PROGRAMA
Atlântico
MBA INTERNACIONAL EM GESTÃO
1 CURSO / 3 DIPLOMAS
PROGRAMA
Atlântico
MBA INTERNACIONAL EM GESTÃO
1 CURSO / 3 DIPLOMAS
Avise-me

PRÓXIMA TURMA

Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa e de 400 horas com 18 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Etapa 1 – Aulas presenciais na PUC-Rio para alunos residentes na cidade do Rio de Janeiro. Os alunos de outras cidades assistirão online e simultâneamente com os colegas que estão na PUC-Rio – Segundas e Quartas, das 19h às 22h.

Etapa 2 – Aulas e seminários online sícronos assistidos simultaneamente pelos 3 países – 2 dias da semana, das 18h às 20h.

Períodos de Imersão – 10 dias em cada uma das 3 cidades (Luanda, Porto e Rio de Janeiro) com seminários e visitas a empresas. (Datas a definir).

INVESTIMENTO

R$ 42.900,00 à vista.

CONTATO 

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

Faça sua inscrição

VISÃO GERAL

O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão, em sua 9ª (nona) edição, é um programa de gestão empresarial, generalista, para formação avançada de executivos. O Programa resulta da cooperação entre Universidades Católicas de países de expressão portuguesa – Angola, Brasil e Portugal.

Lecionado exclusivamente em Português, aproveita a experiência e a presença dos parceiros em três continentes – África, América e Europa – colocando-se a serviço da formação executiva para empresas e outras organizações públicas e privadas, pretendendo reforçar a competitividade e os laços de diplomacia econômica entre os três países. De forma mais ampla, tem como objetivo estratégico reforçar a cooperação das Escolas de Negócios das três Universidades Católicas em projetos comuns, com forte articulação com o tecido empresarial, para o que conta com a decisiva colaboração de um Clube de Empresas, e em ligação com as sociedades locais.

O curso é dividido em 3 blocos distintos:

  • o primeiro, na modalidade presencial ou híbrida, é composto de disciplinas lecionadas por professores de cada Escola, exclusivamente para alunos de seu país;
  • na segunda etapa, as aulas são online, simultâneas para os alunos das 3 geografias, com disciplinas de temática transversal, cada qual lecionada por professor de uma das 3 Escolas;
  • a terceira etapa envolve 3 períodos de imersão, de 10 dias cada um, um em cada país, com a presença de todos os alunos, quando são realizadas visitas a empresas e seminários com seus gestores. Nessa etapa, os participantes vivenciam as realidades econômica, social e cultural de cada uma das 3 geografias.

Por fim, o programa ainda inclui 44 horas de seminários a serem apresentados por personalidades convidadas, de diferentes nacionalidades e de reconhecido mérito. Esses seminários acontecem de forma online e simultânea para todos os alunos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão tem como objetivos:

  • Estimular a formação internacional e o networking entre empresários, profissionais, executivos e professores de países de língua portuguesa, abrindo possibilidades globais de interação entre os participantes;
  • Formar líderes competentes e humanistas para as organizações dos países de língua portuguesa e/ou com interesses no desenvolvimento dos negócios nesse espaço;
  • Proporcionar formação intercultural, flexível e diversificada, capaz de levar o participante a exercer funções de gestão e administração que respeitem e privilegiem a diversidade cultural, o meio-ambiente, a ética e a estética, contribuindo desta forma para o aprofundamento da diplomacia econômica no espaço da língua portuguesa;
  • Reconhecer a importância das pessoas e da preservação ambiental como parâmetros indispensáveis ao desenvolvimento das organizações e nações;
  • Preparar os participantes para as inevitáveis transformações digitais que estão a caminho, proporcionando o domínio dos conceitos teóricos e das ferramentas de excelência na gestão e administração contemporâneas;
  • Proporcionar aos alunos, em equipe e individualmente, a capacidade de integrarem os conhecimentos adquiridos de forma a obterem visão global e sistêmica da gestão das organizações;
  • Valorizar a cultura de expressão portuguesa como espaço de formação e de negócios.

PÚBLICO-ALVO

Candidatos que:

  • dominem a língua portuguesa;
  • tenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional;
  • pretendam complementar a sua formação com sólidos conhecimentos e visão internacional na área da Gestão, aumentando seu networking e empregabilidade;
  • sejam profissionais com nível superior em qualquer área de conhecimento ou que possuam currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.

AVALIAÇÕES E CERTIFICADOS

O regime de frequência do Programa Atlântico é presencial e on-line, sendo exigida assiduidade mínima de 80% a todas as disciplinas e seminários, e de 100% dos períodos de imersão.

Além disso, os participantes devem realizar um trabalho final que consiste na elaboração individual de um plano de negócios, a ser apresentado no final do programa.

Ao concluir o programa Atlântico, os participantes que já possuírem diploma de graduação no momento da inscrição no curso obterão três diplomas, um de cada parceiro, em função da legislação específica de cada país:

  • Diploma de Especialização conferido pela Católica de Luanda Business School;
  • Diploma de Especialização a nível de pós-graduação lato sensu pelo IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio;
  • Diploma de pós-graduação pela Católica do Porto Business School.

Os demais participantes, que não tiverem diploma de graduação, receberão um Certificado de Curso de Aperfeiçoamento pelo IAG PUC-Rio.

 

COORDENAÇÃO

Clarice Kogut
Doutora em Administração de empresas
clarice.kogut@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Aulas presenciais - Disciplinas base

Conceitos fundamentais: Contabilidade Financeira vs. Contabilidade Gerencial ou de Gestão; Normalização contabilística; Demonstrações financeiras em geral; Demonstrações financeiras em geral; Balanço Patrimonial; Demonstrações financeiras: Demonstração dos Resultados; Demonstração das Alterações no Capital Próprio (ou Mutações do Património Líquido); Demonstração dos Fluxos de Caixa; Notas Explicativas; Conceitos e indicadores de Análise econômico-financeira: EBITDA e EBIT vs Cash-Flow; Noções de liquidez, de rentabilidade e de lucratividade; Outras considerações pertinentes.

Renda Nacional, Sistema Financeiro e Monetário, Inflação, Economia Aberta, Demanda e Oferta Agregada, Política Monetária e Fiscal e outros conceitos de microeconomia.

O conceito de estratégia; A envolvente; A organização; Estratégia de negócio; Estratégia empresarial;

Caracterização das Finanças Empresariais; Análise e Previsão Financeira; Avaliação de Investimentos; Decisão de Financiamento; Custo de capital.

Introdução à Gestão de Operações; Estratégia de Operações; Gestão de processos Capacidade; Lean Thinking e Gestão da Qualidade; Gestão da Supply Chain (SCM).

Conceitos basilares sobre Liderança; Liderança e motivação 3.0; Desafios do desenvolvimento humano: Action learning e coaching; O contexto atual e os ODS; Liderança autêntica e lideranças conscientes: características; Mindfulness e Liderança; Gestão do Ego e vulnerabilidade; Autocuidado e Autocompaixão; Compaixão e Liderança; Inteligência Sistêmica e Interdependência; Responsabilidade Universal: ação positiva no mundo.

Cálculo Financeiro (10 horas): Enquadramento. Juro: tempo, capital e juro. O valor do dinheiro no tempo: capitalização e atualização. Relação entre taxa de juro. Inflação: taxa de juro corrente e real. Valor atual e futuro de um cash-flow. As rendas: de amortização e de capitalização. O valor atualizado líquido, a taxa interna de rendibilidade e o período de recuperação do investimento.

