PROGRAMA
Atlântico
MBA INTERNACIONAL EM GESTÃO
1 CURSO / 3 DIPLOMAS
PROGRAMA
Atlântico
MBA INTERNACIONAL EM GESTÃO
1 CURSO / 3 DIPLOMAS
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO
A carga horária mínima do programa e de 400 horas com 18 meses de duração
AULAS/HORÁRIOS
Etapa 1 – Aulas presenciais na PUC-Rio para alunos residentes na cidade do Rio de Janeiro. Os alunos de outras cidades assistirão online e simultâneamente com os colegas que estão na PUC-Rio – Segundas e Quartas, das 19h às 22h.
Etapa 2 – Aulas e seminários online sícronos assistidos simultaneamente pelos 3 países – 2 dias da semana, das 18h às 20h.
Períodos de Imersão – 10 dias em cada uma das 3 cidades (Luanda, Porto e Rio de Janeiro) com seminários e visitas a empresas. (Datas a definir).
INVESTIMENTO
R$ 42.900,00 à vista.
CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
WhatsApp: 21 99452-7756
VISÃO GERAL
O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão, em sua 9ª (nona) edição, é um programa de gestão empresarial, generalista, para formação avançada de executivos. O Programa resulta da cooperação entre Universidades Católicas de países de expressão portuguesa – Angola, Brasil e Portugal.
Lecionado exclusivamente em Português, aproveita a experiência e a presença dos parceiros em três continentes – África, América e Europa – colocando-se a serviço da formação executiva para empresas e outras organizações públicas e privadas, pretendendo reforçar a competitividade e os laços de diplomacia econômica entre os três países. De forma mais ampla, tem como objetivo estratégico reforçar a cooperação das Escolas de Negócios das três Universidades Católicas em projetos comuns, com forte articulação com o tecido empresarial, para o que conta com a decisiva colaboração de um Clube de Empresas, e em ligação com as sociedades locais.
O curso é dividido em 3 blocos distintos:
- o primeiro, na modalidade presencial ou híbrida, é composto de disciplinas lecionadas por professores de cada Escola, exclusivamente para alunos de seu país;
- na segunda etapa, as aulas são online, simultâneas para os alunos das 3 geografias, com disciplinas de temática transversal, cada qual lecionada por professor de uma das 3 Escolas;
- a terceira etapa envolve 3 períodos de imersão, de 10 dias cada um, um em cada país, com a presença de todos os alunos, quando são realizadas visitas a empresas e seminários com seus gestores. Nessa etapa, os participantes vivenciam as realidades econômica, social e cultural de cada uma das 3 geografias.
Por fim, o programa ainda inclui 44 horas de seminários a serem apresentados por personalidades convidadas, de diferentes nacionalidades e de reconhecido mérito. Esses seminários acontecem de forma online e simultânea para todos os alunos.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão tem como objetivos:
- Estimular a formação internacional e o networking entre empresários, profissionais, executivos e professores de países de língua portuguesa, abrindo possibilidades globais de interação entre os participantes;
- Formar líderes competentes e humanistas para as organizações dos países de língua portuguesa e/ou com interesses no desenvolvimento dos negócios nesse espaço;
- Proporcionar formação intercultural, flexível e diversificada, capaz de levar o participante a exercer funções de gestão e administração que respeitem e privilegiem a diversidade cultural, o meio-ambiente, a ética e a estética, contribuindo desta forma para o aprofundamento da diplomacia econômica no espaço da língua portuguesa;
- Reconhecer a importância das pessoas e da preservação ambiental como parâmetros indispensáveis ao desenvolvimento das organizações e nações;
- Preparar os participantes para as inevitáveis transformações digitais que estão a caminho, proporcionando o domínio dos conceitos teóricos e das ferramentas de excelência na gestão e administração contemporâneas;
- Proporcionar aos alunos, em equipe e individualmente, a capacidade de integrarem os conhecimentos adquiridos de forma a obterem visão global e sistêmica da gestão das organizações;
- Valorizar a cultura de expressão portuguesa como espaço de formação e de negócios.
PÚBLICO-ALVO
Candidatos que:
- dominem a língua portuguesa;
- tenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional;
- pretendam complementar a sua formação com sólidos conhecimentos e visão internacional na área da Gestão, aumentando seu networking e empregabilidade;
- sejam profissionais com nível superior em qualquer área de conhecimento ou que possuam currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.
AVALIAÇÕES E CERTIFICADOS
O regime de frequência do Programa Atlântico é presencial e on-line, sendo exigida assiduidade mínima de 80% a todas as disciplinas e seminários, e de 100% dos períodos de imersão.
Além disso, os participantes devem realizar um trabalho final que consiste na elaboração individual de um plano de negócios, a ser apresentado no final do programa.
Ao concluir o programa Atlântico, os participantes que já possuírem diploma de graduação no momento da inscrição no curso obterão três diplomas, um de cada parceiro, em função da legislação específica de cada país:
- Diploma de Especialização conferido pela Católica de Luanda Business School;
- Diploma de Especialização a nível de pós-graduação lato sensu pelo IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio;
- Diploma de pós-graduação pela Católica do Porto Business School.
Os demais participantes, que não tiverem diploma de graduação, receberão um Certificado de Curso de Aperfeiçoamento pelo IAG PUC-Rio.
COORDENAÇÃO
Clarice Kogut
Doutora em Administração de empresas
clarice.kogut@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Aulas presenciais - Disciplinas base |
---|
Aulas on-line - Disciplinas de especialização |
---|
Ciclo de seminários - Sugestões de temas |
---|
Eliane Leite
Fábio de Oliveira Paula
Graziela Fortunato
Henrique Pacheco
Leonardo Lima Gomes
Luiz Roberto Cunha
Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva
Marcos Cohen
SELEÇÃO
A seleção é realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso.
Após realizar a inscrição, você será contatado para envio do currículo e agendamento da entrevista. Durante a entrevista, você poderá tirar dúvidas sobre o programa e conversar sobre sua experiência, sua formação e seus objetivos profissionais. Sendo aprovado para ingresso no curso, você receberá as informações necessárias para finalizar sua matrícula junto à secretaria do IAG PUC-Rio.
PRÉ-REQUISITOS
Mínimo de 2 anos de experiência profissional. Caso o candidato não tenha nível superior, deve possuir currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.
CONTATO
Telefone: (21) 2138-9240
E-mail: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Confira o painel “Desafios contemporâneos: o caso do Atlântico”.
Neste momento de grandes incertezas no cenário global, especialmente em razão da guerra na Ucrânia, e os movimentos de China, Irã e Rússia, discussões sobre geopolítica têm ocupado espaço cada vez maior em noticiários e certamente despertam interesse geral.
O Programa Atlântico traz para esse painel o especialista em geopolítica da Marinha do Brasil e o ex ministro da defesa de Portugal, que irão debater sobre as influências desses movimentos na região do Atlântico.
Palestrantes:
Abilio Kamalata Numo
Constituinte da Constituição de Angola (2010). Deputado na Assembléia Nacional (2008-2017). Msc em Direção Estratégica e Gestão de Inovação (Universidade de Barcelona). Pós graduação em Gestão Estratégica da Logística. Graduação em Gestão Financeira (Universidade Católica de Brasília).
José Alberto
Ministro da Defesa Nacional de Portugal (2015-2018). Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto (2013-2015). Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação (2006-2011). Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica (2005-2006). Professor de Direito Internacional na UCP/Portugal. Mestre e Doutor em Direito, Ciências Jurídico-Políticas, pela UCP. Diplomado pelo Institut Européen des Hautes Etudes Internationales.
Leonardo Mattos
Desde 2011, é encarregado do Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, ministrando “Geopolítica e Oceanopolítica”. MSc. em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, do Instituto de Estudos Estratégicos (Universidade Federal Fluminense); MBA em Gestão Estratégica (COPPEAD, UFRJ).
Confira o painel “A Síndrome de Frankensteins? Desafios e oportunidades da Inteligência Artificial“.
O fenômeno da inteligência artificial traz impactos sociais, éticos e epistemológicos sem precedentes na história das sociedades humanas. Quais os desafios, as comparações possíveis, as oportunidades que se apresentam? Como fugir das armadilhas do pessimismo e do tecnoromantismo, para pensar de forma pragmática essa nova onda de inovação tecnológica?
