MBA
GESTÃO DE MARKETING
 MBA
GESTÃO DE
MARKETING

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PRÓXIMA TURMA

05 de maio de 2025

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30.

INVESTIMENTO

R$ 33.793,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.490,28. (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% para matrículas até 12/02/25

Matrículas antecipadas para demais candidatos:

  • 15% para matrículas até 12/02/25

Segundo MBA com 50% de desconto:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto3.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras4, transexuais ou pessoas com deficiência5.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio:       (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

 

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Confira as regras da aplicação do desconto para o segundo MBA com a secretaria acadêmica do IAG PUC-Rio através do WhatsApp (21) 99452-7756 .

4Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

5Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

Faça sua inscrição

O MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ideal para quem busca aplicar na empresa conhecimentos práticos em marketing com conteúdos inovadores em economia criativa e no ambiente de trabalho digital.

O curso aborda o marketing clássico com a contribuição de novas ferramentas em mercados digitais e segmentos inovadores como o da economia criativa. A combinação perfeita de uma sólida base acadêmica de marketing e gestão, com atividades voltadas para a aplicação prática em um contexto empresarial cada vez mais on-line e interconectado.

O programa oferece ferramentas para a formulação e aplicação de estratégias de marketing e habilidades de gestão para desenvolver soluções direcionadas a consumo, varejo, marcas e, principalmente, mídias digitais. E, ainda, com a aplicação das ferramentas mais recentes de relacionamento com o cliente, como Database Marketing (DBM) e Customer Relationship Management (CRM).

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O objetivo do MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ampliar a perspectiva gerencial dos participantes no que tange à área de Marketing, proporcionando uma visão desta atividade integrada à estratégia global das empresas.

Para tanto, o curso busca:

  • Aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos relativos à área de marketing;
  • Oferecer instrumental para atuação estratégica dos profissionais de marketing em áreas específicas, como marketing digital e de eventos, explorando ideias e ações que proporcionem experiências marcantes para o consumidor;
  • Desenvolver capacidade de análise e reflexão críticas acerca das principais funções da área de marketing nas organizações;
  • Especializar profissionais em marketing aptos a atuar em posições de liderança nas organizações, aplicando soluções em um ambiente competitivo global;
  • Promover a colaboração, integração e a troca de experiências entre os participantes.

A teoria do marketing clássico aliada à aplicação prática em uma nova e desafiadora configuração de mundo, em que as ferramentas digitais são protagonistas.

PÚBLICO-ALVO

Voltado para:

-Administradores, publicitários, jornalistas, relações-públicas, designers e empreendedores;

-Profissionais de outras áreas de atuação que já exerçam ou possuam potencial para exercer funções da área de marketing;

-Profissionais em diferentes estágios de carreira, integrando suas experiências e trajetórias pessoais.

-A proposta é permitir, por meio deste encontro de talentos, uma rica troca de conhecimento, com conteúdo voltado para inovação que só uma instituição consolidada e de vanguarda como a PUC-Rio pode oferecer.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Alessandra Baiocchi
Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
abaiocchi@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Barbara Pagliari Levy
Doutora em Administração de Empresas
barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Conceitos Fundamentais de Marketing

A  importância  e  a  dificuldade  do  estudo  do  comportamento  do  consumidor. Influências  demográficas,  psicológicas,  culturais  e  sociais  no  comportamento do  consumidor,  modelos  e  processos  de  decisão  de  compra.  O mercado industrial.

A natureza e a amplitude do processo estratégico de marketing. Estratégia de marketing  e  hierarquia  de  estratégias.  Estratégias  de  expansão  de  negócios. Estratégias de segmentação de mercado e posicionamento da oferta. Seleção de estratégias de marketing. Estratégias de marketing para os estágios do ciclo devida e  estratégias  baseadas  em  valor.  Implementação, avaliação  e  controle de estratégias de marketing.

A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.

Abordagens dos conceitos e práticas do marketing internacional. O desafio dos negócios  globais.  Análise  das  ambiências:  econômicas,  políticas,  legais, culturais e sociais. Políticas de produtos internacionais e estratégias de entrada nesses mercados. Gerência e futuro do marketing internacional.

Disciplinas Gerenciais de Marketing

Os  desafios  de  um  gerente  de  produto  e  serviços.  O  planejamento  e desenvolvimento  de  produtos  e  serviços.  A  organização  para  lançamento  de novos  produtos  e  serviços  e  linha  de  produtos  e  serviços.  O  ciclo  de  vida  de produtos  e  serviços.  Obsolescência  e  moda.  Características de produtos  e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

A natureza dos preços em marketing. Fatores que influenciam a determinação de preços. Objetivos de preços. A avaliação das relações de demanda, custo e lucro. Fundamentos de determinação de preços.

