Ementa
Papel e impacto do marketing nas organizações e na sociedade. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Decisões de segmentação, escolha de mercados-alvo e posicionamento de marca. Desenvolvimento e gestão de marcas. Aspectos culturais e simbólicos do consumo e seus impactos no processo de gestão de marketing e na sociedade.
Bibliografia Principal:
- KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson, 2019.
- KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 18ª ed. São Paulo: Bookman, 2023.
- SEMPRINI, A. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. 2ª ed. São Paulo: Estação das Letras, 2010.
Bibliografia Complementar:
- BEVERLAND, M. Co-creating Meaningful Brands. London: Sage, 2018.
- KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
- AVERY, J.; GUPTA, S. Marketing Reading: Brand Positioning. Core Curriculum. Harvard Business Publishing, 2014.
- PESSÔA, L. A. G. Narrativas de Segurança na Publicidade: um Estudo Semiótico. São Paulo: Mackenzie, 2013.
- AAKER, D. On Branding. Porto Alegre: Artmed, 2015.