CURSO DE GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
DE EMPRESAS
 CURSO DE GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
DE EMPRESAS

DURAÇÃO

O curso tem duração mínima de 3.150 horas-aula, totalizando quatro anos letivos. O prazo máximo para completar o curso é de sete anos letivos. Sugere-se uma programação das disciplinas para oito períodos (quatro anos letivos), para o curso diurno, e nove períodos (quatro anos e meio letivos), para o curso noturno.

HORÁRIOS

Cursos diurno e noturno

ONDE

Campus Gávea

SECRETARIA DE GRADUAÇÃO

e-mail: graduacaoadm@iag.puc-rio.br

Telefone: (21) 2138-9210

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro

Fluxograma Diurno 2020
Fluxograma Noturno 2020

As transformações tecnológicas, econômicas e sociais vêm criando novas necessidades de desenvolvimento para profissionais que queiram atuar no mundo do trabalho de forma competente e responsável.

O curso de Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, alinhado a essas transformações, oferece as condições necessárias para a formação de Administradores(as) capazes de lidar com a complexidade do ambiente de negócios – com pensamento crítico e criativo, e postura pautada pela ética – e aptos(as) a tomar decisões rápidas, embasadas na formação acadêmica de excelência, em cenários de volatilidade e incerteza.

Para isso, o curso está construído sobre as bases de algumas premissas: interdisciplinaridade, competências da contemporaneidade, pensar digital e aprendizagem significativa – o que permite o alinhamento aos debates internacionais sobre formação profissional do século XXI, liderados pelo Fórum Econômico Mundial, que indica como principais competências a serem desenvolvidas, por exemplo, a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico, a criatividade, a inovação e a aprendizagem ativa.

ESTRUTURA DO CURSO

O curso está estruturado em oito ou nove períodos (diurno ou noturno), os quais são orientados por uma Disciplina Integradora de Prática em Administração ou em Empreendedorismo, que integra conceitos e ferramentas de forma interdisciplinar, além de aproximar o(a) aluno(a) da prática profissional, a partir de estratégias de aprendizagem ativa, como: aprendizagem baseada em problemas – utilizando, por exemplo, métodos como action learning, design thinking e cenários transformadores –, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em equipes.

Com um currículo flexível e multidisciplinar, o curso de Administração da PUC-Rio oferece uma formação humanística voltada à atuação em diversos tipos de organizações. Os(as) futuros(as) administradores(as) escolhem, ao longo do programa, as disciplinas específicas que melhor atendem a seus interesses, e se direcionam a uma das cinco ênfases oferecidas – Estratégia, Finanças, Gestão de Pessoas e Processos, Gestão do Ambiente Digital e Marketing.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Além do mapa curricular, são oferecidas atividades extra sala de aula:

  • Programa de mentoria – tem como objetivos o autoconhecimento do(a) aluno(a), o planejamento de sua trajetória como estudante e como profissional.
  • Projetos autônomos (SQUADS) – tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social (de forma interdepartamental).
  • Portfolio de projetos (curriculares e extracurriculares) – tem como objetivo compilar o conjunto de práticas desenvolvidas pelo aluno durante o curso.

DIFERENCIAIS

  • Proposta pedagógica inovadora – na estrutura do curso e nas metodologias de aprendizagem.
  • Corpo docente qualificado e preparado para dar orientações de carreira e mercado.
  • Oportunidades de intercâmbio acadêmico com diversas universidades no exterior.
  • Programa de Dupla Diplomação com a SUNY (The State University of New York).
  • Oportunidade de o(a) aluno(a) iniciar sua carreira profissional com forte base acadêmica e seguir a especialização que melhor atenda a seus interesses dentro da Escola de Negócios da PUC-Rio.
  • Acesso ao campus da PUC-Rio e todas as suas facilidades.

COORDENAÇÃO

Sandra Regina da Rocha Pinto
Doutora em Educação
sanpin@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Bacharelado em Administração Diurno
1º Período Diurno

Ambiente externo contextual. Os diferentes tipos de organizações na contemporaneidade. Funcionamento da organização. Cadeia de Valor e sua relação com as áreas funcionais na prática (finanças, marketing, gestão de pessoas, produção, logística) e com os processos organizacionais. Stakeholders. Fundamentos de Planejamento, Controle, Organização e Direção. A formação, os papéis e as práticas do administrador.

Representar e resolver situações-problema: escalonamento de sistemas lineares, inversão de matrizes através do método de Gauss. Estudo quantitativo e qualitativo das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Análise quantitativa e qualitativa de gráficos, com ênfase em gráficos da mídia e de produções acadêmicas na área de Administração e Economia. Desenvolvimento dos conceitos propostos com o Excel e outros aplicativos.

Teorias da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise. Visões contemporâneas. Funções mentais superiores. Comportamento individual, diferenças individuais e seus impactos no comportamento em grupo. Atitudes, valores e personalidade. Sentido do trabalho; prazer e sofrimento no trabalho. Autoconhecimento. Relações empáticas.

Fundamentação antropológica da abertura do ser humano ao Transcendente. O fenômeno religioso no contexto atual, interpelações e novos paradigmas. Construção de conceitos fundamentais do fenômeno religioso e estudo crítico dos modelos teóricos de interpretação. Manifestações religiosas históricas e contemporâneas. Pluralismo, tolerância e o necessário diálogo inter-religioso. Os direitos humanos na perspectiva das grandes religiões.

Fluxo circular da renda; medidas de desempenho da atividade econômica e noções de contabilidade nacional (agregados macroeconômicos); índices de preço(?); determinação da renda em uma economia fechada; teoria da demanda agregada; o mercado de fundos emprestáveis; noções de teoria monetária; teoria da oferta agregada; inflação e desemprego; déficit público e seu financiamento; modelo IS/LM para uma economia fechada; balanço de pagamentos; regimes de câmbio; determinação da renda em uma economia aberta; modelo de Mundell-Fleming; ciclos econômicos; crescimento econômico.

Prática de comunicação na empresa: currículo, e-mail, carta, artigos argumentativos e exposições orais. Prática na elaboração de slides para apresentação oral informativa/argumentativa. Níveis de formalidade na produção de textos empresariais. Norma padrão da língua portuguesa, vocabulário, coesão, progressão temática, clareza e concisão. Multiletramento em práticas empresariais. Competência comunicativa, contexto, situação de comunicação. Ação, cooperação, poder, gerenciamento de imagem, polidez na linguagem verbal e não verbal.

2º Período Diurno

Aplicação e derivada e integral de funções de uma variável para solução de problemas aplicados à Administração e Economia. Técnicas de otimização quantitativa. Estudo quantitativo e qualitativo de gráficos da mídia e de operações acadêmicas na área de Administração e Economia. Uso dos conceitos matemáticos em questões do tipo Asserção Razão. Desenvolvimento dos conceitos acima com o uso do Excel e de outros aplicativos.

Conceitos essenciais, tipos de sociedades e partes interessadas. Contabilidade como ferramenta de controle e decisão. Contas, subcontas e plano de contas. Livros contábeis e mecanismo das partidas dobradas. Demonstrações contábeis e conceitos financeiros relacionados. Valor patrimonial e de mercado. Noções de tributação nas empresas e governança corporativa. Fluxo de caixa e ciclos operacional e financeiro. Princípios contábeis internacionais (IFRS). Função das auditorias interna e externa.

Visão geral da função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com as outras áreas da organização e com o mercado. Análise do ambiente externo, gestão estratégica de marketing, segmentação, posicionamento. Planejamento do produto, precificação, promoção e canais de distribuição.

Comportamento Organizacional. Valores e Personalidade. Satisfação, Comprometimento e Motivação no Trabalho. Percepção, Decisão e Criatividade. Diversidade nas Organizações Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional.

Contextualização Histórica do Pensamento Administrativo. Escola Clássica de Administração e o movimento da Administração Científica. Escola de Relações Humanas. Abordagem Comportamental. Teoria da Burocracia e Abordagem Estruturalista. Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações. Teoria Contingencial.

3º Período Diurno

Apresentar os conceitos de estrutura organizacional e critérios de departamentalização. Retomar e aprofundar os conceitos de análise de ambiente. Análise e diagnóstico de uma empresa real permitindo a integração das teorias até então estudadas. Aplicação de modelos de análise estratégica (SWOT, BCG, entre outros já apresentados).

Introdução à Lógica matemática através de proposições, conectivos lógicos e tabelas-verdade. Estudo das equivalências, implicações lógicas e de algumas falácias. Uso das regras de inferência e de tabelas-verdade para validação de argumentos. Estudo dos quantificadores. Resolução de questões da lógica matemática de concursos e processos seletivos.

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. Análise exploratória de dados. Produção de pesquisas e definição de amostras. Pesquisa quantitativa em fontes primárias e secundárias. Descrição Gráfica e Tabular. Medidas de tendência central e variabilidade. Métodos de identificação de outliers. Probabilidade. Distribuições de probabilidade: Discretas e Contínuas. Uso de ferramentas computacionais para construção de gráficos e análise descritiva de cenários reais.

Contabilidade Financeira e Gerencial. Despesa, custo e investimento. Departamentalização. Avaliação dos estoques: peps, ueps e custo médio. Sistema de custeio direto ou por absorção, variável e custeio baseado em atividades (ABC). Margem de contribuição, Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e alavancagem operacional. Estratégias de precificação.

A função de marketing e sua estruturação organizacional em diferentes contextos. Gerência de produtos, lançamento de novos produtos, dimensões promocionais, de preço e de distribuição. Gestão estratégica de marketing.

Competências e papéis dos gestores em diversos modelos organizacionais. Gerenciamento de relações humanas. Colaboração: compromisso e coesão. Gerenciamento de processos internos. Controle: estabilidade e conformidade. Gerenciamento de metas racionais. Competição: produtividade e lucratividade. Gerenciamento de sistemas abertos. Criação: mudanças e adaptabilidade.

Histórico, contexto e importância de Gestão de Pessoas (GP). Mercado de trabalho e o planejamento de GP. Desafios do mundo contemporâneo e impactos da tecnologia na GP. Planejamento de Carreira. Captação, Seleção e Retenção. Treinamento e Desenvolvimento. Avaliação de Potencial e de Desempenho. Cargos e Remuneração. Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Relações trabalhistas.

CRE1112 - O CRIST E AS GRANDES RELIGIOES

CRE1113 - CRISTIANISMO E ATEISMO

CRE1115 - CRISTIANISMO E JUDAISMO

CRE1116 - BIBLIA E CRISTIANISMO

CRE1117 - CRIST E DIAL COM O MUNDO MODER

CRE1118 - CRISTIANISMO E PROBL SOCIAIS

CRE1127 - O CRISTIANISMO

CRE1134 - HISTORIA E REVELACAO

CRE1136 - SOCIOLOGIA DA RELIGIAO

CRE1146 - PENSAMENTO SOCIAL CRISTAO I

CRE1167 - ETICA PROFISSIONAL(P/ECO-ADM)

TEO1230 - CRISTOLOGIA

TEO1242 - ANTROP TEO I:CRIACAO E PECADO

TEO1243 - CRISTOLOGIA

TEO1245 - ECLESIOLOGIA

TEO1246 - ANTROP TEO II:A VIDA DA GRACA

TEO1255 - TEOLOGIA DO LAICATO

TEO1322 - EVANG SIN E ATOS DOS APOSTOLOS

TEO1328 - ESCRIT PAULIN E CARTA HEBREUS

TEO1802 - PASTORAL I

4º Período Diurno

Conceito de valor. Proposta de valor. Técnicas de Design Thinking para identificar problemas e necessidades de clientes e empresas. Exploração e análise de potencial econômico de oportunidades de negócio. Exploração de problemas e necessidades em setores econômicos. Desenho de modelos de negócio inovadores de diferentes tipos (tecnológico, social, cultural). Desenvolvimento de um banco de oportunidades.

