CORPO DOCENTE
QUADRO EXTERNO
aloysio.vianna@gmail.com
Currículo Lattes
Atua como consultor independente nas áreas de gerenciamento de projetos, planejamento estratégico e desenvolvimento de equipes de alto-desempenho. Possui o doutorado pela UFF (2015) onde pesquisou as implicações da Teoria da Complexidade no Gerenciamento do Projetos, incluindo Bolsa Sanduíche da CAPES (4 meses) na Universidade de Cranfield. Foi gerente de licenciamento ambiental do Complexo Naval de Itaguaí, pela COGESN, órgão que coordena o Programa França-Brasil para desenvolvimento de submarinos com propulsão nuclear. Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1982), o grau de Master of Engineering pela McGill University (1996) e o MBA em Gestão Internacional pelo COPPEAD. É Project Management Professional (PMP)® do Project Management Institute (PMI)® desde 1996. Possui o Master Certificate in Project Management pela George Washington University. Por 10 anos atuou em Brasília. No período em que trabalhou na SAE/PR (1998-1999) participou da implantação no Brasil de acordos de desarmamento e não proliferação, particularmente sob os regimes da CWC e da CTBT. Foi assessor para projetos especiais da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) e coordenou projetos de C&T no Ministério da Defesa e no EMA/Marinha. Participou por 8 anos, como gerente de projetos da área de materiais, do Programa Nuclear da Marinha. Tem atuação acadêmica (FGV-Rio, PUC-Rio e FDC-BH) desde 1999, tendo treinado mais de 6000 profissionais nessa área. Possui 3 patentes na área da Química Fina.   PMP, PMI e Guia de Governança de Portfólios, Programas e Projetos são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.