Palestrantes:
Marcello Póvoa
Managing partner da MPP Solutions, focada em produtos digitais (clientes Globo, Ipiranga, Claro, Bradesco, Oi, Coca-Cola). Foi diretor da Globo.com, diretor da IconMediaLab (LBi), New York. MSc em Communications Design (Pratt Institute, NY), Post graduated (Columbia Business School, NY), M.B.A. Executivo (Coppead / UFRJ)
Abel Reis
Executivo há 25 anos em Propaganda (Brasil e AL). Fundador da AgenciaClick, pioneira no Brasil. Foi CEO da Isobar Latino América e da Dentsu Aegis Network Brasil (2014 a 2019). Sócio-fundador da LOGUN Ventures. Autor de Sociedade.com. Articulista da EpocaNegócios.com.
Francisco Dutra
Foi pesquisador do NCE-UFRJ e engenheir de sistemas da Divisão de Fabricação do Serviço Federal de Processamento de Dados. Atuou por mais de 20 anos na indústria nacional de computadores, como projetista e desenvolvedor de sistemas. Atuou por mais de 20 anos na integração de soluções de TI. Fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, em parceria com a Intel do Brasil, que deu origem à AI2BIZ LAB.
Ricardo Ribeiro
Tem mais de 25 anos de experiência profissional. É Chief Transformation Officer no Montepio Crédito, liderando, coordenando iniciativas de transformação digital. Professor convidado da Católica Porto Business School, ministrando Programas de Educação Executiva.
Confira o painel Os desafios do combate à inflação – uma comparação transatlântica.
Neste painel foi abordado o seguinte tema:
Portugal e Brasil têm grandes afinidades, além dos vínculos históricos e a língua comum. Entretanto, separados pelo Oceano Atlântico, têm economias com características distintas, especialmente na questão da moeda: em Portugal, o ‘euro’, também moeda adotada por outros 22 países, desde 2002; o Brasil tem o ‘real’, instituído em 1994, após anos de hiperinflação e diversos planos de estabilização fracassados. Ambos os países, em função dos efeitos da retomada das atividades após a pandemia e os impactos da guerra na Ucrânia sobre preços, enfrentaram elevadas taxas de inflação em 2022.
O que existe de semelhança entre Portugal e Brasil, no desafio do combate à inflação?
Em ambas as economias, o poder executivo vem questionando a política monetária, pela elevação da taxa de juros para combater a inflação, e seu impacto sobre a atividade econômica.
Dadas as diferenças na implementação da política monetária, em um país que adota uma moeda comum a vários outros e em outro que tem moeda própria, e considerando a importância das relações comerciais entre Portugal e Brasil, este painel debateu esta situação nos dois países, que no momento é mais uma característica a nos unir.
Palestrantes:
Prof. Luiz Roberto Cunha
Economista, MSc Vanderbilt Univ Profe ssor PUC-Rio (1972/2022) MinFazenda Secretário Executivo de Controle de Preços Gov Estado Rio de Janeiro Subsecretário de Planejamento e Fazenda.
Prof. Nuno Côrte-Real
Economista, MSc em Economia Internacional, Professor na CPBS da Universidade Católica Portuguesa no Porto (1990-2023). Durante 16 anos exerceu a sua atividade profissional no setor financeiro, tendo desempenhado funções de Direção e Gestão em vários bancos e outras instituições financeiras.
Nossos painéis foram realizados através de uma ação conjunta entre o IAG PUC-Rio, a Católica Porto Business School e a Católica Luanda Business School.
O Programa Atlântico por seus Coordenadores
VISÃO GERAL
O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão, em sua 9ª (nona) edição, é um programa de gestão empresarial, generalista, para formação avançada de executivos. O Programa resulta da cooperação entre Universidades Católicas de países de expressão portuguesa – Angola, Brasil e Portugal.
Lecionado exclusivamente em Português, aproveita a experiência e a presença dos parceiros em três continentes – África, América e Europa – colocando-se a serviço da formação executiva para empresas e outras organizações públicas e privadas, pretendendo reforçar a competitividade e os laços de diplomacia econômica entre os três países. De forma mais ampla, tem como objetivo estratégico reforçar a cooperação das Escolas de Negócios das três Universidades Católicas em projetos comuns, com forte articulação com o tecido empresarial, para o que conta com a decisiva colaboração de um Clube de Empresas, e em ligação com as sociedades locais.