Conceituação da inferência estatística. Amostragem. Distribuições de probabilidades dos principais estimadores pontuais (média e proporção). Estimação intervalar na tomada de decisão. Testes de hipóteses para parâmetros populacionais. ANOVA. Teste Qui-quadrado. Regressão Linear Simples. Uso de softwares estatísticos para análise de dados quantitativos.

Tomada de decisões com base nos demonstrativos contábeis e gerenciais. Princípios contábeis internacionais (IFRS) e efeitos. Análises de demonstrações sucessivas. Abordagem fundamentalista: cálculo e interpretação de indicadores, múltiplos e ciclos. Diagnostico a situação econômica e financeira da empresa. Identidade Du Pont e alavancagem operacional e financeira.

Organização, processo e aplicações da pesquisa de marketing de cunho quantitativo no contexto das decisões de marketing. Métodos quantitativos de pesquisa. A formulação de problemas, fontes de informações, concepção de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados. Apresentação de relatórios.

O consumidor como tomador de decisões. Determinantes básicos do comportamento do consumidor. O papel do indivíduo, grupos de referência e do ambiente nas decisões de consumo e compra. Modelos de comportamento do consumidor. Aplicações em estratégias de marketing.

Teoria Institucional e Neo-institucional. Aprendizagem Organizacional. Teoria da Agência. Organizing e Sensemaking. Estudos Críticos de Gestão. Pós-estruturalismo. Outras perspectivas contemporâneas.

Conceitos de proposta de valor e modelo de negócio. Processo de construção de modelo de negócio. Canvas do Business Model Generation. Perspectivas da inovação em negócio. Análise de padrões de modelos de negócio digital: cauda longa, multi-sided plataform, freemium e market place. Práticas de aprimoramento e construção de modelos inovadores de negócio. Portfólio de modelos de negócio.

Análise do ambiente competitivo, incluindo macro ambiente e análise das forças competitivas. Análise do ambiente interno, avaliação dos recursos e capacidades das empresas. Análise da criação de valor e escolhas estratégicas de custo e diferenciação. Mensuração do desempenho empresarial e análise da posição competitiva. Estratégias corporativas de integração vertical, formação de alianças e diversificação.

JUR1008 - INSTITUICOES DO DIREITO

JUR1018 - INST DO DIREITO(PARA ADM)

JUR1022 - NOCOES DE DIREITO P/ EMPREEND

JUR1028 - DIREITO COMERCIAL E TRIBUTARIO

JUR1240 - NEGOCIAC,MEDIACAO/ARBITRAGEM

JUR1250 - MERCADO DE CAPITAIS

JUR1251 - PROPRIEDADE INTELECTUAL

JUR1653 - CONTRATOS INTERNACIONAIS

JUR1809 - DIREITO DO AUTOR

JUR1834 - DIREITO DO CONSUMIDOR

5º Período Diurno

Estudo de Caso aplicando a teoria abordada no curso de Administração com foco nas atividades de Organizações, tanto no setor público como no privado. Alinhamento da estrutura e processo organizacionais com estratégia e desempenho. Visão de gerenciamento de processos de negócio.

Conceito de inflação, juros e política monetária. Custo do dinheiro no tempo. Juros. Juros simples e juros compostos. Taxas nominal, proporcional, equivalente e efetiva. Operações de desconto. Modelos de amortização: sistemas Price, SAC e misto. Fluxos não uniformes. Operações de leasing. Indicadores de fluxo de caixa: taxa de desconto, valor presente líquido, taxa interna de retorno, payback e retorno econômico.

Conceituação de serviço e implicações para Marketing. Classificação e concepção de novos serviços. O composto de marketing expandido, encontros de serviços, gestão de capacidade e demanda de serviços, dimensões de qualidade, recuperação de serviços.

Antecedentes e fundamentos teóricos da Governança Corporativa. Compliance e combate a fraudes. Mecanismos de Governança Corporativa. Governança e processo decisório. Ética corporativa e profissional. Tendências da Governança Corporativa no Brasil e no Mundo. Conceitos de reputação, capital reputacional e risco corporativo. Gestão de riscos corporativos: normas, modelos, processos e controles. Estudos de caso reais.

Desenvolvimento e implantação de estratégias de operações em manufaturas e serviços. Arquitetura de manufaturas e serviços. Análise e melhoria de processos operacionais. Gestão de redes de suprimentos. Sustentabilidade e gestão sócio ambiental. Previsões. Gestão estratégica da capacidade e da demanda de operações. Gestão estratégica de qualidade e produtividade de operações. Novas tecnologias para a gestão de operações.

Impactos socioambientais das organizações. ODS e Sustentabilidade corporativa: modelos de negócios circulares e de impacto socioambiental; estratégias climáticas; avaliação do desempenho (TBL GRI e empresas B). Responsabilidade Social Corporativa: normas, modelos e ferramentas. Gestão ambiental pública e privada: modelos, estratégias, ferramentas (ACV; P+L e ecoeficiência). Marketing verde e consumo sustentável.

6º Período Diurno

Estudo de Casos integrando a teoria acumulada no curso de Administração com foco nas atividades de Organizações, Marketing, Estratégia e Finanças, tanto no setor público como no privado.

Suporte para consultoria empresarial. Avaliação de ambiente interno e diagnóstico. Proposta customizada de revisão e alternativas para a empresa-objetivo. Valuation.

Suporte à consultoria empresarial em marketing, no que tange a função de marketing no processo gerencial, análise do ambiente externo, segmentação, posicionamento e composto mercadológico (produto, precificação, promoção e canais de distribuição).

Pesquisa operacional como auxílio na tomada de decisão. Programação Linear: Modelagem, Algoritmo Simplex e casos especiais. Dualidade e Análise de Sensibilidade. Programação Linear Inteira e Mista. Problema de Transporte e de Designação. Otimização de Redes. Teoria da Decisão. Uso de pacotes computacionais.

Objetivos da empresa e do gestor financeiro. O problema de agência e o controle da empresa. Taxa de juros e avaliação de títulos de renda fixa e de ações. Custo de capital. Decisões de investimentos e critérios de avaliação de investimentos: VPL, TIR, payback e retorno econômico. Fluxo de caixa livre e incremental: análise e avaliação de projetos. Análise de cenários e de sensibilidade. Alavancagem financeira e política de dividendos e retenção de lucros.

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como economia, finanças, operações, marketing, produção, planejamento estratégico e comportamento organizacional. Desenvolvimento de habilidades analíticas, trabalho em equipe, negociação, comunicação, liderança e resolução de conflitos

Conceitos de Tecnologia da Informação aplicados à Organização; Tecnologia da Informação suportando a estratégia e os processos organizacionais; Ética, Privacidade e Segurança e Informação; Soluções tecnológicas e a tomada de decisão; Aquisição de Sistemas de Informação.

SOC1101 - AVENTURA SOCIOL (SOC I)

SOC1114 - SOCIOLOGIA DA ARTE

SOC1120 - SOCIOLOGIA URBANA

SOC1126 - MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS

SOC1128 - SOC APLICADA A ADMINISTRACAO

SOC1141 - SOCIOLOGIA DO DIREITO

SOC1196 - SOCIEDADE, MERCADO/TERC SETOR

SOC1201 - BASES PENSAM POL OCIDENTAL

SOC1202 - CONSTRUCAO LIBERAL E CRITICAS

SOC1203 - INST POLITICAS BRASILEIRAS

SOC1205 - POLITICA I-TEORIA POLITICA

SOC1214 - CONSTRUCAO DA CIDADANIA

SOC1302 - ANTROPOLOGIA CULTURAL

SOC1306 - ESCOLA FRANCESA E ESTRUTURAL

SOC1307 - ANTROPOLOGIA SOCIAL INGLESA

SOC1341 - ANTROPOLOGIA URBANA

SOC1344 - ANTROPOLOGIA DO CORPO

SOC1380 - ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

7º Período Diurno

Mapeamento de oportunidades de negócio. Exploração do processo de inovação pelo pensar do design. Criação de hipótese de problemas e validação em campo. Criação de hipótese de modelo de negócio e validação em campo. Desenvolvimento do plano de negócio – mercado e competidores, plano de marketing, estrutura e operação do negócio, plano de finanças. Elaboração de uma apresentação oral da proposta de negócio.

Demonstração do resultado contábil versus gerencial, mapeamento de investimentos e projeção de resultados. Determinação do custo ideal de capital. Suporte na previsão de vendas. Validação da consistência da monetização de um plano de negócios. Avaliação de projetos e métricas de análise de viabilidade econômica de plano financeiro.

Organização, processo e aplicações da pesquisa de marketing de cunho qualitativo no contexto das decisões de marketing. Métodos qualitativos de pesquisa. A formulação de problemas, fontes de informações, concepção de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados. Apresentação de relatórios.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Monografia e suas partes. Formatos do TCC / monografia: o artigo teórico-empírico e o artigo tecnológico. Partes / capítulos componentes dos formatos de TCC. Regras de formatação de trabalhos acadêmicos. Princípios do processo de planejamento de pesquisa científica em Administração.

Estrutura e processos inerentes a uma cadeia de suprimentos (SC). Métricas e avaliação do desempenho. Fluxos empurrados e puxados. Cadeias de suprimentos responsivas e ágeis. Risco, resiliência e sustentabilidade. Logística verde. Logística reversa. Impacto das novas tecnologias no supply chain management (SCM): Internet of Things, blockchain e logística 4.0. Entrega na última milha.

A consciência ética fundada no valor da Vida e nos Direitos Humanos. A Pessoa humana em todas as suas dimensões: somática, psicoafetiva, social, ecológico-planetária e espiritual. A universalidade da proposta do Reino de Deus, anunciada e inaugurada por Jesus Cristo, como referencial mobilizador da ética: compromisso histórico práxico nas relações básico fundamentais do ser humano.

