CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
CAPACITAÇÃO EM NEGÓCIOS E GESTÃO PARA O SETOR ELÉTRICO (CANESE)
 CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
CAPACITAÇÃO EM NEGÓCIOS E GESTÃO PARA O SETOR ELÉTRICO (CANESE)

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

160 horas-aula de carga horária total com aproximadamente 10 meses de duração
• Carga horária presencial: 108h
• Carga horária EaD: 48h
• Carga horária mentoria: 4h

AULAS/HORÁRIOS

Turma mensal
Somente um fim de semana de encontros presenciais em cada mês, sempre às
sextas, das 14h às 21h, e aos sábados, das 9h às 16h
Inscrições abertas! 

INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA

Maio de 2020

INVESTIMENTO

R$22.000 ou 12x R$1.884,04 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Período
15% 25% Até 19/12
10% 20% De 20/12 a 10/03
5% 15% De 11/02 a 10/04
0 10% A partir de 11/04
30% de desconto para ex-alunos formados nas pós-graduações do IAG PUC-Rio (Cursos de Formação, Aperfeiçoamento e MBA)

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

O programa de Capacitação em Negócios e Gestão para o Setor Elétrico (CANESE) do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio é um curso setorial voltado para profissionais que buscam aprofundamento em questões institucionais, regulatórias, econômico-financeiras, e gerenciais direcionadas ao desenvolvimento de novos negócios e aperfeiçoamento da gestão nos diferentes segmentos do Setor Elétrico Brasileiro.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O CANESE foi estruturado seguindo uma abordagem que explora os diferentes segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, com ênfase no estudo multidisciplinar em regulação, economia e gestão a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas, desenvolvimento de negócios e aprimoramento gerencial em organizações do setor elétrico.

PÚBLICO-ALVO

Direcionado a profissionais que ocupam ou estão se preparando para ocupar posições de gerência ou de coordenação, empreendedores, empresários, profissionais liberais e consultores com experiência prévia no setor elétrico e que sejam motivados para enfrentar desafios.

ESTRUTURA DO CURSO

O curso utiliza o método de educação por projetos.

A trajetória do aluno começa com a alocação a um orientador/mentor que irá apoiá-lo na construção do seu projeto em reuniões estruturadas de mentoria ao longo do curso.  Haverá um conteúdo referencial para todos, dividido em três módulos com disciplinas híbridas com carga horária de 12 horas presenciais e 4 horas a distância, cada. Adicionalmente, o aluno escolherá pelo menos três disciplinas satélite à distância (4 horas cada) entre diversas opções oferecidas a depender de quais são seus interesses na construção do seu projeto.

DISCIPLINAS

Dividido em três módulos, o curso conta com disciplinas híbridas – presenciais e a distância – e foi estruturado para alinhar o estado da arte do tema Inovação e sua aplicação prática ao ambiente de negócios.

Já no início do programa, é designado ao aluno um orientador/mentor que irá apoiá-lo na construção do seu projeto ao longo de todo o curso.  Até o final, o aluno também terá escolhido pelo menos três disciplinas-satélite a distância entre as diversas opções oferecidas, tais como cleantech, regtech, smartgrid, veículos elétricos, entre outras, a depender de quais são seus interesses na construção do seu projeto.

DISTINÇÃO DE APROVEITAMENTO (OPCIONAL)

Os alunos que desejarem ter uma distinção de aproveitamento deverão fazer, ao final de cada módulo, um exame de verificação de aprendizado preparado pela coordenação do curso.  A distinção se dará pelos graus “excelente”, “muito bom” ou “bom”, discriminado no certificado.

DIFERENCIAIS

  • Compromisso integral com a qualidade do ensino, tradição da PUC-Rio;
  • Time docente com extensa experiência de mercado e expertise acadêmica;
  • Atenção ao perfil e maturidade na formação de turmas, valorizando o networking;
  • Equipe dedicada ao cuidado e apoio individualizado aos alunos;
  • Desenvolvimento de projeto individualizado integrado ao programa;
  • Disciplinas satélite complementares e optativas;
  • Campus ecológico próximo a  serviços de estacionamento no entorno e ao ponto de integração do metrô.