Estatística (6 horas): Conceitos básicos de análise de dados. População e amostra. Classificação dos dados e escalas de medida. Séries seccionais e temporais. Variações absolutas e relativas. Números índices: simples e agregados. Noções básicas de estatística descritiva. Frequências absolutas e relativas. Medidas de localização ou tendência central. Medidas de dispersão. Análise de correlação. Uma aplicação: o risco de uma carteira e a diversificação (Markowitz, H).

Modelo de Marketing; Insights dos consumidores; Insights da Empresa; Insights dos concorrentes; Segmentação; Posicionamento; Criação de Valor; Modelo da Marca; Marketing Mix.

Aulas on-line - Disciplinas de especialização

Conceito de Valor; Criação de Valor para o Acionista; Métodos de Avaliacao de Investimento: Regras de Decisao e Avaliação de Investimento de Capital; Fluxo de Caixa Relevante: Fluxo de Caixa de Projetos; Casos particulares; Análise de Risco: Análise de Cenários; Análise de Sensibilidade; Outras métricas de risco; Custo de Capital: Custo de capital próprio e de terceiros; Custo médio ponderado de capital.

Controle de Gestão e Execução Estratégica; Desempenho Financeiro e Criação de Valor; Contabilidade de Gestão e Tomada de Decisão.

Crise socioambiental global, Desenvolvimento Sustentável e ODS; Sustentabilidade corporativa e ESG (Enviroment, Social and Governance); A dimensão ambiental da Sustentabilidade; A dimensão social da Sustentabilidade; A dimensão econômica da Sustentabilidade e a Governança Corporativa; A incorporação da Sustentabilidade / ESG nos planos de negócios e projetos empresariais.

Estratégias digitais; processos de transformação digital; Conceito de interface; Conceito de User Experience (UX); Estratégias de negócio das redes sociais; O mercado das Interfaces de Voz.

Semiótica da Marca; Identidade da Marca; Objeto da Marca; Resposta à Marca; Avaliação de Marketing da Marca; Avaliação Financeira da Marca.

Fundamentos da indústria petrolífera; Fundamentos do setor elétrico; Fundamentos dos biocombustíveis: Fatos, tendências e mitos; Negócio e operação em mercado de energia: Estrutura organizacional e controlo de gestão. Mercado de energia.

Introdução a Inteligência Artificial e Computacional; Lógica Fuzzy, Redes Neurais e Algoritmos Genéticos; Reazoning Systems; Machine Learning; Deep Learning.

Liderança: Núcleos de competências de um/a líder: a importância da inteligência emocional; Influência interpessoal para alinhamento estratégico, construção de identidade social, criação de dinâmica de projeto, formação/reforço de atitudes; Avaliação, acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores da equipe; Promoção da reflexão coletiva e condução da mudança: erros a evitar e práticas de referência a considerar. Negociação: Prevenção e gestão de conflitos; Leitura e análise de situações negociais; Estratégias e táticas negociais.Comunicação na negociação e gestão de conflitos.

Globalização e o Ambiente Internacional de Negócios; Motivações para a Internacionalização; Riscos da Internacionalização; Análise do Ambiente Competitivos; Seleção de mercados; Modos de entrada no mercado internacional; Teorias de comércio internacional e Investimento Direto; Empreendedorismo Internacional e Born Global; Processo de internacionalização de empresas brasileiras; Internacionalização de empresas de países emergentes; Mensuração do desempenho de operações internacionais; Associação entre grau de internacionalização e desempenho.

Ciclo de seminários - Sugestões de temas

Augusto Ferreira da Costa Neto

Doutor em Administração

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio ( linha de pesquisa: Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ Doutorado-Sanduíche entre 09/2016 e 08/2017. Realizou pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia).

Francisco Dutra

Engenheiro de Sistemas COPPE/UFRJ
+

Frederico Martins Correia

Pós graduado em Marketing
+

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing

Henrique Pacheco

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com ênfase em Estratégia e Empreendedorismo Internacional e pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN)

Leonardo Lima Gomes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase Finanças) na PUC-Rio (2002; 1998). Graduação em Engenharia Mecânica (ênfase Produção e Materiais) na UFES (1995).

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas

Luis Marques

Doutor UCP
+

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Luiz Roberto Cunha

Economista e Assessor especial da Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação na PUC-Rio

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Doutor e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela UERJ (1986).

Marcello Póvoa

MSc, Managing Partner MPP

Marcos Cohen

Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Miguel Soares

MSc em Ciências Empresariais UCP
+

Paulo de Lencastre

PhD Universidade Católica de Louvain, Bélgica

Rui Lourenço Gil

MSc em Psicologia do Trabalho e das Emp
+

Sérgio Leal Caldas

Mestre Administração Pública
+

SELEÇÃO

A seleção é realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso.

Após realizar a inscrição, você será contatado para envio do currículo e agendamento da entrevista. Durante a entrevista, você poderá tirar dúvidas sobre o programa e conversar sobre sua experiência, sua formação e seus objetivos profissionais. Sendo aprovado para ingresso no curso, você receberá as informações necessárias para finalizar sua matrícula junto à secretaria do IAG PUC-Rio.

 

PRÉ-REQUISITOS

Mínimo de 2 anos de experiência profissional. Caso o candidato não tenha nível superior, deve possuir currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.

CONTATO

Telefone: (21) 2138-9240

E-mail: contato@iag.puc-rio.br

WhatsApp: 21 99452-7756

Confira o painel “Desafios contemporâneos: o caso do Atlântico”.

Neste momento de grandes incertezas no cenário global, especialmente em razão da guerra na Ucrânia, e os movimentos de China, Irã e Rússia, discussões sobre geopolítica têm ocupado espaço cada vez maior em noticiários e certamente despertam interesse geral.

O Programa Atlântico traz para esse painel o especialista em geopolítica da Marinha do Brasil e o ex ministro da defesa de Portugal, que irão debater sobre as influências desses movimentos na região do Atlântico.

Palestrantes: 

Abilio Kamalata Numo

Constituinte da Constituição de Angola (2010). Deputado na Assembléia Nacional (2008-2017). Msc em Direção Estratégica e Gestão de Inovação (Universidade de Barcelona). Pós graduação em Gestão Estratégica da Logística. Graduação em Gestão Financeira (Universidade Católica de Brasília).

José Alberto

Ministro da Defesa Nacional de Portugal (2015-2018). Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto (2013-2015). Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação (2006-2011). Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica (2005-2006). Professor de Direito Internacional na UCP/Portugal. Mestre e Doutor em Direito, Ciências Jurídico-Políticas, pela UCP. Diplomado pelo Institut Européen des Hautes Etudes Internationales.

Leonardo Mattos

Desde 2011, é encarregado do Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, ministrando “Geopolítica e Oceanopolítica”. MSc. em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, do Instituto de Estudos Estratégicos (Universidade Federal Fluminense); MBA em Gestão Estratégica (COPPEAD, UFRJ).

Confira o painelA Síndrome de Frankensteins? Desafios e oportunidades da Inteligência Artificial“.

O fenômeno da inteligência artificial traz impactos sociais, éticos e epistemológicos sem precedentes na história das sociedades humanas. Quais os desafios, as comparações possíveis, as oportunidades que se apresentam? Como fugir das armadilhas do pessimismo e do tecnoromantismo, para pensar de forma pragmática essa nova onda de inovação tecnológica?

