Ementa:
Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. Análise de objetivos, riscos e oportunidades na internacionalização de empresas. A influência da cultura e contexto local nos negócios internacionais. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Empreendedorismo Internacional. O processo de internacionalização das empresas brasileiras.
Bibliografia Principal:
- PENG, M. W. (2008). Estratégia Global. São Paulo: Cengage Learning. OU Peng, M. W. (2022). Global Strategy. São Paulo: Cengage Learning.
- CAVUSGIL, T.; KNIGHT, G.; RESENBERGER, J. R. (2009). Negócios Internacionais: Estratégia, Gestão e Novas Realidades. Pearson.
- JOHANSON, J.; MATTSON, L.G. (1988). Internationalization in industrial systems – a network approach. In: N Hood & J Vahlne (Eds.), Strategies in global competition, (pp. 303-321). New York: Croom Helm.
Bibliografia Complementar:
- BOLDRINI, P. E. H.; KOGUT, C. S.; COTTA DE MELLO, R. (2023). Internacionalização De Multinacionais De Mercados Emergentes: Uma Conversa Entre O Modelo De Uppsala E A Perspectiva Do Trampolim. Internext, 19(1). https://doi.org/10.18568/internext.v19i1.716
- HOLT, D. B.; QUELCH, J. A.; TAYLOR, E. L. (2004) How global brands compete. Harvard Business Review. September 2004 issue, 1-9
- KOGUT, C. S.; BOLDRINI, P. E. H.; MELLO, R. C. D.; FONSECA, L. (2022). Natura Goes Shopping: The Case of an Emerging Market Multinational. RAC- Revista de Administração Contemporânea, 26.
- KUMAR, N.; STEENKAMP, J. B. (2013). Diaspora Marketing. Harvard Business Review, October 2013 issue.
- SCHWEIZER, R. (2013). SMEs and networks: Overcoming the liability of outsidership. Journal of International Entrepreneurship. v. 11(1), p. 80-103. https://dx.doi.org/10.1007/s10843-012-0097-2