COORDENAÇÃO

Jonas Caldara Pelajo
Mestre em Administração
jonas_pelajo@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Luciano Macedo Freire
Mestre em Automação de Sistemas Elétricos de Potência
luciano.freire@novafronteiraes.com
> Currículo Lattes

Módulo 1 - Aspectos Institucionais e Regulatórios do Setor Elétrico
Módulo 2 - Planejamento, Economia e Finanças da Energia
Módulo 3 - Inovação e Fontes Renováveis
Optativas-satélite (EaD)

Master of Engineering (M.Eng.) - Área de estudo: Electrical and Electronics Engineering

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialização em Estatística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e MBA pela Fundação Dom Cabral (2007). Atualmente é Diretor de Riscos de Mercado na Brookfield Renewable Energy Group.

> Currículo Lattes

Doutor em Engenharia Elétrica, com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão

Graduou-se em Engenharia Elétrica e de Produção, é mestre e doutor em Engenharia Elétrica (PUC-Rio). Ingressou na PSR em 2004 onde atualmente é Diretor Técnico e vem atuando nas seguintes áreas: (i) estudos de planejamento energético integrado gás-eletricidade, (ii) leilões de energia (desenho, análise e estratégia de oferta), (iii) gerência de riscos, (iv) assessoria regulatória a investidores e (v) análise econômica de projetos de geração. É membro da IEEE Power Engineering Society, onde vem atuando ativamente e ministra cursos na área de energia. É autor e co-autor de mais de 25 artigos técnicos em revistas e conferências nacionais/internacionais. Tem sido palestrante em conferências e seminários no Brasil e exterior.

> Currículo Lattes
bernardo@psr-inc.com

Doutor em Administração de Empresas

Pesquisador na área de finanças de mercado e empresariais. É Doutor em Administração de Empresas com Área de concentração em Finanças Corporativas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e vencedor do Prêmio Capes de Teses de Doutorado 2010, na área de Administração. Mestre em Finanças pelo IBMEC RJ (2004), e MBA pelo IBMEC RJ (2001). Atuou como Professor do Corpo Permanente do programa de Mestrado Profissional em Administração e Coordenador do Mestrado e da Graduação em Administração do IBMEC RJ de 2012 a junho de 2018. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Avaliação de Projetos e Empresas, especialmente por Opções Reais e Análise de Risco. Tem atuado na área de projetos de Energia, Agronegócios e Infra-estrutura e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi consultor por mais de 20 anos na área de avaliação de empresas e projetos, além de ter trabalhado para empresas como Vale e Petrobras nessa área.

> Currículo Lattes
carbastian@gmail.com

Especialista (Pós-Graduação) em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energéticos e Mineral (IAG PUC-Rio)

Engenheira Eletricista pela Universidade Federal de Itajubá UNIFEI (2002), pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energéticos e Mineral pelo IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio (2016). Tem experiência em estudos de Planejamento Energético Brasileiro, trabalhando no Ministério de Minas e Energia - MME, de 2004 a 2018. Coordenou a elaboração de regulamentos referentes às metodologias de cálculo e de revisão de garantia física de energia, bem como os processos referentes à definição destes montantes para fins de comercialização no Ambiente de Contratação Regulado – ACR , como no Ambiente de Contratação Livre – ACL. Atuou, também, na elaboração do Plano Decenal de Expansão de Energia e nos estudos relacionados aos Leilões de Energia, tanto do Sistema Interligado Nacional – SIN, como para suprimento aos Sistemas Isolados, especificamente, relacionado ao Estado de Roraima. Desde 2019, é Coordenadora-Geral de Energia, da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, do Ministério da Economia – ME, executando estudos com propostas de melhorias regulatórias com vistas a facilitar os investimentos privados em infraestrutura, notadamente, no setor elétrico.