Estratégia de marketing e estratégias de comunicação em serviços. Integração e  sinergia  de  comunicação,  serviço,  preço  e  distribuição.  Análise  situacional: instituição,  ponto-de-venda,  seção  e  serviços.  Comunicação  institucional  e comunicação local: serviços e ponto-de-venda. Mix de comunicação integrada. Share de voz; recall, share of mind, top of mind e market share. Ferramentas e técnicas de promoção  e  merchandising  nos pontos-de-venda.  Plano  integrado de comunicação. Avaliação dos esforços de comunicação.

Características  dos  serviços  e  implicações  para  o  processo  de  marketing. Excelência  em  serviços.  Inovações  na  prestação  de  serviços.  Atendimento  e fidelização na prestação de serviços. Garantias e recuperação de serviços.

Marketing Digital

Marketing  de  relacionamento  e  de  transação.  Marketing  one-to-one  e  o conceito de personalização. Antecedentes e consequências do relacionamento.Gerência  da  satisfação,  da  fidelização  de  clientes  e  das  expectativas.  A construção  do  relacionamento  e  o  novo  consumidor.  Conceitos,  objetivos  e elementos básicos de marketing direto. O relacionamento direto e os veículos de  marketing  direto.  Database  marketing.  Datamining.  Avaliação  do  valor  do cliente.  Inovações  no  relacionamento  e  a  expansão  das  opções  estratégicas. Os  vínculos  como  força  motriz.  Os  diferentes  graus  de  vínculos:  produtos, cliente e sistema.

O novo ambiente de marketing viabilizado pela emergência das novas mídias, como internet, celulares, games e TV digital. Aplicação dos principais conceitos de marketing dentro deste novo contexto. O mundo digital e a economia da informação. Convergência de indústrias e mídias. As novas mídias afetam os negócios, as empresas, os processos de trabalho, os consumidores, fornecedores, profissionais e cidadãos como um todo. Serão abordados conceitos de Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis, Implementação e Organização, Planos de Marketing Online e Gerenciamento de Atividades de Marketing na Internet

História das marcas. Elementos e posicionamento de Marca. Impacto de programas de Marketing no brand equity. Estratégias de branding. Extensões de linha e introdução de novos produtos. Representação das marcas no ambiente web. O modelo de relacionamento 2.0 e as influências na marca. Influenciadores digitais e as associações de marcas.

Em função das novas tecnologias, é possível perceber algumas mudanças nas dinâmicas do comportamento do consumidor, nos modelos de negócios e nas formas pelas quais as organizações geram valor para seus públicos de interesse. Neste sentido, as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm, basicamente, o mesmo desafio: como se posicionar e aproveitar a internet de maneira que seja possível alavancar resultados? A disciplina Laboratório de Marketing Digital tem o objetivo de capacitar o aluno para que possa planejar e implementar projetos de marketing digital, considerando atividades como análises de sites pelo Google Analytics,  modelagem de aplicativos para smartphones e estruturação de campanhas on-line no Facebook e Google, por exemplo.

Indústria Criativa

Cinema, teatro, dança, música, artes plásticas, festas e eventos corporativos - são oportunidades de negócios e investimentos tanto para empresas do ramo quanto para empresas que desejam associar sua marca a eventos de cultura e entretenimento. As organizações patrocinam eventos para aumentar a exposição de sua marca, criar identificação com seu público alvo, possibilitar experiências positivas relacionadas à sua marca, entre outros fatores. Este curso vai aprofundar o conhecimento do composto de marketing e marketing de serviços associados a eventos e entretenimento. Também aborda os conceitos de marketing experiencial e retailentertainment(varejo como entretenimento) e como uma empresa pode aplicá-lo para aumentar o valor de seu brandequity.

O conceito de economia criativa origina-se da expressão indústrias criativas, inspirado no projeto Creative Nation da Austrália, de 1994 e ganhou impulso na Inglaterra em 1997, no governo de Tony Blair. O projeto defendia, entre outros elementos, a importância do trabalho criativo e sua contribuição para a economia e desenvolvimento do país. As indústrias criativas podem ser entendidas como “ndústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.” (FONSECA, 2008) A importância econômica das indústrias criativas é inegável. Elas já têm participação relevante no PIB mundial e crescem a taxas superiores àquelas do conjunto da economia. Compreendem as atividades relacionadas a teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais. Este curso vai aprofundar o conhecimento da economia da cultura, políticas culturais e financiamento da cultura. Também vai estudar clusters criativos no Brasil e no mundo e provocar uma reflexão sobre a vocação de nosso país e de nossa cidade como polo de indústria criativa.

