PÓS-GRADUAÇÃO
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
 PÓS-GRADUAÇÃO
PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas do IAG – A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é composto pelo Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado, todos em Administração de Empresas. Os cursos estão fortemente interligados e partilham dos mesmos valores e princípios.

Mestrado Acadêmico tem como principal objetivo preparar o aluno para ingressar no Doutorado (no IAG PUC-Rio ou em outra instituição de prestígio nacional ou internacional) e no mercado de trabalho. O programa orgulha-se em adotar uma abordagem interdisciplinar. Portanto, são bem vindos alunos com graduação ou mestrado em áreas afins tais como economia, engenharia, computação, psicologia, neurociência, ciência política, sociologia, estatística, e matemática aplicada, entre outras.

Doutorado tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor-pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior, contribuindo com novos conhecimentos para a ciência e para a sociedade. O programa pretende formar líderes em ensino e pesquisa do fenômeno administrativo. É voltado para a formação de doutores de alta performance em empresas públicas e privadas e de professores-pesquisadores que possam, efetivamente, contribuir para o avanço do conhecimento em Administração.

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciado aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível na área de Administração e em áreas afins. Como ambos os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado são em tempo integral, espera-se, durante todo o período de duração do programa, a presença diária destes alunos na Escola, participando de atividades de aula, pesquisa, seminários, e discussões, fortalecendo assim a cultura acadêmica do programa. Os mestrandos e doutorandos dispõem de um ambiente de trabalho exclusivo.

Mestrado Profissional enfatiza conteúdos e métodos diretamente voltados ao desempenho de alto nível de qualificação profissional. Apresenta forte caráter prático, buscando atender às necessidades de profissionais interessados em fortalecer sua formação acadêmica e aplicá-la no ambiente de negócios. O curso tem por missão a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras em organizações dinâmicas.

A complexidade da realidade brasileira exige um curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas que prepare seus alunos para atuar em um ambiente empresarial mutável e desafiador, em que a capacidade de criar oportunidades de negócios é fundamental. Em resposta a esse desafio, o mercado de trabalho vem recrutando alunos e antigos alunos do IAG PUC-Rio para altos postos de direção e gerência em empresas públicas e privadas.  A dedicação ao curso é parcial, ou seja, pode ser conciliada com a rotina de trabalho, visto que as aulas são noturnas, após o horário comercial. Um novo olhar na agregação de valor para empresas e sociedade.

COORDENAÇÃO

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas
Coordenadora de Pós-Graduação em Administração de Empresas

alessandra.costa@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração de Empresas
Coordenador Adjunto de Pós-Graduação em Administração de Empresas

marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras
Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Empresas

lpessoa@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Docentes com Bolsas de Produtividade e Auxílios Financeiros

Os seguintes professores obtiveram bolsas de Produtividade ou auxílios financeiros, entre 2017 e 2021:

Em 2021:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – PQ 2 (CNPQ), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Fabio de Oliveira Paula – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Capes/PRINT (Capes);
  • Henrique Martins – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Jorge Brantes Ferreira – PQ 2 (CNPq) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 2 (CNPq), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro), Capes/PRINT (Capes) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq), e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Marcus Wilcox Hemais – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro);
  • Renata Peregrino Brito – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro).

Em 2020:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – PQ 2 (CNPQ), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Fabio de Paula – Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Capes/PRINT (Capes);
  • Henrique Martins – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Jorge Brantes Ferreira – PQ 2 (CNPq) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 2 (CNPq), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro), Capes/PRINT (Capes) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Renata Brito – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro);

Em 2019:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Fabio de Paula – Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Capes/PRINT (Capes);
  • Henrique Martins – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Jorge Brantes Ferreira – PQ 2 (CNPq) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Leonardo Lima – Bolsa de Pesquisa (IPEA);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 2 (CNPq), e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Marcus Wilcox Hemais – Auxílio Instalação (FAPERJ – Auxílio Financeiro);
  • Renata Brito – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro);
  • Teresia Diana de Macedo Soares – PQ 1D (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ).

Em 2018:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Brantes Ferreira – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq);
  • Leonardo Lima – Bolsa de Pesquisa (IPEA);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 1D (CNPq);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq);
  • Marcus Wilcox Hemais – Auxílio Instalação (FAPERJ – Auxílio Financeiro);
  • Teresia Diana de Macedo Soares – Cientista de Nosso Estado (FAPERJ).