O curso é dividido em 3 blocos distintos:
- o primeiro, na modalidade presencial ou híbrida, é composto de disciplinas lecionadas por professores de cada Escola, exclusivamente para alunos de seu país;
- na segunda etapa, as aulas são online, simultâneas para os alunos das 3 geografias, com disciplinas de temática transversal, cada qual lecionada por professor de uma das 3 Escolas;
- a terceira etapa envolve 3 períodos de imersão, de 10 dias cada um, um em cada país, com a presença de todos os alunos, quando são realizadas visitas a empresas e seminários com seus gestores. Nessa etapa, os participantes vivenciam as realidades econômica, social e cultural de cada uma das 3 geografias.
Por fim, o programa ainda inclui 44 horas de seminários a serem apresentados por personalidades convidadas, de diferentes nacionalidades e de reconhecido mérito. Esses seminários acontecem de forma online e simultânea para todos os alunos.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão tem como objetivos:
- Estimular a formação internacional e o networking entre empresários, profissionais, executivos e professores de países de língua portuguesa, abrindo possibilidades globais de interação entre os participantes;
- Formar líderes competentes e humanistas para as organizações dos países de língua portuguesa e/ou com interesses no desenvolvimento dos negócios nesse espaço;
- Proporcionar formação intercultural, flexível e diversificada, capaz de levar o participante a exercer funções de gestão e administração que respeitem e privilegiem a diversidade cultural, o meio-ambiente, a ética e a estética, contribuindo desta forma para o aprofundamento da diplomacia econômica no espaço da língua portuguesa;
- Reconhecer a importância das pessoas e da preservação ambiental como parâmetros indispensáveis ao desenvolvimento das organizações e nações;
- Preparar os participantes para as inevitáveis transformações digitais que estão a caminho, proporcionando o domínio dos conceitos teóricos e das ferramentas de excelência na gestão e administração contemporâneas;
- Proporcionar aos alunos, em equipe e individualmente, a capacidade de integrarem os conhecimentos adquiridos de forma a obterem visão global e sistêmica da gestão das organizações;
- Valorizar a cultura de expressão portuguesa como espaço de formação e de negócios.
PÚBLICO-ALVO
Candidatos que:
- dominem a língua portuguesa;
- tenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional;
- pretendam complementar a sua formação com sólidos conhecimentos e visão internacional na área da Gestão, aumentando seu networking e empregabilidade;
- sejam profissionais com nível superior em qualquer área de conhecimento ou que possuam currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.
AVALIAÇÕES E CERTIFICADOS
O regime de frequência do Programa Atlântico é presencial e on-line, sendo exigida assiduidade mínima de 80% a todas as disciplinas e seminários, e de 100% dos períodos de imersão.
Além disso, os participantes devem realizar um trabalho final que consiste na elaboração individual de um plano de negócios, a ser apresentado no final do programa.
Ao concluir o programa Atlântico, os participantes que já possuírem diploma de graduação no momento da inscrição no curso obterão três diplomas, um de cada parceiro, em função da legislação específica de cada país:
- Diploma de Especialização conferido pela Católica de Luanda Business School;
- Diploma de Especialização a nível de pós-graduação lato sensu pelo IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio;
- Diploma de pós-graduação pela Católica do Porto Business School.
Os demais participantes, que não tiverem diploma de graduação, receberão um Certificado de Curso de Aperfeiçoamento pelo IAG PUC-Rio.
COORDENAÇÃO
Clarice Kogut
Doutora em Administração de empresas
clarice.kogut@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Aulas presenciais - Disciplinas base |
---|
Aulas on-line - Disciplinas de especialização |
---|
Ciclo de seminários - Sugestões de temas |
---|
Eliane Leite
Fábio de Oliveira Paula
Graziela Fortunato
Henrique Pacheco
Leonardo Lima Gomes
Luiz Roberto Cunha
Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva
Marcos Cohen
SELEÇÃO
A seleção é realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso.
Após realizar a inscrição, você será contatado para envio do currículo e agendamento da entrevista. Durante a entrevista, você poderá tirar dúvidas sobre o programa e conversar sobre sua experiência, sua formação e seus objetivos profissionais. Sendo aprovado para ingresso no curso, você receberá as informações necessárias para finalizar sua matrícula junto à secretaria do IAG PUC-Rio.
