NÚCLEO DE ESTUDOS E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES SOBRE CONSUMO (EPIC)

DESCRIÇÃO E OBJETIVOS

Este grupo de pesquisa se dedica ao avanço da pesquisa em Marketing e Comportamento do Consumidor, analisando os fenômenos associados a esses temas com diferentes prismas teóricos e metodológicos, buscando com essa diversidade contribuir de forma robusta e interdisciplinar com a literatura e o ensino de Marketing.

Estudos sobre todos os aspectos do Marketing e Comportamento do Consumidor são desenvolvidos e bem-vindos neste núcleo.

LINHAS DE PESQUISA ATUAIS

  • Comportamento do Consumidor;
  • Cultura e Consumo;
  • Relacionamento com Clientes e CRM;
  • Perspectivas Críticas em Marketing;
  • Propaganda e Comunicação;
  • Marcas e Semiótica;
  • Significados do Consumo;
  • Consumidores Vulneráveis e Exclusão de Mercado;
  • Reclamações do Consumidor e Consumerismo;
  • Marketing Digital;
  • Redes Sociais e Líderes de Opinião;
  • Comportamento de consumidores de baixa renda;
  • Adoção de Inovações pelo Consumidor;
  • Canais de Distribuição e Multicanalidade;
  • Consumo de Turismo;
  • Análise de Dados do Consumidor por Machine Learning;
  • Pós-colonialismo e Decolonialismo.

EQUIPE

Prof. Dr. Jorge Brantes Ferreira (coordenador)
Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq (PQ2), Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Líder do Tema de Marketing Digital e Inovações da Divisão de Marketing da ANPAD e Editor Associado da Latin American Business Review e da Brazilian Administration Review. Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG – PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações – editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Trabalhou previamente como Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil; Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio e Instrutor Oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação, tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Atua como revisor de dezenove periódicos nacionais e internacionais. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Teoria de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós-graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC-Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC-Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing digital, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

Prof. Dr. Luis Alexandre Grubits de Paula Pessoa (coordenador)
Currículo Lattes

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Dignidade Acadêmica no grau CUM LAUDE (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2011 da área de Letras/Linguística. Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Empresas (desde 2019). Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio (desde 2011). Membro eleito da Comissão Geral do Departamento de Administração (desde 2017). Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, branding, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Colíder do tema “Consumo e Cultura” da Divisão Acadêmica de Marketing da Anpad (desde 2019) e coordenador do tema Marketing do Congresso AdCont (2018, 2019). Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

Prof. Dr. Marcus Wilcox Hemais (coordenador)
Currículo Lattes

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 2007. Professor dos Programas de Pós-Graduação, Extensão e Graduação em Administração. Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Administração de Empresas (desde 2016). Colíder dos temas “Abordagens Críticas e Emancipatórias em Marketing” da Anpad (desde 2019) e “Globalization, Neocolonialism and Marketing” do Macromarketing Conference (desde 2019). Editor Associado da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão. Pesquisa principalmente os seguintes temas: reflexões sobre o conceito de base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, comportamento de reclamação do consumidor, consumerismo, pós-colonialismo e decolonialismo, tendo publicado artigos em periódicos nacionais e internacionais, tais como RAE – Revista de Administração de Empresas, Cadernos EBAPE.br, RAC – Revista de Administração Contemporânea, BBR – Brazilian Business Review, Marketing Theory, Journal of Macromarketing e Journal of Business Ethics.

PUBLICAÇÕES RECENTES

ANGELKORTE, K. F. ; PESSOA, L. A. G de P. ; SANTOS, N. C. . Os Paradoxos Tecnológicos no Consumo de Smartphones por Idosos. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 16, p. 18-37, 2021.

MANCEBO, R. C. ; COSTA, A. S. M. ; PESSOA, L. A. G de P. . Organizações, Discurso e Ideologia: A Feira de São Cristóvão nas Páginas do Jornal O Globo. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 15, p. 124-144, 2021.