FIL1000 - INTRODUCAO A FILOSOFIA

FIL1002 - FILOSOFIA DA CIENCIA

FIL1006 - HISTORIA DO PENSAMENTO

FIL1200 - HISTORIA DA FILOSOFIA I

FIL1201 - HISTORIA DA FILOSOFIA II

FIL1202 - HISTORIA DA FILOSOFIA III

FIL1203 - HISTORIA DA FILOSOFIA IV

FIL1204 - HISTORIA DA FILOSOFIA V

FIL1210 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO I

FIL1211 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO II

FIL1212 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO III

FIL1220 - HISTORIA FILOSOFIA ANTIGA I

FIL1221 - HISTORIA FILOSOFIA ANTIGA II

FIL1222 - HISTORIA FILOSOFIA MEDIEVAL

FIL1223 - HISTORIA FILOSOFIA MODERNA I

FIL1224 - HISTORIA FILOSOFIA MODERNA II

FIL1225 - HISTORIA FIL CONTEMPORANEA

FIL1251 - SEMINARIO

FIL1252 - SEMINARIO

FIL1253 - SEMINARIO

FIL1254 - SEMINARIO

FIL1255 - SEMINARIO

FIL1256 - SEMINARIO

FIL1260 - TOPICOS ESPECIAIS

FIL1261 - TOPICOS ESPECIAIS

FIL1302 - TEORIA DO CONHECIMENTO I

FIL1303 - TEORIA DO CONHECIMENTO II

FIL1304 - LOGICA I (INTR FIL A LOGICA)

FIL1305 - LOGICA E ARGUMENTACAO

FIL1310 - LOGICA II(INTR A LOG MODERNA)

FIL1315 - LOGICA MATEMATICA I

FIL1318 - FUNDAMENTOS DA MATEMATICA

FIL1319 - FILOSOFIA DA LOGICA

FIL1332 - EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS I

FIL1333 - EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS II

FIL1400 - FILOSOFIA GERAL I

FIL1401 - FILOSOFIA GERAL II

FIL1500 - FILOSOFIA DA NATUREZA

FIL1600 - ANTROPOLOGIA FILOSOFICA I

FIL1601 - ANTROPOLOGIA FILOSOFICA II

FIL1700 - ETICA I

FIL1701 - ETICA II

FIL1800 - FILOSOFIA DA CULTURA

FIL1801 - FILOSOFIA DA HISTORIA

FIL1802 - FILOSOFIA DA LINGUAGEM

FIL1803 - FILOSOFIA DA ARTE

FIL1804 - FILOSOFIA DA RELIGIAO

FIL1813 - FILOSOFIA SOCIAL

FIL1814 - FILOSOFIA POLITICA

FIL1815 - ESTETICA I

FIL1816 - ESTETICA II

8º Período Diurno

Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): aplicação das teorias administrativas pertinentes na forma de um artigo teórico-empírico ou um artigo tecnológico. O TCC deverá ser entregue e defendido perante uma banca, dentro das normas estabelecidas pela Coordenação de Graduação.

GEO1216 - GEOGRAFIA POLITICA

GEO1217 - ESPACO URBANO

GEO1409 - GEO DO MUNDO CONTEMPORANEO I

GEO1410 - GEO DO MUNDO CONTEMPORANEO II

GEO1513 - PLANEJ E GESTAO DO TERRITORIO

GEO1636 - RECURSOS NATUR/MEIO AMBIENTE

HIS1323 - HISTORIA CONTEMPORANEA III

HIS1324 - HISTORIA CONTEMPORANEA IV

HIS1414 - HISTORIA DO BRASIL IV

HIS1415 - HISTORIA DO BRASIL V

HIS1608 - HISTORIA ECONOMICA GERAL I

HIS1609 - HISTORIA ECONOMICA GERAL II

A crise socioambiental contemporânea. Fundamentos antropológicos, históricos, filosóficos e teológicos da ética socioambiental e dos Direitos Humanos. A contribuição da perspectiva cristã para o discernimento crítico e a construção de uma nova sociedade sustentável, justa e inclusiva. Os Direitos Humanos e o Estado Democrático de Direito. Diálogo interdisciplinar e Direitos Humanos. A Igreja Católica e suas contribuições aos Direitos Humanos. Movimentos eclesiais e Direitos Humanos: identidade, diálogo e profetismo hoje.

Período Letivo Indeterminado

ADM1016 - BLOCKCHAIN E FINANCAS DIGITAIS

ADM1310 - PLANEJ FINANCEIRO E ORCAMENTO

ADM1311 - MERC CAPITAIS E INVESTIMENTOS

ADM1312 - FINANCAS INTERNACIONAIS

ADM1313 - INST FINANCEIRAS NO BRASIL

ADM1314 - AVALIACAO DE PROJ E EMPRESAS

ADM1315 - DERIVATIVOS FINANCEIROS

ADM1316 - FINANCAS DE ENERGIA

ADM1317 - FINANCAS COMPORTAMENTAIS

ADM1410 - MARKETING DE VAREJO

ADM1411 - CRM MKT DE RELACIONAMENTO

ADM1412 - TRADE MARKETING E VENDAS

ADM1413 - GESTAO DE MARCAS

ADM1414 - COMUNICACAO INTEGRADA DE MKT

ADM1415 - MARKETING DIGITAL

ADM1416 - MARKETING EM HOSPITALIDADE

ADM1417 - MARKETING INTERNACIONAL

ADM1418 - MARKETING SOCIAL

ADM1610 - GESTAO DA INOVACAO

ADM1611 - INTERNACIONAL DE EMPRESAS

ADM1612 - GESTAO DE PROJETOS

ADM1613 - CADEIAS DE SUPRIM SUSTENTAVEIS

ADM1614 - ALIANCAS ESTRATEGICAS E DESEMP

ADM1615 - INIVACAO NO SETOR PUBLICO

ADM1710 - INTRODUCAO A ANALISE DE DADOS

ADM1711 - PENSAMENTO ANALITICO

ADM1712 - INTELIGENCIA PARA NEGOCIOS

ADM1713 - FERRAM DIGITAIS PARA ADMIN

ADM1714 - BIG DATA PARA NEGOCIOS

ADM1715 - ANA AVANC DADOS QUALI E QUANT

ADM1910 - CAP, SEL E RET DE TALENTOS

ADM1911 - CARREIRA E REMUNERACAO

ADM1912 - CRIATIVIDADE E INOVACAO ORG

ADM1913 - CULTURA, PODER E MUDANCA ORG

ADM1914 - DESENV E GESTAO COMPETENCIAS

ADM1915 - DESIGN THINKING NA GESTAO EMP

ADM1916 - FUNDAMENTOS DA LIDERANCA

ADM1918 - PROC DECIS E RESOL CONFLITOS

ADM1919 - APREND ORG E GEST CONHECIMENTO

ADM9970 - FINANCIAL MODELING

ADM9975 - STRATEGY IN TURBUL ENVIRON

ADM9977 - BUS. AND INNOVATION ECOSYSTEMS

ADM9978 - INTL PROJECT MANAGEMENT

ADM9983 - VALUATION AND REAL OPTIONS

Bacharelado em Administração Noturno
1º Período Noturno

Ambiente externo contextual. Os diferentes tipos de organizações na contemporaneidade. Funcionamento da organização. Cadeia de Valor e sua relação com as áreas funcionais na prática (finanças, marketing, gestão de pessoas, produção, logística) e com os processos organizacionais. Stakeholders. Fundamentos de Planejamento, Controle, Organização e Direção. A formação, os papéis e as práticas do administrador.

Representar e resolver situações-problema: escalonamento de sistemas lineares, inversão de matrizes através do método de Gauss. Estudo quantitativo e qualitativo das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Análise quantitativa e qualitativa de gráficos, com ênfase em gráficos da mídia e de produções acadêmicas na área de Administração e Economia. Desenvolvimento dos conceitos propostos com o Excel e outros aplicativos.

Teorias da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise. Visões contemporâneas. Funções mentais superiores. Comportamento individual, diferenças individuais e seus impactos no comportamento em grupo. Atitudes, valores e personalidade. Sentido do trabalho; prazer e sofrimento no trabalho. Autoconhecimento. Relações empáticas.

Fluxo circular da renda; medidas de desempenho da atividade econômica e noções de contabilidade nacional (agregados macroeconômicos); índices de preço(?); determinação da renda em uma economia fechada; teoria da demanda agregada; o mercado de fundos emprestáveis; noções de teoria monetária; teoria da oferta agregada; inflação e desemprego; déficit público e seu financiamento; modelo IS/LM para uma economia fechada; balanço de pagamentos; regimes de câmbio; determinação da renda em uma economia aberta; modelo de Mundell-Fleming; ciclos econômicos; crescimento econômico.

Prática de comunicação na empresa: currículo, e-mail, carta, artigos argumentativos e exposições orais. Prática na elaboração de slides para apresentação oral informativa/argumentativa. Níveis de formalidade na produção de textos empresariais. Norma padrão da língua portuguesa, vocabulário, coesão, progressão temática, clareza e concisão. Multiletramento em práticas empresariais. Competência comunicativa, contexto, situação de comunicação. Ação, cooperação, poder, gerenciamento de imagem, polidez na linguagem verbal e não verbal.

2º Período Noturno

Aplicação e derivada e integral de funções de uma variável para solução de problemas aplicados à Administração e Economia. Técnicas de otimização quantitativa. Estudo quantitativo e qualitativo de gráficos da mídia e de operações acadêmicas na área de Administração e Economia. Uso dos conceitos matemáticos em questões do tipo Asserção Razão. Desenvolvimento dos conceitos acima com o uso do Excel e de outros aplicativos.

Conceitos essenciais, tipos de sociedades e partes interessadas. Contabilidade como ferramenta de controle e decisão. Contas, subcontas e plano de contas. Livros contábeis e mecanismo das partidas dobradas. Demonstrações contábeis e conceitos financeiros relacionados. Valor patrimonial e de mercado. Noções de tributação nas empresas e governança corporativa. Fluxo de caixa e ciclos operacional e financeiro. Princípios contábeis internacionais (IFRS). Função das auditorias interna e externa.

Visão geral da função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com as outras áreas da organização e com o mercado. Análise do ambiente externo, gestão estratégica de marketing, segmentação, posicionamento. Planejamento do produto, precificação, promoção e canais de distribuição.

Comportamento Organizacional. Valores e Personalidade. Satisfação, Comprometimento e Motivação no Trabalho. Percepção, Decisão e Criatividade. Diversidade nas Organizações Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional.

Contextualização Histórica do Pensamento Administrativo. Escola Clássica de Administração e o movimento da Administração Científica. Escola de Relações Humanas. Abordagem Comportamental. Teoria da Burocracia e Abordagem Estruturalista. Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações. Teoria Contingencial.

3º Período Noturno

Apresentar os conceitos de estrutura organizacional e critérios de departamentalização. Retomar e aprofundar os conceitos de análise de ambiente. Análise e diagnóstico de uma empresa real permitindo a integração das teorias até então estudadas. Aplicação de modelos de análise estratégica (SWOT, BCG, entre outros já apresentados).

Introdução à Lógica matemática através de proposições, conectivos lógicos e tabelas-verdade. Estudo das equivalências, implicações lógicas e de algumas falácias. Uso das regras de inferência e de tabelas-verdade para validação de argumentos. Estudo dos quantificadores. Resolução de questões da lógica matemática de concursos e processos seletivos.

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. Análise exploratória de dados. Produção de pesquisas e definição de amostras. Pesquisa quantitativa em fontes primárias e secundárias. Descrição Gráfica e Tabular. Medidas de tendência central e variabilidade. Métodos de identificação de outliers. Probabilidade. Distribuições de probabilidade: Discretas e Contínuas. Uso de ferramentas computacionais para construção de gráficos e análise descritiva de cenários reais.

