FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS: TRANSIÇÃO ENTRE GERAÇÕES
FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS: TRANSIÇÃO ENTRE GERAÇÕES

PRÓXIMA TURMA

01 de agosto de 2025

Inscrições abertas!

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

72 horas | Em torno de 3 meses

FORMATO

Aulas online e ao vivo; um encontro presencial por mês.

AULAS/HORÁRIOS

On-line: às segundas e quartas, das 19h às 21h.

Presenciais*: Uma 6a feira por mês, das 10h às 17h30, nas seguintes datas:

  • 01/08 | Início: 1º módulo
  • 05/09 | Início: 2º módulo
  • 10/10 | Início: 3º módulo

*As aulas presenciais acontecem no campus da PUC-Rio: Gávea/RJ

INVESTIMENTO

R$ 16,900,00

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio*:
  • 20% até 25/06/25.
  • 10% a partir de 26/06/25.

Matrículas antecipadas para demais Candidatos:

  • 10% até 25/06/25.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pelo IAG PUC-Rio, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Pacotes exclusivos especiais para empresas: consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

 

*Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado;
  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínima de 180h).

Negócios familiares são predominantes em número e tamanho nas principais economias no mundo, porém estão sujeitos a diversos riscos de ruptura. Questões como conflitos familiares, a falta de preparo e maturidade das novas gerações que assumem o controle dos negócios ameaçam sua perenidade.

Estudos mostram que, apesar de muitos negócios duradouros serem familiares, a sobrevivência é baixa, especialmente a partir da 3ª geração.

Neste contexto, o Programa tem como objetivo apoiar o desafio de perenidade e sucessão de empresas familiares, de maneira a sustentar seu legado a longo prazo.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

  • Contribuir para a continuidade das empresas familiares, mantendo-as atuais e relevantes.
  • Ampliar e fortalecer o networking entre atuais e futuros líderes de empreendimentos familiares.
  • Sair com um plano de ação específico e customizado para o seu próprio negócio familiar, considerando seus principais desafios atuais e futuros.
  • Espaço de troca de experiências dentro do Programa, mediado por facilitadores externos e especialistas na área de governança e sucessão.

QUEM SÃO OS PROFESSORES?

Profissionais atuantes no mercado nacional e internacional com larga experiência e conhecimento sobre os desafios particulares das famílias empresárias.

  • Usaremos diversos recursos nas aulas, para manter os alunos engajados. Por exemplo, além da exposição de conceitos: exercícios práticos, estudos de caso, depoimentos reais de membros de famílias empresárias e simulações. 
  • No final curso, os alunos serão convidados a preencher um plano de ação, para que possam refletir sobre seu atual contexto e ações necessárias para curto, médio e longo prazo.

 No mais, convidados reconhecidos no mercado farão palestras ao longo do curso.

PARA QUEM É ESTE CURSO?

Membros de famílias empresárias que queiram se capacitar como acionistas contributivos.

PRÉ-REQUISITOS: 

– Ter nível superior completo

– Fazer parte de uma família empresária

Não é necessário que o participante atue diretamente na empresa familiar.

O PROGRAMA DO CURSO: 

O contexto BANI (Frágil, Ansioso, Não Linear, Incompreensível) do mundo atual acrescenta uma nova camada de complexidade à perenidade dos negócios e os processos de transição entre gerações nos empreendimentos familiares.

O curso inovador aborda a multidisciplinaridade envolvida no contexto das famílias empresárias, considerando as ameaças e oportunidades dos negócios.

O curso visa desenvolver acionistas/sócios ativos e preparar pessoas envolvidas nas transições intergeracionais, abordando temas centrais:

  • Visão Estratégica: o que queremos para nosso empreendimento familiar nos próximos anos?
  • Pessoas: quem são as pessoas chave para nos levar ao futuro?
  • Cultura: como é a cultura que nos levará ao sucesso?
  • Governança: quais estruturas e processos para tomada de decisão são efetivas para o empreendimento familiar?

PROCESSO SELETIVO: 

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser por telefone, WhatsApp ou Zoom) com a coordenação do curso, considerando os objetivos do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, será informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

COORDENAÇÃO

Renata Barbieri Coutinho

Mestre em Administração e economista pela PUC/RJ. Consultora Sênior associada a Cambridge Family Enterprise Group desde 2020. Experiência executiva no mercado financeiro por mais de 10 anos. Como especialista no tema governança e sucessão é professora da PUC/RJ desde 2012, além de participar de conselhos e ministrar palestras em diversas instituições. Hoje é coordenadora adjunta do MBA Managment no IAG PUC/RJ e acionista de um grupo familiar com mais de 75 anos.
                                                                                                                                                                     Linkedin
Módulo 1 (24 horas) 01 agosto a 01 de setembro 2025
Introdução: empresas familiares ou famílias empresárias?
Perenidade: ingredientes de sucesso no longo prazo
A importância da união familiar
Módulo 2 (24 horas) 05 de setembro a 06 de outubro 2025
Cultura organizacional Aplicada a Empreendimentos Familiares
Comunicação e Conflitos na Família Empresária
Preparação da Nova Geração
Módulo 3 (24 horas) 10 de outubro a 12 de novembro 2025
Processos decisórios no contexto de empresas familiares
Governança: Propriedade, Negócios e Família
Gestão e Governança: o que muda na visão de acionista?