Palestrantes: 

Marcello Póvoa

Managing partner da MPP Solutions, focada em produtos digitais (clientes Globo, Ipiranga, Claro, Bradesco, Oi, Coca-Cola). Foi diretor da Globo.com, diretor da IconMediaLab (LBi), New York. MSc em Communications Design (Pratt Institute, NY), Post graduated (Columbia Business School, NY), M.B.A. Executivo (Coppead / UFRJ)

Abel Reis

Executivo há 25 anos em Propaganda (Brasil e AL). Fundador da AgenciaClick, pioneira no Brasil. Foi CEO da Isobar Latino América e da Dentsu Aegis Network Brasil (2014 a 2019). Sócio-fundador da LOGUN Ventures. Autor de Sociedade.com. Articulista da EpocaNegócios.com.

Francisco Dutra

Foi pesquisador do NCE-UFRJ e engenheir de sistemas da Divisão de Fabricação do Serviço Federal de Processamento de Dados. Atuou por mais de 20 anos na indústria nacional de computadores, como projetista e desenvolvedor de sistemas. Atuou por mais de 20 anos na integração de soluções de TI. Fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, em parceria com a Intel do Brasil, que deu origem à AI2BIZ LAB.

Ricardo Ribeiro

Tem mais de 25 anos de experiência profissional.  É Chief Transformation Officer no Montepio Crédito, liderando, coordenando iniciativas de transformação digital. Professor convidado da Católica Porto Business School, ministrando Programas de Educação Executiva.

Confira o painel Os desafios do combate à inflação – uma comparação transatlântica. 

Neste painel foi abordado o seguinte tema:

Portugal e Brasil têm grandes afinidades, além dos vínculos históricos e a língua comum. Entretanto, separados pelo Oceano Atlântico, têm economias com características distintas, especialmente na questão da moeda: em Portugal, o ‘euro’, também moeda adotada por outros 22 países, desde 2002; o Brasil tem o ‘real’, instituído em 1994, após anos de hiperinflação e diversos planos de estabilização fracassados. Ambos os países, em função dos efeitos da retomada das atividades após a pandemia e os impactos da guerra na Ucrânia sobre preços, enfrentaram elevadas taxas de inflação em 2022.

O que existe de semelhança entre Portugal e Brasil, no desafio do combate à inflação?

Em ambas as economias, o poder executivo vem questionando a política monetária, pela elevação da taxa de juros para combater a inflação, e seu impacto sobre a atividade econômica.

Dadas as diferenças na implementação da política monetária, em um país que adota uma moeda comum a vários outros e em outro que tem moeda própria, e considerando a importância das relações comerciais entre Portugal e Brasil, este painel debateu esta situação nos dois países, que no momento é mais uma característica a nos unir.

Palestrantes: 

Prof. Luiz Roberto Cunha

Economista, MSc Vanderbilt Univ Profe ssor PUC-Rio (1972/2022) MinFazenda Secretário Executivo de Controle de Preços Gov Estado Rio de Janeiro Subsecretário de Planejamento e Fazenda.

Prof. Nuno Côrte-Real

Economista, MSc em Economia Internacional, Professor na CPBS da Universidade Católica Portuguesa no Porto (1990-2023). Durante 16 anos exerceu a sua atividade profissional no setor financeiro, tendo desempenhado funções de Direção e Gestão em vários bancos e outras instituições financeiras.

Nossos painéis foram realizados através de uma ação conjunta entre o IAG PUC-Rio, a Católica Porto Business School e a Católica Luanda Business School.

O Programa Atlântico por seus Coordenadores

Voltar para os cursos de MBA
Avise-me

VISÃO GERAL

O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão, em sua 9ª (nona) edição, é um programa de gestão empresarial, generalista, para formação avançada de executivos. O Programa resulta da cooperação entre Universidades Católicas de países de expressão portuguesa – Angola, Brasil e Portugal.

Lecionado exclusivamente em Português, aproveita a experiência e a presença dos parceiros em três continentes – África, América e Europa – colocando-se a serviço da formação executiva para empresas e outras organizações públicas e privadas, pretendendo reforçar a competitividade e os laços de diplomacia econômica entre os três países. De forma mais ampla, tem como objetivo estratégico reforçar a cooperação das Escolas de Negócios das três Universidades Católicas em projetos comuns, com forte articulação com o tecido empresarial, para o que conta com a decisiva colaboração de um Clube de Empresas, e em ligação com as sociedades locais.

O curso é dividido em 3 blocos distintos:

  • o primeiro, na modalidade presencial ou híbrida, é composto de disciplinas lecionadas por professores de cada Escola, exclusivamente para alunos de seu país;
  • na segunda etapa, as aulas são online, simultâneas para os alunos das 3 geografias, com disciplinas de temática transversal, cada qual lecionada por professor de uma das 3 Escolas;
  • a terceira etapa envolve 3 períodos de imersão, de 10 dias cada um, um em cada país, com a presença de todos os alunos, quando são realizadas visitas a empresas e seminários com seus gestores. Nessa etapa, os participantes vivenciam as realidades econômica, social e cultural de cada uma das 3 geografias.

Por fim, o programa ainda inclui 44 horas de seminários a serem apresentados por personalidades convidadas, de diferentes nacionalidades e de reconhecido mérito. Esses seminários acontecem de forma online e simultânea para todos os alunos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão tem como objetivos:

  • Estimular a formação internacional e o networking entre empresários, profissionais, executivos e professores de países de língua portuguesa, abrindo possibilidades globais de interação entre os participantes;
  • Formar líderes competentes e humanistas para as organizações dos países de língua portuguesa e/ou com interesses no desenvolvimento dos negócios nesse espaço;
  • Proporcionar formação intercultural, flexível e diversificada, capaz de levar o participante a exercer funções de gestão e administração que respeitem e privilegiem a diversidade cultural, o meio-ambiente, a ética e a estética, contribuindo desta forma para o aprofundamento da diplomacia econômica no espaço da língua portuguesa;
  • Reconhecer a importância das pessoas e da preservação ambiental como parâmetros indispensáveis ao desenvolvimento das organizações e nações;
  • Preparar os participantes para as inevitáveis transformações digitais que estão a caminho, proporcionando o domínio dos conceitos teóricos e das ferramentas de excelência na gestão e administração contemporâneas;
  • Proporcionar aos alunos, em equipe e individualmente, a capacidade de integrarem os conhecimentos adquiridos de forma a obterem visão global e sistêmica da gestão das organizações;
  • Valorizar a cultura de expressão portuguesa como espaço de formação e de negócios.

PÚBLICO-ALVO

Candidatos que:

  • dominem a língua portuguesa;
  • tenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional;
  • pretendam complementar a sua formação com sólidos conhecimentos e visão internacional na área da Gestão, aumentando seu networking e empregabilidade;
  • sejam profissionais com nível superior em qualquer área de conhecimento ou que possuam currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.

AVALIAÇÕES E CERTIFICADOS

O regime de frequência do Programa Atlântico é presencial e on-line, sendo exigida assiduidade mínima de 80% a todas as disciplinas e seminários, e de 100% dos períodos de imersão.

Além disso, os participantes devem realizar um trabalho final que consiste na elaboração individual de um plano de negócios, a ser apresentado no final do programa.

Ao concluir o programa Atlântico, os participantes que já possuírem diploma de graduação no momento da inscrição no curso obterão três diplomas, um de cada parceiro, em função da legislação específica de cada país:

  • Diploma de Especialização conferido pela Católica de Luanda Business School;
  • Diploma de Especialização a nível de pós-graduação lato sensu pelo IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio;
  • Diploma de pós-graduação pela Católica do Porto Business School.

