PÓS-GRADUAÇÃO
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
 PÓS-GRADUAÇÃO
PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas do IAG – A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é composto pelo Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado, todos em Administração de Empresas. Os cursos estão fortemente interligados e partilham dos mesmos valores e princípios.

Mestrado Acadêmico tem como principal objetivo preparar o aluno para ingressar no Doutorado (no IAG PUC-Rio ou em outra instituição de prestígio nacional ou internacional) e no mercado de trabalho. O programa orgulha-se em adotar uma abordagem interdisciplinar. Portanto, são bem vindos alunos com graduação ou mestrado em áreas afins tais como economia, engenharia, computação, psicologia, neurociência, ciência política, sociologia, estatística, e matemática aplicada, entre outras.

Doutorado tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor-pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior, contribuindo com novos conhecimentos para a ciência e para a sociedade. O programa pretende formar líderes em ensino e pesquisa do fenômeno administrativo. É voltado para a formação de doutores de alta performance em empresas públicas e privadas e de professores-pesquisadores que possam, efetivamente, contribuir para o avanço do conhecimento em Administração.

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciado aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível na área de Administração e em áreas afins. Como ambos os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado são em tempo integral, espera-se, durante todo o período de duração do programa, a presença diária destes alunos na Escola, participando de atividades de aula, pesquisa, seminários, e discussões, fortalecendo assim a cultura acadêmica do programa. Os mestrandos e doutorandos dispõem de um ambiente de trabalho exclusivo.

Mestrado Profissional enfatiza conteúdos e métodos diretamente voltados ao desempenho de alto nível de qualificação profissional. Apresenta forte caráter prático, buscando atender às necessidades de profissionais interessados em fortalecer sua formação acadêmica e aplicá-la no ambiente de negócios. O curso tem por missão a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras em organizações dinâmicas.

A complexidade da realidade brasileira exige um curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas que prepare seus alunos para atuar em um ambiente empresarial mutável e desafiador, em que a capacidade de criar oportunidades de negócios é fundamental. Em resposta a esse desafio, o mercado de trabalho vem recrutando alunos e antigos alunos do IAG PUC-Rio para altos postos de direção e gerência em empresas públicas e privadas.  A dedicação ao curso é parcial, ou seja, pode ser conciliada com a rotina de trabalho, visto que as aulas são noturnas, após o horário comercial. Um novo olhar na agregação de valor para empresas e sociedade.

COORDENAÇÃO

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas
Coordenadora de Pós-Graduação em Administração de Empresas

alessandra.costa@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração de Empresas
Coordenador Adjunto de Pós-Graduação em Administração de Empresas

marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras
Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Empresas

lpessoa@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Docentes com Bolsas de Produtividade e Auxílios Financeiros

Os seguintes professores obtiveram bolsas de Produtividade ou auxílios financeiros, entre 2017 e 2020:

Em 2020:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – PQ 2 (CNPQ), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Fabio de Paula – Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Capes/PRINT (Capes);
  • Henrique Martins – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Jorge Brantes Ferreira – PQ 2 (CNPq) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 2 (CNPq), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro), Capes/PRINT (Capes) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Renata Brito – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro);

Em 2019:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Fabio de Paula – Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Capes/PRINT (Capes);
  • Henrique Martins – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Universal (Auxílio Financeiro – CNPQ);
  • Jorge Brantes Ferreira – PQ 2 (CNPq) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Leonardo Lima – Bolsa de Pesquisa (IPEA);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 2 (CNPq), e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq), Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Marcus Wilcox Hemais – Auxílio Instalação (FAPERJ – Auxílio Financeiro);
  • Renata Brito – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro);
  • Teresia Diana de Macedo Soares – PQ 1D (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ).

Em 2018:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – Universal (CNPQ – Auxílio Financeiro) e Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha – PQ 1A (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Brantes Ferreira – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq);
  • Leonardo Lima – Bolsa de Pesquisa (IPEA);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 1D (CNPq);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq);
  • Marcus Wilcox Hemais – Auxílio Instalação (FAPERJ – Auxílio Financeiro);
  • Teresia Diana de Macedo Soares – Cientista de Nosso Estado (FAPERJ).

