Aspectos Macroeconômicos em Diagnósticos Empresariais
Prof. Fabio José Barbosa
Objetivo:
Instrumentalizar o participante a melhor compreender os conceitos básicos e metodologias para construção de cenários mercadológicos prospectivos, em particular, para a tomada de decisões em nível profissional, sobretudo, no que se refere a programas de reestruturação de empresas em dificuldades ou não.
Ementa:
· Definição clara do(s) objeto(s) das projeções (variáveis dependentes):
· Identificação de variáveis-chave para compreensão no futuro que dependem de alterações em ações no presente (exemplo: a aquisição de determinado equipamento que depende da expansão de um determinado nicho de mercado, a determinação da localização de pontos de distribuição e comercialização que depende das perspectivas de crescimento regional, etc.)
· Identificação de variáveis críticas (explicativas):
· O elevado número de variáveis envolvidas na determinação de eventos futuros em determinado mercado ou setor torna a construção de cenários uma atividade complexa. A modelagem objetiva e focada em poucas premissas críticas permite maior clareza e possibilita a melhor medição de incertezas e elaboração de eventuais planos contingenciais.
· Escolha da metodologia mais adequada para construção de cenários mercadológicos:
· Análise qualitativa (ou intuitiva), que não toma como referência modelos matemáticos.
· Análise quantitativa, ou seja, por meio de correlações históricas (simples ou múltiplas) entre variáveis explicativas e dependentes e aplicação de modelos econométricos.
· Análise determinista, através da aplicação direta de eventos futuros pré-determinados (exemplo: impactos de uma determinada obra pública já licitada na demanda regional de matérias-primas).
· Análise Quantitativa:
· Obtenção de dados históricos de qualidade e de horizonte suficientemente longo:
· Principais agregados macroeconômicos;
· Conceitos básicos da Contabilidade Nacional;
· Conceitos básicos de análise setorial na indústria (pelas óticas da oferta e da demanda);
· Preços, câmbio e conceitos de variáveis nominais e reais.
· Definição adequada do horizonte temporal de projeção;
· Critérios para seleção e obtenção de projeções de variáveis explicativas;
· Estabelecimento de critérios econométricos básicos de correlação entre variáveis;
· Análise Qualitativa e Determinística:
· Variáveis exógenas e eventos de descontinuidade que impactam variações de curto prazo:
· Quebra de paradigmas;
· Tendências de substituição;
· Impactos de nova oferta ou demanda em mercados oligopolistas ou oligopsônicos.
· Considerações sobre a potencialidade de futuros alternativos e as vantagens do uso de múltiplos cenários de médio e longo prazo;
· Testes de consistência e monitoramento.