CURSOS ONLINE
 CURSOS ONLINE
MERCADO DO LIVRO: DA GESTÃO EDITORIAL À GRÁFICA

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

20 horas para os alunos que optarem pelo curso online e 30 horas para aqueles que optarem pelo curso online com visita à Editora Vozes.

Turma online COM VISITA à Editora Vozes (30h)

R$ 2.200,00 à vista ou em até 8 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.

Turma online SEM VISITA (20h):

R$ 1.700,00 à vista ou em até 8 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.

• 10% até 17/09.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pelo IAG PUC-Rio, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Faça sua inscrição

Uma imersão na indústria gráfica junto a gestores das mais destacadas editoras comerciais.

APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA

A proposta é oferecer uma visão atualizada dos principais desafios do mercado editorial a partir da visão de gestores que atuam nas mais destacadas editoras comerciais. Tópicos como direitos autorais, aquisição de obras, formação de catálogo, marketing do livro e eventos literários serão abordados por professores em conversas esclarecedoras com convidados especiais. Este curso é lançado num momento propício para atualização profissional visando ao mercado editorial, uma vez que o Rio de Janeiro receberá em 2025 o título de capital mundial do livro pela Unesco e uma programação extensa de eventos literários é esperada

DIFERENCIAL

Este curso permite uma imersão completa na indústria gráfica com aulas online – ao vivo. Ao final do curso, o participante tem a opção de realizar uma imersão de 10 horas na Editora Vozes, em Petrópolis.

Na ficha de inscrição, o aluno deverá escolher qual curso deseja realizar:

20h – Curso Online

30h – Curso Online com visita à Editora Vozes, em Petrópolis

• Cenários do mercado editorial;
  • Edição-executiva;
  • Aquisição de títulos e construção de catálogo;
  • Gestão de direitos autorais;
  • Gestão de produção editorial;
  • Marketing editorial;
  • Gestão de produção gráfica;
  • Logística e gestão comercial do livro;
  • Eventos e lançamentos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais do mercado editorial com foco em aperfeiçoamento, autores, profissionais de áreas afins (Letras, Design, Comunicação), alunos de graduação e pós com interesse em trabalhar na área, assim como profissionais em transição de carreira para a área editorial.

PRÉ-REQUISITOS

Não há pré-requisitos.

METODOLOGIA / TIPOS DE ATIVIDADES:

Aulas teóricas e práticas, com participação de profissionais do mercado convidados.

• 04/11, segunda-feira, das 19h às 22h – Cenários do Mercado Editorial
  • 05/11, terça-feira, das 19h às 22h – Edição-executiva
  • 11/11, segunda-feira, das 19h às 22h – Aquisição de Títulos e Construção de Catálogo
  • 12/11, terça-feira, das 19h às 22h – Gestão de Direitos Autorais
  • 18/11, segunda-feira, das 19h às 22h – Gestão de Produção Editorial
  • 19/11, terça-feira, das 19h às 22h – Marketing Editorial
  • 25/11, segunda-feira, das 19h às 22h – Gestão de Produção Gráfica
  • 26/11, terça-feira, das 19h às 22h – Produção de Livros Digitais
  • 02/12, segunda-feira, das 19h às 22h – Logística e Gestão Comercial do Livro
  • 03/12, terça-feira, das 19h às 22h – Eventos e Lançamentos

Para os candidatos que escolherem o curso com a visita à Editora Vozes incluída:

• 09 e 10/12, Visita à Editora Vozes.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL

Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas.

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

PROFESSORES

Aline Carneiro

Formada em Letras, com especialização em Psicologia Analítica. Atua há 20 anos no mercado editorial, pela Editora Vozes. Desde 2016, trabalha como editora, na captação e preparação de livros de Ciências Humanas.

Felipe Gomberg

Professor de Jornalismo e Editoração na PUC-Rio. Diretor da Editora PUC-Rio, onde trabalha desde a fundação, em 2000. Doutor e mestre em Comunicação, jornalista (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa Editoração Acadêmica: políticas e comunicação – em parceria com a PUCRS, desenvolve pesquisas em Produção Editorial e Gestão em Editoras. É membro do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial da Intercom.

Nina Lua de Freitas Ferreira

Formada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Rio), especialização em Publishing Management (FGV) e pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos da Tradução (PUC-Rio). Foi produtora editorial e editora em grandes casas editoriais do país e tem experiência em avaliação de originais, revisão, preparação e tradução de textos. Trabalha com planejamento criativo e tradução de livros inglês-português.

Tatiana Helich

Doutoranda em Comunicação Social (PUC-Rio). Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio). Foi editora de conteúdo do portal Gshow. Trabalhou com Comunicação Corporativa em empresas de engenharia, inteligência de mercado e desenvolvimento de Software. É gestora/editora de Comunicação e de Projetos Especiais da Editora PUC-Rio. Co-coordenadora do EdiLab – Laboratório de Editoração da PUC-Rio.

Teobaldo Heidemann

Formado em Administração e Filosofia, possui quarenta anos de experiência no mercado editorial, atuando na área comercial. Desde 2006, é responsável pela gestão da área comercial e de marketing da Editora Vozes. Também participa ativamente do Conselho Editorial, da elaboração do Planejamento Estratégico e orçamentário da empresa e do treinamento e desenvolvimento de equipes.

O Curso Mercado do Livro: da Gestão Editorial à Gráfica é promovido pelo IAG PUC-Rio e a Editora PUC-Rio.

COORDENAÇÃO

O curso online Mercado do Livro: Da Gestão Editorial à Gráfica é coordenado pelo Laboratório de Editoração (EdiLab).