CURSOS ONLINE
ESTRATÉGIAS DE CORPORATE VENTURE
CURSOS ONLINE
ESTRATÉGIAS DE CORPORATE VENTURE
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
CARGA HORÁRIA
36 horas
AULAS | HORÁRIOS
Segundas e Quartas, das 19h às 22h
FORMATO
Aulas por videoconferência e atividades assíncronas
INVESTIMENTO
R$ 3.200,00 à vista ou em 9 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito
CONTATO
Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:
Email: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Telefone: (21) 2138-9240
Defina estratégias para atuar com segurança no mundo da inovação aberta através de estruturas de Corporate Venture.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
O aluno pode esperar uma abordagem prática de todos os conceitos e processos relacionados com o ciclo de investimento do corporate venture capital (CVC), e ao final do curso, conseguir responder às seguintes questões:
- Definir as melhores ferramentas para seus objetivos de colaboração com startups.
- Definir o momento de criação de um CVC e iniciativas correlatas.
- Como conectar a estratégia da empresa com o CVC e iniciativas correlatas.
- Como definir as teses estratégicas de investimento.
- Como assegurar o resultado estratégico do investimento por meio de um plano de geração de valor.
DIFERENCIAL DO CURSO
O curso possui como diferencias a serem destacados:
- Apresenta abordagem que une teoria e prática, com casos e exemplos concretos de aplicações na área.
- Possui metodologias exclusivas para construção de programas de CVC e de avaliação de startups.
- Professores com ampla experiência prática e sólida formação acadêmica, no Brasil e no exterior.
- Oferece um conjunto de ferramentas sob medida para implementação imediata dos conhecimentos adquiridos.
TÓPICOS ABORDADOS / PROGRAMA
- Inovação Aberta e Mindset Colaborativo
- Introdução ao Corporate Venture Capital
- Corporate Venture no Brasil e No Mundo
- Estruturação de um Programa de Corporate Venture
- Investimento em Startups
- Acompanhamento de Startups
- Motivações e Desafios para a Colaboração
- Processo e Governança em Corporate Venture Capital
- Ferramentas e KPIs para Corporate Venture Capital
PÚBLICO-ALVO
Curso destinado a profissionais que desejam trabalhar com Corporate Venture e inovação aberta, consultorias voltadas para startups, além de profissionais que queiram migrar de Venture Capital para Corporate Venture Capital e empreendedores que queiram entender o mindset dos investidores corporativos
METODOLOGIA / TIPOS DE ATIVIDADES
- Aulas Expositivas
- Vídeos
- Mini-Casos
- Jogos de Perguntas e Respostas
- Construção de um Programa de CVC
MATERIAL ASSÍNCRONO
- Apresentações das aulas em formato PDF
- Bibliografia sugerida
- Mini-Caso startups (texto e planilha)
- Modelo Canvas CVC
- Modelo Análise 8 Dimensões
- Exemplo estrutura Data Room
- Método VC de Valuation
- Checklist Due Diligence
- Exemplo Cap Table
- Planilha de revisão anual CEO
- Exemplo documentos reuniões de board
- Planilha de modelagem de portfolio
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas. Ao final do curso, é facultado ao participante apresentar um projeto para implantação. Vide:
Montagem de um programa de corporate venture capital (CVC) em duas etapas/entregas:
- Modelagem conceitual do programa (Canvas CVC)
- Definição dos processos, governança, ferramentas e KPIs
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
REALIZAÇÃO
Fábio de Oliveira Paula
Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Alto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio.
Hudson Mendonça
Economista e MsC em Eng. de Produção pela UFRJ, PhD em Adm. pela PUC-Rio. Por 15 anos ocupou posições-chave em inovação como Superintendente da Finep, Subsecretário do MCTI, Diretor de Cleantech da ABStartups, Conselheiro de Fundos de VC e Mentor/Avaliador de mais de 200 startups. É o líder do MIT REAP no Brasil, colunista da MIT Tech Review e Co-coordenador do ranking 100 Startups to Watch do Grupo Globo (PEGN, Época Negócios e Valor).
Ricardo Moraes
Ricardo Moraes trabalha na área de Inovação e CVC da BR Distribuidora e faz parte do comitê de CVC da ABVCAP. Nos últimos 10 anos, atuou como gestor de Venture Capital e como executivo de startups no Brasil e EUA. Atua como mentor de programas de aceleração e é um dos avaliadores do programa SEED MG. Tem formação pela UFRJ e MBA pela HULT Intl. Business School, de Boston.
