Aspectos Macroeconômicos em Diagnósticos Empresariais

Prof. Fabio José Barbosa

Objetivo:

Instrumentalizar o participante a melhor compreender os conceitos básicos e metodologias para construção de cenários mercadológicos prospectivos, em particular, para a tomada de decisões em nível profissional, sobretudo, no que se refere a programas de reestruturação de empresas em dificuldades ou não.

Ementa:

·       Definição clara do(s) objeto(s) das projeções (variáveis dependentes):

·       Identificação de variáveis-chave para compreensão no futuro que dependem de alterações em ações no presente (exemplo: a aquisição de determinado equipamento que depende da expansão de um determinado nicho de mercado, a determinação da localização de pontos de distribuição e comercialização que depende das perspectivas de crescimento regional, etc.)

·       Identificação de variáveis críticas (explicativas):

·       O elevado número de variáveis envolvidas na determinação de eventos futuros em determinado mercado ou setor torna a construção de cenários uma atividade complexa. A modelagem objetiva e focada em poucas premissas críticas permite maior clareza e possibilita a melhor medição de incertezas e elaboração de eventuais planos contingenciais.

·       Escolha da metodologia mais adequada para construção de cenários mercadológicos:

·       Análise qualitativa (ou intuitiva), que não toma como referência modelos matemáticos.

·       Análise quantitativa, ou seja, por meio de correlações históricas (simples ou múltiplas) entre variáveis explicativas e dependentes e aplicação de modelos econométricos.

·       Análise determinista, através da aplicação direta de eventos futuros pré-determinados (exemplo: impactos de uma determinada obra pública já licitada na demanda regional de matérias-primas).

·       Análise Quantitativa:

·       Obtenção de dados históricos de qualidade e de horizonte suficientemente longo:

·       Principais agregados macroeconômicos;

·       Conceitos básicos da Contabilidade Nacional;

·       Conceitos básicos de análise setorial na indústria (pelas óticas da oferta e da demanda);

·       Preços, câmbio e conceitos de variáveis nominais e reais.

·       Definição adequada do horizonte temporal de projeção;

·       Critérios para seleção e obtenção de projeções de variáveis explicativas;

·       Estabelecimento de critérios econométricos básicos de correlação entre variáveis;

·       Análise Qualitativa e Determinística:

·       Variáveis exógenas e eventos de descontinuidade que impactam variações de curto prazo:

·       Quebra de paradigmas;

·       Tendências de substituição;

·       Impactos de nova oferta ou demanda em mercados oligopolistas ou oligopsônicos.

·       Considerações sobre a potencialidade de futuros alternativos e as vantagens do uso de múltiplos cenários de médio e longo prazo;

·       Testes de consistência e monitoramento.