FREIRE, R. ; PESSOA, L. A. G de P. ; SANTOS, N. C. . Consumidores Analfabetos Funcionais e sua Interação com a Comunicação de Marketing. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 15, p. 26-47, 2021.

MARTINHO, L. T. ; PESSOA, L. A. G de P. . A evolução conceitual das comunidades de marca nos estudos de marketing. CADERNO PROFISSIONAL DE MARKETING, v. 9, p. 105-127, 2021.

MELLO, F.B. de ; PESSÔA, LUÍS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA ; LIMA, V. M. . A construção identitária da marca Rio sob a perspectiva cultural: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria. Diálogo com a Economia Criativa, v. 5, p. 142-159, 2020.

DE PAULA PESSÔA, LUÍS ALEXANDRE GRUBITS; DE SÁ MELLO DA COSTA, ALESSANDRA ; DE MELLO, FLÁVIA BARROSO ; TANNURI, MARINA PETRUS . Nostalgia in Brazilian Mass Media Advertising: A Semiotic Perspective. LATIN AMERICAN BUSINESS REVIEW (BINGHAMTON, N.Y.), v. 1, p. 1-28, 2020.

MARTINHO, L. T. ; GRUBITS DE PAULA PESSÔA, LUÍS ALEXANDRE . Sharing Brands: Uma Perspectiva Semiótica da Marca no Contexto de Consumo Colaborativo. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá), v. 24, p. 75-95, 2020.

SILVA, L. S. ; PESSOA, L. A. G de P. ; OLIVEIRA, R. C. A. . ?Como se Fosse Original…?: Um Estudo Sobre o Comportamento de Consumo de Réplicas de Bolsas de Luxo. RIMAR, v. 10, p. 27-41, 2020.

LIMA, V. ; MANCEBO, R. C. ; PESSOA, L. A. G de P. ; COSTA, A. S. M. . Eu, meu lugar e eu mesmo: explorando a ligação entre consumidores e lugares com um tempero do Nordeste brasileiro. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 18, p. 609-622, 2020.

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MELLO, F.B. de ; PESSOA, L. A. G de P. . Porto Maravilha: imaginários e identidades no espaço urbano (re)significado. Interin (UTP), v. 24, p. 60-81, 2019.

LIMA, VITOR ; BAIOCCHI ANTUNES CORRÊA, ALESSANDRA ; ZANINI, MARCO TULIO ; GRUBITS DE PAULA PESSÔA, LUÍS ALEXANDRE ; REIS IRIGARAY, HÉLIO ARTHUR . Branding Rio de Janeiro: a semiotic analysis. Marketing Intelligence & Planning, v. 1, p. 0263-4503, 2019.

SANTOS, N. C. ; PEREIRA, S. J. N. ; PESSÔA, LUÍS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA . Lugar de Homem?: Materialidade e Masculinidades em Espaços de Barbearias. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá), v. 23, p. 21-38, 2019.

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HEMAIS, MARCUS WILCOX; DOS SANTOS, RAFAELA BARBOSA FERREIRA . Understanding the Brazilian Consumerism Movement from a Decolonial Perspective: The Case of Proteste. Journal of Macromarketing, v. 41, p. 315-331, 2021.

SANTANA, C. F. ; HEMAIS, MARCUS WILCOX ; BAPTISTA, T. F. . Adoção ou Rejeição de Consumidores a Reclamações Fraudulentas: Um Estudo Qualitativo com Base na Técnica Projetiva. RIMAR, v. 9, p. 144-161, 2020.

BAPTISTA, T. F. ; HEMAIS, MARCUS WILCOX . RECLAMAÇÕES FRAUDULENTAS A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS DA CULTURA BRASILEIRA: UM ESTUDO QUALITATIVO UTILIZANDO A TÉCNICA PROJETIVA. READ. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO (PORTO ALEGRE. ONLINE), v. 26, p. 81-113, 2020.

