Também é a primeira universidade do Estado em reputação junto a empregadores no mercado de trabalho e a segunda brasileira em internacionalização do corpo docente

O QS World Ranking 2016, elaborado pela empresa de consultoria do Reino Unido Quacquarelli Symonds (QS), divulgado em 5 de setembro, revela que a PUC-Rio subiu três posições no ranking brasileiro, ocupando o quinto lugar geral e mantendo a tradição da instituição como primeira universidade privada do País.

– A Universidade destaca-se, mais uma vez, no âmbito acadêmico, ganhando duas posições no cenário internacional e mantendo a quarta colocação nacional em reputação acadêmica, reitera o professor Marco Antonio Casanova, Coordenador Central de Planejamento e Avaliação da Vice-Reitoria Acadêmica. Ele acrescenta que a internacionalização continua se mostrando um diferencial: “subimos uma posição em relação à internacionalização do corpo docente, assumindo a segunda posição entre as universidades brasileiras”.

No contexto da reputação entre empregadores, a universidade está em quarto lugar entre as brasileiras, sendo a primeira universidade do Estado do Rio de Janeiro no indicador de reputação junto aos empregadores no mercado de trabalho.

Os resultados do QS World Ranking 2016 foram divulgados no site http://www.topuniversities.com/university-rankings e na mídia nacional e internacional.

Sobre os QS World Rankings:

Os QS World University Rankings são classificações universitárias anuais publicadas pela Quacquarelli Symonds (QS), do Reino Unido. A empresa originalmente lançou seus rankings em publicação conjunta com a Times Higher Education (THE), entre 2004 e 2009, sob o nome Times Higher Education – QS World University Rankings, mas essa colaboração foi encerrada em 2010, com a retomada da publicação pela QS, utilizando a metodologia pré-existente e nova cooperação entre a Thomson Reuters e a Times Higher Education World University Rankings.

Atualmente, os rankings da QS compreendem tanto tabelas classificativas mundiais quanto regionais, que são independentes e diferentes umas das outras devido a diferenças nos critérios e ponderações utilizadas para gerá-los. A classificação da QS é uma das três classificações internacionais de universidades mais influentes e amplamente observadas, juntamente com o Times Higher Education World UniversityRankings e a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais.

Para mais informações, acesse: www.topuniversities.com.

Outros rankings:

RUF – Ranking Universitário Folha de S. Paulo

No ranking geral das instituições de ensino superior, divulgado em 19 de setembro, a PUC-Rio posiciona-se, novamente, como a melhor universidade privada do Brasil.

Sobre o RUF:

O RUF, que existe há cinco anos, classifica nesta edição 195 universidades identificadas por Estado, natureza administrativa, tamanho e idade. O ranking da Folha de S. Paulo é calculado a partir de cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.

O que a Folha considera no RUF:

O RUF mudou o cálculo dos indicadores de mercado e de ensino. Agora são usadas pesquisas de opinião com empregadores e docentes feitas pelo Datafolha nos últimos três anos. Também são coletados dados do MEC, Web of Science, SciELO, Inpi, fundações estaduais de amparo à ciência, CNPq, Capes e Datafolha.

Os resultados estão disponíveis no site http://ruf.folha.uol.com.br/2016/.

Times Higher Education Latin America University Rankings 2016

A PUC-Rio ratifica sua liderança entre as universidades privadas brasileiras também no Times Higher Education Latin America University Rankings 2016. Nesta classificação, a Universidade apresenta também o melhor desempenho do Brasil em Internacionalização.

A instituição é a quarta entre as universidades do país e ocupa, ainda, a sexta melhor colocação na América Latina.

O instituto inglês Times Higher Education é referência tradicional em rankings universitários no contexto mundial.

Considerando individualmente o desempenho de cada indicador do ranking, a PUC-Rio destaca-se como líder da América Latina em parceria com a indústria (industry income), figura como a universidade brasileira com melhor desempenho em internacionalização e a terceira em qualidade de pesquisa científica, ocupando a primeira colocação do Rio de Janeiro.

O IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio reflete a excelência no ensino globalizado e o compromisso da instituição com a internacionalização, em parcerias com universidades estrangeiras que são referências ao redor do mundo. O IAG traz cada vez mais estudantes de intercâmbio para o campus Gávea e oferece a seus alunos a oportunidade de concluir parte da formação em universidades de renome, em países de todos os continentes.

A íntegra dos resultados pode ser acessada em: