CURSOS ONLINE
MERCADO DO LIVRO: DA GESTÃO EDITORIAL À GRÁFICA
CURSOS ONLINE
MERCADO DO LIVRO: DA GESTÃO EDITORIAL À GRÁFICA
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO
20 horas para os alunos que optarem pelo curso online e 30 horas para aqueles que optarem pelo curso online com aulas imersivas na Gráfica e Editora Vozes.
AULAS | HORÁRIOS
Segundas e terças, das 19h às 21h.
FORMATO
Aulas Síncronas (ao vivo, por videoconferência).
INVESTIMENTO
Turma online COM IMERSÃO na Editora e Gráfica Vozes (30h):
R$ 2.200,00 à vista ou em até 12 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.
Turma online SEM IMERSÃO (20h):
R$ 1.700,00 à vista ou em até 12 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.
Pagamento por boleto à vista, favor consultar a secretaria pelo WhatsApp.
CONTATO
Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:
Email: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Telefone: (21) 2138-9240
Uma imersão na indústria gráfica junto a gestores das mais destacadas editoras comerciais.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
A proposta é oferecer uma visão atualizada dos principais desafios do mercado editorial a partir da visão de gestores que atuam nas mais destacadas editoras comerciais. Tópicos como direitos autorais, aquisição de obras, formação de catálogo, marketing do livro e eventos literários serão abordados por professores em conversas esclarecedoras com convidados especiais. Este curso é lançado num momento propício para atualização profissional visando ao mercado editorial, uma vez que o Rio de Janeiro receberá em 2025 o título de capital mundial do livro pela Unesco e uma programação extensa de eventos literários é esperada
DIFERENCIAL
Este curso permite uma imersão completa na indústria gráfica com aulas online – ao vivo. Ao final do curso, o participante tem a opção de realizar uma imersão de 10 horas na Editora Vozes, em Petrópolis.*
Na ficha de inscrição, o aluno deverá escolher qual curso deseja realizar:
- 20h – Curso Online
- 30h – Curso Online com experiência imersiva na Editora e Gráfica Vozes, em Petrópolis.
*O curso não contempla os custos com deslocamento e hospedagem em Petrópolis.
Para os alunos inscritos no curso considerando a imersão na Gráfica e Editora Vozes, indicamos locais para hospedagem que oferecem descontos** para os alunos do curso:
- Pousada Koeler: Telefone: (24) 99220-7360
- Casablanca Koeler: Telefone: (24) 2243-2810
- Casablanca General Osório: Telefone: (24) 99936-2893
- Casablanca Imperatriz: Telefone: (24) 2242-6662
**Informar que é aluno do curso e que foi indicado pela Editora Vozes.
PROGRAMA
- Cenários do mercado editorial;
- Edição-executiva;
- Aquisição de títulos e construção de catálogo;
- Gestão de direitos autorais;
- Gestão de produção editorial;
- Marketing editorial;
- Gestão de produção gráfica;
- Logística e gestão comercial do livro;
- Eventos e lançamentos.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais do mercado editorial com foco em aperfeiçoamento, autores, profissionais de áreas afins (Letras, Design, Comunicação), alunos de graduação e pós com interesse em trabalhar na área, assim como profissionais em transição de carreira para a área editorial.
PRÉ-REQUISITOS
Não há pré-requisitos.
METODOLOGIA / TIPOS DE ATIVIDADES:
Aulas teóricas e práticas, com participação de profissionais do mercado convidados.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
PROFESSORES
Aline Carneiro
Formada em Letras, com especialização em Psicologia Analítica. Atua há 20 anos no mercado editorial, pela Editora Vozes. Desde 2016, trabalha como editora, na captação e preparação de livros de Ciências Humanas.
Felipe Gomberg
Professor de Jornalismo e Editoração na PUC-Rio. Diretor da Editora PUC-Rio, onde trabalha desde a fundação, em 2000. Doutor e mestre em Comunicação, jornalista (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa Editoração Acadêmica: políticas e comunicação – em parceria com a PUCRS, desenvolve pesquisas em Produção Editorial e Gestão em Editoras. É membro do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial da Intercom.
Leonardo Santos
Preparador de texto e revisor na Editora Vozes. A partir de 2016, foi tradutor especializado em obras teológicas do italiano e do inglês. Desde 2021, é Secretário Executivo, sendo responsável pela gestão da produção editorial da Vozes. Além disso, leciona Ensino Religioso e Filosofia no Colégio Santo Inácio, no RJ. É licenciado em Filosofia, graduado em Teologia e possui mestrado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense.
