Notícias

Últimas novidades sobre o IAG

Working paper dos professores do IAG PUC-Rio Marcelo Cabús Klötzle e Antonio Carlos Figueiredo Pinto vence Prêmio de Melhores Trabalhos para Discussão do Banco Central do Brasil 2018 em Economia

O working paper Estimating the Credibility of Brazilian Monetary Policy using Forward Measures and a State-Space Model, de co-autoria do professor Marcelo Cabus Klötzle (coordenador do MBA em Gestão de Investimentos) e do professor Antonio Carlos Figueiredo Pinto (coordenador do MBA em Finanças Corporativas) do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio foi o vencedor do Prêmio de Melhores Trabalhos para Discussão do Banco Central do Brasil – Edição 2018, na categoria Economia.

A premiação tem a finalidade de estimular a produção e reconhecer a qualidade dos trabalhos técnicos dos servidores do Banco Central do Brasil (BCB) nas áreas de atuação da instituição.

O estudo de autoria de Flávio de Freitas Val, Wagner Piazza Gaglianone, Marcelo Cabús Klötzle e Antonio Carlos Figueiredo Pinto tem como objetivo estimar a credibilidade da política monetária do BCB no período de janeiro de 2006 até julho de 2017 utilizando um filtro de Kalman com base em duas medidas de expectativas de inflação (inflação implícita e pesquisa Focus) em um horizonte de projeção de médio/longo prazo. Os resultados indicam quatro mudanças na credibilidade baseada em inflação implícita: (i) queda em meados de 2008, durante a crise hipotecária nos EUA; (ii) relativa estabilidade desde o início de 2009 até meados de 2015; (iii) forte queda ao final de 2015; e (iv) recuperação desde meados de 2016 até meados de 2017 (final da amostra). A credibilidade baseada na pesquisa Focus apresenta um comportamento mais regular, refletindo o grau de ancoragem das expectativas de inflação da pesquisa Focus no horizonte de projeção considerado. Adicionalmente, ao associar credibilidade com variáveis macroeconômicas e financeiras, os resultados indicam que a credibilidade é relativamente persistente e aparentemente não é influenciada por movimentos de curto-prazo das referidas variáveis.

O regulamento e a publicação completa estão disponíveis em: http://www.bcb.gov.br/pec/wps/port/premio.asp?idpai=TRABDISC

Assunto: IAG na mídia, MBA, clipping

Tags:

Deixe seu comentário

* denota campos obrigatórios. Seu email não será publicado.

Cadastro

Receba as últimas novidades do IAG

Topo