TCC

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

André Lacombe Penna da Rocha

Doutor em Agricultural Economics

Barbara Pagliari Levy

Doutora em Administração de Empresas

Camila Kieffer

MBA em Estratégia e Ciência do Consumo péla ESPM. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Daniel Kamlot

Doutor em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia de Computação

Eduardo Madella

Doutorando e Mestre em Administração pelo Coppead/UFRJ, e Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense
+

Elmo Gomes

PhD em Economia pela Herts, no Reino Unido

Fábio Medeiros

Doutor em Administração de Empresas
+

Fernanda Menegotto

Especialista em Branded Entertainment Audiovisual e Produtora Executiva.

Flavia Melo

Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UERJ. Especialista em Marketing e Mídia Educação e graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio.
+

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

José Zacour

Diretor Administrativo da GHWesco e Mestrando em Administração pela PUC-Rio e MBA pelo INSEAD-França.

Juliana Turano Figueiredo

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio. Possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e Pós-graduação em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM
+

Leila Toledo Martinho

Doutorado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC Rio. Mestrado em Administração de Empresas pela PUC Rio. Pós-graduada em Marketing pela PUC Rio e em Varejo pelo IBMEC RJ

Leonardo Soares

Bacharel em Administração de Empresas, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2010), Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2013) e Doutor em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa de mídias e mediações, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2022).
+

Lorenna Silva Eunapio da Conceição

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Doutor e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela UERJ (1986).

Marcio Janot

Doutor em Economia

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto

Rafaela Bastos

Presidente do Instituto Fundação João Goulart - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Gestora Pública, Geógrafa, especialista em Gerenciamento de Projetos, Economia Comportamental e Branding, por 13 anos Passista e 10 anos Musa da Comunidade da Estação Primeira de Mangueira

Raphael Braga da Silva

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.

Vinicius Aguiar Ribeiro

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA

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O MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ideal para quem busca aplicar na empresa conhecimentos práticos em marketing com conteúdos inovadores em economia criativa e no ambiente de trabalho digital.

O curso aborda o marketing clássico com a contribuição de novas ferramentas em mercados digitais e segmentos inovadores como o da economia criativa. A combinação perfeita de uma sólida base acadêmica de marketing e gestão, com atividades voltadas para a aplicação prática em um contexto empresarial cada vez mais on-line e interconectado.

O programa oferece ferramentas para a formulação e aplicação de estratégias de marketing e habilidades de gestão para desenvolver soluções direcionadas a consumo, varejo, marcas e, principalmente, mídias digitais. E, ainda, com a aplicação das ferramentas mais recentes de relacionamento com o cliente, como Database Marketing (DBM) e Customer Relationship Management (CRM).

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O objetivo do MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ampliar a perspectiva gerencial dos participantes no que tange à área de Marketing, proporcionando uma visão desta atividade integrada à estratégia global das empresas.

Para tanto, o curso busca:

  • Aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos relativos à área de marketing;
  • Oferecer instrumental para atuação estratégica dos profissionais de marketing em áreas específicas, como marketing digital e de eventos, explorando ideias e ações que proporcionem experiências marcantes para o consumidor;
  • Desenvolver capacidade de análise e reflexão críticas acerca das principais funções da área de marketing nas organizações;
  • Especializar profissionais em marketing aptos a atuar em posições de liderança nas organizações, aplicando soluções em um ambiente competitivo global;
  • Promover a colaboração, integração e a troca de experiências entre os participantes.

A teoria do marketing clássico aliada à aplicação prática em uma nova e desafiadora configuração de mundo, em que as ferramentas digitais são protagonistas.

PÚBLICO-ALVO

Voltado para:

-Administradores, publicitários, jornalistas, relações-públicas, designers e empreendedores;

-Profissionais de outras áreas de atuação que já exerçam ou possuam potencial para exercer funções da área de marketing;

-Profissionais em diferentes estágios de carreira, integrando suas experiências e trajetórias pessoais.

-A proposta é permitir, por meio deste encontro de talentos, uma rica troca de conhecimento, com conteúdo voltado para inovação que só uma instituição consolidada e de vanguarda como a PUC-Rio pode oferecer.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO
Alessandra Baiocchi
Alessandra Baiocchi
Lattes
Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
Barbara Pagliari Levy
Barbara Pagliari Levy
Lattes
Doutora em Administração de Empresas

PRÓXIMA TURMA

05 de maio de 2025

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30.

