NÚCLEOS
DE PESQUISA
NÚCLEOS
DE PESQUISA

NUPEI

Desenvolve pesquisas em regulação, finanças e negócios aplicadas aos segmentos de Energia e Infraestrutura que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade e das empresas. Entre as atividades realizadas estão o desenvolvimento de projetos de P&D, elaboração e publicação de artigos e livros, consultorias especializadas ligadas às atividades de pesquisa e cursos e treinamentos relacionados às atividades de pesquisa.

Saiba mais

NUPIN

Criado em 2009, o Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais (Nupin) do IAG PUC-Rio desenvolve estudos sobre processos de internacionalização de empresas. Quem busca expandir seus negócios para fora do Brasil ou da América Latina tem neste núcleo acesso a pesquisas, metodologias e a especialistas qualificados para atender às suas necessidades.

NORTE

O Núcleo de Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade da PUC-Rio reúne pesquisadores dedicados à produção do conhecimento sobre organizações, com ênfase nas áreas de comportamento organizacional, gestão de pessoas e relações de trabalho contemporâneas. Entre seus principais objetivos, estão a realização de pesquisas que avancem o conhecimento sobre as organizações, a gestão de pessoas, atitudes e comportamentos no trabalho, e sobre as dinâmicas do trabalho e das carreiras na atualidade, por meio de seu Observatório de Empregabilidade; de serviços de pesquisas e desenvolvimento em organizações de diversos setores e áreas de atuação, a fim de gerar insumos para apoiar a gestão de pessoas e a definição de políticas de recursos humanos nessas organizações; e a produção de séries históricas que permitam acompanhar aspectos relevantes da dinâmica do mercado de trabalho na atualidade.

Saiba mais

NEOS

O Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio foi criado em 2010 com o objetivo de realizar e publicar pesquisas que envolvam o tema da sustentabilidade, em suas dimensões social e ambiental, nas organizações, já estabelecidas ou startups.

Saiba mais

MAGIS

Esse grupo de pesquisa tem como objetivo estudar como explorar ambientes de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de uma visão estratégica através da inovação para as organizações modernas, considerando as diversas questões no nível das pessoas, da empresa, das indústrias, dos ecossistemas, e dos sistemas regionais e nacionais de inovação. Estuda também a maneira pela qual a inovação pode alavancar o crescimento de uma empresa e as melhores formas de desenvolver e trazer para o mercado novos produtos ou serviços inovadores.

Saiba mais

FINE

O Fine – Núcleo de Pesquisa em Finanças do IAG/PUC-Rio reúne pesquisadores dedicados a elaboração de pesquisa, produção de conhecimento e geração de conteúdo relacionados às finanças e tem como propósito servir como meio de transferência de conhecimento entre membros da academia e do mercado. O núcleo possui três áreas de atuação: Finanças Comportamentais, Finanças Corporativas e Mercado de Capitais e conta com a atuação ativa, nas três áreas, de professores pesquisadores doutores, alunos de doutorado e alunos de mestrado acadêmico. O núcleo oferece serviço de planejamento e execução de projetos de pesquisas aplicados a desafios do mercado de negócios. Além disso, promove a capacitação de recursos humanos em empresas privadas e públicas, universidades, e instituições financeiras por meio de cursos in company. Além de acesso às bases de dados da PUC-Rio, o Núcleo oferece acesso a equipamentos de informática e softwares estatísticos para utilização e estimação de modelos econométricos.

Saiba mais

NOVAR

O NOVAR – Núcleo de Pesquisas em Varejo do IAG/ PUC-Rio – propõe-se a ser um centro de referência, produzindo conhecimento através de metodologias ágeis e inovadoras, aliando pesquisa empírica a necessidades do mercado. Seus produtos são pesquisas, acadêmicas e aplicadas, nos campos de comportamento do consumidor e do shopper, de tecnologias, de gestão e de serviços no varejo, além de cursos (in company e abertos), de curta e de média duração (formação e especialização) e de pós-graduação. A equipe do Núcleo é composta por professores doutores, com experiência no mercado, e por pesquisadores, doutorandos e mestrandos do IAG, e especialistas de mercado convidados.

Saiba mais

NUME

O Núcleo de Estudos sobre Microempreendedorismo (NUME) do IAG, a Escola de Negócios da PUC-Rio, busca desenvolver pesquisa acadêmica e pesquisa aplicada sobre microempreendedores, e assim gerar conhecimento e tecnologia para este público. Microempreendedores são um grupo heterogêneo que inclui empregados por conta própria e indivíduos que buscam desenvolver negócios para subsistência e ou para prosperar. Por vezes, também chamados de empreendedores da Base-da-Pirâmide. Microempreendedores podem ser formais (MEI – microempreededor individual) ou informais, mas dentro ou fora da contabilidade oficial eles compõem um importante agente econômico.

Saiba mais