Contabilidade Financeira e Gerencial. Despesa, custo e investimento. Departamentalização. Avaliação dos estoques: peps, ueps e custo médio. Sistema de custeio direto ou por absorção, variável e custeio baseado em atividades (ABC). Margem de contribuição, Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e alavancagem operacional. Estratégias de precificação.

A função de marketing e sua estruturação organizacional em diferentes contextos. Gerência de produtos, lançamento de novos produtos, dimensões promocionais, de preço e de distribuição. Gestão estratégica de marketing.

Competências e papéis dos gestores em diversos modelos organizacionais. Gerenciamento de relações humanas. Colaboração: compromisso e coesão. Gerenciamento de processos internos. Controle: estabilidade e conformidade. Gerenciamento de metas racionais. Competição: produtividade e lucratividade. Gerenciamento de sistemas abertos. Criação: mudanças e adaptabilidade.

Histórico, contexto e importância de Gestão de Pessoas (GP). Mercado de trabalho e o planejamento de GP. Desafios do mundo contemporâneo e impactos da tecnologia na GP. Planejamento de Carreira. Captação, Seleção e Retenção. Treinamento e Desenvolvimento. Avaliação de Potencial e de Desempenho. Cargos e Remuneração. Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Relações trabalhistas.

4º Período Noturno

Conceito de valor. Proposta de valor. Técnicas de Design Thinking para identificar problemas e necessidades de clientes e empresas. Exploração e análise de potencial econômico de oportunidades de negócio. Exploração de problemas e necessidades em setores econômicos. Desenho de modelos de negócio inovadores de diferentes tipos (tecnológico, social, cultural). Desenvolvimento de um banco de oportunidades.

Conceituação da inferência estatística. Amostragem. Distribuições de probabilidades dos principais estimadores pontuais (média e proporção). Estimação intervalar na tomada de decisão. Testes de hipóteses para parâmetros populacionais. ANOVA. Teste Qui-quadrado. Regressão Linear Simples. Uso de softwares estatísticos para análise de dados quantitativos.

Tomada de decisões com base nos demonstrativos contábeis e gerenciais. Princípios contábeis internacionais (IFRS) e efeitos. Análises de demonstrações sucessivas. Abordagem fundamentalista: cálculo e interpretação de indicadores, múltiplos e ciclos. Diagnostico a situação econômica e financeira da empresa. Identidade Du Pont e alavancagem operacional e financeira.

Organização, processo e aplicações da pesquisa de marketing de cunho quantitativo no contexto das decisões de marketing. Métodos quantitativos de pesquisa. A formulação de problemas, fontes de informações, concepção de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados. Apresentação de relatórios.

O consumidor como tomador de decisões. Determinantes básicos do comportamento do consumidor. O papel do indivíduo, grupos de referência e do ambiente nas decisões de consumo e compra. Modelos de comportamento do consumidor. Aplicações em estratégias de marketing.

Conceitos de proposta de valor e modelo de negócio. Processo de construção de modelo de negócio. Canvas do Business Model Generation. Perspectivas da inovação em negócio. Análise de padrões de modelos de negócio digital: cauda longa, multi-sided plataform, freemium e market place. Práticas de aprimoramento e construção de modelos inovadores de negócio. Portfólio de modelos de negócio.

Análise do ambiente competitivo, incluindo macro ambiente e análise das forças competitivas. Análise do ambiente interno, avaliação dos recursos e capacidades das empresas. Análise da criação de valor e escolhas estratégicas de custo e diferenciação. Mensuração do desempenho empresarial e análise da posição competitiva. Estratégias corporativas de integração vertical, formação de alianças e diversificação.

5º Período Noturno

Estudo de Caso aplicando a teoria abordada no curso de Administração com foco nas atividades de Organizações, tanto no setor público como no privado. Alinhamento da estrutura e processo organizacionais com estratégia e desempenho. Visão de gerenciamento de processos de negócio.

Conceito de inflação, juros e política monetária. Custo do dinheiro no tempo. Juros. Juros simples e juros compostos. Taxas nominal, proporcional, equivalente e efetiva. Operações de desconto. Modelos de amortização: sistemas Price, SAC e misto. Fluxos não uniformes. Operações de leasing. Indicadores de fluxo de caixa: taxa de desconto, valor presente líquido, taxa interna de retorno, payback e retorno econômico.

Conceituação de serviço e implicações para Marketing. Classificação e concepção de novos serviços. O composto de marketing expandido, encontros de serviços, gestão de capacidade e demanda de serviços, dimensões de qualidade, recuperação de serviços.

Antecedentes e fundamentos teóricos da Governança Corporativa. Compliance e combate a fraudes. Mecanismos de Governança Corporativa. Governança e processo decisório. Ética corporativa e profissional. Tendências da Governança Corporativa no Brasil e no Mundo. Conceitos de reputação, capital reputacional e risco corporativo. Gestão de riscos corporativos: normas, modelos, processos e controles. Estudos de caso reais.

Desenvolvimento e implantação de estratégias de operações em manufaturas e serviços. Arquitetura de manufaturas e serviços. Análise e melhoria de processos operacionais. Gestão de redes de suprimentos. Sustentabilidade e gestão sócio ambiental. Previsões. Gestão estratégica da capacidade e da demanda de operações. Gestão estratégica de qualidade e produtividade de operações. Novas tecnologias para a gestão de operações.

Fundamentação antropológica da abertura do ser humano ao Transcendente. O fenômeno religioso no contexto atual, interpelações e novos paradigmas. Construção de conceitos fundamentais do fenômeno religioso e estudo crítico dos modelos teóricos de interpretação. Manifestações religiosas históricas e contemporâneas. Pluralismo, tolerância e o necessário diálogo inter-religioso. Os direitos humanos na perspectiva das grandes religiões.

6º Período Noturno

Estudo de Casos integrando a teoria acumulada no curso de Administração com foco nas atividades de Organizações, Marketing, Estratégia e Finanças, tanto no setor público como no privado.

Suporte para consultoria empresarial. Avaliação de ambiente interno e diagnóstico. Proposta customizada de revisão e alternativas para a empresa-objetivo. Valuation.

Suporte à consultoria empresarial em marketing, no que tange a função de marketing no processo gerencial, análise do ambiente externo, segmentação, posicionamento e composto mercadológico (produto, precificação, promoção e canais de distribuição).

Pesquisa operacional como auxílio na tomada de decisão. Programação Linear: Modelagem, Algoritmo Simplex e casos especiais. Dualidade e Análise de Sensibilidade. Programação Linear Inteira e Mista. Problema de Transporte e de Designação. Otimização de Redes. Teoria da Decisão. Uso de pacotes computacionais.

Objetivos da empresa e do gestor financeiro. O problema de agência e o controle da empresa. Taxa de juros e avaliação de títulos de renda fixa e de ações. Custo de capital. Decisões de investimentos e critérios de avaliação de investimentos: VPL, TIR, payback e retorno econômico. Fluxo de caixa livre e incremental: análise e avaliação de projetos. Análise de cenários e de sensibilidade. Alavancagem financeira e política de dividendos e retenção de lucros.

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como economia, finanças, operações, marketing, produção, planejamento estratégico e comportamento organizacional. Desenvolvimento de habilidades analíticas, trabalho em equipe, negociação, comunicação, liderança e resolução de conflitos

Conceitos de Tecnologia da Informação aplicados à Organização; Tecnologia da Informação suportando a estratégia e os processos organizacionais; Ética, Privacidade e Segurança e Informação; Soluções tecnológicas e a tomada de decisão; Aquisição de Sistemas de Informação.

Teoria Institucional e Neo-institucional. Aprendizagem Organizacional. Teoria da Agência. Organizing e Sensemaking. Estudos Críticos de Gestão. Pós-estruturalismo. Outras perspectivas contemporâneas.

7º Período Noturno

Mapeamento de oportunidades de negócio. Exploração do processo de inovação pelo pensar do design. Criação de hipótese de problemas e validação em campo. Criação de hipótese de modelo de negócio e validação em campo. Desenvolvimento do plano de negócio – mercado e competidores, plano de marketing, estrutura e operação do negócio, plano de finanças. Elaboração de uma apresentação oral da proposta de negócio.

Demonstração do resultado contábil versus gerencial, mapeamento de investimentos e projeção de resultados. Determinação do custo ideal de capital. Suporte na previsão de vendas. Validação da consistência da monetização de um plano de negócios. Avaliação de projetos e métricas de análise de viabilidade econômica de plano financeiro.

Organização, processo e aplicações da pesquisa de marketing de cunho qualitativo no contexto das decisões de marketing. Métodos qualitativos de pesquisa. A formulação de problemas, fontes de informações, concepção de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados. Apresentação de relatórios.

Estrutura e processos inerentes a uma cadeia de suprimentos (SC). Métricas e avaliação do desempenho. Fluxos empurrados e puxados. Cadeias de suprimentos responsivas e ágeis. Risco, resiliência e sustentabilidade. Logística verde. Logística reversa. Impacto das novas tecnologias no supply chain management (SCM): Internet of Things, blockchain e logística 4.0. Entrega na última milha.

SOC1101 - AVENTURA SOCIOL (SOC I)

SOC1114 - SOCIOLOGIA DA ARTE

SOC1120 - SOCIOLOGIA URBANA

SOC1126 - MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS

SOC1128 - SOC APLICADA A ADMINISTRACAO

SOC1141 - SOCIOLOGIA DO DIREITO

SOC1196 - SOCIEDADE, MERCADO/TERC SETOR

SOC1201 - BASES PENSAM POL OCIDENTAL

SOC1202 - CONSTRUCAO LIBERAL E CRITICAS

SOC1203 - INST POLITICAS BRASILEIRAS

SOC1205 - POLITICA I-TEORIA POLITICA

SOC1214 - CONSTRUCAO DA CIDADANIA

SOC1302 - ANTROPOLOGIA CULTURAL

SOC1306 - ESCOLA FRANCESA E ESTRUTURAL

SOC1307 - ANTROPOLOGIA SOCIAL INGLESA

SOC1341 - ANTROPOLOGIA URBANA

SOC1344 - ANTROPOLOGIA DO CORPO

SOC1380 - ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

CRE1112 - O CRIST E AS GRANDES RELIGIOES

CRE1113 - CRISTIANISMO E ATEISMO

CRE1115 - CRISTIANISMO E JUDAISMO

CRE1116 - BIBLIA E CRISTIANISMO

CRE1117 - CRIST E DIAL COM O MUNDO MODER

CRE1118 - CRISTIANISMO E PROBL SOCIAIS

CRE1127 - O CRISTIANISMO

CRE1134 - HISTORIA E REVELACAO

CRE1136 - SOCIOLOGIA DA RELIGIAO

CRE1146 - PENSAMENTO SOCIAL CRISTAO I

CRE1167 - ETICA PROFISSIONAL(P/ECO-ADM)

TEO1230 - CRISTOLOGIA

TEO1242 - ANTROP TEO I:CRIACAO E PECADO

TEO1243 - CRISTOLOGIA

TEO1245 - ECLESIOLOGIA

TEO1246 - ANTROP TEO II:A VIDA DA GRACA

TEO1255 - TEOLOGIA DO LAICATO

TEO1322 - EVANG SIN E ATOS DOS APOSTOLOS

TEO1328 - ESCRIT PAULIN E CARTA HEBREUS

TEO1802 - PASTORAL I

8º Período Noturno

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Monografia e suas partes. Formatos do TCC / monografia: o artigo teórico-empírico e o artigo tecnológico. Partes / capítulos componentes dos formatos de TCC. Regras de formatação de trabalhos acadêmicos. Princípios do processo de planejamento de pesquisa científica em Administração.