INVESTIMENTO

R$ 33.793,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.490,28. (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% para matrículas até 12/02/25

Matrículas antecipadas para demais candidatos:

  • 15% para matrículas até 12/02/25

Segundo MBA com 50% de desconto:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto3.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras4, transexuais ou pessoas com deficiência5.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio:       (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

 

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Confira as regras da aplicação do desconto para o segundo MBA com a secretaria acadêmica do IAG PUC-Rio através do WhatsApp (21) 99452-7756 .

4Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

5Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

Conceitos Fundamentais de Marketing

A importância e a dificuldade do estudo do comportamento do consumidor. Influências demográficas, psicológicas, culturais e sociais no comportamento do consumidor, modelos e processos de decisão de compra. O mercado industrial.

A natureza e a amplitude do processo estratégico de marketing. Estratégia de marketing e hierarquia de estratégias. Estratégias de expansão de negócios. Estratégias de segmentação de mercado e posicionamento da oferta. Seleção de estratégias de marketing. Estratégias de marketing para os estágios do ciclo devida e estratégias baseadas em valor. Implementação, avaliação e controle de estratégias de marketing.

A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.

Abordagens dos conceitos e práticas do marketing internacional. O desafio dos negócios globais. Análise das ambiências: econômicas, políticas, legais, culturais e sociais. Políticas de produtos internacionais e estratégias de entrada nesses mercados. Gerência e futuro do marketing internacional.

Disciplinas Gerenciais de Marketing

Os desafios de um gerente de produto e serviços. O planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços. A organização para lançamento de novos produtos e serviços e linha de produtos e serviços. O ciclo de vida de produtos e serviços. Obsolescência e moda. Características de produtos e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

A natureza dos preços em marketing. Fatores que influenciam a determinação de preços. Objetivos de preços. A avaliação das relações de demanda, custo e lucro. Fundamentos de determinação de preços.

Estratégia de marketing e estratégias de comunicação em serviços. Integração e sinergia de comunicação, serviço, preço e distribuição. Análise situacional: instituição, ponto-de-venda, seção e serviços. Comunicação institucional e comunicação local: serviços e ponto-de-venda. Mix de comunicação integrada. Share de voz; recall, share of mind, top of mind e market share. Ferramentas e técnicas de promoção e merchandising nos pontos-de-venda. Plano integrado de comunicação. Avaliação dos esforços de comunicação.

Características dos serviços e implicações para o processo de marketing. Excelência em serviços. Inovações na prestação de serviços. Atendimento e fidelização na prestação de serviços. Garantias e recuperação de serviços.

Marketing Digital

Marketing de relacionamento e de transação. Marketing one-to-one e o conceito de personalização. Antecedentes e consequências do relacionamento.Gerência da satisfação, da fidelização de clientes e das expectativas. A construção do relacionamento e o novo consumidor. Conceitos, objetivos e elementos básicos de marketing direto. O relacionamento direto e os veículos de marketing direto. Database marketing. Datamining. Avaliação do valor do cliente. Inovações no relacionamento e a expansão das opções estratégicas. Os vínculos como força motriz. Os diferentes graus de vínculos: produtos, cliente e sistema.

O novo ambiente de marketing viabilizado pela emergência das novas mídias, como internet, celulares, games e TV digital. Aplicação dos principais conceitos de marketing dentro deste novo contexto. O mundo digital e a economia da informação. Convergência de indústrias e mídias. As novas mídias afetam os negócios, as empresas, os processos de trabalho, os consumidores, fornecedores, profissionais e cidadãos como um todo. Serão abordados conceitos de Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis, Implementação e Organização, Planos de Marketing Online e Gerenciamento de Atividades de Marketing na Internet

História das marcas. Elementos e posicionamento de Marca. Impacto de programas de Marketing no brand equity. Estratégias de branding. Extensões de linha e introdução de novos produtos. Representação das marcas no ambiente web. O modelo de relacionamento 2.0 e as influências na marca. Influenciadores digitais e as associações de marcas.

Em função das novas tecnologias, é possível perceber algumas mudanças nas dinâmicas do comportamento do consumidor, nos modelos de negócios e nas formas pelas quais as organizações geram valor para seus públicos de interesse. Neste sentido, as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm, basicamente, o mesmo desafio: como se posicionar e aproveitar a internet de maneira que seja possível alavancar resultados? A disciplina Laboratório de Marketing Digital tem o objetivo de capacitar o aluno para que possa planejar e implementar projetos de marketing digital, considerando atividades como análises de sites pelo Google Analytics, modelagem de aplicativos para smartphones e estruturação de campanhas on-line no Facebook e Google, por exemplo.

