No atual cenário da pandemia de COVID-19, a Fiocruz tem reafirmado o seu papel de liderança nacional na pesquisa e desenvolvimento de inovações na área da saúde. Nesse contexto, é central o acordo de cooperação internacional entre a Fiocruz e a Universidade de Aveiro para a implantação do Laboratório Binacional Brasil-Portugal para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (LBCTIS).

A parceria pretende, por meio da presença física de pesquisadores da Fiocruz em centro internacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), desenvolver produtos, processos e serviços inovadores, assim como garantir a transferência e a difusão de tecnologia. Entre essas iniciativas estão a aplicação das tecnologias da Indústria 4.0 nas atividades do Instituto de Tecnologia em Fármacos.

.

Inscreva-se aqui!

Conheça os Palestrantes:

Dr. Carlos Eduardo de Andrade Lima da Rocha

Assessor da Vice direção de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz, Vice-diretor de Ensino e Pesquisa do ICTB/Fiocruz e Coordenador de Cooperação Internacional do IOC/Fiocruz.

Dr. David Nunes Resende

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Aveiro – ESTGA, Director of The SME Management TeSP Course, Business Innovation Mentor e Pesquisador no Grupo de Investigação sobre Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro.

Dr. João Filipe Calapez de Albuquerque Veloso

Vice-reitor para cooperação Universidade-Sociedade da Universidade de Aveiro, Portugal. Coordenador do Laboratório Associado para Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – I3N (Polo de Aveiro) e Professor Associado com Agregação na Universidade de Aveiro.

Dr. Marcelo Pelajo Machado

Chefe do Laboratório de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz e coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC. Doutor em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ, com Pós-Doutorado em Biociências pelo Centro Alemão de Pesquisas sobre o Câncer/DKFZ, Heidelberg.

Conheça o Moderador:

Dr. Fábio de Oliveira Paula

Doutor (PUC-Rio). Atualmente é Professor Assistente da PUC-Rio e Coordenador do MAGIS – Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e Inovação da PUC-Rio (www.iag.puc-rio.br/magis).

.

________________________________________

Webinar: Laboratório Binacional Fiocruz – Universidade de Aveiro: Cooperação internacional para inovação na área da saúde

Data: Segunda-feira, 21/12 às 18h00