Os demais participantes, que não tiverem diploma de graduação, receberão um Certificado de Curso de Aperfeiçoamento pelo IAG PUC-Rio.

 

COORDENAÇÃO

Clarice Kogut
Doutora em Administração de empresas
clarice.kogut@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Aulas presenciais - Disciplinas base

Conceitos fundamentais: Contabilidade Financeira vs. Contabilidade Gerencial ou de Gestão; Normalização contabilística; Demonstrações financeiras em geral; Demonstrações financeiras em geral; Balanço Patrimonial; Demonstrações financeiras: Demonstração dos Resultados; Demonstração das Alterações no Capital Próprio (ou Mutações do Património Líquido); Demonstração dos Fluxos de Caixa; Notas Explicativas; Conceitos e indicadores de Análise econômico-financeira: EBITDA e EBIT vs Cash-Flow; Noções de liquidez, de rentabilidade e de lucratividade; Outras considerações pertinentes.

Renda Nacional, Sistema Financeiro e Monetário, Inflação, Economia Aberta, Demanda e Oferta Agregada, Política Monetária e Fiscal e outros conceitos de microeconomia.

O conceito de estratégia; A envolvente; A organização; Estratégia de negócio; Estratégia empresarial;

Caracterização das Finanças Empresariais; Análise e Previsão Financeira; Avaliação de Investimentos; Decisão de Financiamento; Custo de capital.

Introdução à Gestão de Operações; Estratégia de Operações; Gestão de processos Capacidade; Lean Thinking e Gestão da Qualidade; Gestão da Supply Chain (SCM).

Conceitos basilares sobre Liderança; Liderança e motivação 3.0; Desafios do desenvolvimento humano: Action learning e coaching; O contexto atual e os ODS; Liderança autêntica e lideranças conscientes: características; Mindfulness e Liderança; Gestão do Ego e vulnerabilidade; Autocuidado e Autocompaixão; Compaixão e Liderança; Inteligência Sistêmica e Interdependência; Responsabilidade Universal: ação positiva no mundo.

Cálculo Financeiro (10 horas): Enquadramento. Juro: tempo, capital e juro. O valor do dinheiro no tempo: capitalização e atualização. Relação entre taxa de juro. Inflação: taxa de juro corrente e real. Valor atual e futuro de um cash-flow. As rendas: de amortização e de capitalização. O valor atualizado líquido, a taxa interna de rendibilidade e o período de recuperação do investimento.

Estatística (6 horas): Conceitos básicos de análise de dados. População e amostra. Classificação dos dados e escalas de medida. Séries seccionais e temporais. Variações absolutas e relativas. Números índices: simples e agregados. Noções básicas de estatística descritiva. Frequências absolutas e relativas. Medidas de localização ou tendência central. Medidas de dispersão. Análise de correlação. Uma aplicação: o risco de uma carteira e a diversificação (Markowitz, H).

Modelo de Marketing; Insights dos consumidores; Insights da Empresa; Insights dos concorrentes; Segmentação; Posicionamento; Criação de Valor; Modelo da Marca; Marketing Mix.

Aulas on-line - Disciplinas de especialização

Conceito de Valor; Criação de Valor para o Acionista; Métodos de Avaliacao de Investimento: Regras de Decisao e Avaliação de Investimento de Capital; Fluxo de Caixa Relevante: Fluxo de Caixa de Projetos; Casos particulares; Análise de Risco: Análise de Cenários; Análise de Sensibilidade; Outras métricas de risco; Custo de Capital: Custo de capital próprio e de terceiros; Custo médio ponderado de capital.

Controle de Gestão e Execução Estratégica; Desempenho Financeiro e Criação de Valor; Contabilidade de Gestão e Tomada de Decisão.

Crise socioambiental global, Desenvolvimento Sustentável e ODS; Sustentabilidade corporativa e ESG (Enviroment, Social and Governance); A dimensão ambiental da Sustentabilidade; A dimensão social da Sustentabilidade; A dimensão econômica da Sustentabilidade e a Governança Corporativa; A incorporação da Sustentabilidade / ESG nos planos de negócios e projetos empresariais.

Estratégias digitais; processos de transformação digital; Conceito de interface; Conceito de User Experience (UX); Estratégias de negócio das redes sociais; O mercado das Interfaces de Voz.

Semiótica da Marca; Identidade da Marca; Objeto da Marca; Resposta à Marca; Avaliação de Marketing da Marca; Avaliação Financeira da Marca.

Fundamentos da indústria petrolífera; Fundamentos do setor elétrico; Fundamentos dos biocombustíveis: Fatos, tendências e mitos; Negócio e operação em mercado de energia: Estrutura organizacional e controlo de gestão. Mercado de energia.

Introdução a Inteligência Artificial e Computacional; Lógica Fuzzy, Redes Neurais e Algoritmos Genéticos; Reazoning Systems; Machine Learning; Deep Learning.

Liderança: Núcleos de competências de um/a líder: a importância da inteligência emocional; Influência interpessoal para alinhamento estratégico, construção de identidade social, criação de dinâmica de projeto, formação/reforço de atitudes; Avaliação, acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores da equipe; Promoção da reflexão coletiva e condução da mudança: erros a evitar e práticas de referência a considerar. Negociação: Prevenção e gestão de conflitos; Leitura e análise de situações negociais; Estratégias e táticas negociais.Comunicação na negociação e gestão de conflitos.

Globalização e o Ambiente Internacional de Negócios; Motivações para a Internacionalização; Riscos da Internacionalização; Análise do Ambiente Competitivos; Seleção de mercados; Modos de entrada no mercado internacional; Teorias de comércio internacional e Investimento Direto; Empreendedorismo Internacional e Born Global; Processo de internacionalização de empresas brasileiras; Internacionalização de empresas de países emergentes; Mensuração do desempenho de operações internacionais; Associação entre grau de internacionalização e desempenho.

Ciclo de seminários - Sugestões de temas

Augusto Ferreira da Costa Neto

Doutor em Administração

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio ( linha de pesquisa: Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ Doutorado-Sanduíche entre 09/2016 e 08/2017. Realizou pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia).

Francisco Dutra

Engenheiro de Sistemas COPPE/UFRJ
+

Frederico Martins Correia

Pós graduado em Marketing
+

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing

Henrique Pacheco

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com ênfase em Estratégia e Empreendedorismo Internacional e pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN)

Leonardo Lima Gomes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase Finanças) na PUC-Rio (2002; 1998). Graduação em Engenharia Mecânica (ênfase Produção e Materiais) na UFES (1995).

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas

Luis Marques

Doutor UCP
+

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Luiz Roberto Cunha

Economista e Assessor especial da Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação na PUC-Rio

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Doutor e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela UERJ (1986).

Marcello Póvoa

MSc, Managing Partner MPP

Marcos Cohen

Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Miguel Soares

MSc em Ciências Empresariais UCP
+

Paulo de Lencastre

PhD Universidade Católica de Louvain, Bélgica

Rui Lourenço Gil

MSc em Psicologia do Trabalho e das Emp
+

Sérgio Leal Caldas

Mestre Administração Pública
+

SELEÇÃO

A seleção é realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso.

Após realizar a inscrição, você será contatado para envio do currículo e agendamento da entrevista. Durante a entrevista, você poderá tirar dúvidas sobre o programa e conversar sobre sua experiência, sua formação e seus objetivos profissionais. Sendo aprovado para ingresso no curso, você receberá as informações necessárias para finalizar sua matrícula junto à secretaria do IAG PUC-Rio.