Indústria Criativa

Cinema, teatro, dança, música, artes plásticas, festas e eventos corporativos - são oportunidades de negócios e investimentos tanto para empresas do ramo quanto para empresas que desejam associar sua marca a eventos de cultura e entretenimento. As organizações patrocinam eventos para aumentar a exposição de sua marca, criar identificação com seu público alvo, possibilitar experiências positivas relacionadas à sua marca, entre outros fatores. Este curso vai aprofundar o conhecimento do composto de marketing e marketing de serviços associados a eventos e entretenimento. Também aborda os conceitos de marketing experiencial e retailentertainment(varejo como entretenimento) e como uma empresa pode aplicá-lo para aumentar o valor de seu brandequity.

O conceito de economia criativa origina-se da expressão indústrias criativas, inspirado no projeto Creative Nation da Austrália, de 1994 e ganhou impulso na Inglaterra em 1997, no governo de Tony Blair. O projeto defendia, entre outros elementos, a importância do trabalho criativo e sua contribuição para a economia e desenvolvimento do país. As indústrias criativas podem ser entendidas como “ndústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.” (FONSECA, 2008) A importância econômica das indústrias criativas é inegável. Elas já têm participação relevante no PIB mundial e crescem a taxas superiores àquelas do conjunto da economia. Compreendem as atividades relacionadas a teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais. Este curso vai aprofundar o conhecimento da economia da cultura, políticas culturais e financiamento da cultura. Também vai estudar clusters criativos no Brasil e no mundo e provocar uma reflexão sobre a vocação de nosso país e de nossa cidade como polo de indústria criativa.

TCC
  • Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) - Opcional
Alessandra Baiocchi
Alessandra Baiocchi
abaiocchi@puc-rio.br
Professora de Marketing e Coordenadora do MBA de Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio, especializada nos Segmentos de Arte, Entretenimento e Economia Criativa. Atuou no mercado corporativo durante 15 anos, trabalhando tanto em empresas de pequeno porte quanto em multinacional. Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio. MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC-RJ. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio. É também formada no curso técnico profissional de piano na UFRJ, já trabalhou com teatro infantil, música e dança flamenca. Seu projeto de tese investigou o impacto da música ao vivo nas cidades através de um estudo comparativo entre Montréal (Canadá) e Rio de Janeiro (Brasil). Durante seu doutorado, recebeu o prêmio ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do Global Affairs Canada e estudou um período em Montréal, na HEC (École des Hautes Études Commerciales), no Departamento de Gestão das Artes. TEDx speaker, sua área de pesquisa inclui Indústrias Criativas; Marketing para Arte, Entretenimento e Experiências; Branding Cultural de Cidades e Place Branding.
André Lacombe Penna da Rocha

André Lacombe Penna da Rocha
lacombe@iag.puc-rio.brr
Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1990) e doutorado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1994), atual Imperial College. Tem especialização em Marketing (IAG/PUC-Rio, 1986) e cursos de extensão em Educação Superior realizados na Harvard Business School (2000) e na PUC-Rio (2002). Foi Coordenador-Adjunto de Graduação do Departamento de Administração e o Vice-Decano de Graduação do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio de 1999 a 2008. Tem atuado como coordenador de diversos cursos de extensão na Universidade. Atualmente é professor de tempo integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Departamento de Administração (IAG), desenvolvendo pesquisas e lecionando nas áreas de Marketing, Meio Ambiente, Gerenciamento de Marcas e Logística Empresarial. Tem trabalhos apresentados em congressos, conferências e seminários, tanto no Brasil como no exterior, incluindo Argentina, Costa Rica, EUA, Escócia, Espanha, Taiwan e República Tcheca. É o atual Coordenador Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio e do Programa Universidade-Comunidade (UNICOM), prestador de serviços de apoio a comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro.
Barbara Pagliari Levy

Barbara Pagliari Levy
barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração (PUC-Rio), mestre em Administração com ênfase em Marketing (COPPEAD/UFRJ) e graduada em Engenheira de Produção (POLI/USP), com especialização em Administração (IBMEC-PR). Professora do Quadro Complementar do IAG - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Professora Visitante pela Fundação Dom Cabral em cursos de Marketing e Estratégia e Professora Colaboradora de disciplinas de Marketing nos cursos de extensão do COPPEAD/UFRJ. Profissional de Marketing com 12 anos de experiência em indústrias multinacionais e em diferentes áreas de negócios: Marketing, Inteligência de Mercado, Fusões e Aquisições, Manufatura.
Camila Kieffer