Impactos socioambientais das organizações. ODS e Sustentabilidade corporativa: modelos de negócios circulares e de impacto socioambiental; estratégias climáticas; avaliação do desempenho (TBL GRI e empresas B). Responsabilidade Social Corporativa: normas, modelos e ferramentas. Gestão ambiental pública e privada: modelos, estratégias, ferramentas (ACV; P+L e ecoeficiência). Marketing verde e consumo sustentável.

A consciência ética fundada no valor da Vida e nos Direitos Humanos. A Pessoa humana em todas as suas dimensões: somática, psicoafetiva, social, ecológico-planetária e espiritual. A universalidade da proposta do Reino de Deus, anunciada e inaugurada por Jesus Cristo, como referencial mobilizador da ética: compromisso histórico práxico nas relações básico fundamentais do ser humano.

FIL1000 - INTRODUCAO A FILOSOFIA

FIL1002 - FILOSOFIA DA CIENCIA

FIL1006 - HISTORIA DO PENSAMENTO

FIL1200 - HISTORIA DA FILOSOFIA I

FIL1201 - HISTORIA DA FILOSOFIA II

FIL1202 - HISTORIA DA FILOSOFIA III

FIL1203 - HISTORIA DA FILOSOFIA IV

FIL1204 - HISTORIA DA FILOSOFIA V

FIL1210 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO I

FIL1211 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO II

FIL1212 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO III

FIL1220 - HISTORIA FILOSOFIA ANTIGA I

FIL1221 - HISTORIA FILOSOFIA ANTIGA II

FIL1222 - HISTORIA FILOSOFIA MEDIEVAL

FIL1223 - HISTORIA FILOSOFIA MODERNA I

FIL1224 - HISTORIA FILOSOFIA MODERNA II

FIL1225 - HISTORIA FIL CONTEMPORANEA

FIL1251 - SEMINARIO

FIL1252 - SEMINARIO

FIL1253 - SEMINARIO

FIL1254 - SEMINARIO

FIL1255 - SEMINARIO

FIL1256 - SEMINARIO

FIL1260 - TOPICOS ESPECIAIS

FIL1261 - TOPICOS ESPECIAIS

FIL1302 - TEORIA DO CONHECIMENTO I

FIL1303 - TEORIA DO CONHECIMENTO II

FIL1304 - LOGICA I (INTR FIL A LOGICA)

FIL1305 - LOGICA E ARGUMENTACAO

FIL1310 - LOGICA II(INTR A LOG MODERNA)

FIL1315 - LOGICA MATEMATICA I

FIL1318 - FUNDAMENTOS DA MATEMATICA

FIL1319 - FILOSOFIA DA LOGICA

FIL1332 - EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS I

FIL1333 - EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS II

FIL1400 - FILOSOFIA GERAL I

FIL1401 - FILOSOFIA GERAL II

FIL1500 - FILOSOFIA DA NATUREZA

FIL1600 - ANTROPOLOGIA FILOSOFICA I

FIL1601 - ANTROPOLOGIA FILOSOFICA II

FIL1700 - ETICA I

FIL1701 - ETICA II

FIL1800 - FILOSOFIA DA CULTURA

FIL1801 - FILOSOFIA DA HISTORIA

FIL1802 - FILOSOFIA DA LINGUAGEM

FIL1803 - FILOSOFIA DA ARTE

FIL1804 - FILOSOFIA DA RELIGIAO

FIL1813 - FILOSOFIA SOCIAL

FIL1814 - FILOSOFIA POLITICA

FIL1815 - ESTETICA I

FIL1816 - ESTETICA II

JUR1008 - INSTITUICOES DO DIREITO

JUR1018 - INST DO DIREITO(PARA ADM)

JUR1022 - NOCOES DE DIREITO P/ EMPREEND

JUR1028 - DIREITO COMERCIAL E TRIBUTARIO

JUR1240 - NEGOCIAC,MEDIACAO/ARBITRAGEM

JUR1250 - MERCADO DE CAPITAIS

JUR1251 - PROPRIEDADE INTELECTUAL

JUR1653 - CONTRATOS INTERNACIONAIS

JUR1809 - DIREITO DO AUTOR

JUR1834 - DIREITO DO CONSUMIDOR

9º Período Noturno

Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): aplicação das teorias administrativas pertinentes na forma de um artigo teórico-empírico ou um artigo tecnológico. O TCC deverá ser entregue e defendido perante uma banca, dentro das normas estabelecidas pela Coordenação de Graduação.

GEO1216 - GEOGRAFIA POLITICA

GEO1217 - ESPACO URBANO

GEO1409 - GEO DO MUNDO CONTEMPORANEO I

GEO1410 - GEO DO MUNDO CONTEMPORANEO II

GEO1513 - PLANEJ E GESTAO DO TERRITORIO

GEO1636 - RECURSOS NATUR/MEIO AMBIENTE

HIS1323 - HISTORIA CONTEMPORANEA III

HIS1324 - HISTORIA CONTEMPORANEA IV

HIS1414 - HISTORIA DO BRASIL IV

HIS1415 - HISTORIA DO BRASIL V

HIS1608 - HISTORIA ECONOMICA GERAL I

HIS1609 - HISTORIA ECONOMICA GERAL II

A crise socioambiental contemporânea. Fundamentos antropológicos, históricos, filosóficos e teológicos da ética socioambiental e dos Direitos Humanos. A contribuição da perspectiva cristã para o discernimento crítico e a construção de uma nova sociedade sustentável, justa e inclusiva. Os Direitos Humanos e o Estado Democrático de Direito. Diálogo interdisciplinar e Direitos Humanos. A Igreja Católica e suas contribuições aos Direitos Humanos. Movimentos eclesiais e Direitos Humanos: identidade, diálogo e profetismo hoje.

Período Letivo Indeterminado

ADM1016 - BLOCKCHAIN E FINANCAS DIGITAIS

ADM1310 - PLANEJ FINANCEIRO E ORCAMENTO

ADM1311 - MERC CAPITAIS E INVESTIMENTOS

ADM1312 - FINANCAS INTERNACIONAIS

ADM1313 - INST FINANCEIRAS NO BRASIL

ADM1314 - AVALIACAO DE PROJ E EMPRESAS

ADM1315 - DERIVATIVOS FINANCEIROS

ADM1316 - FINANCAS DE ENERGIA

ADM1317 - FINANCAS COMPORTAMENTAIS

ADM1410 - MARKETING DE VAREJO

ADM1411 - CRM MKT DE RELACIONAMENTO

ADM1412 - TRADE MARKETING E VENDAS

ADM1413 - GESTAO DE MARCAS

ADM1414 - COMUNICACAO INTEGRADA DE MKT

ADM1415 - MARKETING DIGITAL

ADM1416 - MARKETING EM HOSPITALIDADE

ADM1417 - MARKETING INTERNACIONAL

ADM1418 - MARKETING SOCIAL

ADM1610 - GESTAO DA INOVACAO

ADM1611 - INTERNACIONAL DE EMPRESAS

ADM1612 - GESTAO DE PROJETOS

ADM1613 - CADEIAS DE SUPRIM SUSTENTAVEIS

ADM1614 - ALIANCAS ESTRATEGICAS E DESEMP

ADM1615 - INIVACAO NO SETOR PUBLICO

ADM1710 - INTRODUCAO A ANALISE DE DADOS

ADM1711 - PENSAMENTO ANALITICO

ADM1712 - INTELIGENCIA PARA NEGOCIOS

ADM1713 - FERRAM DIGITAIS PARA ADMIN

ADM1714 - BIG DATA PARA NEGOCIOS

ADM1715 - ANA AVANC DADOS QUALI E QUANT

ADM1910 - CAP, SEL E RET DE TALENTOS

ADM1911 - CARREIRA E REMUNERACAO

ADM1912 - CRIATIVIDADE E INOVACAO ORG

ADM1913 - CULTURA, PODER E MUDANCA ORG

ADM1914 - DESENV E GESTAO COMPETENCIAS

ADM1915 - DESIGN THINKING NA GESTAO EMP

ADM1916 - FUNDAMENTOS DA LIDERANCA

ADM1918 - PROC DECIS E RESOL CONFLITOS

ADM1919 - APREND ORG E GEST CONHECIMENTO

ADM9970 - FINANCIAL MODELING

ADM9975 - STRATEGY IN TURBUL ENVIRON

ADM9977 - BUS. AND INNOVATION ECOSYSTEMS

ADM9978 - INTL PROJECT MANAGEMENT

ADM9983 - VALUATION AND REAL OPTIONS

Professora de Marketing e Supervisora de Desenvolvimento Acadêmico no curso de graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora de Marketing para o Segmento da Cultura e Entretenimento e Economia Criativa para o MBA da mesma instituição. É mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com especialização em Marketing e bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição. Possui MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC- RJ. Após 15 anos de atuação no mercado, trabalhando tanto em empresas de pequeno porte quanto em multinacional, abriu sua própria empresa de consultoria, A.C. Baiocchi Consultoria e Gestão Empresarial, especializada nas áreas de gestão de empresas familiares e abertura de empresas estrangeiras no Brasil. Formada no curso técnico profissional de piano na UFRJ, já trabalhou com teatro infantil, música e dança flamenca. Atualmente cursa o programa de doutorado da PUC-Rio, pesquisando Indústrias Criativas nas Cidades.

> Currículo Lattes
abaiocchi@prof.iag.puc-rio.br

Professora Alessandra de Sá Mello da Costa é doutora em Administração pela EBAPE/FGV, mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e graduada em Administração e História. Professora Adjunta do Departamento de Administração da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade da PUC-Rio e da FAPERJ (Jovem Cientista do Nosso Estado). Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do IAG PUC-Rio, com interesse de pesquisa nas áreas de (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais (perspectivas reflexivas sobre organizações e dinâmica organizacional; novas epistemologias e perspectivas críticas).

> Currículo Lattes
alessandra.costa@iag.puc-rio.br

Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012), está fazendo o doutorado na mesma instituição. Atualmente é Coordenadora Adjunta e Professora do Curso de Administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e também docente na PUC Rio. Leciona as disciplinas de Contabilidade Financeira, Orçamento e Controladoria,Teoria Geral da Administração, Teoria das Organizações e Comportamento Organizacional. Atua 22 anos nas áreas de Planejamento Estratégico e Controladoria. Tem uma trajetória profissional construída em organizações como TVGlobo, Infoglobo, Sul América, Schering-Plough, Furnas e Unisys.