 

PRÉ-REQUISITOS

Mínimo de 2 anos de experiência profissional. Caso o candidato não tenha nível superior, deve possuir currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.

CONTATO

Telefone: (21) 2138-9240

E-mail: contato@iag.puc-rio.br

WhatsApp: 21 99452-7756

Confira o painel “Desafios contemporâneos: o caso do Atlântico”.

Neste momento de grandes incertezas no cenário global, especialmente em razão da guerra na Ucrânia, e os movimentos de China, Irã e Rússia, discussões sobre geopolítica têm ocupado espaço cada vez maior em noticiários e certamente despertam interesse geral.

O Programa Atlântico traz para esse painel o especialista em geopolítica da Marinha do Brasil e o ex ministro da defesa de Portugal, que irão debater sobre as influências desses movimentos na região do Atlântico.

Palestrantes: 

Abilio Kamalata Numo

Constituinte da Constituição de Angola (2010). Deputado na Assembléia Nacional (2008-2017). Msc em Direção Estratégica e Gestão de Inovação (Universidade de Barcelona). Pós graduação em Gestão Estratégica da Logística. Graduação em Gestão Financeira (Universidade Católica de Brasília).

José Alberto

Ministro da Defesa Nacional de Portugal (2015-2018). Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto (2013-2015). Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação (2006-2011). Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica (2005-2006). Professor de Direito Internacional na UCP/Portugal. Mestre e Doutor em Direito, Ciências Jurídico-Políticas, pela UCP. Diplomado pelo Institut Européen des Hautes Etudes Internationales.

Leonardo Mattos

Desde 2011, é encarregado do Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, ministrando “Geopolítica e Oceanopolítica”. MSc. em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, do Instituto de Estudos Estratégicos (Universidade Federal Fluminense); MBA em Gestão Estratégica (COPPEAD, UFRJ).

Confira o painelA Síndrome de Frankensteins? Desafios e oportunidades da Inteligência Artificial“.

O fenômeno da inteligência artificial traz impactos sociais, éticos e epistemológicos sem precedentes na história das sociedades humanas. Quais os desafios, as comparações possíveis, as oportunidades que se apresentam? Como fugir das armadilhas do pessimismo e do tecnoromantismo, para pensar de forma pragmática essa nova onda de inovação tecnológica?

Palestrantes: 

Marcello Póvoa

Managing partner da MPP Solutions, focada em produtos digitais (clientes Globo, Ipiranga, Claro, Bradesco, Oi, Coca-Cola). Foi diretor da Globo.com, diretor da IconMediaLab (LBi), New York. MSc em Communications Design (Pratt Institute, NY), Post graduated (Columbia Business School, NY), M.B.A. Executivo (Coppead / UFRJ)

Abel Reis

Executivo há 25 anos em Propaganda (Brasil e AL). Fundador da AgenciaClick, pioneira no Brasil. Foi CEO da Isobar Latino América e da Dentsu Aegis Network Brasil (2014 a 2019). Sócio-fundador da LOGUN Ventures. Autor de Sociedade.com. Articulista da EpocaNegócios.com.

Francisco Dutra

Foi pesquisador do NCE-UFRJ e engenheir de sistemas da Divisão de Fabricação do Serviço Federal de Processamento de Dados. Atuou por mais de 20 anos na indústria nacional de computadores, como projetista e desenvolvedor de sistemas. Atuou por mais de 20 anos na integração de soluções de TI. Fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, em parceria com a Intel do Brasil, que deu origem à AI2BIZ LAB.

Ricardo Ribeiro

Tem mais de 25 anos de experiência profissional.  É Chief Transformation Officer no Montepio Crédito, liderando, coordenando iniciativas de transformação digital. Professor convidado da Católica Porto Business School, ministrando Programas de Educação Executiva.

Confira o painel Os desafios do combate à inflação – uma comparação transatlântica. 

Neste painel foi abordado o seguinte tema:

Portugal e Brasil têm grandes afinidades, além dos vínculos históricos e a língua comum. Entretanto, separados pelo Oceano Atlântico, têm economias com características distintas, especialmente na questão da moeda: em Portugal, o ‘euro’, também moeda adotada por outros 22 países, desde 2002; o Brasil tem o ‘real’, instituído em 1994, após anos de hiperinflação e diversos planos de estabilização fracassados. Ambos os países, em função dos efeitos da retomada das atividades após a pandemia e os impactos da guerra na Ucrânia sobre preços, enfrentaram elevadas taxas de inflação em 2022.

O que existe de semelhança entre Portugal e Brasil, no desafio do combate à inflação?

Em ambas as economias, o poder executivo vem questionando a política monetária, pela elevação da taxa de juros para combater a inflação, e seu impacto sobre a atividade econômica.

Dadas as diferenças na implementação da política monetária, em um país que adota uma moeda comum a vários outros e em outro que tem moeda própria, e considerando a importância das relações comerciais entre Portugal e Brasil, este painel debateu esta situação nos dois países, que no momento é mais uma característica a nos unir.

Palestrantes: 

Prof. Luiz Roberto Cunha

Economista, MSc Vanderbilt Univ Profe ssor PUC-Rio (1972/2022) MinFazenda Secretário Executivo de Controle de Preços Gov Estado Rio de Janeiro Subsecretário de Planejamento e Fazenda.

Prof. Nuno Côrte-Real

Economista, MSc em Economia Internacional, Professor na CPBS da Universidade Católica Portuguesa no Porto (1990-2023). Durante 16 anos exerceu a sua atividade profissional no setor financeiro, tendo desempenhado funções de Direção e Gestão em vários bancos e outras instituições financeiras.

Nossos painéis foram realizados através de uma ação conjunta entre o IAG PUC-Rio, a Católica Porto Business School e a Católica Luanda Business School.

O Programa Atlântico por seus Coordenadores

Voltar para os cursos de MBA
Avise-me

VISÃO GERAL

O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão, em sua 9ª (nona) edição, é um programa de gestão empresarial, generalista, para formação avançada de executivos. O Programa resulta da cooperação entre Universidades Católicas de países de expressão portuguesa – Angola, Brasil e Portugal.

Lecionado exclusivamente em Português, aproveita a experiência e a presença dos parceiros em três continentes – África, América e Europa – colocando-se a serviço da formação executiva para empresas e outras organizações públicas e privadas, pretendendo reforçar a competitividade e os laços de diplomacia econômica entre os três países. De forma mais ampla, tem como objetivo estratégico reforçar a cooperação das Escolas de Negócios das três Universidades Católicas em projetos comuns, com forte articulação com o tecido empresarial, para o que conta com a decisiva colaboração de um Clube de Empresas, e em ligação com as sociedades locais.

O curso é dividido em 3 blocos distintos:

  • o primeiro, na modalidade presencial ou híbrida, é composto de disciplinas lecionadas por professores de cada Escola, exclusivamente para alunos de seu país;
  • na segunda etapa, as aulas são online, simultâneas para os alunos das 3 geografias, com disciplinas de temática transversal, cada qual lecionada por professor de uma das 3 Escolas;
  • a terceira etapa envolve 3 períodos de imersão, de 10 dias cada um, um em cada país, com a presença de todos os alunos, quando são realizadas visitas a empresas e seminários com seus gestores. Nessa etapa, os participantes vivenciam as realidades econômica, social e cultural de cada uma das 3 geografias.