PRÉ-REQUISITOS
Mínimo de 2 anos de experiência profissional. Caso o candidato não tenha nível superior, deve possuir currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.
CONTATO
Telefone: (21) 2138-9240
E-mail: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Confira o painel “Desafios contemporâneos: o caso do Atlântico”.
Neste momento de grandes incertezas no cenário global, especialmente em razão da guerra na Ucrânia, e os movimentos de China, Irã e Rússia, discussões sobre geopolítica têm ocupado espaço cada vez maior em noticiários e certamente despertam interesse geral.
O Programa Atlântico traz para esse painel o especialista em geopolítica da Marinha do Brasil e o ex ministro da defesa de Portugal, que irão debater sobre as influências desses movimentos na região do Atlântico.
Palestrantes:
Abilio Kamalata Numo
Constituinte da Constituição de Angola (2010). Deputado na Assembléia Nacional (2008-2017). Msc em Direção Estratégica e Gestão de Inovação (Universidade de Barcelona). Pós graduação em Gestão Estratégica da Logística. Graduação em Gestão Financeira (Universidade Católica de Brasília).
José Alberto
Ministro da Defesa Nacional de Portugal (2015-2018). Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto (2013-2015). Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação (2006-2011). Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica (2005-2006). Professor de Direito Internacional na UCP/Portugal. Mestre e Doutor em Direito, Ciências Jurídico-Políticas, pela UCP. Diplomado pelo Institut Européen des Hautes Etudes Internationales.
Leonardo Mattos
Desde 2011, é encarregado do Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, ministrando “Geopolítica e Oceanopolítica”. MSc. em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, do Instituto de Estudos Estratégicos (Universidade Federal Fluminense); MBA em Gestão Estratégica (COPPEAD, UFRJ).
Confira o painel “A Síndrome de Frankensteins? Desafios e oportunidades da Inteligência Artificial“.
O fenômeno da inteligência artificial traz impactos sociais, éticos e epistemológicos sem precedentes na história das sociedades humanas. Quais os desafios, as comparações possíveis, as oportunidades que se apresentam? Como fugir das armadilhas do pessimismo e do tecnoromantismo, para pensar de forma pragmática essa nova onda de inovação tecnológica?
Palestrantes:
Marcello Póvoa
Managing partner da MPP Solutions, focada em produtos digitais (clientes Globo, Ipiranga, Claro, Bradesco, Oi, Coca-Cola). Foi diretor da Globo.com, diretor da IconMediaLab (LBi), New York. MSc em Communications Design (Pratt Institute, NY), Post graduated (Columbia Business School, NY), M.B.A. Executivo (Coppead / UFRJ)
Abel Reis
Executivo há 25 anos em Propaganda (Brasil e AL). Fundador da AgenciaClick, pioneira no Brasil. Foi CEO da Isobar Latino América e da Dentsu Aegis Network Brasil (2014 a 2019). Sócio-fundador da LOGUN Ventures. Autor de Sociedade.com. Articulista da EpocaNegócios.com.
Francisco Dutra
Foi pesquisador do NCE-UFRJ e engenheir de sistemas da Divisão de Fabricação do Serviço Federal de Processamento de Dados. Atuou por mais de 20 anos na indústria nacional de computadores, como projetista e desenvolvedor de sistemas. Atuou por mais de 20 anos na integração de soluções de TI. Fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, em parceria com a Intel do Brasil, que deu origem à AI2BIZ LAB.
Ricardo Ribeiro
Tem mais de 25 anos de experiência profissional. É Chief Transformation Officer no Montepio Crédito, liderando, coordenando iniciativas de transformação digital. Professor convidado da Católica Porto Business School, ministrando Programas de Educação Executiva.
Confira o painel Os desafios do combate à inflação – uma comparação transatlântica.
Neste painel foi abordado o seguinte tema:
Portugal e Brasil têm grandes afinidades, além dos vínculos históricos e a língua comum. Entretanto, separados pelo Oceano Atlântico, têm economias com características distintas, especialmente na questão da moeda: em Portugal, o ‘euro’, também moeda adotada por outros 22 países, desde 2002; o Brasil tem o ‘real’, instituído em 1994, após anos de hiperinflação e diversos planos de estabilização fracassados. Ambos os países, em função dos efeitos da retomada das atividades após a pandemia e os impactos da guerra na Ucrânia sobre preços, enfrentaram elevadas taxas de inflação em 2022.