Bruna Tokunaga Dias

Sócia da Cambridge Family Enterprise Group
+

Gustavo Gonzaga

Sócio da Cambridge Family Enterprise Group
+

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio

Mario Pinto

Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio
+

Renata Barbieri Coutinho

Mestre com especialização em gestão e governança nas empresas familiares pelo IAG PUC-Rio. Consultora associada a Cambridge Family Enterprise Group

William Corbo

Doutor em Comunicação, PUC-Rio, 2018. Mestre em Comunicação, PUC-Rio, 2013. Bacharel em Ciências Sociais, IFCS/UFRJ, 2011.
+

DIFERENCIAIS

A longevidade e o sucesso de uma empresa familiar dependem diretamente da preparação de seus acionistas para enfrentar desafios estratégicos, de governança e sucessão. Nosso curso foi especialmente desenvolvido para formar acionistas conscientes, engajados e capacitados a tomar decisões que assegurem a sustentabilidade e o crescimento do patrimônio familiar ao longo das gerações.

  • Conteúdo Exclusivo e Prático
    O programa reúne o que há de mais atual sobre famílias empresárias, aliando teoria e prática. Por meio de estudos de caso reais, ferramentas de governança e melhores práticas adotadas por famílias empresárias de sucesso no Brasil e no exterior, os participantes desenvolvem uma visão estratégica e aprofundada do tema.
  • Soluções Personalizadas para Sua Família Empresária
    Cada família tem sua dinâmica e desafios próprios. Por isso, oferecemos atividades práticas adaptadas à realidade dos participantes, garantindo que o conhecimento adquirido possa ser aplicado diretamente em seu contexto. Os participantes têm a possibilidade de construir um plano de ação para sua família empresária ao final do curso.
  • Aprendizado com Especialistas
    No formato híbrido, as aulas são conduzidas por um time de especialistas de diversas áreas, todos com conhecimento e ampla experiência no trabalho com famílias empresárias. Essa abordagem multidisciplinar e prática promove uma visão abrangente e essencial para a atuação dos acionistas.
  • Foco no Papel do Acionista
    Diferente de cursos voltados para gestores e executivos, este programa foca no papel estratégico do acionista, abordando temas como tomada de decisão, alinhamento familiar e impacto das decisões no longo prazo.
  • Networking e Troca de Experiências
    Num ambiente composto por membros de família empresárias, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com outras famílias, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e de fortalecimento de conexões estratégicas.
voltar para cursos de formação

Negócios familiares são predominantes em número e tamanho nas principais economias no mundo, porém estão sujeitos a diversos riscos de ruptura. Questões como conflitos familiares, a falta de preparo e maturidade das novas gerações que assumem o controle dos negócios ameaçam sua perenidade.

Estudos mostram que, apesar de muitos negócios duradouros serem familiares, a sobrevivência é baixa, especialmente a partir da 3ª geração.

Neste contexto, o Programa tem como objetivo apoiar o desafio de perenidade e sucessão de empresas familiares, de maneira a sustentar seu legado a longo prazo.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

  • Contribuir para a continuidade das empresas familiares, mantendo-as atuais e relevantes.
  • Ampliar e fortalecer o networking entre atuais e futuros líderes de empreendimentos familiares.
  • Sair com um plano de ação específico e customizado para o seu próprio negócio familiar, considerando seus principais desafios atuais e futuros.
  • Espaço de troca de experiências dentro do Programa, mediado por facilitadores externos e especialistas na área de governança e sucessão.

QUEM SÃO OS PROFESSORES?

Profissionais atuantes no mercado nacional e internacional com larga experiência e conhecimento sobre os desafios particulares das famílias empresárias.

  • Usaremos diversos recursos nas aulas, para manter os alunos engajados. Por exemplo, além da exposição de conceitos: exercícios práticos, estudos de caso, depoimentos reais de membros de famílias empresárias e simulações. 
  • No final curso, os alunos serão convidados a preencher um plano de ação, para que possam refletir sobre seu atual contexto e ações necessárias para curto, médio e longo prazo.

 No mais, convidados reconhecidos no mercado farão palestras ao longo do curso.

