Notícias

Últimas novidades sobre o IAG

Palestra com professor Danilo Marcondes: “Ética no Contexto Brasileiro, uma Perspectiva Histórica”

O IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio promove hoje, 25 de abril, às 19h, a palestra “Ética no Contexto Brasileiro, uma Perspectiva Histórica”. O debate será ministrado pelo professor Danilo Marcondes, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. O evento é o primeiro encontro do Projeto Diálogos, uma parceria do IAG com a Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio. A palestra acontece no auditório da Escola de Negócios da PUC-Rio, na Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea.

O professor Danilo Marcondes é coordenador do Projeto Ética e Realidade Atual (ERA) e tem PhD em Filosofia pela University of Saint Andrews (UK).

Atualmente, o especialista realiza pesquisas nas áreas de Filosofia Moderna sobre a retomada do ceticismo antigo no período moderno e a filosofia da linguagem com o tema “Por um Método de Análise de Atos de Fala Indiretos”. Danilo Marcondes atua também na área de ética aplicada a partir de palestras e consultorias.

As inscrições estão encerradas.  Acompanhe nossos eventos pelo site!   

 

 

 

Assunto: PUC-Rio

Tags:

PUC-Rio entre 100 melhores universidades do mundo em Artes & Design segundo QS World Rankings by Subject 2017

Pela segunda vez, Filosofia está entre os TOP 150

Os campos de conhecimento Artes & Design e Filosofia da PUC-Rio estão, respectivamente, entre os 100 e os 150 melhores do mundo, e são o segundo e o terceiro melhores do Brasil, de acordo com o QS World Rankings by Subject 2017.

Ainda em relação ao cenário brasileiro, Finanças ocupa a segunda posição e Economia e Econometria a terceira, estando este último campo entre os 250 melhores do mundo. Em todos os quatro campos, a PUC-Rio mantém sua tradição como melhor instituição privada do País.

Em 2017, o ranking britânico avaliou mais de 4000 universidades, das quais apenas 1117 foram ranqueadas em 46 campos de conhecimento, divididos em cinco grandes áreas: Artes & Humanidades; Ciências Naturais; Ciências da Vida & Medicina; Ciências Sociais & Gestão (Management); e Gestão e Engenharia & Tecnologia. A Universidade foi classificada em 11 campos do conhecimento.

A metodologia de ranqueamento é baseada em três indicadores: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho e impacto na pesquisa. Os dois primeiros são medidos através da análise de dados coletados em questionários voluntariamente preenchidos por pesquisadores e empregadores. Já o terceiro indicador é obtido pelo cálculo de citações por artigo na base Scopus e do H-index.

As informações completas do QS World Rankings by Subject 2017 estão disponíveis em: www.topuniversities.com.

Assunto: PUC-Rio

Tags:

BRICS Policy Center da PUC-Rio é escolhido, pelo sexto ano consecutivo, um dos melhores Think Tanks do mundo

Global Go To Think Tank Index Report, da Universidade da Pensilvânia, reconhece as importantes contribuições e tendências globais promovidas pelos Think Tanks

O BRICS Policy Center (BPC) da PUC-Rio, administrado pelo Instituto de Relações Internacionais em parceria com a Prefeitura, destaca-se, mais uma vez, no Global Go To Think Tank Index Report, elaborado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e figura entre os melhores Think Tanks do mundo. O relatório reconhece as importantes contribuições e tendências globais promovidas pelos Think Tanks.

Os Think Tanks analisam políticas governamentais, buscam soluções inovadoras para seus impasses e fomentam o conhecimento acadêmico e o debate teórico, criando pontes entre a sociedade e os gestores.

No décimo ano do relatório, o Global Go To Think Tank Index Report avaliou 6.498 instituições. O BRICS Policy Center, um dos 89 brasileiros, conta com as melhores posições das Américas Central e do Sul nas categorias Top Think Tank de Ciência e Tecnologia, Melhor Ideia ou Paradigma desenvolvido por um Think Tank, Melhor Conferência realizada por um Think Tank, Melhor Think Tank Network, Melhor Programa de Pesquisa Transdisciplinar, Melhor uso de Mídias Sociais e Network e, finalmente, na categoria Melhores Think Tanks afiliados à Universidade, em que consta como o único representante brasileiro.

