MBA
GESTÃO DE MARKETING

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PRÓXIMA TURMA
Maio de 2020

CARGA HORÁRIA
A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS
• Turma semanal: Segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30
Inscrições abertas! Início em maio de 2020.

INVESTIMENTO
R$ R$ 33.793,00 à vista ou
24 parcelas de R$ 1.490,28


Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Período
15% 25% Até 19/12
10% 20% De 20/12 a 10/03
5% 15% De 11/03 a 10/04
0 10% A partir de 11/04
30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.


LOCAL
Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea | Rio de Janeiro | RJ
CEP: 22451-900

CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio:
21 2138-9240
contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

O MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ideal para quem busca aplicar na empresa conhecimentos práticos em marketing com conteúdos inovadores em economia criativa e no ambiente de trabalho digital.

O curso aborda o marketing clássico com a contribuição de novas ferramentas em mercados digitais e segmentos inovadores como o da economia criativa. A combinação perfeita de uma sólida base acadêmica de marketing e gestão, com atividades voltadas para a aplicação prática em um contexto empresarial cada vez mais on-line e interconectado.

O programa oferece ferramentas para a formulação e aplicação de estratégias de marketing e habilidades de gestão para desenvolver soluções direcionadas a consumo, varejo, marcas e, principalmente, mídias digitais. E, ainda, com a aplicação das ferramentas mais recentes de relacionamento com o cliente , como Database Marketing (DBM) e Customer Relantionship Management (CRM).

O objetivo é ampliar a perspectiva gerencial dos participantes no que tange à área de Marketing, proporcionando uma visão desta atividade integrada à estratégia global das empresas.

A teoria do marketing clássico aliada à aplicação prática em uma nova e desafiadora configuração de mundo, em que as ferramentas digitais são protagonistas.

COORDENAÇÃO

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

lpessoa@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Alessandra Baiocchi

abaiocchi@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Nivelamento

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital.

Princípios fundamentais de contabilidade. Balanço. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. DOAR e fluxo de caixa. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber e a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado, operações financeiras, contas do patrimônio líquido. Efeitos de flutuação de preços sobre os demonstrativos financeiros. Análise dos demonstrativos financeiras. Orçamentação. Informações gerenciais.

Definições, tipologias, teoria e modelos. Cenários estratégicos. Posicionamento estratégico e competitividade. Benchmarking. Estratégias empresariais orientadas para o cliente. Customização em massa. Planejamento- visão, missão, fatores ambientais críticos, objetivos estratégicos e metas de longo, curto e médio prazo. Implementação, monitoração e avaliação. Efetividade, alinhamento, integração.

Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de Capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.

Visão contemporânea da pesquisa de marketing nas decisões estratégicas de Estratégias mercadológicas de preço. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e cotas de vendas. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço para uma concorrência. Decisão de preço considerando o volume de vendas e lucro objetivado. Decisão de preço considerando o retorno sobre investimento. Decisões especiais.

Liderança. Comunicação interpessoal. Motivação. Gestão participativa. Trabalho em equipe. Energização e cultura de qualidade de vida no trabalho.

Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Papel de marketing nas organizações e na sociedade. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Estilos de vida e comportamento de compra. Segmentação de mercado. Estratégia de produto. Ciclo de vida e desenvolvimento de produtos e serviços. Estratégia de preço. Estratégia de distribuição. Estratégia de promoção.

Paradigmas organizacionais. Processos de negócios e de apoio. Configurações organizacionais. Sistemas e processos de melhoria do desempenho organizacional. Reprojeto e reestruturação da organização.

Núcleo Complementar / Eletivas

Transformações recentes das relações entre Estados e organizações internacionais. Emergência de uma ordem mundial pós-bipolaridade. Desordem internacional, globalização, unilateralismo, (in)segurança internacional, crises contemporâneas e novos centros de poder. Novas tecnologias digitais, vantagem competitiva e digitalização; estratégias digitais, processos de transformação digital e avaliação de investimentos em tecnologias digitais.

Modelos para julgamento e tomada de decisão. Características e etapas do processo. Fatores externos intervenientes no processo. Dimensões política, organizacional, tecnológica, humana e de informação da gestão do processo. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. O processo de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e fases da negociação. Objeções e impasses à negociação. Concessões como parte da negociação. Habilidade interpessoal e confiança. Negociação com pessoas diferentes.