> Currículo Lattes

Doutor em Engenharia Elétrica

Professor do Quadro Principal do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio. Possui graduação (2001), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Engenharia Elétrica pela Universidade Julio Mesquita Filho (2001), com doutorado-sanduíche pela Universidade de Castilla La Mancha-ES (2005). Atua nas áreas de planejamento e operação de sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica e mercado de energia elétrica. Atualmente é diretor e professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e atuou como Presidente do Capítulo PES-Power & Energy Systems da Seção Rio do IEEE de 2014 até 2017. É revisor de periódicos como IEEE Transactions on Power Systems, IET Generation, Electric Power System Research e IEEE Transactions on Smart Grid.

> Currículo Lattes
delberis@ele.puc-rio.br

Especialista (MBA) pela Rice University

Sócio-fundador da Diferencial Energia desde 2005. Tem 25 anos de atuação no mercado de energia, em especial nos segmentos de geração e comercialização. MBA pela Rice University, graduado em Administração pela Faculdades Cândido Mendes. Possui ampla experiência no desenvolvimento, estruturação e comercialização de projetos de geração e respectivas infraestruturas de logística de suprimento de combustível, empregando diversas tecnologias (gás natural, carvão mineral, biomassa, cogeração industrial) e utilizando-se de variados arranjos regulatórios (Produtor Independente, Autoprodução) e financeiros (arrendamento off-balance, Project Finance).

 

> Currículo Lattes

Doutorando em Administração

Economista pelo Instituto de Economia da UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão e Inovação - pela COPPE / UFRJ e Doutorando em Administração no IAG PUC-Rio. Ocupou cargos entre os quais; Secretário Executivo Adjunto do MCTI, Superintendente da Regional de São Paulo da FINEP, Gerente do Departamento de Energia e Tecnologias Limpas, Gerente do Departamento de Engenharia e Serviços e Secretário Técnico do Fundo Setorial de Energia (CT_Energ) pela FINEP. É avaliador / mentor de programas de startups como o Programa InovAtiva Brasil, 100 Open Startups, Iniciativa na Cadeia de Valor e Prêmio Finep de Inovação. Membro do Conselho Superior da AEB. Membro do Comitê de Inovação em Serviços da ANPEI. Foi o pesquisador responsável pelo ranking 100 Startups to Watch da Pequenas Empresas Grandes Negócios, Época Negócios e Valor Econômico. É o atual Diretor-Presidente do Comitê de Tecnologias Limpas da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

> Currículo Lattes

Especialista (MBA) em Gestão Empresarial (FGV) e Especialista em Gestão da Inovação (UNICAMP)

Diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio. Graduado em Engenharia Mecânica pela UnB (Universidade de Brasília), Engenharia de Solda pela DVS (Alemanha) e Engenharia END pela DGZfP (Alemanha). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA de Gestão da Inovação na UNICAMP, além de mais de 36 anos de experiência no setor elétrico/nuclear.

> Currículo Lattes

Mestre em Administração

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Gerente de Projetos com certificação Project Management Professional (PMP®) do Project Management Institute. Possui ampla experiência em consultoria empresarial e gestão de projetos, atuando por mais de 10 anos em empresas nacionais e multinacionais. É membro colaborador do Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura (NUPEI) da PUC-Rio onde exerce atividades de consultoria e pesquisa na área de finanças da energia.

> Currículo Lattes
jonas_pelajo@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.