Camila Kieffer
camilla.kiefer@gmail.com
Ampla trajetória profissional em empresas de destaque como Kraft Heinz, Mantiqueira, BRF, L'Oréal e Globo.com. Possui habilidades multifuncionais e uma sólida expertise em áreas como Trade Marketing, E-commerce, Marketing e Estratégia Comercial, com versatilidade e expertise em diversas áreas do mercado de bens de consumo. Professora do MBA Gestão de Marketing IAG PUC-Rio onde compartilha seu conhecimento de mercado com objetivo de desenvolver, em seus alunos, habilidades e estratégias de marketing e comerciais para impulsionar vendas omnichannel.
Daniel Kamlot

Daniel Kamlot
danielkamlot@puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), graduado em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Professor do departamento de Administração de Empresas/IAG da PUC-Rio.Professor da FGV/EBAPE e professor/pesquisador da ESPM. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social, comportamento do consumidor, propaganda, economia criativa e varejo. Já escreveu algumas dezenas de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de livros sobre marketing, gestão de varejo e economia criativa.
Eduardo Madella

Eduardo Madella
Como pesquisador do Centro de Estudos em Consumo e Sociedade (CECS/Coppead) e do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação (CEEI/Coppead), concentra sua pesquisa nos desdobramentos da interação entre consumidores e a Inteligência Artificial, buscando compreender as modificações nas dinâmicas sociais e culturais emergentes nesse contexto. Com oito anos de experiência como gestor em órgãos do Governo Federal, liderando projetos de transformação digital, atualmente contribui academicamente em programas de pós-graduação em marketing na FGV e na PUC-Rio.
Elmo Gomes
Possui mais de vinte anos de experiência como executivo global na área de marketing em multinacionais, tendo atuado no Brasil, Estados Unidos e Europa. Atualmente, ele está envolvido com startups de tecnologia na Europa e Austrália. Suas especialidades abrangem estratégias de internacionalização, gestão global de produtos e estratégias de precificação. Ele tem lecionado por mais de quinze anos nos programas da PUC-Rio.
Fábio Medeiros
Doutor em Administração de Empresas pela Coppead-UFRJ (Ph.D.), Mestre em Administração de Empresas pela EBAPE-FGV, pós-graduado em Design Digital pelo Infnet, especialista (MBA) em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Comunicação Social-RP. É sócio fundador das agências digitais Multicom e UM-digital, presidente da Abradi-RJ. É também consultor e instrutor do Sebrae nas áreas de Marketing, Inovação e Empreendedorismo, atuando no Empretec e em programas ligados à startups e empreendedorismo. Atua com marketing digital, publicidade e comunicação há mais de 15 anos, trabalhando com marcas de diferentes portes e setores. Atua ainda como mentor profissional de Startups, sendo CMO da Aceleradora ObrGlobal, especializada na internacionalização de empresas.
Fernanda Menegotto

Fernanda Menegotto
fernanda@fmmcontent.com.br
Master pela Scrum Alliance (2021); Especialista em Marketing Digital pela General Assembly, de Londres; pós-graduada em Gestão Ambiental pela Coppe (UFRJ); Especialista em Design Thinking pela Ecchos Innovation Lab. Jornalista, empreendedora e executiva com mais de 18 anos de experiência na indústria de conteúdo e audiovisual. É consultora independente em projetos de inovação para o mercado audiovisual brasileiro e internacional na disciplina de Branded Entertainment. Além disso, é cofundadora da Vbrand (Grupo In Press). Trabalhou por quase uma década como produtora e editora de séries especiais na TV Globo . Em Londres, foi produtora na unidade de vídeos do creative lab do Google EMEA (Across The Pond) e co-fundou o Go Green Guide . Mestre com Distinction em Gestão de Mídias pela Universidade de Westminster (UK); Alumna Chevening ; pós-graduada em Gestão Ambiental pela Coppe (UFRJ), Especialista em Marketing Digital pela General Assembly, de Londres; Scrum Master (Scrum Alliance) e Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Flavia Melo

Flavia Melo
Pesquisadora do LACON - Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo, na UERJ. Professora convidada do MBA em Marketing da PUC-Rio e professora do segmento de educação executiva da FGV. Acumula 18 anos de experiência profissional no mercado corporativo, em especial em empresas do setor de tecnologia/telecomunicações, tendo desempenhado atividades nas áreas de Marketing, Comunicação e Treinamento & Desenvolvimento de equipes. Interesse acadêmico nas áreas de Comunicação, Branding, Consumo e Cidade.
Jorge Brantes Ferreira

Jorge Brantes Ferreira
jorge.brantes@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil, incluindo Banco Real ABN AMRO, Unibanco, Banco Itaú, Banco Ibi, Petrobrás, Golden Cross, Serasa, Telemar/Oi, TIM, Vivo, ANS, Aliança, ECAD, Universidade de Brasília etc. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.
José Zacour