Natália França
Graduada em Jornalismo e cursando MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora acadêmica do tema “Jornalismo e content marketing”, com Iniciação Científica promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua há sete anos na área de Comunicação e Marketing no mercado livreiro.
Nina Lua de Freitas Ferreira
Formada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Rio), especialização em Publishing Management (FGV) e pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos da Tradução (PUC-Rio). Foi produtora editorial e editora em grandes casas editoriais do país e tem experiência em avaliação de originais, revisão, preparação e tradução de textos. Trabalha com planejamento criativo e tradução de livros inglês-português.
Tatiana Helich
Doutoranda em Comunicação Social (PUC-Rio). Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio). Foi editora de conteúdo do portal Gshow. Trabalhou com Comunicação Corporativa em empresas de engenharia, inteligência de mercado e desenvolvimento de Software. É gestora/editora de Comunicação e de Projetos Especiais da Editora PUC-Rio. Co-coordenadora do EdiLab – Laboratório de Editoração da PUC-Rio.
Teobaldo Heidemann
Formado em Administração e Filosofia, possui quarenta anos de experiência no mercado editorial, atuando na área comercial. Desde 2006, é responsável pela gestão da área comercial e de marketing da Editora Vozes. Também participa ativamente do Conselho Editorial, da elaboração do Planejamento Estratégico e orçamentário da empresa e do treinamento e desenvolvimento de equipes.
O Curso Mercado do Livro: da Gestão Editorial à Gráfica é promovido pelo IAG PUC-Rio, pela Editora PUC-Rio e pela Editora e Gráfica Vozes
COORDENAÇÃO
O curso online Mercado do Livro: Da Gestão Editorial à Gráfica é coordenado pelo Laboratório de Editoração (EdiLab) da Editora PUC-Rio.
Uma imersão na indústria gráfica junto a gestores das mais destacadas editoras comerciais.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
A proposta é oferecer uma visão atualizada dos principais desafios do mercado editorial a partir da visão de gestores que atuam nas mais destacadas editoras comerciais. Tópicos como direitos autorais, aquisição de obras, formação de catálogo, marketing do livro e eventos literários serão abordados por professores em conversas esclarecedoras com convidados especiais. Este curso é lançado num momento propício para atualização profissional visando ao mercado editorial, uma vez que o Rio de Janeiro receberá em 2025 o título de capital mundial do livro pela Unesco e uma programação extensa de eventos literários é esperada
DIFERENCIAL
Este curso permite uma imersão completa na indústria gráfica com aulas online – ao vivo. Ao final do curso, o participante tem a opção de realizar uma imersão de 10 horas na Editora Vozes, em Petrópolis.*
Na ficha de inscrição, o aluno deverá escolher qual curso deseja realizar:
- 20h – Curso Online
- 30h – Curso Online com experiência imersiva na Editora e Gráfica Vozes, em Petrópolis.
*O curso não contempla os custos com deslocamento e hospedagem em Petrópolis.
Para os alunos inscritos no curso considerando a imersão na Gráfica e Editora Vozes, indicamos locais para hospedagem que oferecem descontos** para os alunos do curso:
- Pousada Koeler: Telefone: (24) 99220-7360
- Casablanca Koeler: Telefone: (24) 2243-2810
- Casablanca General Osório: Telefone: (24) 99936-2893
- Casablanca Imperatriz: Telefone: (24) 2242-6662
**Informar que é aluno do curso e que foi indicado pela Editora Vozes.
PROGRAMA
- Cenários do mercado editorial;
- Edição-executiva;
- Aquisição de títulos e construção de catálogo;
- Gestão de direitos autorais;
- Gestão de produção editorial;
- Marketing editorial;
- Gestão de produção gráfica;
- Logística e gestão comercial do livro;
- Eventos e lançamentos.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais do mercado editorial com foco em aperfeiçoamento, autores, profissionais de áreas afins (Letras, Design, Comunicação), alunos de graduação e pós com interesse em trabalhar na área, assim como profissionais em transição de carreira para a área editorial.
PRÉ-REQUISITOS
Não há pré-requisitos.
METODOLOGIA / TIPOS DE ATIVIDADES:
Aulas teóricas e práticas, com participação de profissionais do mercado convidados.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
PROFESSORES
Aline Carneiro
Formada em Letras, com especialização em Psicologia Analítica. Atua há 20 anos no mercado editorial, pela Editora Vozes. Desde 2016, trabalha como editora, na captação e preparação de livros de Ciências Humanas.