O professor Paulo Esteves, Supervisor Geral do BPC, destacou o fato de o BPC ser o único Think Tank brasileiro presente entre os “Top 10” afiliados a universidades, pela sua própria natureza. Para Esteves, o Think Tank do Centro é “um espaço de pesquisas orientadas à análise e proposição de políticas, mas também um ambiente de ensino-aprendizagem”. Segundo ele, é através da condução de pesquisas, produção de análises, organização de diálogos políticos que os alunos desenvolvem habilidades e competências que terão consequências em suas vidas profissionais.

O relatório completo pode ser acessado em: http://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1011&context=think_tanks

Assunto: PUC-Rio

Tags:

PUC-Rio é terceira do Brasil e líder entre as universidades privadas no UI GreenMetric World University Rankings 2016

Universidade também ocupa o primeiro lugar nacional em políticas sustentáveis de reciclagem, tratamento de lixo e apoio ao transporte sustentável

A PUC-Rio manteve sua posição de liderança entre as universidades privadas brasileiras e é a terceira do país na sexta edição do UI GreenMetric World University Rankings 2016.

O ranking indonésio – preparado pela Universitas Indonesia – avalia, anualmente, o esforço de sustentabilidade de universidades de todo o mundo. Em um universo de 516 instituições participantes em 2016, oriundas de 74 países, a PUC-Rio ocupa 157a colocação, tendo conquistado 35 posições.

Adicionalmente, a análise dos seis indicadores utilizados pelo ranking revela que a PUC-Rio é a líder em políticas sustentáveis de reciclagem e de tratamento de lixo, bem como de apoio ao transporte sustentável.

Os resultados encontram-se em: http://greenmetric.ui.ac.id/overall-ranking-2016/ 

Image result for PUC-Rio é terceira do Brasil e líder entre as universidades privadas no UI GreenMetric World University Rankings 2016

 

Assunto: PUC-Rio

Tags:

IAG PUC-Rio realiza palestra sobre gerenciamento de projetos nesta 5ª feira, 06 de abril

O MBA em Gerenciamento de Projetos do IAG PUC-Rio promove a palestra Tendências e Desafios para os Profissionais de Gerenciamento de Projetos nesta 5ª feira, 06 de abril.

Programação:

  • 19h10 – Abertura do Evento (Prof. Marcos Rego)
  • 19h20 – Oportunidades profissionais em projetos (Carlos Augusto de Freitas, PMI Rio)
  • 20h05 – Intervalo
  • 20h25 – Alinhamento estratégico do gerenciamento de portfólio de projetos (Shirley Rocha Tavares)
  • 20h55 – Princípios de gestão ágil de projetos (Prof. Mauricio Rodrigues) e Design Thinking como ferramenta para projetos (Prof. Felipe Mendes)
  • 21h45 – Encerramento

Para participar, inscreva-se no botão abaixo:

INSCRIÇÕES 

Evento gratuito! Vagas limitadas.

Esta atividade oferece certificado de participação aos concluintes.

Endereço: Auditório do IAG PUC-Rio (3º andar) – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea / RJ

Informações: (21) 2138-9231 e 9232

Assunto: Palestras

Tags:

Presidente do Flamengo lotou o auditório do IAG PUC-Rio em palestra sobre Governança no Futebol

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio recebeu na última terça-feira, 28 de março, o presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, em palestra sobre Governança no Futebol.

A audiência chegou a aproximadamente 500 pessoas , distribuídas entre audiório, foyer e duas salas com transmissão simultânea, todos lotados. Diversos representantes de meios de comunicação e empresas ligadas ao esporte estiveram presentes, como Globo Esporte, América Football Club e Intersport. Além destes, o ex-presidente do time rubro-negro, Helio Ferraz, também compareceu.

Ao final do evento, Bandeira foi homenageado pelo IAG PUC-Rio em agradecimento por compartilhar suas experiências e, assim, contribuir com a disseminação do conhecimento no ambiente acadêmico. Ele ainda sorteou uma camisa oficial do Flamengo para um dos participantes.

