Ementa:
Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

Bibliografia Principal:

  • WILKINSON, A.; ARMSTRONG, S.J.; LOUNSBURY, M. (2018) The Oxford Handbook of Management. Oxford: Oxford University Press.
  • KUNSCH, M.M.K. (2017) Comunicação Organizacional: Linguagem, gestão e perspectivas. (v.2), São Paulo: Editora Saraiva, 2017.
  • HERNES, T.; MAITLIS, S. (2012) Process, Sensemaking & Organizing. Oxford: Oxford University Press.

Bibliografia Complementar:

  • MAITLIS, S.; CHRISTIANSON, M. (2014) Sensemaking in Organizations: taking stock and moving forward. The Academy of Management Annals, 8(1): 57-125.
  • CORAIOLA, D.; DERRY, R. (2020). Remembering to Forget: The Historic Irresponsibility of U.S. Big Tobacco. Journal of Business Ethics, 166: 233-252.
  • BARKI, E.; COMINI, G. M.; TORRES, H. G. (2019). Negócios de Impacto Socio-Ambiental no Brasil. Rio de Janeiro: FGV.
  • SOUZA, F. A. S.; LEMOS, A. H. C.; SILVA, M. A. C. (2020) Metamorfoses de um discurso: carreiras sem fronteiras e o novo espírito do capitalismo. Organizações & Sociedade, 27(92): 95-112.
  • PRATT, M. G.; SCHULTZ, M.; RAVASI, D. (2016) The Oxford Handbook of Organizational Identity. Oxford: Oxford University Press.