Ementa:
Definição de hipóteses de pesquisa e/ou perguntas de pesquisa. Definição do domínio conceitual de um construto. Processo de operacionalização de variáveis. Avaliação da qualidade de uma escala para uso em survey e de desenvolvimento uma nova escala. Problemas e procedimentos necessários para o desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados. Métodos de coleta de dados. Planejamento, condução e execução de coleta de dados. Requisitos associados à análise e à redação de uma tese.
Bibliografia:
Popper, K. O mito da geração de hipóteses indutiva. Goode, W.J.; Hatt, P.K. Métodos em pesquisa social. São Paulo, Ed. Nacional, 1975 (cap. 6 – Elementos básicos do método científico: hipóteses). Spector, P.E. Summated rating scale: an introduction. Newbury Park, Sage University Paper Series, 1992, p.1-18. Churchill, G.A. A paradigm for better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, 16 (February):64-73, 1979. Spector, P.E. Summated rating scale: an introduction. Newbury Park, Sage, 1992, p.18-70. Converse, J.M.; Presser, S. Survey questions: handcrafting the standardiz… Bibliografia Completa