Felipe Gomberg
Professor de Jornalismo e Editoração na PUC-Rio. Diretor da Editora PUC-Rio, onde trabalha desde a fundação, em 2000. Doutor e mestre em Comunicação, jornalista (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa Editoração Acadêmica: políticas e comunicação – em parceria com a PUCRS, desenvolve pesquisas em Produção Editorial e Gestão em Editoras. É membro do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial da Intercom.
Leonardo Santos
Preparador de texto e revisor na Editora Vozes. A partir de 2016, foi tradutor especializado em obras teológicas do italiano e do inglês. Desde 2021, é Secretário Executivo, sendo responsável pela gestão da produção editorial da Vozes. Além disso, leciona Ensino Religioso e Filosofia no Colégio Santo Inácio, no RJ. É licenciado em Filosofia, graduado em Teologia e possui mestrado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense.
Natália França
Graduada em Jornalismo e cursando MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora acadêmica do tema “Jornalismo e content marketing”, com Iniciação Científica promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua há sete anos na área de Comunicação e Marketing no mercado livreiro.
Nina Lua de Freitas Ferreira
Formada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Rio), especialização em Publishing Management (FGV) e pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos da Tradução (PUC-Rio). Foi produtora editorial e editora em grandes casas editoriais do país e tem experiência em avaliação de originais, revisão, preparação e tradução de textos. Trabalha com planejamento criativo e tradução de livros inglês-português.
Tatiana Helich
Doutoranda em Comunicação Social (PUC-Rio). Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio). Foi editora de conteúdo do portal Gshow. Trabalhou com Comunicação Corporativa em empresas de engenharia, inteligência de mercado e desenvolvimento de Software. É gestora/editora de Comunicação e de Projetos Especiais da Editora PUC-Rio. Co-coordenadora do EdiLab – Laboratório de Editoração da PUC-Rio.
Teobaldo Heidemann
Formado em Administração e Filosofia, possui quarenta anos de experiência no mercado editorial, atuando na área comercial. Desde 2006, é responsável pela gestão da área comercial e de marketing da Editora Vozes. Também participa ativamente do Conselho Editorial, da elaboração do Planejamento Estratégico e orçamentário da empresa e do treinamento e desenvolvimento de equipes.
O Curso Mercado do Livro: da Gestão Editorial à Gráfica é promovido pelo IAG PUC-Rio, pela Editora PUC-Rio e pela Editora e Gráfica Vozes
COORDENAÇÃO
O curso online Mercado do Livro: Da Gestão Editorial à Gráfica é coordenado pelo Laboratório de Editoração (EdiLab) da Editora PUC-Rio.
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO
20 horas para os alunos que optarem pelo curso online e 30 horas para aqueles que optarem pelo curso online com aulas imersivas na Gráfica e Editora Vozes.
AULAS | HORÁRIOS
Segundas e terças, das 19h às 21h.
FORMATO
Aulas Síncronas (ao vivo, por videoconferência).
INVESTIMENTO
Turma online COM IMERSÃO na Editora e Gráfica Vozes (30h):
R$ 2.200,00 à vista ou em até 12 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.
Turma online SEM IMERSÃO (20h):
R$ 1.700,00 à vista ou em até 12 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.
Pagamento por boleto à vista, favor consultar a secretaria pelo WhatsApp.
CONTATO
Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:
Email: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Telefone: (21) 2138-9240
Uma imersão na indústria gráfica junto a gestores das mais destacadas editoras comerciais.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
A proposta é oferecer uma visão atualizada dos principais desafios do mercado editorial a partir da visão de gestores que atuam nas mais destacadas editoras comerciais. Tópicos como direitos autorais, aquisição de obras, formação de catálogo, marketing do livro e eventos literários serão abordados por professores em conversas esclarecedoras com convidados especiais. Este curso é lançado num momento propício para atualização profissional visando ao mercado editorial, uma vez que o Rio de Janeiro receberá em 2025 o título de capital mundial do livro pela Unesco e uma programação extensa de eventos literários é esperada
DIFERENCIAL
Este curso permite uma imersão completa na indústria gráfica com aulas online – ao vivo. Ao final do curso, o participante tem a opção de realizar uma imersão de 10 horas na Editora Vozes, em Petrópolis.*
Na ficha de inscrição, o aluno deverá escolher qual curso deseja realizar:
- 20h – Curso Online
- 30h – Curso Online com experiência imersiva na Editora e Gráfica Vozes, em Petrópolis.