Em 2017:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha –Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Brantes Ferreira – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 1D (CNPq);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq);
  • Teresia Diana de Macedo Soares – PQ 1B (CNPq).

DOCENTES PARTICIPANDO DE COMITÊS DE ÁREA NO CNPQ, NA CAPES E NA FAPERJ

  • Em 2019, a profa. Alessandra de Sá Mello da Costa foi Membro da Comissão de Avaliação APCN 2019, área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, junto à CAPES;
  • Em 2018, a profa. Alessandra de Sá Mello da Costa foi Membro da Comissão de Avaliação de Pedidos de Reconsideração APCN 2017 e 2018, área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, junto à CAPES;
  • Em 2018, a profa. Teresia Diana de Macedo Soares ocupou o cargo de Coordenador da área de Administração e Economia da Faperj;
  • Em 2018, a profa. Flavia Cavazotte foi membro do Comitê de Assessoramento da Capes;
  • Em 2017, a profa. Alessandra de Sá Mello da Costa participou da Avaliação Quadrienal (2013-2016) como Membro da Comissão Avaliadora dos Cursos de Pós-Graduação Acadêmicos, área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, junto à CAPES;
  • Além disso, em 2020, 2 docentes atuaram como consultores ad-hoc ou revisores de projeto do CNPq e da Capes. Em 2019, 6 docentes atuaram como consultores ad-hoc ou revisores de projeto do CNPq, 6 da Capes e 4 da Faperj. Em 2018, 6 docentes atuaram como consultores ad-hoc ou revisores de projeto do CNPq, 5 da Capes e 3 da Faperj. Em 2017, 4 docentes atuaram como consultores ad-hoc ou revisores de projeto do CNPq, 4 da Capes e 1 da Faperj.

Liderança e participação de docentes em entidades nacionais e internacionais relacionadas à área de conhecimento

# Na Anpad:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – Membro do Comitê Científico da Divisão de Estudos Organizacionais (entre 2015 e 2017) e Coordenadora Eleita da Divisão de estudos Organizacionais para o triênio 2018-2020;
  • Ana Heloísa Lemos – Membro do Comitê Científico da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (entre 2013 e 2017) e Coordenadora Eleita da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho para o triênio 2018-2020;
  • Angela da Rocha – Co-líder do Tema Marketing Digital e Inovação – da Divisão de Marketing (em 2019);
  • Fabio Paula – Co-líder do Tema Inovação na Administração Pública (em 2019) e do Tema Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (em 2020 e 2021) – da Divisão de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo;
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – Co-líder do Tema Liderança, Fundamentos, Abordagens e Desenvolvimento – da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (desde 2013);
  • Henrique Castro Martins – Co-líder do Tema Governança Corporativa e Estrutura de Propriedade – da Divisão de Finanças (desde 2019);
  • Jorge Brantes Ferreira – Co-líder do Tema Marketing Digital e Inovação – da Divisão de Marketing (desde 2019);
  • Luís Alexandre Pessôa – Co-líder do Tema Cultura e Consumo – da Divisão de Marketing (desde 2019) e participou do painel “Aproximações necessárias entre mercados, consumo e sociedade?” no Enanpad 2018;
  • Luiz Eduardo Brandão – Líder do Tema Gestão de Riscos e Derivativos – da Divisão de Finanças (entre 2015 e 2017) – e membro do Comitê Cientifico (entre 2018 e 2021).
  • Marcelo Cabus Klotzle – Co-líder do Tema Gestão de Riscos e Derivativos – da Divisão de Finanças (desde 2018).
  • Marcos Cohen – Co-líder do Tema Estratégias Orientadas à Sustentabilidade Organizacional – da Divisão de Estratégia em Organizações (desde 2021);
  • Marcus Wilcox Hemais – Co-líder do Tema Possibilidades e Limites do Consumo Emancipatório (em 2019) e Abordagens Críticas e Emancipatórias em Marketing (desde 2020) – da Divisão de Marketing;
  • Renata Peregrino Brito – Co-líder do Tema Estratégias Orientadas à Sustentabilidade Organizacional – da Divisão de Estratégia em Organizações (entre 2019 e 2020);
  • Sandra Regina da Rocha Pinto – Co-líder do Tema A Dinâmica da Rotinas Organizacionais e a Aprendizagem nas Organizações – da Divisão de Estudos Organizacionais (entre 2019 e 2020);
  • Teresia Diana de Macedo Soares – Co-líder do Tema Inovação na Administração Pública- da Divisão de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (em 2019).