Em 2017:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha –Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte – PQ 2 (CNPq) e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Brantes Ferreira – Jovem Cientista de Nosso Estado (FAPERJ);
  • Jorge Ferreira da Silva – PQ 1A (CNPq);
  • Luiz Eduardo Teixeira Brandão – PQ 1D (CNPq);
  • Marcelo Cabus Klotzle – PQ 2 (CNPq);
  • Teresia Diana de Macedo Soares – PQ 1B (CNPq).

DOCENTES PARTICIPANDO DE COMITÊS DE ÁREA NO CNPQ, NA CAPES E NA FAPERJ

  • Em 2019, a profa. Alessandra de Sá Mello da Costa foi Membro da Comissão de Avaliação APCN 2019, área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, junto à CAPES;
  • Em 2018, a profa. Alessandra de Sá Mello da Costa foi Membro da Comissão de Avaliação de Pedidos de Reconsideração APCN 2017 e 2018, área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, junto à CAPES;
  • Em 2018, a profa. Teresia Diana de Macedo Soares ocupou o cargo de Coordenador da área de Administração e Economia da Faperj;
  • Em 2018, a profa. Flavia Cavazotte foi membro do Comitê de Assessoramento da Capes;
  • Em 2017, a profa. Alessandra de Sá Mello da Costa participou da Avaliação Quadrienal (2013-2016) como Membro da Comissão Avaliadora dos Cursos de Pós-Graduação Acadêmicos, área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, junto à CAPES;
  • Além disso, em 2020, 2 docentes atuaram como consultores ad-hoc ou revisores de projeto do CNPq e da Capes. Em 2019, 6 docentes atuaram como consultores ad-hoc ou revisores de projeto do CNPq, 6 da Capes e 4 da Faperj. Em 2018, 6 docentes atuaram como consultores ad-hoc ou revisores de projeto do CNPq, 5 da Capes e 3 da Faperj. Em 2017, 4 docentes atuaram como consultores ad-hoc ou revisores de projeto do CNPq, 4 da Capes e 1 da Faperj.

LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM ENTIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS RELACIONADAS À ÁREA DE CONHECIMENTO

# Na Anpad:

  • Alessandra de Sá Mello da Costa – Membro do Comitê Científico da Divisão de Estudos Organizacionais (entre 2015 e 2017) e Coordenadora Eleita da Divisão de estudos Organizacionais para o triênio 2018-2020;
  • Ana Heloísa Lemos – Membro do Comitê Científico da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (entre 2013 e 2017) e Coordenadora Eleita da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho para o triênio 2018-2020;
  • Angela da Rocha – Co-líder do Tema Marketing Digital e Inovação – da Divisão de Marketing (em 2019);
  • Fabio Paula – Co-líder do Tema Inovação na Administração Pública (em 2020) e do Tema Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (em 2020) – da Divisão de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo;
  • Flavia Cavazotte – Co-líder do Tema Liderança, Fundamentos, Abordagens e Desenvolvimento – da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (desde 2013);
  • Henrique Castro Martins – Co-líder do Tema Governança Corporativa e Estrutura de Propriedade – da Divisão de Finanças (a partir de 2019);
  • Jorge Brantes Ferreira – Co-líder do Tema Marketing Digital e Inovação – da Divisão de Marketing (a partir de 2019);
  • Luís Alexandre Pessôa – Co-líder do Tema Cultura e Consumo – da Divisão de Marketing (a partir de 2019) e participou do painel “Aproximações necessárias entre mercados, consumo e sociedade?” no Enanpad 2018;
  • Luiz Eduardo Brandão – Líder do Tema Gestão de Riscos e Derivativos – da Divisão de Finanças (entre 2015 e 2017) – e membro do Comitê Cientifico (a partir de 2018).
  • Marcelo Cabus Klotzle – Co-líder do Tema Gestão de Riscos e Derivativos – da Divisão de Finanças (a partir de 2018).
  • Marcus Wilcox Hemais – Co-líder do Tema Possibilidades e Limites do Consumo Emancipatório (em 2019) e Abordagens Críticas e Emancipatórias em Marketing (em 2020) – da Divisão de Marketing;
  • Renata Peregrino Brito – Co-líder do Tema Estratégias Orientadas à Sustentabilidade Organizacional – da Divisão de Estratégia em Organizações (a partir de 2019);
  • Sandra Regina da Rocha Pinto – Co-líder do Tema A Dinâmica da Rotinas Organizacionais e a Aprendizagem nas Organizações – da Divisão de Estudos Organizacionais (a partir de 2019);
  • Teresia Diana de Macedo Soares – Co-líder do Tema Inovação na Administração Pública- da Divisão de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (em 2019).