> Currículo Lattes
ana.pinheiro@prof.iag.puc-rio.br

Doutora em Sociologia

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (2003), Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994), possui graduação em Sociologia e Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é coordenadora da área de Organizações, professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da mesma Universidade. Membro do Comitê Científico da área Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) da ANPAD, desde 2013. Tem realizado pesquisas e publicado artigos em periódicos científicos sobre os seguintes temas: comportamento organizacional, educação e inserção profissional. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
aheloisa@iag.puc-rio.br

> Currículo Lattes
andre.klotzle@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Agricultural Economics

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1990) e doutorado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1994), atual Imperial College. Tem especialização em Marketing (IAG/PUC-Rio, 1986) e cursos de extensão em Educação Superior realizados na Harvard Business School (2000) e na PUC-Rio (2002). Foi Coordenador-Adjunto de Graduação do Departamento de Administração e o Vice-Decano de Graduação do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio de 1999 a 2008. Tem atuado como coordenador de diversos cursos de extensão na Universidade. Atualmente é professor de tempo integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Departamento de Administração (IAG), desenvolvendo pesquisas e lecionando nas áreas de Marketing, Meio Ambiente, Gerenciamento de Marcas e Logística Empresarial. Tem trabalhos apresentados em congressos, conferências e seminários, tanto no Brasil como no exterior, incluindo Argentina, Costa Rica, EUA, Escócia, Espanha, Taiwan e República Tcheca. É o atual Coordenador Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio e do Programa Universidade-Comunidade (UNICOM), prestador de serviços de apoio a comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
lacombe@iag.puc-rio.br

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), MBA em Administração de Empresas pelo IBMEC Business School (2000) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor horista da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, lecionando as disciplinas Planejamento Estratégico e Estágio Supervisionado II (Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso). Já lecionou as disciplinas Integradora III (Plano de Negócios) e Estratégias Colaborativas de Marketing.

> Currículo Lattes
andre.roizman@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração e pós-graduada lato sensu em Desenvolvimento de RH pela Fundação Getúlio Vargas, também, Pós-graduada em Educação a Distância pelo SENAC, especialista como Analista de Recursos Humanos pelo Senai e em Cargos e Salários pela FGV, com formação em Economia pela UFRRJ, e formação como Administradora de empresas pela UNESA, curso de extensão de Formação de Tutores Online da Universidade Estácio de Sá, bem como na PUC/IAG. Atua há 20 anos como consultora e professora em diversos segmentos da área de Comportamento Humano e Organizacional, tendo sido Diretora Geral de campus e Diretora Acadêmica da Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do curso de Administração das Universidades Veiga de Almeida (UVA) e Estácio de Sá (UNESA) Coordenadora Geral Adjunta do Curso de Administração da UNESA. Como Gerente Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância, coordenou a implantação da Universidade Virtual da UNESA, desenvolvendo o projeto pedagógico da Ead e coordenando diversos cursos na área de Gestão, Tecnologia da Informação e Educação. Coordenou , também, o curso de pós-graduação em Gestão do Capital Humano da Universidade Cândido Mendes. Esteve como Coordenadora Geral de Integração e Qualidade de Ensino do curso de Administração da UNESA. Docente em cursos de graduação e pós-graduação do IAG/PUC, FGV, Universidade Federal de Vitória, UVA e UNESA, UNIFAC/SP, UCAM, UFF, UFRJ/IARG e FJG/Prefeitura do Rio de Janeiro. Criou e desenvolveu programas de Desenvolvimento Gerencial e de Implantação de Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, treinamento através de vídeos na CBTU; planejamento, coordenação e execução de pesquisa salarial no eixo Rio - São Paulo enquanto Diretora do GRUPISA-Rio, prestando serviços na área de Cargos & Salários e Desenvolvimento Gerencial a SUCESU; reforma jurídico-administrativa do Detran/RJ através de consultoria ao NUSEF/RJ; pesquisa salarial a AENGEFER; Desenvolvimento Gerencial para a TELELISTAS, MAXPEL distribuidora de informática e papelaria , FUBRAE, dentre outras, como também através do IAG/PUC, mais recentemente na Fundação Darci Ribeiro na área de Ead.

> Currículo Lattes
andrea.bitt@prof.iag.puc-rio.br

Possui Mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1996), Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor I da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

> Currículo Lattes
annamssn@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Economia

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977). É Doutor em Economia pela Escola de Pós‐Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (EPGE/FGV-Rio, 1985). Atualmente, é professor do IAG PUC-Rio. Tem experiência em trabalhos publicados na área de Administração, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Derivativos, Mercados Financeiros e Administração de Carteiras. Nos anos de 2007 e 2008, esteve licenciado da PUC-Rio e dirigiu, em São Paulo, o Instituto Educacional da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Nesse período, dentre as várias atividades das quais participou, foi um dos representantes da BM&F no Grupo de Trabalho coordenado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) responsável pela elaboração da “Estratégia Brasileira de Educação Financeira”. Autor dos livros “Introdução aos Derivativos” e “Finanças Internacionais”, publicados em 2002 e 2008, respectivamente, e de diversos artigos sobre derivativos em congressos nacionais e internacionais e em revistas especializadas.

> Currículo Lattes
figueiredo@iag.puc-rio.br

Ciro Torres é professor e pesquisador na tema Empresas, Estado e Sociedade e na área de ética, empresas e governança, responsabilidade social e ambiental corporativa há mais de uma década. Possui experiência em políticas públicas, cidadania e democratização do orçamento público. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1993), fez o mestrado em Ciência Política (Instituições, Políticas Públicas e Interesses) pela mesma Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2000. Foi coordenador da área de ética nas organizações e responsabilidade social empresarial do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) por 10 anos e tem atuado como professor/palestrante na FGV, IE/UFRJ, FIA/FEA USP e COPPE UFRJ durante os últimos anos. Atualmente é professor do IAG da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde trabalha desde 2001, consultor independente de empresas e ONGs, professor no MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ (Pós), professor na Pós Graduação em Ajuda Humanitária e Cooperação Internacional no IRI da PUC e doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFF.

> Currículo Lattes
ciro.torres@prof.iag.puc-rio.br

Experiência profissional em empresas nacionais, multinacionais, startups e instituições acadêmicas, atuando em posições de gestão e liderança das áreas Administrativo-Financeiras, Planejamento Estratégico, Projetos e Consultoria. Sólidos conhecimentos na área de finanças, análise econômico-financeira, gestão, mapeamento de processos e alocação de recursos com foco no crescimento de empresas. Expertise na sistematização da informação, implantação de sistema de gestão de desempenho, revisão e consolidação de ferramenta de gestão. Experiência no relacionamento com fornecedores e bancos, negociação de dívidas, elaboração e implantação de estruturas de controle financeiro com capacitação de todos os envolvidos. Assessoria financeira para empresas de diferentes setores e portes, atuando desde o diagnóstico até a implantação de sistemas de controle. Elaboração de Planos de negócio, visando à adequação de posicionamento de mercado. Competência no relacionamento e articulação com diversos grupos de interesse e públicos – ONG´s, esferas públicas, iniciativas privadas, meio acadêmico, comunidades, associação de moradores, dentre outros, visando o desenvolvimento social, construção de parcerias e viabilização de negócios. Vivência na negociação e interface com órgãos reguladores. Forte atuação e coordenação de projetos multidisciplinares envolvendo complexidades nas interfaces e gerenciamento de diferentes stakeholders com foco na geração de resultados e atenção aos prazos. Expertise no desenvolvimento, aplicação e análise de resultados de pesquisa qualitativas – clima, satisfação, dentre outras. Sólida experiência no relacionamento com diversos empreendedores e colaboração no desenvolvimento de startups, desde a ideação do negócio, modelagem e posterior mentoria. Experiência como docente em instituição como: PUC-Rio, Cândido Mendes, SEBRAE. Facilidade para estruturar metodologias de ensino e materiais didáticos e ampla atuação como facilitadora de grupos.

> Currículo Lattes
claudiasoares@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor/pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da EBAPE/FGV. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, propaganda, marcas, varejo e marketing social. Possui inglês e português fluentes e espanhol avançado.

> Currículo Lattes
daniel.kamlot@prof.iag.puc-rio.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1976), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1980) e aperfeicoamento em Academic Visitor pela Imperial Collegeof Science and Technology(1987). Atualmente é da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Analista de Pesquisa Energetica da Empresa de Pesquisa Energetica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Linha de Transmissão, Transitórios Eletromagnéticos, Sobretensões.

> Currículo Lattes
dourival.jr@prof.iag.puc-rio.br

Profissional com experiência na coordenação de equipe, no ensino superior de Administração de Empresas e na gestão e governança do plano da qualidade de empresa de grande porte, no segmento de Serviços, com foco na definição e na gestão de métricas e indicadores. Experiência acadêmica como Professor do curso de Administração da PUC-Rio, desde 1995 e Professor orientador da área da Qualidade da Empresa Jr. da PUC-Rio, desde 2008. Domínio na gestão por processo e na obtenção de resultados consistentes na solução de problemas complexos de clientes com o estabelecimento de sistemas de monitoramento e uso estratégico da informação. Gestão do programa de Times de Melhoria da Qualidade, com atuação em toda a empresa, utilizando ferramentas, como: Pesquisa de Satisfação, MASP e 6 Sigma, incluindo participação direta na priorização e negociação dos projetos do plano de qualidade. Liderança e comunicação interpessoal, com habilidade para influenciar e conduzir equipes multidisciplinares em projetos complexos de curto, médio e longo prazo.

> Currículo Lattes
eeutropio@prof.iag.puc-rio.br

Possui mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora agregada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

> Currículo Lattes
eliana.giambiagi@prof.iag.puc-rio.br

Possui graduação em pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Inteligência Artificial - Redes Neurais Artificiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Atualização Quasi-Newton Esparsa, Otmização de Problemas de Grande Porte, Algorítimos de Ponto Interior, Concreto e Análise Inversa.

> Currículo Lattes
evandro.goulart@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ de Doutorado-Sanduíche entre setembro de 2016 e agosto de 2017, tendo realizado pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.

> Currículo Lattes
fabioop@iag.puc-rio.br

Mestre em Economia Empresarial e MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getulio Vargas (FGV); pós-graduado em Análise da Conjuntura Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Administração de Empresas. Participou de diversos cursos no Brasil e no exterior, incluindo na Harvard Business School. Larga experiência na área de gestão estratégica e financeira, tendo exercido posições de liderança em empresas globais, como a Shell e Essilor. É professor regular na PUC, IBMEC e ESPM, além de convidado da Universidade de São Paulo (USP). Tem trabalhado também em consultoria e treinamento in-Company em empresas de porte, como Petrobras, Vivo e Coca-Cola.

> Currículo Lattes
fernando.cortezi@prof.iag.puc-rio.br

Doutora em Administração

Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.

> Currículo Lattes
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1996), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida(1991), especialização em Engenharia Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1992), especialização em Docência Superior pela Faculdade Béthencourt da Silva - FABES(1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1999) e aperfeicoamento em Administração de Pequenas e Médias Empresas pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ(1994). Atualmente é Professor Horista da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Diretora da Mais Cultura - Centro de Cultura e Artes Ltda. Atuando principalmente nos seguintes temas:Agroindústria, Desenvolvimento Local.