José Zacour
jose.zacour@gmail.com
Executivo com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais nos segmentos de Saúde e Tecnologia. Atuou na Europa em diversas funções de Marketing, Vendas, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios, dentre as quais a Diretoria de Operações Comerciais da AstraZeneca na Itália. Na América Latina foi Diretor de Business Excellence da Sanofi sendo responsável pela estrutura da força de vendas, sistema de incentivo, KPIs, pesquisas de mercado e treinamento. É atualmente Diretor Geral da GH Wesco, liderando o fornecimento de infraestrutura para a um dos principais players globais de serviços de Nuvem. Mestrando em Administração pela PUC-Rio e MBA pelo INSEAD-França.
Juliana Turano Figueiredo

Juliana Turano Figueiredo
Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase nas Indústrias Criativas. Trabalha como Estrategista de Marketing na agência Brivia e com Planejamento de Marketing e mídia para empresas do setor criativo. Além disso, ministra a disciplina Marcas e o mundo digital no MBA de Marketing da PUC-Rio.
Leila Toledo Martinho

Leila Toledo Martinho
leila.toledo@phd.iag.puc-rio.br
Pesquisadora na área de Marketing, nas temáticas Marcas de Cidades, Cidades Inteligentes, Comportamento do Consumidor, Varejo. Coordenadora e professora do Curso de Formação em Gestão Estratégica de Franquias da PUC Rio. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas. Profissional com experiência executiva em empresas de bens de consumo, varejo e franquias. Atuou em posições gerenciais em empresas de grande porte como Coca-Cola e O Boticário, além de ter vivência empreendedora no varejo como franqueada de O Boticário. Domina temas como: Marketing, Trade Marketing, Operações, Vendas, Franquias, Varejo, Serviços, Cultura de Atendimento, Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios.
Leonardo Soares

Leonardo Soares
Trabalha na CAIXA Econômica Federal, onde exerce a função de Assistente Sênior de Marketing na Gerência de Marketing Cultural do Rio de Janeiro. Nesta instituição, realiza a gestão do Acervo CAIXA e participa de iniciativas e projetos voltados para sua difusão; atua no marketing cultural do banco; também participa da gestão da infraestrutura e das equipes, contribuindo com a realização de eventos culturais, cujo objetivo principal é fomentar a cultura e torná-la acessível aos brasileiros. Na área acadêmica, realiza pesquisas que abordam temas como consumo de experiência, cultura pop, nostalgia e etnografia.
Lorenna Silva Eunapio da Conceição

Lorenna Silva Eunapio da Conceição
lorenna.eunapio@gmail.com
Graduou-se em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), especializou-se em Marketing e Marketing Digital pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Instituto Infnet, respectivamente. Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua na área de Administração, Marketing e Digital há 17 anos.
Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor de Logística e Operações na PUC-Rio em cursos de graduação e pós-graduação (MBA). Professor convidado da Fundação Dom Cabral. Instrutor e Coordenador de área de estudos no Centro de Instrução Almirante Newton Braga (CIANB/Marinha do Brasil). É Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (1998) e Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1986). Atua há mais de 20 anos na área acadêmica como professor da PUC-Rio. Também foi professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desempenhou por aproximadamente 30 anos diversos cargos na Marinha do Brasil, sempre relacionados a logística e orçamento, destacando-se a direção de 2 órgãos de apoio logístico: Depósito de Subsistência (2009) e Centro de Munição (2011-2012). Concluiu o Curso de Política e Estratégia Marítimas (equivalência à Doutor em Ciências Navais) na Escola de Guerra Naval (EGN) em 2013. Possui especialização em Gestão Internacional (2013) e MBA em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e especialização em Administração e Logística de Material (1999) pela UERJ. Cursou os seguintes programas internacionais na área de logística: Integrated Logistic Support and Through Life Support Course, ministrado pela Cranfield University no Rio de Janeiro (2014); International Senior Logistical Officers Course, ministrado pelo Norwegian Defence International Centre (NODEFIC) na Noruega (2010) e International Management Defense Course, ministrado pela Navy Postgraduate School (NPS) nos E.U.A (2003).
Marcio Janot
Possui Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). É servidor público de carreira do Banco Central do Brasil, tendo atuado em diversos departamentos como Supervisão de Instituições Financeiras e Estudos e Pesquisas. Atualmente, trabalha no Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais do Banco Central do Brasil no Rio de Janeiro. É também professor de cursos de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas e da PUC-Rio. Suas linhas de pesquisa são Finanças Internacionais, Macroeconomia e Economia Monetária. Atua principalmente nos seguintes temas: crises cambiais e financeiras, mercados emergentes, expectativas de mercado, controles de capitais e comunicação de bancos centrais.
Marcus Wilcox Hemais

