A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) reafirma seu destaque no Times Higher Education Latin America University Rankings  ao obter a sétima colocação geral, na avaliação de 2018, no ranking das melhores instituições da América Latina e Caribe. A Universidade subiu duas posições na avaliação latino-americana em relação ao ano anterior. O resultado coloca a PUC-Rio como a quarta melhor entre as universidades nacionais e como a primeira entre as instituições privadas do Brasil. Ao todo, foram avaliadas 129 universidades de dez países da América Latina e Caribe.

A PUC-Rio é também líder do País nos indicadores Internacionalização e Parceria com a Indústria (industry income), sendo a vice-líder da América Latina. Referência em rankings universitários no contexto mundial, o instituto inglês Times Higher Education avalia as principais áreas de atuação das universidades – Ensino, Pesquisa, Internacionalização e Parceira com a Indústria. São 13 indicadores de performance que cobrem todas as áreas do estudo universitário.
Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., destacou a importância da PUC estar no ranking. Foto: Thaiane Vieira

 

O presidente da Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., afirmou que a Universidade sempre esteve presente nos rankings da instituição e tem melhorado a média no decorrer dos anos. Por isso, ele atribui o resultado da PUC-Rio à excelência acadêmica e à tradição.

— Quando comparamos com a América Latina, o Brasil está muito bem no mapa, seis das dez primeiras universidades são brasileiras. Eles avaliam principalmente pós-graduação, com ênfase nos cursos de doutorado. Eu vejo aqui na PUC que os alunos gostam da Universidade e estão muito satisfeitos.

Para o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., a presença da instituição no ranking mostra o trabalho desenvolvido pelo corpo discente e docente para colocar a Universidade como referência internacional em qualidade de ensino e pesquisa.

– O resultado mostra que precisamos priorizar a profundidade do pensamento e do humanismo nas universidades, sobretudo em uma sociedade marcada pelas soluções rápidas e superficiais.

A íntegra dos resultados pode ser acessada em: https://goo.gl/sUT271

Fonte: Renata Ratton – Assessora de Comunicação – Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio e O Globo

http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=9561&sid=29

https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-tem-seis-universidades-na-lista-das-dez-melhores-da-america-latina-22899501