PARA QUEM É ESTE CURSO?

Membros de famílias empresárias que queiram se capacitar como acionistas contributivos.

PRÉ-REQUISITOS: 

– Ter nível superior completo

– Fazer parte de uma família empresária

Não é necessário que o participante atue diretamente na empresa familiar.

O PROGRAMA DO CURSO: 

O contexto BANI (Frágil, Ansioso, Não Linear, Incompreensível) do mundo atual acrescenta uma nova camada de complexidade à perenidade dos negócios e os processos de transição entre gerações nos empreendimentos familiares.

O curso inovador aborda a multidisciplinaridade envolvida no contexto das famílias empresárias, considerando as ameaças e oportunidades dos negócios.

O curso visa desenvolver acionistas/sócios ativos e preparar pessoas envolvidas nas transições intergeracionais, abordando temas centrais:

  • Visão Estratégica: o que queremos para nosso empreendimento familiar nos próximos anos?
  • Pessoas: quem são as pessoas chave para nos levar ao futuro?
  • Cultura: como é a cultura que nos levará ao sucesso?
  • Governança: quais estruturas e processos para tomada de decisão são efetivas para o empreendimento familiar?

PROCESSO SELETIVO: 

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser por telefone, WhatsApp ou Zoom) com a coordenação do curso, considerando os objetivos do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, será informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

Renata Barbieri Coutinho
Renata Barbieri Coutinho
Linkedin
Mestre em Administração e economista pela PUC/RJ. Consultora Sênior associada a Cambridge Family Enterprise Group desde 2020. Experiência executiva no mercado financeiro por mais de 10 anos. Como especialista no tema governança e sucessão é professora da PUC/RJ desde 2012, além de participar de conselhos e ministrar palestras em diversas instituições. Hoje é coordenadora adjunta do MBA Managment no IAG PUC/RJ e acionista de um grupo familiar com mais de 75 anos.

PRÓXIMA TURMA

01 de agosto de 2025

Inscrições abertas!

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

72 horas | Em torno de 3 meses

FORMATO

Aulas online e ao vivo; um encontro presencial por mês.

AULAS/HORÁRIOS

On-line: às segundas e quartas, das 19h às 21h.

Presenciais*: Uma 6a feira por mês, das 10h às 17h30, nas seguintes datas:

  • 01/08 | Início: 1º módulo
  • 05/09 | Início: 2º módulo
  • 10/10 | Início: 3º módulo

*As aulas presenciais acontecem no campus da PUC-Rio: Gávea/RJ

INVESTIMENTO

R$ 16,900,00

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio*:
  • 20% até 25/06/25.
  • 10% a partir de 26/06/25.

Matrículas antecipadas para demais Candidatos:

  • 10% até 25/06/25.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pelo IAG PUC-Rio, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Pacotes exclusivos especiais para empresas: consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

 

*Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado;
  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínima de 180h).
Módulo 1 (24 horas) 01 agosto a 01 de setembro 2025
  • Introdução: empresas familiares ou famílias empresárias?
  • Perenidade: ingredientes de sucesso no longo prazo
  • A importância da união familiar
Módulo 2 (24 horas) 05 de setembro a 06 de outubro 2025
  • Cultura organizacional Aplicada a Empreendimentos Familiares
  • Comunicação e Conflitos na Família Empresária
  • Preparação da Nova Geração
Módulo 3 (24 horas) 10 de outubro a 12 de novembro 2025
  • Processos decisórios no contexto de empresas familiares
  • Governança: Propriedade, Negócios e Família
  • Gestão e Governança: o que muda na visão de acionista?
Bruna Tokunaga Dias
Bruna Tokunaga Dias

btokunaga@cfeg.com

Lidera projetos de planejamento estratégico familiar, governança, sucessão e desenvolvimento das próximas gerações. Atua em Conselhos Consultivos e Comitês de Pessoas como membro independente. Antes de juntar-se à CFEG, fez carreira em consultoria de Recursos Humanos atuando em empresas como Itaú, Unilever, Johnson&Johnson e Carrefour como Head de Carreira e Desenvolvimento no Grupo Cia de Talentos. É Docente da Cadeira de Liderança e Cultura e do Programa de Sucessão para Empresas Familiares na Link School of Business. É autora do livro “Crise dos 30 – A adolescência da vida adulta” (2017) da Editora Integrare. Psicóloga e Mestre em Psicologia pela PUC SP. Doutoranda pela Universidade de Buenos Aires. Obteve certificação em coaching pelo Integrated Coaching Institute, Conselheira de Administração e Comitê de Pessoas pelo IBGC, Facet5 pela Consulting Tools, Effective Coaching e Mentoring pela LORE International e Inteligência Emocional (EQ-I) pela Felipelli.