RODRIGUES, L. ; HEMAIS, MARCUS WILCOX . Influências eurocêntricas no Sistema Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária: pesquisa histórica sob uma perspectiva decolonial. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 18, p. 794-806, 2020.

PEREIRA, G. N. ; HEMAIS, MARCUS WILCOX ; BETINE, M. . Distanciamento entre Acadêmicos e Empreendedores em Contextos de Baixa Renda. E&G – Revista Economia e Gestão, v. 20, p. 25-44, 2020.

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PEREIRA, CRISTIANE SILVA DO NASCIMENTO ; BARROS, DENISE FRANCA ; HEMAIS, MARCUS WILCOX . A escola como ambiente obesogênico – as influências sobre a alimentação infantil, a partir da vulnerabilidade do consumidor. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, p. 20-33, 2019.

LODI, R. J. ; HEMAIS, MARCUS WILCOX . Consumidores de Baixa Renda e o Seu Eu Estendido em Carros: Uma Pesquisa Interpretativista. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIMEP, v. 17, p. 165-186, 2019.

FELTRIM, L. F. ; HEMAIS, MARCUS WILCOX . SIGNIFICADOS DE PLANOS DE SAÚDE PARA CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA. PRETEXTO (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 20, p. 60-74, 2019.

PINA, F. ; KURTZ, R. G. M. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. ; RAMOS, F. L. . M-Learning Adoption: Comparing Adopters and Non-Adopters Instructors. Revista Pretexto (Online), v. 22, p. 6-22, 2021.

MALAK, F. ; FERREIRA, J. B. ; FALCAO, R. P. Q. ; GIOVANNINI, C. J. . Seller Reputation Within the B2C e-Marketplace and Impacts on Purchase Intention. LATIN AMERICAN BUSINESS REVIEW (BINGHAMTON), p. 1-21, 2021.

BOUERI, LUIZ EDUARDO COURI ; FERREIRA, JORGE BRANTES ; FALCÃO, ROBERTO PESSOA DE QUEIROZ . EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE. READ. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO (PORTO ALEGRE. ONLINE), v. 27, p. 232-264, 2021.

SANTOS, L. C. ; FREITAS, A. ; FERREIRA, J. B. . Whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem por professores do ensino superior: uma avaliação utilizando o modelo de aceitação de tecnologia TAM. RECADM : REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA, v. 19, p. 257-279, 2020.

IKENAMI, A. Y. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. ; RAMOS, F. L. ; MARSON, L. S. C. . LEALDADE DE CLIENTES NO MERCADO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS. REVISTA ELETRÔNICA DE ESTRATÉGIA & NEGÓCIOS, v. 12, p. 203-228, 2020.

RUBEM, ROBLEDO CUNHA ; FERREIRA, JORGE BRANTES ; FALCÃO, ROBERTO PESSOA DE QUEIROZ . Estudo de antecedentes da aceitação de sites de reservas online, intenção de compra e boca-a-boca positivo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, v. 14, p. 118-143, 2020.

COSTA, T. M. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. ; RODRIGUES, J. W. ; RAMOS, F. L. . Use Intention of Automated Self-Service Services in Mobile Telecom. Revista de administração da UFSM, v. 12, p. 562-579, 2019.

KURTZ, RENATA ; FERREIRA, JORGE BRANTES ; FREITAS, ANGILBERTO SABINO DE ; SILVA, JORGE FERREIRA DA . Resistência ao uso do m-learning por professores do ensino superior. FACES : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO (BELO HORIZONTE. IMPRESSO), v. 18, p. 111-129, 2019.

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FALCAO, ROBERTO P. Q. ; FERREIRA, J. B. ; CARRAZEDO, M. . The influence of ubiquitous connectivity, trust, personality and generational effects on mobile tourism purchases. Information Technology & Tourism, v. 21, p. 483-514, 2019.

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