# Em outras organizações científicas nacionais:

  • Luís Alexandre Pessôa – Líder do tema “Marketing” no AdCont 2019 e 2018; membro do seu Comitê Organizador do 2o Encontro de Cultura e Consumo Brasil – CCB 2018 e líder do tema de Marketing do IX AdCont 2018;
  • Marcelo Cabus Klotzle – Membro do Comitê Assessor da Sociedade Brasileira de Finanças;

# Em outras organizações científicas internacionais:

  • Fabio de Oliveira Paula – líder do tema “Technology and Innovation Management”, desde 2019, do “Global Business and Technology Association Annual Conference”, congresso esse desenvolvido pela Global Business and Technology Association (GBATA).
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – Membro do Comitê Assessor do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA), desde 2010;
  • Marcus Wilcox Hemais – co-líder de tema “Globalization, (Neo)Colonialism and Marketing”, desde 2019, do “Macromarketing Conference” congresso esse desenvolvido pela Macromarketing Society;

Prêmios recebidos por docentes

  • A profa. Alessandra Costa recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR) do EnANPAD 2021, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, em 2021.
  • A profa. Angela Rocha recebeu o Lifetime Achievement Award da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, em 2021.
  • O prof. Jorge Brantes recebeu o prêmio de Avaliador de Destaque da Revista de Administração Contemporânea (RAC), em 2021.
  • O prof. Jorge Ferreira recebeu o prêmio de Best Paper do 8th EMES International Research Conference, EMES- Social enterprise, cooperative and voluntary action, em 2021;
  • A profa. Angela Rocha foi finalista (2a colocada) do Best Teaching Case Award, da Business Association of Latin American Studies, em 2020.
  • O prof. Henrique Martins recebeu o prêmio de melhor artigo no International Corporate Governance Society (ICGS) Conference, em 2019;
  • Os profs. Fabio Paula e Teresia Diana Macedo Soares receberam o prêmio de melhor artigo no AIB – Latin America 2019 Chapter Conference, em 2019;
  • A profa. Angela da Rocha recebeu o prêmio de “Outstanding Leadership Award” do Consortium for International Marketing Research, em 2018.
  • A profa. Flavia Cazavotte recebeu o prêmio de “Best Applied Paper” no Business Association of Latin American Studies (BALAS) Conference, em 2018;
  • O prof. Marcus Hemais recebeu prêmio de melhor artigo de International Business, da divisão de Critical Management Studies no Academy of Management (AoM) Meeting, em 2018;
  • O prof. Luis Fernando Hor-Meyll recebeu prêmio de melhor artigo do 3rd Emerging Trends in Marketing and Management International Conference, em 2018;
  • Os profs. Fabio de Paula e Jorge Ferreira receberam o prêmio de “Best Overal Manuscript” do International Academy of Management and Business (IAMB) Conference, em 2018;
  • O prof. Jorge Ferreira recebeu o prêmio de melhor trabalho da área de Gestão Tecnológica e Inovação no XI Casi 2018;
  • O prof. Jorge Ferreira recebeu o prêmio de melhor trabalho do XI Casi 2018;
  • A profa. Teresia Diana recebeu o prêmio de “Fellow Award for Outstanding Scholarly Commitment” do GBATA Conference, em 2018.

Prêmios recebidos por discentes e egressos

  • Luiza Neves da Fonseca foi finalista (2nd) do Best Teaching Case Award, Business Association of Latin American Studies, em 2020.
  • Irene Ciccarino recebeu o prêmio de 2º lugar no Concurso de Ensayos por seu artigo “Desafíos para un Modelo de Desarrollo Soberano e Inclusivo en América Latina”, em 2020;
  • Waleska Campos teve artigo premiado entre os dez melhores no 9º Fórum Internacional Ecoinovar, em 2020;
  • Waleska Campos teve artigo premiado na categoria “Desenvolvimento Econômico e Social” na 3ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação, em 2020;
  • Waleska Campos teve artigo premiado na categoria “Empreendedorismo e Inovação” na 10ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo, em 2020;
  • Waleska Campos teve indicação para o prêmio de melhor artigo na categoria “Estratégia para Sustentabilidade” no XXII ENGEMA, em 2020;
  • Natalia Contesini recebeu Menção Honrosa no XVII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET;
  • Hudson Lima Mendonça recebeu o prêmio de melhor trabalho da área de Gestão Tecnológica e Inovação no XI Casi 2018;
  • Hudson Lima Mendonça recebeu o prêmio de melhor trabalho do XI Casi 2018.