Gustavo Gonzaga
Gustavo Gonzaga

ggonzaga@cfeg.com

Desde 2012, trabalha com empresas familiares no Brasil e na América Latina e atua como conselheiro em empresas familiares em diferentes setores. Gustavo foi diretor em um fundo de capital de risco e executivo no Grupo Votorantim por mais de 10 anos no Brasil e exterior. Foi responsável por fusões e aquisições na Votorantim Metais e diretor das divisões da Argentina e Colômbia na Votorantim Siderurgia. Foi ainda consultor de negócios na Arthur Andersen e IBM. Gustavo Gonzaga é Mestre em Engenharia na área de Pesquisa Operacional pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcos Caiado
Marcos Caiado

marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual cursou MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. É advogado, pós-graduado em Direito Imobiliário e mestre em Direito Público. Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. É empresário e professor de diversos cursos de pós-graduação da Escola de Negócios da PUC-Rio. Foi Conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente, possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Mario Pinto
Mario Pinto

Possui Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, além de Pós-graduação em Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Foi professor titular (do quadro principal) no IAG da PUC-Rio de janeiro de 2004 a janeiro de 2009, e também atuou no curso de graduação em Administração do IBMEC-Rio entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2010. De fevereiro de 2010 a janeiro de 2015, foi professor nos cursos de Graduação e Mestrado Executivo da EBAPE, além de ter exercido a função de Diretor Nacional dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Ensino Superior da Escola de Negócios e Seguros.

Gustavo Gonzaga
Renata Barbieri Coutinho

renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração e economista pela PUC/RJ. Consultora Sênior associada a Cambridge Family Enterprise Group desde 2020. Experiência executiva no mercado financeiro por mais de 10 anos. Como especialista no tema governança e sucessão é professora da PUC/RJ desde 2012, além de participar de conselhos e ministrar palestras em diversas instituições. Hoje é coordenadora adjunta do MBA Managment no IAG PUC/RJ e acionista de um grupo familiar com mais de 75 anos.

William Corbo
William Corbo

wacorbo@gmail.com

Professor Adjunto do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS/UFRJ. Doutor e Mestre em Comunicação pela Puc-Rio, é Bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ. Foi Professor Substituto do Departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ (2017-2018). Realiza pesquisas com ênfase nos seguintes temas: antropologia do consumo; história do consumo; comunicação e práticas de consumo; narrativa publicitária; dimensões culturais do marketing; consumo e cultura brasileira. Seus interesses acadêmicos estão situados nas articulações da Antropologia com a Comunicação e a Administração. Além de diversas publicações nacionais e internacionais, é um dos autores do livro "O Paraíso do Consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines", pela Editora Mauad, e um dos organizadores da coletânea "Comunicação e Consumo: ensaios fundamentais para uma perspectiva cultural" (no prelo), pela Editora Puc-Rio.

DIFERENCIAIS

A longevidade e o sucesso de uma empresa familiar dependem diretamente da preparação de seus acionistas para enfrentar desafios estratégicos, de governança e sucessão. Nosso curso foi especialmente desenvolvido para formar acionistas conscientes, engajados e capacitados a tomar decisões que assegurem a sustentabilidade e o crescimento do patrimônio familiar ao longo das gerações.

  • Conteúdo Exclusivo e Prático
    O programa reúne o que há de mais atual sobre famílias empresárias, aliando teoria e prática. Por meio de estudos de caso reais, ferramentas de governança e melhores práticas adotadas por famílias empresárias de sucesso no Brasil e no exterior, os participantes desenvolvem uma visão estratégica e aprofundada do tema.
  • Soluções Personalizadas para Sua Família Empresária
    Cada família tem sua dinâmica e desafios próprios. Por isso, oferecemos atividades práticas adaptadas à realidade dos participantes, garantindo que o conhecimento adquirido possa ser aplicado diretamente em seu contexto. Os participantes têm a possibilidade de construir um plano de ação para sua família empresária ao final do curso.
  • Aprendizado com Especialistas
    No formato híbrido, as aulas são conduzidas por um time de especialistas de diversas áreas, todos com conhecimento e ampla experiência no trabalho com famílias empresárias. Essa abordagem multidisciplinar e prática promove uma visão abrangente e essencial para a atuação dos acionistas.
  • Foco no Papel do Acionista
    Diferente de cursos voltados para gestores e executivos, este programa foca no papel estratégico do acionista, abordando temas como tomada de decisão, alinhamento familiar e impacto das decisões no longo prazo.
  • Networking e Troca de Experiências
    Num ambiente composto por membros de família empresárias, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com outras famílias, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e de fortalecimento de conexões estratégicas.
voltar para cursos de formação
2025-05-29T12:20:16-03:00