*O curso não contempla os custos com deslocamento e hospedagem em Petrópolis.
Para os alunos inscritos no curso considerando a imersão na Gráfica e Editora Vozes, indicamos locais para hospedagem que oferecem descontos** para os alunos do curso:
- Pousada Koeler: Telefone: (24) 99220-7360
- Casablanca Koeler: Telefone: (24) 2243-2810
- Casablanca General Osório: Telefone: (24) 99936-2893
- Casablanca Imperatriz: Telefone: (24) 2242-6662
**Informar que é aluno do curso e que foi indicado pela Editora Vozes.
PROGRAMA
- Cenários do mercado editorial;
- Edição-executiva;
- Aquisição de títulos e construção de catálogo;
- Gestão de direitos autorais;
- Gestão de produção editorial;
- Marketing editorial;
- Gestão de produção gráfica;
- Logística e gestão comercial do livro;
- Eventos e lançamentos.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais do mercado editorial com foco em aperfeiçoamento, autores, profissionais de áreas afins (Letras, Design, Comunicação), alunos de graduação e pós com interesse em trabalhar na área, assim como profissionais em transição de carreira para a área editorial.
PRÉ-REQUISITOS
Não há pré-requisitos.
METODOLOGIA / TIPOS DE ATIVIDADES:
Aulas teóricas e práticas, com participação de profissionais do mercado convidados.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
PROFESSORES
Aline Carneiro
Formada em Letras, com especialização em Psicologia Analítica. Atua há 20 anos no mercado editorial, pela Editora Vozes. Desde 2016, trabalha como editora, na captação e preparação de livros de Ciências Humanas.
Felipe Gomberg
Professor de Jornalismo e Editoração na PUC-Rio. Diretor da Editora PUC-Rio, onde trabalha desde a fundação, em 2000. Doutor e mestre em Comunicação, jornalista (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa Editoração Acadêmica: políticas e comunicação – em parceria com a PUCRS, desenvolve pesquisas em Produção Editorial e Gestão em Editoras. É membro do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial da Intercom.
Leonardo Santos
Preparador de texto e revisor na Editora Vozes. A partir de 2016, foi tradutor especializado em obras teológicas do italiano e do inglês. Desde 2021, é Secretário Executivo, sendo responsável pela gestão da produção editorial da Vozes. Além disso, leciona Ensino Religioso e Filosofia no Colégio Santo Inácio, no RJ. É licenciado em Filosofia, graduado em Teologia e possui mestrado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense.
Natália França
Graduada em Jornalismo e cursando MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora acadêmica do tema “Jornalismo e content marketing”, com Iniciação Científica promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua há sete anos na área de Comunicação e Marketing no mercado livreiro.
Nina Lua de Freitas Ferreira
Formada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Rio), especialização em Publishing Management (FGV) e pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos da Tradução (PUC-Rio). Foi produtora editorial e editora em grandes casas editoriais do país e tem experiência em avaliação de originais, revisão, preparação e tradução de textos. Trabalha com planejamento criativo e tradução de livros inglês-português.
Tatiana Helich
Doutoranda em Comunicação Social (PUC-Rio). Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio). Foi editora de conteúdo do portal Gshow. Trabalhou com Comunicação Corporativa em empresas de engenharia, inteligência de mercado e desenvolvimento de Software. É gestora/editora de Comunicação e de Projetos Especiais da Editora PUC-Rio. Co-coordenadora do EdiLab – Laboratório de Editoração da PUC-Rio.
Teobaldo Heidemann
Formado em Administração e Filosofia, possui quarenta anos de experiência no mercado editorial, atuando na área comercial. Desde 2006, é responsável pela gestão da área comercial e de marketing da Editora Vozes. Também participa ativamente do Conselho Editorial, da elaboração do Planejamento Estratégico e orçamentário da empresa e do treinamento e desenvolvimento de equipes.
O Curso Mercado do Livro: da Gestão Editorial à Gráfica é promovido pelo IAG PUC-Rio, pela Editora PUC-Rio e pela Editora e Gráfica Vozes
COORDENAÇÃO
O curso online Mercado do Livro: Da Gestão Editorial à Gráfica é coordenado pelo Laboratório de Editoração (EdiLab) da Editora PUC-Rio.