> Currículo Lattes
leonardolima@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Sistemas (Otimização) pela COPPE/UFRJ

Luiz Augusto Barroso é o diretor-presidente da PSR - Energy Consulting and Analytics. De 2016 a 2018 foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Em 2018 foi também visitante na Agência Internacional de Energia (AIE) em Paris, onde atuou em atividades relacionadas à transição energética em países emergentes. Antes de juntar-se à EPE, Luiz Barroso foi sócio e diretor técnico da PSR, onde trabalhou por 17 anos coordenando estudos sobre planejamento, operação, regulação, comercialização e gestão de riscos em cerca de 30 países. É também pesquisador associado da Universidade de Comillas, em Madrid e professor da Escola de Regulação de Florença, na Itália. É editor associado da revista IEEE Transactions on Power Systems e IEEE Power and Energy, foi editor da IEEE Transactions on Smart Grids (2010-2015) e é o chair do Power Systems Operations, Planning and Economics Committee da IEEE Power and Energy Society, onde é membro senior. Recebeu em 2010 o IEEE PES Outstanding Young Engineer Award. No Cigré, foi o coordenador do comitê de Mercados de Eletricidade e Regulação (C5) do Cigré Brasil de 2010 a 2014, onde também é membro do steering committee do SC C5 do Cigré Internacional. É autor e co-autor de 1 livro, 3 capítulos de livros e de mais de 200 artigos científicos em periódicos e conferencias nacionais e internacionais em temas relacionados a mercados competitivos de energia; É graduado em matemática e possui doutorado em engenharia de sistemas (otimização) pela COPPE/UFRJ, Brasil.

> Currículo Lattes
luiz@psr-inc.com

Especialista (pós-graduação) em Sistemas de Potência (COPPE/UFRJ) e Especialista (MBA - COPPEAD/UFRJ)

Assumiu a Diretoria Geral do ONS em 17 de maio de 2016. Nascido no Rio de Janeiro, graduou-se em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado da Guanabara, em 1974. Possui pós-graduação em Sistemas de Potência pela COPPE/UFRJ e MBA pela COPPEAD/UFRJ. Assumiu a Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia (MME) a partir de maio de 2015. Foi Superintendente e Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), de 2010 a 2015. Foi Diretor de Operação do ONS no período de maio de 2004 a maio de 2010. Atuou como Conselheiro de Administração do Mercado Atacadista de Energia (MAE). Anteriormente, exerceu funções gerenciais e técnicas na Eletrobras, em Itaipu e em Furnas.

> Currículo Lattes

Doutor em Engenharia de Produção

Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.

> Currículo Lattes
brandao@iag.puc-rio.br

Mestre em Automação de Sistemas Elétricos de Potência

Luciano Macedo Freire é mestre em Automação de Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Por 34 anos vem trabalhando em destacadas empresas do setor de energia nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. Durante 6 anos foi membro do Conselho de Administração da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, onde dedicou-se ao aprimoramento do mercado brasileiro de energia elétrica. Foi membro do conselho diretor da APEx - Association of Power Exchanges, comunidade internacional que congrega operadores de mercados de energia dos cinco continentes. Atualmente, atua como consultor nos mais diversos segmentos do setor de energia elétrica.

> Currículo Lattes
luciano.freire@novafronteiraes.com

É o Diretor Presidente da ENEL Distribuidora São Paulo. Foi Diretor Presidente da QG Energia e Diretor Presidente da NC Energia. Foi ainda Diretor Comercial e de Suprimento de Energia na Elektro e Gerente de Mercado na Celpe.

> Currículo Lattes

Bacharel em Economia

Pedro Cecchi é graduado em economia no IBMEC e atualmente ocupa posição de Head Of Planning na PetroRio. Possui vasta experiência no setor elétrico, onde atua desde 2002, atuando em diversas empresas deste setor, com foco principal nas áreas de planejamento e controle.

