Os desafios de um gerente de produto e serviços. O planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços.  A organização para lançamento de novos produtos e serviços e linha de produtos e serviços.  O ciclo de vida de produtos e serviços.  Obsolescência e moda.  Características de produtos e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.

Bibliografia Principal:

  • ROCHA, Angela da; FERREIRA, Jorge Brantes; SILVA, Jorge Ferreira. Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações. 1ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2012. 680p.

Bibliografia Complementar:

  • DURO, Jorge Decidir ou Não Decidir, Ed. Quality Mark 1999
  • GRUENWALD, George. New Product Development. American Marketing Association.2nd Edition 2001
  • DESCHAMPS, Jean Philippe & Nayak, P. Ranganath; Produtos Irresistíveis, Ed. Makro, 2000.
  • MATTAR Fauze Najib & Santos, Dilson Gabriel; Gerência de Produtos, Ed. Atlas, 1999.
  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing, Editora Atlas. 2003

CARGA HORÁRIA: 24h