Marcus Wilcox Hemais
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: marketing para a base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, insatisfação/satisfação de consumo, comportamento de reclamação do consumidor e consumerismo.
Rafael Cuba Mancebo

Rafael Cuba Mancebo
Professor, pesquisador e consultor, atua com aprendizagem corporativa e consultoria em desenvolvimento de negócios e de pessoas. Doutor e mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), participa da elaboração e implementação de programas e ações de aprendizagem corporativa para empresas de diferentes setores, com foco na construção de uma cultura de inovação e aprendizagem. Possui formação em facilitação virtual e em Human-Centered Design, pela +Acumen e IDEO.org. É professor convidado na pós-graduação Lato Sensu, e nos programas in company, de instituições como PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas (FGV), IBMEC e do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF.
Rafaela Bastos

Rafaela Bastos
Uma carreira de mais de 16 anos como gestora pública. No setor energético federal, executou projetos de sistemas de informações geográficas, análises espaciais, territoriais e mapeamento temático para licenciamento ambiental. No âmbito municipal, atuou com planejamento estratégico, portfólio de projetos e posicionamento estratégico governamental. Nas Olimpíadas e Paralimpíadas 2016 coordenou o planejamento e a operação de conservação de toda a cidade do Rio de Janeiro no Centro de Operações Rio. Exerceu função de Economista Comportamental para Políticas Públicas, coordenando os projetos da 1ª Unidade de Nudge governamental do país, a NudgeRio e desenvolvendo lideranças públicas municipais do Rio de Janeiro e Niterói. Na área de Branding é especialista em projetos para instituições culturais carnavalescas, sendo responsável pelo projeto de Branding da Estação Primeira de Mangueira e, no setor público, em projetos para políticas e instituições públicas. Criou o coletivo Brand-Aid, parceria com o Istituto Europeo di Design. É integrante da TURMA, Escola de Formação Publicitária para Jovens da Periferia. Atua em projetos de educação e empreendedorismo com ênfase em processo criativo, pesquisa estratégica, economia comportamental e branding para a facilitação de jovens, principalmente periféricos. Atualmente preside a Fundação João Goulart, instituto que investe na efetividade da gestão pública, desenvolvendo pessoas, realizando projetos e criando métodos e conexões para melhorar a qualidade das políticas públicas para o cidadão carioca.
Raphael Braga da Silva

Raphael Braga da Silva
raphael.braga@prof.iag.puc-rio.br
Doutor e mestre em administração com ênfase em finanças pela PUC-Rio. Atua na Finep desde 2008, onde foi Superintendente de Empreendedorismo e Investimento. Criador dos programas Finep Startup, Espaço Finep e Mulheres Inovadoras. Co-founder da Miarte, considerada uma das 15 startups mais inovadoras do ano pela revista exame em 2015. Professor de Finanças da UFF e em Programas de MBA da PUC-Rio, FGV, IBMEC.
Renata Geórgia Motta Kurtz

Renata Geórgia Motta Kurtz
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br
Pesquisadora de Desenvolvimento de Pessoas, Equipes e Organizações, especialmente em Diversidade e Inclusão, Comunicação e Competências Socioemocionais. Sócia da Livre Docência Tecnologia Educacional e Consultora de RH. Professora na UERJ e na PUC-Rio. Vice-Coordenadora do MBA Diversidade e Impacto Social do IAG PUC-Rio. Instrutora de Mindfulness, certificada pela MTI e associada à ABRAMIND. Facilitadora certificada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® em Billund/Dinamarca. Treinadora Especialista em Comunicação Não-Violenta, com treinamentos e trabalhos realizados com o Center for Nonviolent Communication (CNVC). Atualmente em processo de certificação em Comunicação Não-violenta pela mesma instituição. Com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e Coordenação de Soluções Educacionais Corporativas para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do RJ, STJ, TJDF, TRE, Justiça Federal, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil, Oi, IRB, ICATU, DNV, Dannemann, Flowserve, Golden Cross, Instituto Reação, MANE, Forship Engenharia, RINA e Vivian Festas.
Vinicius Aguiar Ribeiro

Vinicius Aguiar Ribeiro
viniciusaguiarribeiro@hotmail.com
Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (2013). Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Administração de Empresas no IAG, PUC-Rio. Recentemente realizou Estágio Docência na disciplina Gerência de Marketing, do curso de Graduação de Administração de Empresas no IAG, PUC-Rio (2021). Conta com mais de 10 anos de experiência na área de Marketing, trabalhando no momento como Gerente de Marketing na SC Johnson, empresa multinacional de bens de consumo, sendo responsável pela marca Lysoform no Brasil.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em Inglês.

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