> Currículo Lattes
glacir.zapata@prof.iag.puc-rio.br

Prof.ª Dr.ª em Administração de Empresas

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC com ênfase em Governança Corporativa e Transparência de Informações, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC, Pós Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio e Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Formação profissional de mais de vinte anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. Nessas empresas, obteve experiência na área de planejamento corporativo e financeiro, Relações com Investidores, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento, custos, qualidade de comunicação ao mercado acionário, valor da empresa, governança corporativa, indicadores contábeis e financeiros. É especialista em Finanças Pessoais e Avaliação de Empresas. Realizou consultoria nas áreas de varejo, petróleo, mineração, TI, setor elétrico, concentrado em avaliação de empresas e análise de risco. É professora da PUC-Rio ministrando aulas em Mercado de Capitais e Investimentos, Administração de Carteiras, Economia Financeira, Gestão Econômica para Empresas, Contabilidade Gerencial e de Custos, Matemática Financeira e Administração Financeira. Coordena também o MBA de Negócios Imobiliário do Banco do Brasil (in company). Por 6 anos foi professora associada da Fucape Business School na área de Finanças e coordenou os cursos de MBA em Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos além de cursos in Company. Na área acadêmica desenvolve pesquisa em finanças corporativas, gestão de ativos, opções reais e marketing financeiro.

 

> Currículo Lattes
graziela@prof.iag.puc-rio.br

João Renato de Souza Coelho Benazzi concluiu o mestrado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2000. Foi coordenador e professor em dedicação integral na graduação em Administração das Faculdades SenaiCetiqt - RJ. Foi também coordenador e professor do curso de graduação em administração da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ) e professor convidado da Fundação Getulio Vargas - RJ e do FGVonline . É professor da graduação e pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Publicou dois livros, um artigo completo em periódico, três capítulos de livros e vinte e cinco trabalhos em anais de eventos no Brasil e no exterior. Participou do desenvolvimento de 1 produto tecnológico. Orientou mais de uma centena de trabalhos de conclusão de curso de graduação em administração e mais de cinqüenta trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu em marketing, gerenciamento de projetos e gestão. Atua na área de Administração e Comunicação, com ênfase nos estudos de consumo, em mercadologia, gestão de serviços e metodologia de pesquisa para Administração e Comunicação. Desde 2003 participa, como pesquisador, do grupo Comunicação, Arte e Cidade (CAC), vinculado à Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Desde 2011 cursa programa de Doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ.

> Currículo Lattes
jbenazzi@prof.iag.puc-rio.br

Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas

Graduado em Administração Pública e de Empresas pela UFRGS , Mestre em Administração pela PUC-Rio e Doutor pela PUC-Rio. Diretor da DataCorp Mercadata do Brasil Ltda. Consultor há mais de vinte anos tendo como clientes Essilor do Brasil (Varilux) , TV Globo, CEG, BR Distribuidora, FURNAS, BNDES, Oi , Peugeot , ARMCO-STACO, Petróleo Ipiranga,  Zamboni Distribuidora  Ortobom e Embelleze, foi gerente comercial e  gestor de marketing em empresas nacionais e multinacionais. Autor dos livros Decidir ou Não Decidir, Marketing para Não Marqueteiros, Mitos Corporativos – O que os MBAs Não Ensinam; Desperte o Empreendedor em Você e Gestão de Mudanças. Atualmente, é coordenador acadêmico do MBA de Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC Rio.

 

> Currículo Lattes
jorge.duro@prof.iag.puc-rio.br

Doutorado em Administração de Empresas - Marketing

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

> Currículo Lattes
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Mídias e Mediações Socioculturais pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio; Professora da disciplina de Empreendedorismo e Desenvolvimento Local na PUC-Rio; Professora do MBA de Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral. Coordenou entre diversos projetos, o Rio Criativo ? Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. É Gerente de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis da PUC-Rio ?nona melhor incubadora do mundo pelo UBI Index ? membro suplemente do Comitê Gestor de Programas Setoriais do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Câmara de APL?s do Estado do Rio de Janeiro, e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em empreendedorismo, economia criativa, inovação e desenvolvimento local além de conferencista em diferentes países e com participações em bancas acadêmicas e de negócios como, por exemplo, membro consultivo, na Universityof Ulster, Irlanda do Norte, em 2014. Escreveu diversos artigos e publicações nacionais e internacionais como ?Do Negócio da Cultura à Cultura dos Negócios?

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
julia.zardo@prof.iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutorado em Engenharia Civil / Estruturas Metálicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Mestrado em Engenharia Civil / Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e Graduação em Engenharia Civil / Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.

Atualmente, no IAG/PUC-Rio (Escola de Negócios da PUC/Rio), é Coordenadora Adjunta de Graduação em Administração, é Coordenadora de Atividades de Formação Complementar e é professora das disciplinas “Pesquisa Operacional”, “Estatística Descritiva e Probabilidade” e “Estatística Inferencial”. Orienta Trabalho Final de Curso de Graduação em Administração nas áreas de Marketing, Logística e Métodos Quantitativas.

No IAG/PUC-Rio foi professora/orientadora de trabalhos dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu - MBA e foi professora de Graduação das disciplinas “Administração da Produção” e “Planilhas para Negócios”.

Atuou como professora de Estatística do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Gerenciamento de Projetos na Escola Politécnica / Núcleo de Pesquisa no Ambiente Construído - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli / UFRJ). Foi Professora Substituta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) nas disciplinas “Isostática”, “Estruturas de Concreto Armado II (Pilares e Fundações)” e “Concepção Estrutural”.

Atuou como professora de Graduação em Administração na ESPM (RJ) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, nas disciplinas “Administração da Produção” e “Matemática Aplicada”.

Experiência profissional como Engenheira Civil na NUCLEN - Nuclebrás Engenharia S.A. e na PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A.. Tem experiência em Estruturas Metálicas e de Concreto Armado.

 

> Currículo Lattes
leamara@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.

> Currículo Lattes
leonardolima@iag.puc-rio.br

Doutora em Administração - Finanças - IAG/PUC-Rio (2013). Mestre em Administração - Instituto Coppead de Administração / UFRJ (2008). Pós-Graduada em Ciências Contábeis - EPGE-FGV- RJ (1998). Bacharel em Matemática, modalidade Informática - UERJ (1985). Funcionária Aposentada do Banco Central do Brasil (BCB) 1985 - 2017, onde atuou 12 anos como Analista de Sistemas e 19,5 anos como inspetora do Departamento de Supervisão Bancária. Professora de Finanças do departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. 

> Currículo Lattes
liana.ribeiro@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Letras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
lpessoa@iag.puc-rio.br

Doutor em Educação

Professor do Departamento de Administração de Empresas da Puc-Rio, onde leciona disciplinas de empreendedorismo e inovação. Coordenou durante 6 anos o centro de empreendedorismo da universidade e atualmente coordena o MAGIS - Centro de Pesquisa em Inovação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Lançou a primeira disciplina de graduação em Blockchain do Brasil em 2016, além de duas startups na área de finanças descentralizadas pela incubadora de empresas da PUC-Rio. Na sua formação acadêmica, tem mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, com especialização em empreendedorismo pela WHU Business School na Alemanha. Em 2018 concluiu o doutorado na área de Educação com uma pesquisa em inovação em mídias digitais.

> Currículo Lattes
luis.carvalho@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração

Graduado em ENGENHARIA ELETRÔNICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPEAD (2004). Professor do quadro principal do IAG - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa: Comportamento do consumidor de baixa renda; Risco percebido em decisões de compra; Comportamento do consumidor online. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
hormeyll@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção

Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.

> Currículo Lattes
brandao@iag.puc-rio.br

Mestra em Gestão de Empresas pelo IAG PUC-Rio, especializada em Gestão de Empresas pelo IAG PUC-Rio e advogada / bacharel em Direito. Atualmente é sócia da Triade Gestão Empresarial e da Brain Ventures e professora do Departamento de Administração da PUC-Rio. Possui experiência na área de Direito e Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, incubação, inovação, ecossitema de inovação, desenvolvimento local, hélice tripla e aliança estratégica.

> Currículo Lattes
lygia@prof.iag.puc-rio.br

Doutorado em Economia

Possui graduação em Administração - Universität Bayreuth (Alemanha) (1994) e doutorado em Economia - Katholische Universität Eichstatt (Alemanha) (1999). Fez pós-doutorado em Finanças Comportamentais pela McMaster University (Canadá) (2009). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração e Economia, com ênfase em Administração Financeira, Mercado de Capitais e Economia, Finanças Internacionais e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: economia financeira, finanças comportamentais, mercado de capitais, econometria, finanças internacionais e economia internacional. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É coordenador do FINE - Núcleo de Pesquisa em Finanças do IAG PUC-Rio e Pesquisador associado do NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do IAG PUC-Rio. Foi ganhador do prêmio de melhor working paper em economia do Banco Central do Brasil na Edição de 2018. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Cientista do Nosso Estado - FAPERJ.

> Currículo Lattes
klotzle@iag.puc-rio.br

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Cursou MBA em Gestão Empresarial - aplicada ao setor elétrico na Universidade Castello Branco (2003). Atua como professor auxiliar na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1994, nas Faculdades de Informática e Administração. Trabalha em FURNAS Centrais Elétricas S.A. desde 1982, sendo atualmente gerente de suporte técnico do Departamento de Processamento de Dados.

> Currículo Lattes
marcelo.pineiro@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas

Professor de Logística e Operações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Instrutor e Coordenador da área de estudos de Logística do Centro de Instrução Almirante Newton Braga (CIANB/Marinha do Brasil). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (1998) e Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1986). Atua há mais de 20 anos na área acadêmica, tendo sido professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Desempenhou por aproximadamente 30 anos diversos cargos na Marinha do Brasil, sempre relacionados a logística e orçamento, destacando-se a direção de 2 órgãos de apoio logístico: Depósito de Subsistência (2009) e Centro de Munição (2011-2012). Concluiu o Curso de Política e Estratégia Marítimas (equivalência à Doutor em Ciências Navais) na Escola de Guerra Naval (EGN) em 2013. Possui especialização em Gestão Internacional (2013), MBA em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e especialização em Administração e Logística de Material (1999) pela UERJ. Cursou os seguintes programas internacionais na área de logística: Integrated Logistic Support and Through Life Support Course, ministrado pela Cranfield University no Rio de Janeiro (2014); International Senior Logistical Officers Course, ministrado pelo Norwegian Defence International Centre (NODEFIC) na Noruega (2010) e International Management Defense Course, ministrado pela Navy Postgraduate School (NPS) nos EUA (2003).

> Currículo Lattes
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração pela EBAPE-FGV, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990). Professor do IBMEC-RJ, da PUC-RJ, Fundação Dom Cabral e da ESPM-RJ. Presidente da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro. Diretor da empresa Sá Ribeiro Multimedia . Consultor de Empresas e Organizações Governamentais. Colaborador da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Membro do Conselho de Administração da empresa Acir S/A.Presidente da Confederação Brasileira de Vela e Coordenador do Centro de Empreendedorismo do IBMEC, CEI.