A apresentação de slides utilizada durante a palestra está disponível aqui:

SLIDES FLAMENGO

Algumas fotos do evento:

   

Assunto: Palestras

Tags:

IAG PUC-Rio promove workshop gratuito sobre auditoria comercial no sábado, 8 de abril

O IAG PUC-Rio realiza no dia 08 de abril, das 08h30 às 12h30, o workshop Auditoria Comercial que vai preparar você para:

  • Realizar o check-up dos fatores e de cada uma das atividades que impactam e impulsionam diretamente a produtividade na área comercial;
  • Definir o prognóstico com as respectivas ações para cada um dos fatores e atividades analisadas.

Data: 08/04/2017 (Sábado)

Horário: 08h30 – 12h30

Local: IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio | Sala 14

Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro

Palestrantes: Prof. Jorge Duro e Prof. Basilio Castelo Branco

Metodologia: Apresentação estruturada, preenchimento monitorado de ferramentas de diagnóstico, dinâmicas individual e de grupo.

Público-alvo: Profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos quanto à análise das atividades de vendas, como empresários, diretores, gerentes comerciais e responsáveis diretos pelas mudanças a serem implementadas nas empresas em que atuam.

Conteúdo:

Análise Conjuntural:

  • Negócio, mercado atual e tendências;
  • Estratégias e objetivos organizacionais;
  • Vantagens, diferenciais competitivos e principais inovações;
  • Processos de venda e de compra de seus clientes, e distribuição;
  • Principais problemas tecnológicos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e legais.

Auditoria do Modelo Comercial:

  • Políticas e filosofia de atuação da empresa no mercado;
  • Alinhamento das atividades de marketing e vendas;
  • Planejamento existente na área comercial (estratégias, objetivos, metas, planos, segmentação, canais);
  • Processos de vendas, métricas e indicadores;
  • Previsões de vendas e despesas;
  • Nível, tamanho e funcionamento da estrutura atual da força de vendas;
  • Automação comercial e da força de vendas;
  • Sistemas de gestão e supervisão praticados;
  • Fluxos comerciais interdepartamentais;
  • Processos de captação, capacitação, remuneração e retenção da força de vendas;
  • Processos, ferramentas e metodologia de comercialização e atendimento;
  • Desempenho da concorrência;
  • Produtividade atual da força de vendas e a identificação e atendimento das oportunidades;
  • Ações específicas de supervisão e de ações de campo;
  • Análise da carteira de clientes, tratamento de suas informações e ações decorrentes;
  • Satisfação dos clientes / tratamento das reclamações;
  • Treinamento dos gestores comerciais.

Ações e Recomendações:

  • Definir ações e recomendações decorrentes dos resultados obtidos, priorizando as ações a serem implementadas.

Evento gratuito. Vagas limitadas a 30 pessoas!

Para participar, inscreva-se clicando no botão abaixo:

Quero me inscrever!

 

Assunto: Carreira, Cursos, Palestras

Tags:

IAG PUC-Rio promove palestra sobre Governança do Futebol com o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello

O IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio, em parceria com a Associação de antigos Alunos (AaA) da PUC-Rio, convida a todos para a palestra Governança do Futebol: Tendências e Novos Padrões, com o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, na próxima terça-feira (28) à noite, no auditório da Escola.

Evento gratuito. Vagas limitadas! Para participar, clique no botão abaixo e garanta o seu ingresso:

INSCRIÇÕES encerradas!

Tema: Governança do Futebol: Tendências e Novos Padrões

Palestrante convidado: Eduardo Bandeira de Mello – Presidente do Clube de Regatas do Flamengo

Data: 28/03/2017

Horário: 19h – 21h

Local: Auditório do IAG PUC-Rio – 3º Andar

Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

CEP: 22451-900, Rio de Janeiro / RJ

Sobre o evento: Como as boas práticas de Governança do Futebol estão sendo adotadas pelo Flamengo, que vem se empenhando, liderando e apoiando ações que permitam uma gestão verdadeiramente profissional, focada em resultados e avaliação de desempenho, em que stakeholders (colaboradores, fornecedores, patrocinadores, torcida, sócios e imprensa) estejam todos envolvidos.

