O Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) convida candidatas e candidatos a participarem do processo seletivo para uma vaga de docente na área de Marketing do Quadro Complementar de Tempo Parcial (até 20 horas semanais), com início previsto para o 1º semestre de 2026, para atuar no programa de Graduação em Administração.

A vaga destina-se ao ensino de disciplinas na área de Marketing, com atuação no curso de Bacharelado em Administração da PUC-Rio. Espera-se do(a) candidato(a) experiência acadêmica sólida, além de envolvimento com práticas pedagógicas inovadoras e capacidade de integração entre ensino e aplicações práticas. Maiores informações sobre o Departamento de Administração da PUC-Rio podem ser obtidas no endereço: www.iag.puc-rio.br.

1. REQUISITOS

Candidatos(as) à vaga precisam ter os seguintes requisitos:

  • Título de Doutorado em Administração (com ênfase em Marketing) ou áreas afins;
  • Experiência didática no ensino superior;
  • Produção de artigos acadêmicos publicados em periódicos acadêmicos (de preferência de estratos superiores) e/ou produtos técnicos-tecnológicos (PTTs) relevantes;
  • Experiência no mercado de trabalho ou na indústria na área de Marketing;
  • Disponibilidade para atuação presencial na PUC-Rio, particularmente no horário noturno (de 19h às 23h), com dedicação de até 20 horas semanais no curso de Graduação em Administração, incluindo participação ativa nas atividades de ensino e extensão.

2. REQUISITOS DESEJÁVEIS

  • É desejável que candidatos(as) à vaga possuam os seguintes requisitos:
  • Aptidão para lecionar disciplinas em inglês, de acordo com as necessidades do Departamento de Administração;
  • Demonstrar experiência com metodologias inovadoras de ensino em Marketing;
  • Demonstrar conhecimento de Inteligência Artificial aplicada ao Marketing ou ao ensino;
  • Demonstrar potencial para produção técnica/tecnológica, com foco em aplicações empresariais/profissionais;
  • Demonstrar experiência profissional em atividades de gestão de marketing em empresas privadas ou no setor público.

3. PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção consta das seguintes etapas:

  1. Etapa 1: (Eliminatória)
  • Análise da documentação requerida e do perfil do candidato.
  1. Etapa 2: (Para os(as) aprovados(as) na primeira etapa, podendo ser presencial ou remota)
  • Entrevista;
  • Apresentação de aula didática sobre temática de Marketing a ser definida, em nível adequado para o curso de Graduação em Administração (30 min).

4. DOCUMENTAÇÃO REQUERIDA

No momento de sua inscrição ao processo seletivo, o(a) candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

  • Carta de encaminhamento e interesse, indicando as razões pelas quais deseja lecionar e contribuir na Graduação em Administração do IAG/PUC-Rio;
  • Memorial descritivo da trajetória profissional com até cinco páginas (formato livre);
  • Curriculum Vitae, modelo Lattes do CNPq, ou em formato livre para candidato(as) estrangeiro(as);
  • Cópia dos diplomas do grau de Graduação, Mestrado e Doutorado, frente e verso. Quem tiver diploma de uma universidade estrangeira, o diploma deve estar validado no Brasil;
  • Histórico escolar do Mestrado e Doutorado;
  • Duas cartas de referência focadas na atuação docente em nível superior e/ou experiência de mercado;
  • Cópia de seis produções intelectuais mais relevantes dos últimos quatro anos, podendo ser artigos publicados em periódicos acadêmicos ou PTTs (tais como relatório técnico conclusivo de consultoria ou equivalente; patente; software/aplicativo; base de dados técnico-científica; curso para formação profissional; material didático; produto bibliográfico na forma de artigo técnico tecnológico; e apresentações de artigos em congressos).

5. SUBMISSÃO DA DOCUMENTAÇÃO

A documentação completa deverá ser apresentada no ato da inscrição, a ser realizada por via eletrônica até o dia 19/01/2026 para o e-mail jorge.brantes@iag.puc-rio.br, aos cuidados do Prof. Jorge Brantes Ferreira, coordenador da área de Marketing do IAG/PUC-Rio, com o assunto “Processo Seletivo Quadro Complementar IAG – Área de Marketing”.

6. CONSIDERAÇÕES GERAIS

  • Todas as informações recebidas ao longo do processo serão tratadas em caráter confidencial. Ninguém, excetuados os membros da Comissão de Seleção e da Comissão Geral do Departamento, terá acesso às informações e apresentações dos(as) candidatos(as);
  • As datas e instruções para a segunda etapa do processo seletivo serão comunicadas após a análise documental (Etapa 1);
  • A contratação do(a) candidato(a) está prevista para o primeiro semestre de 2026;
  • O IAG/PUC-Rio se reserva o direito de modificar o cronograma ou os critérios do processo seletivo, caso necessário.