O que existe de semelhança entre Portugal e Brasil, no desafio do combate à inflação?
Em ambas as economias, o poder executivo vem questionando a política monetária, pela elevação da taxa de juros para combater a inflação, e seu impacto sobre a atividade econômica.
Dadas as diferenças na implementação da política monetária, em um país que adota uma moeda comum a vários outros e em outro que tem moeda própria, e considerando a importância das relações comerciais entre Portugal e Brasil, este painel debateu esta situação nos dois países, que no momento é mais uma característica a nos unir.
Palestrantes:
Prof. Luiz Roberto Cunha
Economista, MSc Vanderbilt Univ Profe ssor PUC-Rio (1972/2022) MinFazenda Secretário Executivo de Controle de Preços Gov Estado Rio de Janeiro Subsecretário de Planejamento e Fazenda.
Prof. Nuno Côrte-Real
Economista, MSc em Economia Internacional, Professor na CPBS da Universidade Católica Portuguesa no Porto (1990-2023). Durante 16 anos exerceu a sua atividade profissional no setor financeiro, tendo desempenhado funções de Direção e Gestão em vários bancos e outras instituições financeiras.
Nossos painéis foram realizados através de uma ação conjunta entre o IAG PUC-Rio, a Católica Porto Business School e a Católica Luanda Business School.
O Programa Atlântico por seus Coordenadores
VISÃO GERAL
O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão, em sua 9ª (nona) edição, é um programa de gestão empresarial, generalista, para formação avançada de executivos. O Programa resulta da cooperação entre Universidades Católicas de países de expressão portuguesa – Angola, Brasil e Portugal.
Lecionado exclusivamente em Português, aproveita a experiência e a presença dos parceiros em três continentes – África, América e Europa – colocando-se a serviço da formação executiva para empresas e outras organizações públicas e privadas, pretendendo reforçar a competitividade e os laços de diplomacia econômica entre os três países. De forma mais ampla, tem como objetivo estratégico reforçar a cooperação das Escolas de Negócios das três Universidades Católicas em projetos comuns, com forte articulação com o tecido empresarial, para o que conta com a decisiva colaboração de um Clube de Empresas, e em ligação com as sociedades locais.
O curso é dividido em 3 blocos distintos:
- o primeiro, na modalidade presencial ou híbrida, é composto de disciplinas lecionadas por professores de cada Escola, exclusivamente para alunos de seu país;
- na segunda etapa, as aulas são online, simultâneas para os alunos das 3 geografias, com disciplinas de temática transversal, cada qual lecionada por professor de uma das 3 Escolas;
- a terceira etapa envolve 3 períodos de imersão, de 10 dias cada um, um em cada país, com a presença de todos os alunos, quando são realizadas visitas a empresas e seminários com seus gestores. Nessa etapa, os participantes vivenciam as realidades econômica, social e cultural de cada uma das 3 geografias.
Por fim, o programa ainda inclui 44 horas de seminários a serem apresentados por personalidades convidadas, de diferentes nacionalidades e de reconhecido mérito. Esses seminários acontecem de forma online e simultânea para todos os alunos.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão tem como objetivos:
- Estimular a formação internacional e o networking entre empresários, profissionais, executivos e professores de países de língua portuguesa, abrindo possibilidades globais de interação entre os participantes;
- Formar líderes competentes e humanistas para as organizações dos países de língua portuguesa e/ou com interesses no desenvolvimento dos negócios nesse espaço;
- Proporcionar formação intercultural, flexível e diversificada, capaz de levar o participante a exercer funções de gestão e administração que respeitem e privilegiem a diversidade cultural, o meio-ambiente, a ética e a estética, contribuindo desta forma para o aprofundamento da diplomacia econômica no espaço da língua portuguesa;
- Reconhecer a importância das pessoas e da preservação ambiental como parâmetros indispensáveis ao desenvolvimento das organizações e nações;
- Preparar os participantes para as inevitáveis transformações digitais que estão a caminho, proporcionando o domínio dos conceitos teóricos e das ferramentas de excelência na gestão e administração contemporâneas;
- Proporcionar aos alunos, em equipe e individualmente, a capacidade de integrarem os conhecimentos adquiridos de forma a obterem visão global e sistêmica da gestão das organizações;
- Valorizar a cultura de expressão portuguesa como espaço de formação e de negócios.
