Resultado divulgado na sexta-feira, 14, elegeu a PUC-Rio pelo segundo ano consecutivo a melhor universidade privada do país

A PUC-Rio atinge, pela segunda vez consecutiva, o mais alto patamar entre as instituições de ensino superior privadas do Brasil como vencedora do Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante 2016 e a melhor do País na categoria Universidade do Ano (escolas privadas).

No ranking, seu total de pontos foi de 81,43. Desta forma, ela também é a 2ª universidade mais bem avaliada do país, levando em conta as universidades públicas, onde a nota mais alta foi para a USP, com 94,31 pontos.

A matéria publicada no dia 14 de outubro, no site do Guia do Estudante, destaca que a Universidade “investe em pesquisa e infraestrutura de ponta para que seus graduados saiam prontos para a vida profissional”.

O portal reforça ainda que “a estrutura física favorece a integração dos cursos, possibilitando que os estudantes façam disciplinas optativas em outros departamentos, bem como desenvolvam projetos de pesquisa e de extensão interdepartamentais”. “Estimulamos os alunos a singularizarem seus currículos por meio das optativas, o que é muito simples considerando que estamos todos no mesmo campus”, afirma o professor Edgar de Brito Lyra Netto, coordenador do curso de Filosofia.

O site Guia do Estudante da Abril menciona ainda a grande “interação entre graduandos e pós-graduandos, sobretudo nos grupos de pesquisa sob orientação dos docentes”. Atualmente, a universidade oferece 201 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Temos grande preocupação com a qualidade, tanto do ensino de graduação como da pesquisa, seja no âmbito da iniciação científica ou da pós-graduação”, diz José Ricardo Bergmann, vice-reitor acadêmico da PUC-Rio.

Os vencedores das categorias e os detalhes sobre os resultados do prêmio estão divulgados no site http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/  e no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2017, na versão impressa.