  • Assessment para autoconhecimento e autodesenvolvimento;

  • Conhecendo suas competências gerenciais e estilo de liderança;

  • Planejamento de carreira: business model you;

  • Comunicação interpessoal e relacionamento;

  • Gestão de desempenho, feedback e feedforward;

  • Delegação e empowerment;

  • Desenvolvimento e coaching de equipes;

  • Gestão da diversidade e conflitos;

  • Gestão da mudança e inovação.

Núcleo de Integração Disciplinar

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como contabilidade, economia, finanças, logística, marketing, produção e P&D. Implementação de estratégias para competir no Mercosul, Ásia e Europa. Entendimento das implicações financeiras das decisões gerenciais. Desenvolvimento de habilidades de esforço analítico, trabalho em equipe, negociação, resolução de conflitos, liderança, comunicação e persuasão.

Estrutura de um plano de negócios. Fontes de informação. Concepção do negócio. Visão e missão. Análise do ambiente externo. Análise da concorrência. Análise dos segmentos potenciais de compradores. Posicionamento estratégico. Curva de valor. Composto de marketing. Alianças e parcerias. Estratégias funcionais para a execução do plano. Objetivos, metas e indicadores de desempenho. Análise financeira e análise de sensibilidade. Fontes de financiamento.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Opcional

M.Sc. em Engenharia Econômica pela Universidade de Stanford, Califórnia e Engenheiro Civil pela PUC/RJ. Foi Professor Associado do Departamento de Engenharia Industrial e do Rio Datacentro da PUC/RJ, em regime de tempo integral. É autor do livro Matemática Financeira Objetiva e Aplicada – 9ª Edição, publicado pela Editora Campus. Exerceu diversas funções executivas na área financeira de empresas do governo (BNDES, Vale do Rio Doce e Nuclebrás). No sistema Petrobras exerceu as funções de Diretor Financeiro da Petrobras Distribuidora e de Presidente da Liquigás Distribuidora. Na área privada atuou como Diretor Financeiro da Aracruz Celulose, Superintendente Geral da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Diretor Financeiro das Casas Sendas e Presidente do Grupo Supergasbrás. Exerce atualmente a função de Consultor Financeiro de várias empresas privadas. Leciona a cadeira de Matemática Financeira e Análise de Investimentos em programas de pós-graduação de diversas instituições de ensino, do governo.

Professora Alessandra de Sá Mello da Costa é doutora em Administração pela EBAPE/FGV, mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e graduada em Administração e História. Professora Adjunta do Departamento de Administração da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade da PUC-Rio e da FAPERJ (Jovem Cientista do Nosso Estado). Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do IAG PUC-Rio, com interesse de pesquisa nas áreas de (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais (perspectivas reflexivas sobre organizações e dinâmica organizacional; novas epistemologias e perspectivas críticas).

> Currículo Lattes
alessandra.costa@iag.puc-rio.br

Doutor em Agricultural Economics

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Agricultural Economics – University of London – Wye College (1990) e doutorado em Agricultural Economics – University of London – Wye College (1994), atual Imperial College. Tem especialização em Marketing (IAG/PUC-Rio, 1986) e cursos de extensão em Educação Superior realizados na Harvard Business School (2000) e na PUC-Rio (2002). Foi Coordenador-Adjunto de Graduação do Departamento de Administração e o Vice-Decano de Graduação do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio de 1999 a 2008. Tem atuado como coordenador de diversos cursos de extensão na Universidade. Atualmente é professor de tempo integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Departamento de Administração (IAG), desenvolvendo pesquisas e lecionando nas áreas de Marketing, Meio Ambiente, Gerenciamento de Marcas e Logística Empresarial. Tem trabalhos apresentados em congressos, conferências e seminários, tanto no Brasil como no exterior, incluindo Argentina, Costa Rica, EUA, Escócia, Espanha, Taiwan e República Tcheca. É o atual Coordenador Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio e do Programa Universidade-Comunidade (UNICOM), prestador de serviços de apoio a comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor).

> Currículo Lattes
lacombe@iag.puc-rio.br | (21)3527-1450

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou via chamada de vídeo no WhatsApp) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

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