Por fim, o programa ainda inclui 44 horas de seminários a serem apresentados por personalidades convidadas, de diferentes nacionalidades e de reconhecido mérito. Esses seminários acontecem de forma online e simultânea para todos os alunos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão tem como objetivos:

  • Estimular a formação internacional e o networking entre empresários, profissionais, executivos e professores de países de língua portuguesa, abrindo possibilidades globais de interação entre os participantes;
  • Formar líderes competentes e humanistas para as organizações dos países de língua portuguesa e/ou com interesses no desenvolvimento dos negócios nesse espaço;
  • Proporcionar formação intercultural, flexível e diversificada, capaz de levar o participante a exercer funções de gestão e administração que respeitem e privilegiem a diversidade cultural, o meio-ambiente, a ética e a estética, contribuindo desta forma para o aprofundamento da diplomacia econômica no espaço da língua portuguesa;
  • Reconhecer a importância das pessoas e da preservação ambiental como parâmetros indispensáveis ao desenvolvimento das organizações e nações;
  • Preparar os participantes para as inevitáveis transformações digitais que estão a caminho, proporcionando o domínio dos conceitos teóricos e das ferramentas de excelência na gestão e administração contemporâneas;
  • Proporcionar aos alunos, em equipe e individualmente, a capacidade de integrarem os conhecimentos adquiridos de forma a obterem visão global e sistêmica da gestão das organizações;
  • Valorizar a cultura de expressão portuguesa como espaço de formação e de negócios.

PÚBLICO-ALVO

Candidatos que:

  • dominem a língua portuguesa;
  • tenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional;
  • pretendam complementar a sua formação com sólidos conhecimentos e visão internacional na área da Gestão, aumentando seu networking e empregabilidade;
  • sejam profissionais com nível superior em qualquer área de conhecimento ou que possuam currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.

AVALIAÇÕES E CERTIFICADOS

O regime de frequência do Programa Atlântico é presencial e on-line, sendo exigida assiduidade mínima de 80% a todas as disciplinas e seminários, e de 100% dos períodos de imersão.

Além disso, os participantes devem realizar um trabalho final que consiste na elaboração individual de um plano de negócios, a ser apresentado no final do programa.

Ao concluir o programa Atlântico, os participantes que já possuírem diploma de graduação no momento da inscrição no curso obterão três diplomas, um de cada parceiro, em função da legislação específica de cada país:

  • Diploma de Especialização conferido pela Católica de Luanda Business School;
  • Diploma de Especialização a nível de pós-graduação lato sensu pelo IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio;
  • Diploma de pós-graduação pela Católica do Porto Business School.

Os demais participantes, que não tiverem diploma de graduação, receberão um Certificado de Curso de Aperfeiçoamento pelo IAG PUC-Rio.

 

COORDENAÇÃO
Luis Fernando Hor-Meyll Alvares
Luis Fernando Hor-Meyll Alvares
hormeyll@iag.puc-rio.br
Lattes
Doutor em Administração de Empresas

PRÓXIMA TURMA

Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa e de 400 horas com 18 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Etapa 1 – Aulas presenciais na PUC-Rio para alunos residentes na cidade do Rio de Janeiro. Os alunos de outras cidades assistirão online e simultâneamente com os colegas que estão na PUC-Rio – Segundas e Quartas, das 19h às 22h.

Etapa 2 – Aulas e seminários online sícronos assistidos simultaneamente pelos 3 países – 2 dias da semana, das 18h às 20h.

Períodos de Imersão – 10 dias em cada uma das 3 cidades (Luanda, Porto e Rio de Janeiro) com seminários e visitas a empresas. (Datas a definir).

INVESTIMENTO

R$ 42.900,00 à vista.

CONTATO 

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

Aulas presenciais - Disciplinas base

Conceitos fundamentais: Contabilidade Financeira vs. Contabilidade Gerencial ou de Gestão; Normalização contabilística; Demonstrações financeiras em geral; Demonstrações financeiras em geral; Balanço Patrimonial; Demonstrações financeiras: Demonstração dos Resultados; Demonstração das Alterações no Capital Próprio (ou Mutações do Património Líquido); Demonstração dos Fluxos de Caixa; Notas Explicativas; Conceitos e indicadores de Análise econômico-financeira: EBITDA e EBIT vs Cash-Flow; Noções de liquidez, de rentabilidade e de lucratividade; Outras considerações pertinentes.

Renda Nacional, Sistema Financeiro e Monetário, Inflação, Economia Aberta, Demanda e Oferta Agregada, Política Monetária e Fiscal e outros conceitos de microeconomia.

O conceito de estratégia; A envolvente; A organização; Estratégia de negócio; Estratégia empresarial;

Caracterização das Finanças Empresariais; Análise e Previsão Financeira; Avaliação de Investimentos; Decisão de Financiamento; Custo de capital.

Introdução à Gestão de Operações; Estratégia de Operações; Gestão de processos Capacidade; Lean Thinking e Gestão da Qualidade; Gestão da Supply Chain (SCM).

Conceitos basilares sobre Liderança; Liderança e motivação 3.0; Desafios do desenvolvimento humano: Action learning e coaching; O contexto atual e os ODS; Liderança autêntica e lideranças conscientes: características; Mindfulness e Liderança; Gestão do Ego e vulnerabilidade; Autocuidado e Autocompaixão; Compaixão e Liderança; Inteligência Sistêmica e Interdependência; Responsabilidade Universal: ação positiva no mundo.

Cálculo Financeiro (10 horas): Enquadramento. Juro: tempo, capital e juro. O valor do dinheiro no tempo: capitalização e atualização. Relação entre taxa de juro. Inflação: taxa de juro corrente e real. Valor atual e futuro de um cash-flow. As rendas: de amortização e de capitalização. O valor atualizado líquido, a taxa interna de rendibilidade e o período de recuperação do investimento.
Estatística (6 horas): Conceitos básicos de análise de dados. População e amostra. Classificação dos dados e escalas de medida. Séries seccionais e temporais. Variações absolutas e relativas. Números índices: simples e agregados. Noções básicas de estatística descritiva. Frequências absolutas e relativas. Medidas de localização ou tendência central. Medidas de dispersão. Análise de correlação. Uma aplicação: o risco de uma carteira e a diversificação (Markowitz, H).

Modelo de Marketing; Insights dos consumidores; Insights da Empresa; Insights dos concorrentes; Segmentação; Posicionamento; Criação de Valor; Modelo da Marca; Marketing Mix.

Aulas on-line - Disciplinas de especialização

Conceito de Valor; Criação de Valor para o Acionista; Métodos de Avaliacao de Investimento: Regras de Decisao e Avaliação de Investimento de Capital; Fluxo de Caixa Relevante: Fluxo de Caixa de Projetos; Casos particulares; Análise de Risco: Análise de Cenários; Análise de Sensibilidade; Outras métricas de risco; Custo de Capital: Custo de capital próprio e de terceiros; Custo médio ponderado de capital.

Controle de Gestão e Execução Estratégica; Desempenho Financeiro e Criação de Valor; Contabilidade de Gestão e Tomada de Decisão.

Crise socioambiental global, Desenvolvimento Sustentável e ODS; Sustentabilidade corporativa e ESG (Enviroment, Social and Governance); A dimensão ambiental da Sustentabilidade; A dimensão social da Sustentabilidade; A dimensão econômica da Sustentabilidade e a Governança Corporativa; A incorporação da Sustentabilidade / ESG nos planos de negócios e projetos empresariais.

Estratégias digitais; processos de transformação digital; Conceito de interface; Conceito de User Experience (UX); Estratégias de negócio das redes sociais; O mercado das Interfaces de Voz.

Semiótica da Marca; Identidade da Marca; Objeto da Marca; Resposta à Marca; Avaliação de Marketing da Marca; Avaliação Financeira da Marca.