> Currículo Lattes
marco.ribeiro@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
mcohen@iag.puc-rio.br

Doutora em Administração de Empresas

Doutora em Administração de Empresas, PUC-Rio. Possui graduação em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e mestrado em Engenharia de Produção, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia - Coppe-UFRJ (2012). Tem como foco de pesquisa: aprendizagem organizacional, rotinas organizacionais, inovação, design thinking, e o uso da fenomenografia nas pesquisas em organizações. Na área de Educação Escolar, atou na formação de professores, com ênfase na metodologia de projetos de aprendizagem e no uso da tecnologia na escola. Na área de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, atua com ênfase no diagnóstico e plano de ação para a criação de uma cultura de aprendizagem e para o desenvolvimento do Capital Humano nas organizações. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management) - Crie-Coppe/UFRJ.

> Currículo Lattes
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio; Project Management Professional (PMP); Mestre em Administração; Engenheiro Eletrônico.É Analista de Ciência e Tecnologia Sênior do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) onde atua como gerente de projetos de alta tecnologia na área de guerra eletrônica. É professor convidado nos programas de pós-graduação da Coppead/UFRJ, Universidade Cândido Mendes, Fundação Getúlio Vargas, e no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. É professor e orientador no Mestrado EM Administração da EBAPE– Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da FGV.

> Currículo Lattes
marcos@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas.

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: marketing para a base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, insatisfação/satisfação de consumo, comportamento de reclamação do consumidor e consumerismo.

> Currículo Lattes
marcus.hemais@iag.puc-rio.br

Mestrado em Administração de Empresas ( PUC-RJ ) - MBA em Management- Gestão de Empresas ( PUC-RJ) Especialização em Qualificação para o Magistério Superior ( Universidade Estácio de Sá ) . Experiência nas áreas de Administração e Turismo, com ênfase em Hotelaria.

> Currículo Lattes
leticia.mello@prof.iag.puc-rio.br

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Professora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUC-Rio. Tem experiência na área de Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e consumo; cultura de massa e representações sociais; antropologia do consumo; tempo e narrativa midiática; representações da mulher; representações do bem-estar; comunicação e apresentações.

> Currículo Lattes
marina@prof.iag.puc-rio.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atua como Engenheiro no BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e como professor da PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

> Currículo Lattes
martim.francisco@prof.iag.puc-rio.br

Graduou-se em Administração de Empresas na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1995. Cursou MBA - IAG Management no período de 2006 a 2007 na PUC-Rio e é Mestre em Administração de Empresas pelo IAG na PUC-Rio. Trabalha há mais de vinte anos com gestão de negócios, gestão financeira e também na área de consultoria e auditoria. Atualmente ministra diversas disciplinas no curso de graduação de Administração de Empresas da PUC-Rio bem como em cursos de pós-graduação. Trabalha como consultora em diversos clientes e dá suporte como consultora na Incubadora de Empresas no Instituto Gênesis da PUC-Rio e na Incubadora Rio Criativo. É sócia da empresa de consultoria de gestão de negócios OD Consultoria Planejamento e Estratégia de Mercado Ltda e sócia da empresa TLMV Sistemas Ltda.

> Currículo Lattes
mila.viana@prof.iag.puc-rio.br

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, GRC (Governança Corporativa, Risco & Compliance/Controles Internos) e Sistemas de Informação Gerencial. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 2013. Mais de 30 anos de atuação profissional no ramo de Comunicação/Entretenimento na empresa líder do setor (TV Globo) e em empresas internacionais de consultoria de gestão (Price Waterhouse, Arthur Andersen), em posições de gerência sênior.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
nelson.dabul@prof.iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Administração

Possui doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"(Office Book,2008), "Lideranças Empreendedoras Cariocas" ( Editora Dedix,2012).

> Currículo Lattes
patomei@iag.puc-rio.br

Graduada em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)  Há mais de 25 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e foi tutora da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016) do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) em 2014 e 2018 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.

> Currículo Lattes
patricia.ferreira@prof.iag.puc-rio.br

Economista (PUC-Rio) e Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing (PUC-Rio). Professora de Marketing, Responsabilidade Socioambiental e Metodologia de Pesquisa no Departamento de Adminstração da PUC-Rio (IAG) desde 2006. Ministra as disciplinas de Pesquisa em Marketing e Metodologia de Pesquisa. Temas de pesquisa: comportamento do consumidor, marketing, serviços, novas mídias e comunicação. Consultora em Marketing, Serviços, Pesquisa e Planejamento, tendo desenvolvido projetos para empresas tais como pesquisa de satisfação, pesquisa de clima organizacional, cultura de prestação de serviços, elaboração de plano de marketing, planejamento estratégico, entre outros. Experiência no desenho e condução de pesquisas em marketing envolvendo abordagens qualitativas e quantitativas. Sócia de Trilhas Corporativas, empresa de educação online em gestão em fase de implementação.

> Currículo Lattes
pgomes@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração

Professor de Marketing da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nos cursos de mestrado, doutorado e MBA executivo, onde também é diretor do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.  É consultor com extensa experiência profissional em organizações públicas e privadas de grande porte no Brasil e no exterior. Já ministrou centenas de cursos de desenvolvimento gerencial em diversas instituições brasileiras e internacionais.  Foi Visiting Scholar na Graduate School of Management, University of Massachusetts, e na Graduate School of Business, Columbia University, New York. Realizou inúmeros seminários e cursos no INA —Instituo Nacional de Administração —  no Centro Cultural de Belém, ambos em Portugal e no Instituto Politécnico de Macau.   Sua formação inclui os títulos de Master of Arts, Master of Science e Philosophy Doctor, obtidos nos EUA, além de cursos na London Business School, no INSEAD, e em outras instituições europeias.

> Currículo Lattes
pcmotta@iag.puc-rio.br

Doutorando e Mestre em administração de empresas com ênfase em Finanças pela PUC-Rio/IAG e administrador de empresas pela UFF. Professor de Finanças da PUC-Rio/IAG. Atua há 8 anos na indústria de Venture Capital. Experiência como Investidor. Foi responsável pela estruturação da área de investimento em participações da FINEP, onde já avaliou mais de 400 planos de negócios e capacitou mais 40 empresas. Atuou como consultor de investimentos da Towers Watson e analista financeiro da GlaxoSmithKline.

> Currículo Lattes
raphael.braga@prof.iag.puc-rio.br

> Currículo Lattes
regina.l.sardinha@prof.iag.puc-rio.br

Psicóloga graduada pela UFRJ possui MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002), é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005) e doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional), com conclusão prevista para 2016. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação, supervisora das disciplinas da área de Organizações e coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi. É sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso Teoria e Prática da Docência Online em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas.

 

> Currículo Lattes
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Mestra em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Graduada em Administração de Empresas pela UERJ. Professora Universitária e de Cursos de Extensão, nas modalidades abertos ou in company, nas disciplinas de Administração de Empresas. Pesquisadora nas áreas de Subjetividade, Carreira, Comportamento Organizacional e Relações de Trabalho. Gere projetos de treinamentos corporativos no IAG/PUC-Rio. Consultora na área de Organizações. Sólida experiência em Recursos Humanos adquiridas nos Jornais O Globo, Extra, Diário de SP, Expresso e no site Globo OnLine. Experiência de cinco anos em banco de varejo.

> Currículo Lattes
rmachado@iag.puc-rio.br

Professora e pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade Corporativa. Pós-doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça (2017). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-EAESP (2011). MBA pela RSM Rotterdam School of Management – Universidade Erasmus Holanda (2005) e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP.  Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - PUC-Rio.

> Currículo Lattes
renata.brito@iag.puc-rio.br

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1987). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor horista do Grupo IBMEC, diretor - Colégio Qi e professor horista da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. , atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo e Álgebra.

> Currículo Lattes
rgcamelier@prof.iag.puc-rio.br

Graduado em Administração de Empresas pela UERJ (1985), com pós-graduação em Finanças Corporativas pela PUC-Rio, em Finanças Internacionais e Engenharia Financeira pela FGV e Marketing pela ESPM, com mestrado em Desenvolvimento Empresarial, pela UNESA. Atualmente, é diretor de consultoria na Viso Consultoria & Capacitação, professor de graduação e supervisor de finanças no Departamento de Administração da PUC-Rio, além de professor de pós-graduação do IAG PUC-Rio, ESPM e IBMEC. Ocupou diferentes cargos executivos em empresas do porte da IBM, Price Waterhouse, Saga Sistemas e outras. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, mercado de trabalho, governança corporativa, contabilidade financeira ambiental e estratégia.

> Currículo Lattes
rguchoa@prof.iag.puc-rio.br

Doutora em Educação

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
sanpin@iag.puc-rio.br

Mestre em Economia Empresarial pela UCAM e bacharel em Administração pela UFF. Consultora Financeira e professora nos cursos de graduação e pós-graduação na área de Finanças da ESPM, PUC e Ibmec, bem como em projetos in-Company. Experiência nas áreas de Treinamento e Comercial do setor de bebidas das Empresas Schincariol e AMBEV.

> Currículo Lattes
sheilamaia@prof.iag.puc-rio.br

Professora do quadro complementar do IAG - PUC - Rio de Janeiro. Doutoranda em Administração de Empresas pela PUC RJ com ênfase em Estratégia, tendo completado em 2011 o mestrado em Administração de Empresas na PUC - RJ, obtendo Bolsa Faperj Aluno nota 10. Anteriormente exerceu função de executiva em empresas de Tecnologia da Informação, com 27 anos de experiência, atuando em 3 empresas de grande porte. Experiência em gerenciamento de contas, com responsabilidade sobre a entrega dos serviços, sobre a satisfação do cliente, sobre o resultado financeiro da conta e sobre as vendas para o cliente.

> Currículo Lattes
sylviatam@prof.iag.puc-rio.br

Doutora em Engenharia Mecânica pela COPPE - UFRJ. Mestre em Engenharia Civil pela COPPE - UFRJ. Engenheira Civil pela UFJF. Supervisiona a área Instrumental e da Ênfase Gestão do Ambiente Digital do curso de Administração da PUC-Rio. Professora da Graduação em Administração da PUC-Rio e ESPM-Rio. Pesquisadora Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio (MPGEC) e do Laboratório de Estudos Cidades Criativas (LCC). Editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). Faz parte do grupo de pesquisa Consumo e Sociabilidades, registrado no CNPq.  Desenvolve estudos acadêmicos nas áreas de consumo, marketing, inteligência competitiva e economia criativa.

> Currículo Lattes
veranise.dubeux@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em internacionalização de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Marketing e Vendas do IAG/PUC-Rio e doutoranda em administração de empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi executiva de marketing e possui 16 anos de experiência em gestão de marcas em empresas nacionais e multinacionais, como Wella, P&G, Loreal, Niely e Flora.

> Currículo Lattes
vivian.peuker@prof.iag.puc-rio.br

As inscrições para o processo de seleção do curso de graduação são realizadas por intermédio do DAR (Admissão e Registro) da PUC-Rio.

IR PARA O SITE
voltar para cursos de graduação