O Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro realizará seleção para a contratação de dois (2) professores em regime de tempo integral e dedicação exclusiva na área de Estratégia para atuar na linha de Estratégias em Organizações, preferencialmente nos temas de “Estratégia e Cooperação”, “Modelagem e Mensuração do Desempenho” e “Negócios Internacionais”, para admissão em março de 2018.

1. Requisitos para a inscrição:

• Possuir título de Doutor, preferencialmente em Administração ou áreas afins, obtido em universidade reconhecida no Brasil ou no exterior ou estar com conclusão de curso de doutorado prevista para data anterior à realização da seleção;
o Será dada preferência a doutores oriundos de programas externos à PUC-Rio;
o Candidatos com Doutorado pela PUC-Rio poderão ser considerados, desde que comprovem o exercício, em alto nível, de docência e pesquisa em universidades do Brasil ou do exterior;
• Apresentar domínio da língua inglesa;
• Apresentar um projeto de pesquisa.

2. Requisitos para a vaga de professor de tempo integral e dedicação exclusiva no Departamento de Administração:

• Capacidade e disponibilidade para atuar no conjunto de atividades do Departamento de Administração: lecionar disciplinas nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação; orientar alunos; conduzir pesquisa em sua área de especialização; participar de reuniões colegiadas; e exercer atividades administrativas;
• Apresentar produção científica compatível com os anos de doutoramento, publicada em periódicos nacionais e internacionais de comprovada relevância na área, bem como capacidade para desenvolver pesquisa de forma independente;
• Ter inserção nas comunidades acadêmicas da área (nacional e internacional), com participação em grupos de pesquisa, eventos, congressos, conselhos editoriais ou avaliação de trabalhos;
• Demonstrar capacidade para coordenar projetos de pesquisa formalmente definidos, com orientandos, e de realizar projetos cooperativos com pares na instituição e fora dela, especialmente em instituições internacionais;
• Demonstrar potencial para obter recursos de agências de fomento e de outras fontes, visando o constante aprimoramento das condições da pesquisa e das oportunidades de aprendizado dos alunos;
• Não ter outro vínculo empregatício no momento da assinatura do contrato de trabalho;
• Dedicação exclusiva à PUC-Rio.

3. Etapas do processo seletivo:

Etapa 1 (eliminatória)*:
• Análise dos documentos;
• Avaliação dos trabalhos publicados;
• Avaliação do projeto de pesquisa;
• Avaliação do Curriculum Vitae.

* Essa etapa não requer a presença do candidato.

Etapa 2 (para os candidatos aprovados na primeira etapa):
• Entrevista com a Comissão de Seleção e com professores do Departamento.
• Apresentação de seminário sobre o projeto de pesquisa (em inglês ou em português, a critério da Comissão de Seleção).
• Apresentação de aula didática em nível adequado para os cursos de Graduação (em inglês ou em português, a critério da Comissão de Seleção) em tema da área, escolhido pela Comissão de Seleção e comunicado ao candidato com 48 horas de antecedência.

4. Documentação requerida para inscrição no processo de seleção:

1) Carta de encaminhamento e declaração de interesse, com indicação de possibilidades de inserção nos projetos do Departamento de Administração e sugestão de disciplinas que possa lecionar.

2) Projeto de pesquisa com até 20 páginas, em espaço simples e fonte Times New Roman 12.

3) Curriculum Vitae, modelo Lattes do CNPq, ou em formato livre para candidato estrangeiro.
• Devem estar disponíveis, caso solicitados em etapa posterior do processo, comprovantes de todos os registros do Lattes.

4) Cópia dos diplomas de graduação e de pós-graduação ou certificação oficial de conclusão.

5) Cópia da carteira de identidade ou passaporte, se estrangeiro.

6) Duas cartas de referência.

A documentação completa deve ser apresentada no ato de inscrição, a ser realizada por via eletrônica até o dia 29/09/2017 para o e-mail zeni@iag.puc-rio.br, aos cuidados de Zeni Cassiano, com o assunto “Processo Seletivo IAG – Área de Estratégia”. Em casos excepcionais, o material poderá ser enviado por correio para o endereço:

Departamento de Administração da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
22451-900, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
A/C Zeni Cassiano

5. Considerações gerais:

A seleção será feita para preenchimento de duas vagas de professores (assistentes ou associados), para o quadro principal do Departamento de Administração, em regime de 40 horas e dedicação exclusiva. O enquadramento será realizado de acordo com o currículo do professor, a partir da categoria de Professor Assistente Nível 1 até Professor Associado Nível 3.

Todas as informações recebidas dos candidatos ao longo do processo serão tratadas em caráter confidencial, restritas aos membros da Comissão de Seleção e da Comissão Geral do Departamento.

Conforme o Manual de Carreira Docente da PUC-Rio, caso aprovados pela Comissão Geral do Departamento, os currículos dos candidatos selecionados serão submetidos às comissões colegiadas da Universidade para aprovação final. As contratações somente ocorrerão após avaliação e aprovação pela Comissão Central de Carreira Docente da PUC-Rio. Os candidatos selecionados deverão cumprir períodos probatórios de três anos, durante os quais terão contratos de professores de vínculos extraordinários.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção. Se julgado pertinente, a Comissão de Seleção consultará a Comissão Geral do Departamento.

O edital da vaga pode ser acessado clicando aqui.