O Curso Estratégias de Corporate Venture é promovido pelo MAGIS, Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e Inovação do IAG PUC-Rio.
Defina estratégias para atuar com segurança no mundo da inovação aberta através de estruturas de Corporate Venture.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
O aluno pode esperar uma abordagem prática de todos os conceitos e processos relacionados com o ciclo de investimento do corporate venture capital (CVC), e ao final do curso, conseguir responder às seguintes questões:
- Definir as melhores ferramentas para seus objetivos de colaboração com startups.
- Definir o momento de criação de um CVC e iniciativas correlatas.
- Como conectar a estratégia da empresa com o CVC e iniciativas correlatas.
- Como definir as teses estratégicas de investimento.
- Como assegurar o resultado estratégico do investimento por meio de um plano de geração de valor.
DIFERENCIAL DO CURSO
O curso possui como diferencias a serem destacados:
- Apresenta abordagem que une teoria e prática, com casos e exemplos concretos de aplicações na área.
- Possui metodologias exclusivas para construção de programas de CVC e de avaliação de startups.
- Professores com ampla experiência prática e sólida formação acadêmica, no Brasil e no exterior.
- Oferece um conjunto de ferramentas sob medida para implementação imediata dos conhecimentos adquiridos.
TÓPICOS ABORDADOS / PROGRAMA
- Inovação Aberta e Mindset Colaborativo
- Introdução ao Corporate Venture Capital
- Corporate Venture no Brasil e No Mundo
- Estruturação de um Programa de Corporate Venture
- Investimento em Startups
- Acompanhamento de Startups
- Motivações e Desafios para a Colaboração
- Processo e Governança em Corporate Venture Capital
- Ferramentas e KPIs para Corporate Venture Capital
PÚBLICO-ALVO
Curso destinado a profissionais que desejam trabalhar com Corporate Venture e inovação aberta, consultorias voltadas para startups, além de profissionais que queiram migrar de Venture Capital para Corporate Venture Capital e empreendedores que queiram entender o mindset dos investidores corporativos
METODOLOGIA / TIPOS DE ATIVIDADES
- Aulas Expositivas
- Vídeos
- Mini-Casos
- Jogos de Perguntas e Respostas
- Construção de um Programa de CVC
MATERIAL ASSÍNCRONO
- Apresentações das aulas em formato PDF
- Bibliografia sugerida
- Mini-Caso startups (texto e planilha)
- Modelo Canvas CVC
- Modelo Análise 8 Dimensões
- Exemplo estrutura Data Room
- Método VC de Valuation
- Checklist Due Diligence
- Exemplo Cap Table
- Planilha de revisão anual CEO
- Exemplo documentos reuniões de board
- Planilha de modelagem de portfolio
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas. Ao final do curso, é facultado ao participante apresentar um projeto para implantação. Vide:
Montagem de um programa de corporate venture capital (CVC) em duas etapas/entregas:
- Modelagem conceitual do programa (Canvas CVC)
- Definição dos processos, governança, ferramentas e KPIs
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
REALIZAÇÃO
Fábio de Oliveira Paula
Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Alto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio.
Hudson Mendonça
Economista e MsC em Eng. de Produção pela UFRJ, PhD em Adm. pela PUC-Rio. Por 15 anos ocupou posições-chave em inovação como Superintendente da Finep, Subsecretário do MCTI, Diretor de Cleantech da ABStartups, Conselheiro de Fundos de VC e Mentor/Avaliador de mais de 200 startups. É o líder do MIT REAP no Brasil, colunista da MIT Tech Review e Co-coordenador do ranking 100 Startups to Watch do Grupo Globo (PEGN, Época Negócios e Valor).
Ricardo Moraes
Ricardo Moraes trabalha na área de Inovação e CVC da BR Distribuidora e faz parte do comitê de CVC da ABVCAP. Nos últimos 10 anos, atuou como gestor de Venture Capital e como executivo de startups no Brasil e EUA. Atua como mentor de programas de aceleração e é um dos avaliadores do programa SEED MG. Tem formação pela UFRJ e MBA pela HULT Intl. Business School, de Boston.
O Curso Estratégias de Corporate Venture é promovido pelo MAGIS, Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e Inovação do IAG PUC-Rio.
