Ementa:
Aplicação do conceito de posicionamento de mercado. O planejamento e a gerência de produtos. Gerência de canais de distribuição. Considerações estratégicas sobre preços. Gerenciamento de comunicação de marketing. Características dos serviços. Qualidade em serviços e satisfação dos clientes. Falhas e recuperação de serviços. Papéis de funcionários e clientes na execução de serviços. Cenários de serviços.

Bibliografia Principal:

  • KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
  • ZEITHAML, V.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
  • FAVERO, N.; KIM, M. Everything Is Relative: How Citizens Form and Use Expectations in Evaluating Services. Journal of Public Administration Research and Theory, n.31, n.3, p.561-577, 2021.

Bibliografia Complementar:

  • HUSSAIN, K. et al. The role of co-creation experience in engaging customers with service brands. Journal of Product and Brand Management, v.30, n.1, p.12-27, 2021.
  • KAMILA, M. K.; JASROTIA, S. S. Ethics in product marketing: a bibliometric analysis. Asian Journal of Business Ethics, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s13520-023-00168-3
  • PARASURAMAN, A. et al. A conceptual model for service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v.49, n.3, p.41-50, 1985.
  • PARASURAMAN, A. et al. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v.64, n.1, p.12-40, 1988.
  • VOLPERT, J.; MICHEL, G. Brand resurrections: How past and present narrations impact consumer reactions towards resurrected utilitarian brands. Journal of Business Research, v.153, p.479-493, 2022.