PÚBLICO-ALVO
Candidatos que:
- dominem a língua portuguesa;
- tenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional;
- pretendam complementar a sua formação com sólidos conhecimentos e visão internacional na área da Gestão, aumentando seu networking e empregabilidade;
- sejam profissionais com nível superior em qualquer área de conhecimento ou que possuam currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.
AVALIAÇÕES E CERTIFICADOS
O regime de frequência do Programa Atlântico é presencial e on-line, sendo exigida assiduidade mínima de 80% a todas as disciplinas e seminários, e de 100% dos períodos de imersão.
Além disso, os participantes devem realizar um trabalho final que consiste na elaboração individual de um plano de negócios, a ser apresentado no final do programa.
Ao concluir o programa Atlântico, os participantes que já possuírem diploma de graduação no momento da inscrição no curso obterão três diplomas, um de cada parceiro, em função da legislação específica de cada país:
- Diploma de Especialização conferido pela Católica de Luanda Business School;
- Diploma de Especialização a nível de pós-graduação lato sensu pelo IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio;
- Diploma de pós-graduação pela Católica do Porto Business School.
Os demais participantes, que não tiverem diploma de graduação, receberão um Certificado de Curso de Aperfeiçoamento pelo IAG PUC-Rio.
COORDENAÇÃO
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO
A carga horária mínima do programa e de 400 horas com 18 meses de duração
AULAS/HORÁRIOS
Etapa 1 – Aulas presenciais na PUC-Rio para alunos residentes na cidade do Rio de Janeiro. Os alunos de outras cidades assistirão online e simultâneamente com os colegas que estão na PUC-Rio – Segundas e Quartas, das 19h às 22h.
Etapa 2 – Aulas e seminários online sícronos assistidos simultaneamente pelos 3 países – 2 dias da semana, das 18h às 20h.
Períodos de Imersão – 10 dias em cada uma das 3 cidades (Luanda, Porto e Rio de Janeiro) com seminários e visitas a empresas. (Datas a definir).
INVESTIMENTO
R$ 42.900,00 à vista.
CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Aulas presenciais - Disciplinas base |
Conceitos fundamentais: Contabilidade Financeira vs. Contabilidade Gerencial ou de Gestão; Normalização contabilística; Demonstrações financeiras em geral; Demonstrações financeiras em geral; Balanço Patrimonial; Demonstrações financeiras: Demonstração dos Resultados; Demonstração das Alterações no Capital Próprio (ou Mutações do Património Líquido); Demonstração dos Fluxos de Caixa; Notas Explicativas; Conceitos e indicadores de Análise econômico-financeira: EBITDA e EBIT vs Cash-Flow; Noções de liquidez, de rentabilidade e de lucratividade; Outras considerações pertinentes. Renda Nacional, Sistema Financeiro e Monetário, Inflação, Economia Aberta, Demanda e Oferta Agregada, Política Monetária e Fiscal e outros conceitos de microeconomia. O conceito de estratégia; A envolvente; A organização; Estratégia de negócio; Estratégia empresarial; Caracterização das Finanças Empresariais; Análise e Previsão Financeira; Avaliação de Investimentos; Decisão de Financiamento; Custo de capital. Introdução à Gestão de Operações; Estratégia de Operações; Gestão de processos Capacidade; Lean Thinking e Gestão da Qualidade; Gestão da Supply Chain (SCM). Conceitos basilares sobre Liderança; Liderança e motivação 3.0; Desafios do desenvolvimento humano: Action learning e coaching; O contexto atual e os ODS; Liderança autêntica e lideranças conscientes: características; Mindfulness e Liderança; Gestão do Ego e vulnerabilidade; Autocuidado e Autocompaixão; Compaixão e Liderança; Inteligência Sistêmica e Interdependência; Responsabilidade Universal: ação positiva no mundo. Cálculo Financeiro (10 horas): Enquadramento. Juro: tempo, capital e juro. O valor do dinheiro no tempo: capitalização e atualização. Relação entre taxa de juro. Inflação: taxa de juro corrente e real. Valor atual e futuro de um cash-flow. As rendas: de amortização e de capitalização. O valor atualizado líquido, a taxa interna de rendibilidade e o período de recuperação do investimento. Estatística (6 horas): Conceitos básicos de análise de dados. População e amostra. Classificação dos dados e escalas de medida. Séries seccionais e temporais. Variações absolutas e relativas. Números índices: simples e agregados. Noções básicas de estatística descritiva. Frequências absolutas e relativas. Medidas de localização ou tendência central. Medidas de dispersão. Análise de correlação. Uma aplicação: o risco de uma carteira e a diversificação (Markowitz, H). Modelo de Marketing; Insights dos consumidores; Insights da Empresa; Insights dos concorrentes; Segmentação; Posicionamento; Criação de Valor; Modelo da Marca; Marketing Mix. |