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
CARGA HORÁRIA
36 horas
AULAS | HORÁRIOS
Segundas e Quartas, das 19h às 22h
FORMATO
Aulas por videoconferência e atividades assíncronas
INVESTIMENTO
R$ 3.200,00 à vista ou em 9 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito
CONTATO
Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:
Email: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Telefone: (21) 2138-9240
Defina estratégias para atuar com segurança no mundo da inovação aberta através de estruturas de Corporate Venture.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
O aluno pode esperar uma abordagem prática de todos os conceitos e processos relacionados com o ciclo de investimento do corporate venture capital (CVC), e ao final do curso, conseguir responder às seguintes questões:
- Definir as melhores ferramentas para seus objetivos de colaboração com startups.
- Definir o momento de criação de um CVC e iniciativas correlatas.
- Como conectar a estratégia da empresa com o CVC e iniciativas correlatas.
- Como definir as teses estratégicas de investimento.
- Como assegurar o resultado estratégico do investimento por meio de um plano de geração de valor.
DIFERENCIAL DO CURSO
O curso possui como diferencias a serem destacados:
- Apresenta abordagem que une teoria e prática, com casos e exemplos concretos de aplicações na área.
- Possui metodologias exclusivas para construção de programas de CVC e de avaliação de startups.
- Professores com ampla experiência prática e sólida formação acadêmica, no Brasil e no exterior.
- Oferece um conjunto de ferramentas sob medida para implementação imediata dos conhecimentos adquiridos.
TÓPICOS ABORDADOS / PROGRAMA
- Inovação Aberta e Mindset Colaborativo
- Introdução ao Corporate Venture Capital
- Corporate Venture no Brasil e No Mundo
- Estruturação de um Programa de Corporate Venture
- Investimento em Startups
- Acompanhamento de Startups
- Motivações e Desafios para a Colaboração
- Processo e Governança em Corporate Venture Capital
- Ferramentas e KPIs para Corporate Venture Capital
PÚBLICO-ALVO
Curso destinado a profissionais que desejam trabalhar com Corporate Venture e inovação aberta, consultorias voltadas para startups, além de profissionais que queiram migrar de Venture Capital para Corporate Venture Capital e empreendedores que queiram entender o mindset dos investidores corporativos
METODOLOGIA / TIPOS DE ATIVIDADES
- Aulas Expositivas
- Vídeos
- Mini-Casos
- Jogos de Perguntas e Respostas
- Construção de um Programa de CVC
MATERIAL ASSÍNCRONO
- Apresentações das aulas em formato PDF
- Bibliografia sugerida
- Mini-Caso startups (texto e planilha)
- Modelo Canvas CVC
- Modelo Análise 8 Dimensões
- Exemplo estrutura Data Room
- Método VC de Valuation
- Checklist Due Diligence
- Exemplo Cap Table
- Planilha de revisão anual CEO
- Exemplo documentos reuniões de board
- Planilha de modelagem de portfolio
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas. Ao final do curso, é facultado ao participante apresentar um projeto para implantação. Vide:
Montagem de um programa de corporate venture capital (CVC) em duas etapas/entregas:
- Modelagem conceitual do programa (Canvas CVC)
- Definição dos processos, governança, ferramentas e KPIs
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
REALIZAÇÃO
Fábio de Oliveira Paula
Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Alto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio.
Hudson Mendonça
Economista e MsC em Eng. de Produção pela UFRJ, PhD em Adm. pela PUC-Rio. Por 15 anos ocupou posições-chave em inovação como Superintendente da Finep, Subsecretário do MCTI, Diretor de Cleantech da ABStartups, Conselheiro de Fundos de VC e Mentor/Avaliador de mais de 200 startups. É o líder do MIT REAP no Brasil, colunista da MIT Tech Review e Co-coordenador do ranking 100 Startups to Watch do Grupo Globo (PEGN, Época Negócios e Valor).
Ricardo Moraes
Ricardo Moraes trabalha na área de Inovação e CVC da BR Distribuidora e faz parte do comitê de CVC da ABVCAP. Nos últimos 10 anos, atuou como gestor de Venture Capital e como executivo de startups no Brasil e EUA. Atua como mentor de programas de aceleração e é um dos avaliadores do programa SEED MG. Tem formação pela UFRJ e MBA pela HULT Intl. Business School, de Boston.
O Curso Estratégias de Corporate Venture é promovido pelo MAGIS, Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e Inovação do IAG PUC-Rio.