Minibiografia do palestrante: Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também realizou MBA Executivo, o presidente rubro-negro tem diversos cursos de extensão e especialização no Brasil e no exterior. Trabalhou por 35 anos no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde atuou como chefe do Departamento do Meio Ambiente e exerceu outros cargos. O atual mandatário do clube da Gávea se aposentou em 2013, ano em que passou a se dedicar integralmente à gestão do clube.

 

Assunto: Palestras

Tags:

IAG PUC-Rio recebe diretor da Rede Globo como membro extraordinário em defesa de dissertação

O candidato ao grau de Mestre em Administração de Empresas – Opção Profissional (área de concentração: Marketing) pelo IAG PUC-Rio, Vitor da Cunha Silveira, contou com a participação de Paulo César Bernardes, diretor de Desenvolvimento e Soluções Comerciais da Rede Globo como membro extraordinário na defesa de sua dissertação Product placement pode ser essa Coca-Cola toda: uma análise semiótica das ações da Coca-Cola na primeira temporada do seriado Mister Brau da TV Globo.

A designação da comissão julgadora foi composta pelos professores:

  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa
    Doutor / UPM
    PUC-Rio
    Orientador e Presidente
  • Alessandra de Sá Mello da Costa
    Doutor / EBAPE – Fundação Getulio Vargas
    PUC-Rio
  • Denise Franca Barros
    Doutor / FGV
    Universidade do Grande Rio
  • Marcus Wilcox Hemais
    Doutor / UFRJ
    PUC-Rio
    Suplente

Assunto: Mestrado

Tags:

Mesa-redonda marca o lançamento do curso IFRS para Gestão do IAG PUC-Rio

Evento contará com nomes de peso da área contábil

O IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio convida a todos para a mesa-redonda “Desafios e oportunidades do IFRS: Por que os gestores precisam conhecer esta norma contábil?”. O evento marca o lançamento do curso de aperfeiçoamento IFRS para Gestão, que tem a coordenação da prof.ª Vânia Borgerth, Superintendente de Controladoria do BNDES e representante do Brasil no Advisory Council da IFRS Foundation.

Data: 22 de março de 2017
Horário: 19h30
Local: Prédio do IAG PUC-Rio – Auditório (3º Andar)
Programação:
• 19h30 – Abertura
• 19h45 – Mesa-redonda “Desafios e oportunidades do IFRS: Por que os gestores precisam conhecer esta norma contábil?”
– Visão do Regulador – Leonardo Pereira | Presidente da CVM
– Visão do Preparador – Natan Szuster | Doutor em Contabilidade pela USP e professor da UFRJ
– Visão do Auditor – Idésio Coelho | Presidente do Ibracon
– Visão do Gestor – Alexsandro Broedel | Diretor Executivo do Itaú-Unibanco
Mediadora: Prof.ª Vânia Borgerth

O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Para garantir sua participação, é necessário inscrever-se clicando no botão abaixo:

INSCREVA-SE ONLINE

Apresentação:
O Brasil adota o padrão IFRS para reporte das empresas abertas, empresas fechadas de grande porte e para as demonstrações consolidadas das instituições financeiras desde 2010. O caráter principiológico do IFRS, onde a essência da transação deve sempre prevalecer em relação à forma, faz com que o domínio do IFRS seja indispensável não apenas para aqueles que irão efetuar os lançamentos contábeis propriamente ditos, mas também por aqueles que tomam decisão, analisam e investem nos negócios da empresa.

Tendo em mente esta necessidade, o curso foi concebido baseado na preocupação de transmitir não apenas o conhecimento técnico da norma, mas também seu aspecto estratégico como ferramenta de gestão.

Adicionado ao conteúdo programático, o curso se diferencia, ainda, pelo cuidado meticuloso em identificar os profissionais mais experientes em cada um dos blocos para ministrar cada tópico do programa.

Sem o domínio do IFRS é impossível poder isolar o efeito das transações sobre o patrimônio da empresa.

Saiba mais sobre o curso: www.iag.puc-rio.br/ifrs-para-gestao

Assunto: Carreira, Cursos, Formação, Palestras

Tags:

Cadastro

Receba as últimas novidades do IAG

Topo