Aulas on-line - Disciplinas de especialização |
Conceito de Valor; Criação de Valor para o Acionista; Métodos de Avaliacao de Investimento: Regras de Decisao e Avaliação de Investimento de Capital; Fluxo de Caixa Relevante: Fluxo de Caixa de Projetos; Casos particulares; Análise de Risco: Análise de Cenários; Análise de Sensibilidade; Outras métricas de risco; Custo de Capital: Custo de capital próprio e de terceiros; Custo médio ponderado de capital. Controle de Gestão e Execução Estratégica; Desempenho Financeiro e Criação de Valor; Contabilidade de Gestão e Tomada de Decisão. Crise socioambiental global, Desenvolvimento Sustentável e ODS; Sustentabilidade corporativa e ESG (Enviroment, Social and Governance); A dimensão ambiental da Sustentabilidade; A dimensão social da Sustentabilidade; A dimensão econômica da Sustentabilidade e a Governança Corporativa; A incorporação da Sustentabilidade / ESG nos planos de negócios e projetos empresariais. Estratégias digitais; processos de transformação digital; Conceito de interface; Conceito de User Experience (UX); Estratégias de negócio das redes sociais; O mercado das Interfaces de Voz. Semiótica da Marca; Identidade da Marca; Objeto da Marca; Resposta à Marca; Avaliação de Marketing da Marca; Avaliação Financeira da Marca. Fundamentos da indústria petrolífera; Fundamentos do setor elétrico; Fundamentos dos biocombustíveis: Fatos, tendências e mitos; Negócio e operação em mercado de energia: Estrutura organizacional e controlo de gestão. Mercado de energia. Introdução a Inteligência Artificial e Computacional; Lógica Fuzzy, Redes Neurais e Algoritmos Genéticos; Reazoning Systems; Machine Learning; Deep Learning. Liderança: Núcleos de competências de um/a líder: a importância da inteligência emocional; Influência interpessoal para alinhamento estratégico, construção de identidade social, criação de dinâmica de projeto, formação/reforço de atitudes; Avaliação, acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores da equipe; Promoção da reflexão coletiva e condução da mudança: erros a evitar e práticas de referência a considerar. Negociação: Prevenção e gestão de conflitos; Leitura e análise de situações negociais; Estratégias e táticas negociais.Comunicação na negociação e gestão de conflitos. Globalização e o Ambiente Internacional de Negócios; Motivações para a Internacionalização; Riscos da Internacionalização; Análise do Ambiente Competitivos; Seleção de mercados; Modos de entrada no mercado internacional; Teorias de comércio internacional e Investimento Direto; Empreendedorismo Internacional e Born Global; Processo de internacionalização de empresas brasileiras; Internacionalização de empresas de países emergentes; Mensuração do desempenho de operações internacionais; Associação entre grau de internacionalização e desempenho. |
Ciclo de seminários - Sugestões de temas |
|
Francisco Dutra
Frederico Martins Correia
Luis Marques
Miguel Soares
Paulo de Lencastre
Rui Lourenço Gil
SELEÇÃO
A seleção é realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso.
Após realizar a inscrição, você será contatado para envio do currículo e agendamento da entrevista. Durante a entrevista, você poderá tirar dúvidas sobre o programa e conversar sobre sua experiência, sua formação e seus objetivos profissionais. Sendo aprovado para ingresso no curso, você receberá as informações necessárias para finalizar sua matrícula junto à secretaria do IAG PUC-Rio.
PRÉ-REQUISITOS
Mínimo de 2 anos de experiência profissional. Caso o candidato não tenha nível superior, deve possuir currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.
CONTATO
Telefone: (21) 2138-9240
E-mail: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756