Ementa:
Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Bibliografia:
Básica: -Barney, J. B. (1986). Strategic factor markets: Expectations, luck, and business strategy. Management Science, 32(10), 1231–1241. -Barney, J. B. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management. https://doi.org/10.1177/014920639101700108 -Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2008). Strategic management and competitive advantage: concepts and cases. Pearson/Prentice Hall Upper Saddle River, NJ. -Brouthers, K. D., Brouthers, L. E., & Werner, S. (2007). Resource-Based Advantages in an International Context. Journal of Management, 34(2), 189–217. https://doi.… Bibliografia Completa