Fundamentos da indústria petrolífera; Fundamentos do setor elétrico; Fundamentos dos biocombustíveis: Fatos, tendências e mitos; Negócio e operação em mercado de energia: Estrutura organizacional e controlo de gestão. Mercado de energia.

Introdução a Inteligência Artificial e Computacional; Lógica Fuzzy, Redes Neurais e Algoritmos Genéticos; Reazoning Systems; Machine Learning; Deep Learning.

Liderança: Núcleos de competências de um/a líder: a importância da inteligência emocional; Influência interpessoal para alinhamento estratégico, construção de identidade social, criação de dinâmica de projeto, formação/reforço de atitudes; Avaliação, acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores da equipe; Promoção da reflexão coletiva e condução da mudança: erros a evitar e práticas de referência a considerar. Negociação: Prevenção e gestão de conflitos; Leitura e análise de situações negociais; Estratégias e táticas negociais.Comunicação na negociação e gestão de conflitos.

Globalização e o Ambiente Internacional de Negócios; Motivações para a Internacionalização; Riscos da Internacionalização; Análise do Ambiente Competitivos; Seleção de mercados; Modos de entrada no mercado internacional; Teorias de comércio internacional e Investimento Direto; Empreendedorismo Internacional e Born Global; Processo de internacionalização de empresas brasileiras; Internacionalização de empresas de países emergentes; Mensuração do desempenho de operações internacionais; Associação entre grau de internacionalização e desempenho.

Ciclo de seminários - Sugestões de temas
Augusto Ferreira da Costa Neto


Augusto Ferreira da Costa Neto
augusto.costa@phd.iag.puc-rio.br
Doutor em Administração com ênfase em Finanças pela PUC-Rio, é mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças e Análise de Investimentos pela mesma instituição, graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET-RJ, com aperfeiçoamento em Gestão de Projetos pelo IETEC e especialização em Estratégias de Gestão (eMBA) em Finanças pela Escola Politécnica da UFRJ. Possui experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Avaliação de Empresas e Projetos, em empresas como Petrobras Distribuidora S.A. e Vale S.A., onde atuou por mais de onze anos, sendo os últimos quatro nas áreas de gestão de desempenho e orçamento empresarial. Foi professor do MBA em Finanças da Universidade Gama Filho. Desde 2009 é analista admitido por concurso na Finep - Financiadora de Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde exerceu os cargos de gerente do Departamento de Investimento em Fundos entre 2012 e 2013, e de gerente do Departamento de Investimento em Participações entre 2013 e 2016. Professor convidado dos MBAs in company do IAG PUC-Rio, ministra disciplinas como Administração Financeira, Planejamento Financeiro, Administração de Carteiras, Análise de Riscos e Finanças Corporativas.
Carlos Bastian


Carlos Bastian
carbastian@gmail.com
Pesquisador na área de finanças de mercado e empresariais. É Doutor em Administração de Empresas com Área de concentração em Finanças Corporativas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e vencedor do Prêmio Capes de Teses de Doutorado 2010, na área de Administração. Mestre em Finanças pelo IBMEC RJ (2004), e MBA pelo IBMEC RJ (2001). Atuou como Professor do Corpo Permanente do programa de Mestrado Profissional em Administração e Coordenador do Mestrado e da Graduação em Administração do IBMEC RJ de 2012 a junho de 2018. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Avaliação de Projetos e Empresas, especialmente por Opções Reais e Análise de Risco. Tem atuado na área de projetos de Energia, Agronegócios e Infra-estrutura e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi consultor por mais de 20 anos na área de avaliação de empresas e projetos, além de ter trabalhado para empresas como Vale e Petrobras nessa área.
Fábio de Oliveira Paula


Fábio de Oliveira Paula
fabioop@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ de Doutorado-Sanduíche entre setembro de 2016 e agosto de 2017, tendo realizado pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.
Francisco Dutra


Francisco Dutra
Engenheiro de Sistemas (COPPE-UFRJ), foi pesquisador do NCE-UFRJ e Divisão de Fabricação do Serviço Federal de Processamento de Dados. Atuou por mais de 20 anos na indústria nacional de computadores como projetista e desenvolvedor de sistemas. Atuou por mais de 20 anos na integração de soluções de TI. Fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, em parceria com a Intel do Brasil, que deu origem à AI2BIZ LAB, que desenvolve soluções de AI, da qual é CEO;
Frederico Martins Correia


Frederico Martins Correia
Partner da linha de serviço de Estratégia e Operações da Deloitte Angola, na prática de Energy & Resources, desempenhando funções de consultoria e assessoria no desenvolvimento e melhoria de operações, logística e gestão de ativos. Com mais de 16 anos de carreira, e 13 dos quais a trabalhar no Sector de Energia, é responsável pelo desenvolvimento desta indústria na Deloitte, em Angola e nos países de África subsariana de expressão francesa, em particular, na Republica do Congo, Republica Democrática do Congo, Tchade, Gabão e Benin. No percurso desenvolvido no setor energético destaca-se a experiência em toda a cadeia de valor petrolífera ao serviço das subsidiárias da petrolífera nacional Angolana, e a sua participação como gestor de projeto e da Mudança no Programa de Transformação do Setor Elétrico do Ministério de Energia & Águas da República de Angola, o estudo de potencial geológico do Benin para o Fundo Monetário Internacional, suporte executivo às Direções Gerais de Hidrocarbonetos em país de África Subsariana.No que respeita à componente académica, o Frederico é licenciado em Engenharia Mecânica, pós-graduado em Marketing. Para além disso, tem no seu currículo dois programas de executivos, nomeadamente o Programa Avançado de Negociação e um Programa de Alta Direção de Empresas.
Graziela Fortunato


Graziela Fortunato
graziela@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC com ênfase em Governança Corporativa e Transparência de Informações, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC, Pós-Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio e Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente, é professora da PUC-Rio das disciplinas: Mercado de Capitais e Investimentos, Administração de Carteiras, Economia Financeira, Gestão Econômica para Empresas, Contabilidade Gerencial e de Custos, Matemática Financeira, Engenharia Financeira e Administração Financeira, tanto na graduação como na pós-graduação. Responsável pelo intercâmbio acadêmico do departamento de Administração. Coordenadora acadêmica do curso de Gestão de Projetos da Escola de Guerra Naval. Coordenou o MBA de Negócios Imobiliários do Banco do Brasil (in company). Na área acadêmica, desenvolve pesquisa em finanças corporativas, gestão de ativos, opções reais e marketing financeiro. É especialista em Finanças Pessoais e Avaliação de Empresas (Valuation), com ampla experiência na realização de consultorias para as áreas de varejo, petróleo, mineração, TI e setor elétrico. Experiência na área de planejamento corporativo e financeiro, Relações com Investidores, Governança Corporativa e Gestão de Family Offices. Formação profissional de mais de vinte anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. Foi professora associada da Fucape Business School na área de Finanças e coordenou os cursos de MBA em Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos além de cursos in Company no Sicoob e Unimed. Participação em diversos meios de comunicação (TV, Jornal, Rádio, Webinar, Podcast): O Globo, BandNews, Band, Revista Creditas, Yahoo.com, Extra, InvestNews, G1, Record, Youtube do Canal Barsi, Gazeta, Jornal DCI, portal Comunidade Scan Source, O Dia Online, CBN, portal Administradores.com, Diário do Comércio, Trevo, Portal 6 Minutos, TV Vitória, TVE, Folha Vitória, Jornal Metro, Bom Dia ES, ES Brasil, A Tribuna e ES Hoje.
Henrique Pacheco