> Currículo Lattes

Mestre em Pesquisa Operacional (UFRJ)

Formada em Matemática pela UFRJ (1998), com mestrado em Pesquisa Operacional pelo NCE-UFRJ (2001) e MBA em Finanças Corporativas (2004) pelo IAG PUC-Rio. Atua o setor elétrico elétrico há mais de 10 anos. Possui ampla experiência nas áreas de regulação, planejamento energético, formação de preços, comercialização e reajustes/revisões de tarifária de fornecimento de energia. Foi diretora técnica na PSR Soluções e Consultoria em Energia, onde atuou nos segmentos de geração, transmissão, comercialização e distribuição. Participou ativamente do primeiro ciclo de revisão tarifária das distribuidoras de energia no Brasil, assessorando a ANEEL no cálculo do Fator X e nos custos operacionais (2003-2005). Esteve também envolvida diretamente no primeiro processo de revisão tarifária das distribuidoras de gás canalizado de São Paulo conduzido pela CSPE (2004-2005). É autora de diversos artigos técnicos em periódicos e conferências nacionais / internacionais. Foi professora convidada de cursos de MBA em Energia da FGV e do IBMEC. Atualmente é Diretora de Assuntos Regulatórios da Brookfield Energia Renovável, representando institucionalmente a empresa em 6 associações dos setor de energia elétrica.

> Currículo Lattes

Advogada, com MBA em Direito e Economia da Empresa pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Roseane Santos possui mais de 20 anos de experiência no setor elétrico, acumulando passagens por diretorias jurídicas de grandes companhias de energia como Grupo Neoenergia e Grupo Bolognesi. É membro do Conselho de Administração da CCEE desde abril de 2019.

> Currículo Lattes

Doutora em Engenharia Elétrica (USP)

Doutora e Mestre em Ciências - Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, historiadora e advogada. Trabalha no setor elétrico há 24 anos e atualmente é Conselheira e Vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Integra o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE e a Comissão de Direito da Energia da OAB-SP. Também é membro do Conselho  de Administração do Cigre Brasil e professora-convidada da Politécnica - USP.

> Currículo Lattes

Doutor em Engenharia Elétrica (PUC-Rio)

Rodrigo Flora Calili atualmente é professor assistente do Programa de Pós-Graduação em Metrologia e do Mestrado Profissional de Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio. Tem Pós-doutorado em Metrologia pela PUC-Rio (2016) e é Doutor em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (2013) com ênfase em Sistemas de Energia, tendo feito um ano de doutorado sanduíche na França na École de Mines de Paris (2012), mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (2006) com ênfase Métodos e Apoio à Decisão e graduado em Engenharia Elétrica pela UFJF (2003). Trabalhou como consultor e pesquisador em diversos projetos de empresas como ANEEL, ONS, Petrobras, Eletrobras, Procel, Energisa, Enel, Ampla, Light, Coelce, Elektro, ABINEE, Duke Energy, Eneva, CGIEE, MEC, Ministério de de Minas e Energia, dentre outras. Trabalhou em algumas áreas da AMPLA Energia e Serviços S/A (de 2006 a 2009), sendo uma delas a comercialização de energia na Diretoria de Regulação. Trabalhou como gerente de Eficiência Energética e P&D no Instituto Conecta, empresa do Grupo Diferencial Energia. Foi sócio e diretor da empresa Otimiza Sustentável, uma ESCO - Empresa de Conservação de Energia. Coordenou e trabalhou como instrutor no curso de MBA em Eficiência Energética da UCP (Universidade Católica de Petrópolis). Coordena o curso Lato Sensu de Energia Solar da PUC-Rio e os de Extensão em Energia Solar Fotovoltaica e Gestão de Energia e Eficiência Energética da mesma instituição. Foi instrutor em cursos de MBA da UFF. É professor de Eficiência Energética da graduação do curso de Engenharia da PUC-Rio e do mestrado em Metrologia da PUC-Rio, do MBA da Escola de Negócios da PUC-Rio, IAG e do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio. Além disso, é professor dos cursos de Introdução às Redes Inteligentes, de Energia Solar e suas Aplicações e de Métodos Multicritério de Apoio à Decisão no Programa de Pós-graduação em Metrologia.

> Currículo Lattes
calili@puc-rio.br

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

voltar para cursos de aperfeiçoamento

FOLDER DIGITAL

FOLDER DIGITAL

voltar para cursos de aperfeiçoamento