LINHAS DE PESQUISA
 PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL

Estuda a influência das macrotendências (também chamadas de grand challenges/wicked problems) na gestão e na competitividade das organizações. A linha analisa problemas sociais, ambientais e tecnológicos que afetam indivíduos, organizações, comunidades e nações; e como as organizações podem se adaptar e inovar em tal contexto. Dessa forma, a linha inclui estratégias de adaptação, inovação organizacional, responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e gestão de stakeholders. Neste escopo, inclui também o estudo do empreendedorismo, empreendedorismo internacional, negócios de impacto e os novos modelos de negócios voltados para sustentabilidade. Além disso, busca analisar o impacto da transição digital e da tecnologia blockchain na estratégia e gestão das empresas, assim como no marketing e no relacionamento com o mercado. Por fim, avalia instrumentos financeiros voltados para problemas socioambientais, como finanças sustentáveis, finanças verdes e do clima, assim como o investimento ESG (Environmental-Social-Governance).

Estuda a tomada de decisão dentro das empresas, utilizando o contexto competitivo no qual estão inseridas, considerando a análise do seu contexto de mercado e dos seus recursos internos. Dessa forma, essa linha de pesquisa visa estudar ferramentas de análise robustas para a tomada decisões com base em dados (data analysis) e estatística para orientar o planejamento estratégico. Essa linha de pesquisa estuda estratégias corporativas, desempenho organizacional, planejamento e gestão dos recursos e capacidades das empresas, bem como aspectos que envolvem o processo de internacionalização. Além disso, essa linha de pesquisa também analisa como financiar e viabilizar investimentos considerando o risco, a incerteza e a flexibilidade, com foco em competitividade e futuros desafios. Por fim, busca gerar conhecimento sobre a dinâmica das estratégias de marketing e comunicação, assim como os processos de atuação das empresas nos diferentes segmentos do mercado, incluindo estudos sobre comportamento do consumidor, marketing de varejo e de relacionamento.

Estuda a interface das organizações com o ambiente externo de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de organizações modernas. Explora aspectos associados às práticas de gestão em organizações como manifestações do micro e macro comportamento organizacional. No nível micro, a linha aborda: a formação de atitudes no trabalho; cognição, emoção e motivação nas organizações; trabalho em equipe e desempenho coletivo; e, liderança. No nível macro, a linha aborda a gestão de processos e de projetos; poder e identidade nas organizações; comunicação, expressão e discurso nas organizações; carreiras e relações de trabalho; gestão da diversidade; ética; responsabilidade moral; e cultura e mudança organizacional.