Henrique Pacheco
henriquefpacheco@gmail.com
Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com ênfase em Estratégia e Empreendedorismo Internacional. Atualmente é CEO e fundador da CNX Global Consultoria e pesquisador de pós-doutorado no NUPIN (Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio). É membro do Conselho Empresarial de Política e Comércio Exterior da ACRJ. Como consultor associado do NUPIN atuou em projetos de consultoria para empresas privadas e entidades governamentais. Entre 2016 e 2021 liderou como monitor a equipe do PEIEX Rio que preparou e qualificou mais de 400 empresas para ingressar no mercado externo.
Luis Fernando Hor-Meyll Alvares


Luis Fernando Hor-Meyll Alvares
hormeyll@iag.puc-rio.br
Graduado em ENGENHARIA ELETRÔNICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPEAD (2004). Professor do quadro principal do IAG - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa: Comportamento do consumidor de baixa renda; Risco percebido em decisões de compra; Comportamento do consumidor online.
Luis Marques


Luis Marques
Professor Auxiliar Convidado da Católica Porto Business School desde 2011. Doutorado (2013) e Mestre (2002) em Ciências Empresariais na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciatura em Contabilidade e Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (1997). Formação executiva em Corporate Strategy (2018) e Driven Corporate Performance (2008) na Harvard Business School e em Estratégia na Porto Business School (2008). Revisor Oficial de Contas (em regime de suspensão voluntária da atividade). Administrador da Rangel Invest, S.A. (desde Agosto de 2014). Anteriormente, Administrador da APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. (de 2005 a Julho de 2014 e Diretor Financeiro de 2000 a 2005) e da APFF – Administração do Porto da Figueira da Foz, S.A. (de 2008 a Julho de 2014). Colaborador da PricewaterhouseCoopers (de 1995 a 1999) e da Cravo, Fortes, Antão e Associados, SROC (1994 a 1995). Lecionou Finanças Empresariais na Universidade de Aveiro (2008 a 2011) e Estratégia no IPAM (2007 a 2010).
Luiz Eduardo Brandão


Luiz Eduardo Brandão
brandao@iag.puc-rio.br
Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.
Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva


Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br
Professor de Logística e Operações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Instrutor e Coordenador da área de estudos de Logística do Centro de Instrução Almirante Newton Braga (CIANB/Marinha do Brasil). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (1998) e Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1986). Atua há mais de 20 anos na área acadêmica, tendo sido professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Desempenhou por aproximadamente 30 anos diversos cargos na Marinha do Brasil, sempre relacionados a logística e orçamento, destacando-se a direção de 2 órgãos de apoio logístico: Depósito de Subsistência (2009) e Centro de Munição (2011-2012). Concluiu o Curso de Política e Estratégia Marítimas (equivalência à Doutor em Ciências Navais) na Escola de Guerra Naval (EGN) em 2013. Possui especialização em Gestão Internacional (2013), MBA em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e especialização em Administração e Logística de Material (1999) pela UERJ. Cursou os seguintes programas internacionais na área de logística: Integrated Logistic Support and Through Life Support Course, ministrado pela Cranfield University no Rio de Janeiro (2014); International Senior Logistical Officers Course, ministrado pelo Norwegian Defence International Centre (NODEFIC) na Noruega (2010) e International Management Defense Course, ministrado pela Navy Postgraduate School (NPS) nos EUA (2003). Sua experiência profissional inclui atividades na área de logística e supply chain da Marinha do Brasil, onde atua há 25 anos. Na academia, é docente em cursos de graduação e pós-graduação e treinamentos in company, além de orientar monografias e trabalhos de conclusão de curso.
Marcello Póvoa


Marcello Póvoa
mpovoa@mppsolutions.com
Sócio da MPP Interativa, uma inovadora agência de produto digital com escritórios em São Paulo e Rio 100% focada em estratégias e projetos de transformação digital para as principais marcas do pais: Ipiranga, Oi, Peugeot, Bradesco, Globo, Coca-Cola entre outras. Marcello foi Diretor da Globo.com desde o start-up até 4 anos depois, quando o Portal se destacava entre os três maiores do Brasil. Antes, foi diretor da IconMediaLab (LBi) em Nova York que durante sua gestão foi eleita pela revista Advertising Age como uma das três melhores agências digitais do mundo. Foi o vencedor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais em Produto Digital. É autor do livro “Anatomia da Internet” (Casa da Palavra).
Marcos Cohen


Marcos Cohen
mcohen@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios.
Miguel Soares


Miguel Soares
Mestre em Ciências Empresariais, com especialização em Finanças, na Faculdade de Economia do Porto (2003). Licenciado em Gestão na Faculdade de Economia do Porto (1994). Lecionou na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica (Porto) e desde 2004 é docente convidado nos cursos de formação executiva da Católica Porto Business School, nas áreas de Contabilidade e Controlo de Gestão. Consultor desde 1994 nas áreas de Corporate Finance, Strategy Execution e Management Control. Neste âmbito, é Managing Director da empresa CDE Consultores. Exerceu também funções de Interim Management em várias empresas, na área financeira.
Paulo de Lencastre


Paulo de Lencastre
Professor de Marketing na Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa. É graduado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, mestre em Administração e doutor em Ciências Econômicas Aplicadas pelo Instituto de Administração e Gestão da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), com tese intitulada “A Identificação da Marca, um Instrumento da Estratégia de Marketing” (L’Identification de la Marque, un Outil de Stratégie Marketing, Ciaco, 1997). É administrador e gerente de um grupo de empresas familiar gestoras de património imobiliário.
Rui Lourenço Gil


Rui Lourenço Gil
Mestre em Psicologia do Trabalho e das Empresas pela Universidade do Porto. Professor Auxiliar convidado da Católica Porto Business School. Consultor nos domínios da gestão de recursos humanos e do comportamento organizacional. Assegura coaching de carreira em programas de MBA, e coaching de equipa em formação para executivos. Leciona liderança, negociação, mudança organizacional e resolução criativa de problemas. No âmbito do doutoramento investiga sobre segurança psicológica, reflexividade e aprendizagem em equipe.
Sérgio Leal Caldas


Sérgio Leal Caldas
sergiocaldas@prof.iag.puc-rio.br
Mestre em Administração Pública-FGV, Contador, Economista com 34 anos de experiência em funções técnicas/executivas Ex Cia Telefônica Brasileira - CTB, Bco de Desenvolvimento do ex Estado da Guanabara, CSN, Directa-DO Aud.Cons., PETROBRAS. Presidente do Centro Interamericano de Parcerias Empresariais-CIPE. Membro Assoc. Dipl. Escola Superior de Guerra. Professor dos cursos de pós-graduação da PUC-Rio/IAG. Obras publicadas Ed. Atlas-SP.

SELEÇÃO

A seleção é realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso.

Após realizar a inscrição, você será contatado para envio do currículo e agendamento da entrevista. Durante a entrevista, você poderá tirar dúvidas sobre o programa e conversar sobre sua experiência, sua formação e seus objetivos profissionais. Sendo aprovado para ingresso no curso, você receberá as informações necessárias para finalizar sua matrícula junto à secretaria do IAG PUC-Rio.

 

PRÉ-REQUISITOS

Mínimo de 2 anos de experiência profissional. Caso o candidato não tenha nível superior, deve possuir currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.

CONTATO

Telefone: (21) 2138-9240

E-mail: contato@iag.puc-rio.br

WhatsApp: 21 99452-7756

Voltar para os cursos de MBA