gestão ágil de projetos (Prof. Mauricio Rodrigues) e Design Thinking como ferramenta para projetos (Prof. Felipe Mendes)
  • 21h45 – Encerramento

Para participar, inscreva-se no botão abaixo:

INSCRIÇÕES 

Evento gratuito! Vagas limitadas.

Esta atividade oferece certificado de participação aos concluintes.

Endereço: Auditório do IAG PUC-Rio (3º andar) – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea / RJ

Informações: (21) 2138-9231 e 9232

Assunto: Palestras

Tags:

Presidente do Flamengo lotou o auditório do IAG PUC-Rio em palestra sobre Governança no Futebol

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio recebeu na última terça-feira, 28 de março, o presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, em palestra sobre Governança no Futebol.

A audiência chegou a aproximadamente 500 pessoas , distribuídas entre audiório, foyer e duas salas com transmissão simultânea, todos lotados. Diversos representantes de meios de comunicação e empresas ligadas ao esporte estiveram presentes, como Globo Esporte, América Football Club e Intersport. Além destes, o ex-presidente do time rubro-negro, Helio Ferraz, também compareceu.

Ao final do evento, Bandeira foi homenageado pelo IAG PUC-Rio em agradecimento por compartilhar suas experiências e, assim, contribuir com a disseminação do conhecimento no ambiente acadêmico. Ele ainda sorteou uma camisa oficial do Flamengo para um dos participantes.

A apresentação de slides utilizada durante a palestra está disponível aqui:

SLIDES FLAMENGO

Algumas fotos do evento:

   

Assunto: Palestras

Tags:

IAG PUC-Rio promove workshop gratuito sobre auditoria comercial no sábado, 8 de abril

O IAG PUC-Rio realiza no dia 08 de abril, das 08h30 às 12h30, o workshop Auditoria Comercial que vai preparar você para:

  • Realizar o check-up dos fatores e de cada uma das atividades que impactam e impulsionam diretamente a produtividade na área comercial;
  • Definir o prognóstico com as respectivas ações para cada um dos fatores e atividades analisadas.

Data: 08/04/2017 (Sábado)

Horário: 08h30 – 12h30

Local: IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio | Sala 14

Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro

Palestrantes: Prof. Jorge Duro e Prof. Basilio Castelo Branco

Metodologia: Apresentação estruturada, preenchimento monitorado de ferramentas de diagnóstico, dinâmicas individual e de grupo.

Público-alvo: Profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos quanto à análise das atividades de vendas, como empresários, diretores, gerentes comerciais e responsáveis diretos pelas mudanças a serem implementadas nas empresas em que atuam.

Conteúdo:

Análise Conjuntural:

  • Negócio, mercado atual e tendências;
  • Estratégias e objetivos organizacionais;
  • Vantagens, diferenciais competitivos e principais inovações;
  • Processos de venda e de compra de seus clientes, e distribuição;
  • Principais problemas tecnológicos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e legais.

Auditoria do Modelo Comercial:

  • Políticas e filosofia de atuação da empresa no mercado;
  • Alinhamento das atividades de marketing e vendas;
  • Planejamento existente na área comercial (estratégias, objetivos, metas, planos, segmentação, canais);
  • Processos de vendas, métricas e indicadores;
  • Previsões de vendas e despesas;
  • Nível, tamanho e funcionamento da estrutura atual da força de vendas;
  • Automação comercial e da força de vendas;
  • Sistemas de gestão e supervisão praticados;
  • Fluxos comerciais interdepartamentais;
  • Processos de captação, capacitação, remuneração e retenção da força de vendas;
  • Processos, ferramentas e metodologia de comercialização e atendimento;
  • Desempenho da concorrência;
  • Produtividade atual da força de vendas e a identificação e atendimento das oportunidades;
  • Ações específicas de supervisão e de ações de campo;
  • Análise da carteira de clientes, tratamento de suas informações e ações decorrentes;
  • Satisfação dos clientes / tratamento das reclamações;
  • Treinamento dos gestores comerciais.

Ações e Recomendações:

  • Definir ações e recomendações decorrentes dos resultados obtidos, priorizando as ações a serem implementadas.

Evento gratuito. Vagas limitadas a 30 pessoas!

Para participar, inscreva-se clicando no botão abaixo:

Quero me inscrever!

 

Assunto: Carreira, Cursos, Palestras

Tags:

Cadastro

Receba as últimas novidades do IAG

Topo