# Em outras organizações científicas nacionais:

  • Luís Alexandre Pessôa – Líder do tema “Marketing” no AdCont 2019 e 2018; membro do seu Comitê Organizador do 2o Encontro de Cultura e Consumo Brasil – CCB 2018 e líder do tema de Marketing do IX AdCont 2018;
  • Marcelo Cabus Klotzle – Membro do Comitê Assessor da Sociedade Brasileira de Finanças;

# Em outras organizações científicas internacionais:

  • Marcus Hemais – co-líder de tema “Globalization, (Neo)Colonialism and Marketing” , em 2019 e 2020, do “Macromarketing Conference” congresso esse desenvolvido pela Macromarketing Society;
  • Fabio Paula – líder do tema “Technology and Innovation Management”, em 2019, do “21st Global Business and Technology Association Annual Conference”, congresso esse desenvolvido pela Global Business and Technology Association (GBATA).

PRÊMIOS RECEBIDOS POR DISCENTES E EGRESSOS

  • Luiza Neves da Fonseca foi finalista (2nd) do Best Teaching Case Award, Business Association of Latin American Studies, em 2020.
  • Irene Ciccarino recebeu o prêmio de 2º lugar no Concurso de Ensayos por seu artigo “Desafíos para un Modelo de Desarrollo Soberano e Inclusivo en América Latina”, em 2020;
  • Waleska Campos teve artigo premiado entre os dez melhores no 9º Fórum Internacional Ecoinovar, em 2020;
  • Waleska Campos teve artigo premiado na categoria “Desenvolvimento Econômico e Social” na 3ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação, em 2020;
  • Waleska Campos teve artigo premiado na categoria “Empreendedorismo e Inovação” na 10ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo, em 2020;
  • Waleska Campos teve indicação para o prêmio de melhor artigo na categoria “Estratégia para Sustentabilidade” no XXII ENGEMA, em 2020;
  • Natalia Contesini recebeu Menção Honrosa no XVII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET;
  • Hudson Lima Mendonça recebeu o prêmio de melhor trabalho da área de Gestão Tecnológica e Inovação no XI Casi 2018;
  • Hudson Lima Mendonça recebeu o prêmio de melhor trabalho do XI Casi 2018.

PRÊMIOS RECEBIDOS POR DOCENTES

  • A profa. Angela Rocha foi finalista (2nd) do Best Teaching Case Award, Business Association of Latin American Studies, em 2020.
  • O prof. Henrique Martins recebeu o prêmio de melhor artigo no International Corporate Governance Society (ICGS) Conference, em 2019;
  • Os profs. Fabio Paula e Teresia Diana Macedo Soares receberam o prêmio de melhor artigo no AIB – Latin America 2019 Chapter Conference, em 2019;
  • A profa. Angela da Rocha recebeu o prêmio de “Outstanding Leadership Award” do Consortium for International Marketing Research, em 2018.
  • A profa. Flavia Cazavotte recebeu o prêmio de “Best Applied Paper” no Business Association of Latin American Studies (BALAS) Conference, em 2018;
  • O prof. Marcus Hemais recebeu prêmio de melhor artigo de International Business, da divisão de Critical Management Studies no Academy of Management (AoM) Meeting, em 2018;
  • O prof. Luis Fernando Hor-Meyll recebeu prêmio de melhor artigo do 3rd Emerging Trends in Marketing and Management International Conference, em 2018;
  • Os profs. Fabio de Paula e Jorge Ferreira receberam o prêmio de “Best Overal Manuscript” do International Academy of Management and Business (IAMB) Conference, em 2018;
  • O prof. Jorge Ferreira recebeu o prêmio de melhor trabalho da área de Gestão Tecnológica e Inovação no XI Casi 2018;
  • O prof. Jorge Ferreira recebeu o prêmio de melhor trabalho do XI Casi 2018;
  • A profa. Teresia Diana recebeu o prêmio de “Fellow Award for Outstanding Scholarly Commitment” do GBATA Conference, em 2018.