CURSO DE GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
DE EMPRESAS
 CURSO DE GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
DE EMPRESAS

DURAÇÃO

O curso tem duração mínima de 3.150 horas-aula, totalizando quatro anos letivos. O prazo máximo para completar o curso é de sete anos letivos. Sugere-se uma programação das disciplinas para oito períodos (quatro anos letivos), para o curso diurno, e nove períodos (quatro anos e meio letivos), para o curso noturno.

HORÁRIOS

Cursos diurno e noturno

ONDE

Campus Gávea

SECRETARIA DE GRADUAÇÃO

e-mail: graduacaoadm@iag.puc-rio.br

Telefone: (21) 2138-9210

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro

Fluxograma Diurno 2020
Fluxograma Noturno 2020

As transformações tecnológicas, econômicas e sociais vêm criando novas necessidades de desenvolvimento para profissionais que queiram atuar no mundo do trabalho de forma competente e responsável.

O curso de Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, alinhado a essas transformações, oferece as condições necessárias para a formação de Administradores(as) capazes de lidar com a complexidade do ambiente de negócios – com pensamento crítico e criativo, e postura pautada pela ética – e aptos(as) a tomar decisões rápidas, embasadas na formação acadêmica de excelência, em cenários de volatilidade e incerteza.

Para isso, o curso está construído sobre as bases de algumas premissas: interdisciplinaridade, competências da contemporaneidade, pensar digital e aprendizagem significativa – o que permite o alinhamento aos debates internacionais sobre formação profissional do século XXI, liderados pelo Fórum Econômico Mundial, que indica como principais competências a serem desenvolvidas, por exemplo, a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico, a criatividade, a inovação e a aprendizagem ativa.

ESTRUTURA DO CURSO

O curso está estruturado em oito ou nove períodos (diurno ou noturno), os quais são orientados por uma Disciplina Integradora de Prática em Administração ou em Empreendedorismo, que integra conceitos e ferramentas de forma interdisciplinar, além de aproximar o(a) aluno(a) da prática profissional, a partir de estratégias de aprendizagem ativa, como: aprendizagem baseada em problemas – utilizando, por exemplo, métodos como action learning, design thinking e cenários transformadores –, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em equipes.

Com um currículo flexível e multidisciplinar, o curso de Administração da PUC-Rio oferece uma formação humanística voltada à atuação em diversos tipos de organizações. Os(as) futuros(as) administradores(as) escolhem, ao longo do programa, as disciplinas específicas que melhor atendem a seus interesses, e se direcionam a uma das cinco ênfases oferecidas – Estratégia, Finanças, Gestão de Pessoas e Processos, Gestão do Ambiente Digital e Marketing.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Além do mapa curricular, são oferecidas atividades extra sala de aula:

  • Programa de mentoria – tem como objetivos o autoconhecimento do(a) aluno(a), o planejamento de sua trajetória como estudante e como profissional.
  • Projetos autônomos (SQUADS) – tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social (de forma interdepartamental).
  • Portfolio de projetos (curriculares e extracurriculares) – tem como objetivo compilar o conjunto de práticas desenvolvidas pelo aluno durante o curso.

DIFERENCIAIS

  • Proposta pedagógica inovadora – na estrutura do curso e nas metodologias de aprendizagem.
  • Corpo docente qualificado e preparado para dar orientações de carreira e mercado.
  • Oportunidades de intercâmbio acadêmico com diversas universidades no exterior.
  • Programa de Dupla Diplomação com a SUNY (The State University of New York).
  • Oportunidade de o(a) aluno(a) iniciar sua carreira profissional com forte base acadêmica e seguir a especialização que melhor atenda a seus interesses dentro da Escola de Negócios da PUC-Rio.
  • Acesso ao campus da PUC-Rio e todas as suas facilidades.

COORDENAÇÃO

Sandra Regina da Rocha Pinto
Doutora em Educação
sanpin@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Bacharelado em Administração Diurno
1º Período Diurno

Ambiente externo contextual. Os diferentes tipos de organizações na contemporaneidade. Funcionamento da organização. Cadeia de Valor e sua relação com as áreas funcionais na prática (finanças, marketing, gestão de pessoas, produção, logística) e com os processos organizacionais. Stakeholders. Fundamentos de Planejamento, Controle, Organização e Direção. A formação, os papéis e as práticas do administrador.

Representar e resolver situações-problema: escalonamento de sistemas lineares, inversão de matrizes através do método de Gauss. Estudo quantitativo e qualitativo das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Análise quantitativa e qualitativa de gráficos, com ênfase em gráficos da mídia e de produções acadêmicas na área de Administração e Economia. Desenvolvimento dos conceitos propostos com o Excel e outros aplicativos.

Teorias da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise. Visões contemporâneas. Funções mentais superiores. Comportamento individual, diferenças individuais e seus impactos no comportamento em grupo. Atitudes, valores e personalidade. Sentido do trabalho; prazer e sofrimento no trabalho. Autoconhecimento. Relações empáticas.

Fundamentação antropológica da abertura do ser humano ao Transcendente. O fenômeno religioso no contexto atual, interpelações e novos paradigmas. Construção de conceitos fundamentais do fenômeno religioso e estudo crítico dos modelos teóricos de interpretação. Manifestações religiosas históricas e contemporâneas. Pluralismo, tolerância e o necessário diálogo inter-religioso. Os direitos humanos na perspectiva das grandes religiões.

Fluxo circular da renda; medidas de desempenho da atividade econômica e noções de contabilidade nacional (agregados macroeconômicos); índices de preço(?); determinação da renda em uma economia fechada; teoria da demanda agregada; o mercado de fundos emprestáveis; noções de teoria monetária; teoria da oferta agregada; inflação e desemprego; déficit público e seu financiamento; modelo IS/LM para uma economia fechada; balanço de pagamentos; regimes de câmbio; determinação da renda em uma economia aberta; modelo de Mundell-Fleming; ciclos econômicos; crescimento econômico.

Prática de comunicação na empresa: currículo, e-mail, carta, artigos argumentativos e exposições orais. Prática na elaboração de slides para apresentação oral informativa/argumentativa. Níveis de formalidade na produção de textos empresariais. Norma padrão da língua portuguesa, vocabulário, coesão, progressão temática, clareza e concisão. Multiletramento em práticas empresariais. Competência comunicativa, contexto, situação de comunicação. Ação, cooperação, poder, gerenciamento de imagem, polidez na linguagem verbal e não verbal.

2º Período Diurno

Aplicação e derivada e integral de funções de uma variável para solução de problemas aplicados à Administração e Economia. Técnicas de otimização quantitativa. Estudo quantitativo e qualitativo de gráficos da mídia e de operações acadêmicas na área de Administração e Economia. Uso dos conceitos matemáticos em questões do tipo Asserção Razão. Desenvolvimento dos conceitos acima com o uso do Excel e de outros aplicativos.

Conceitos essenciais, tipos de sociedades e partes interessadas. Contabilidade como ferramenta de controle e decisão. Contas, subcontas e plano de contas. Livros contábeis e mecanismo das partidas dobradas. Demonstrações contábeis e conceitos financeiros relacionados. Valor patrimonial e de mercado. Noções de tributação nas empresas e governança corporativa. Fluxo de caixa e ciclos operacional e financeiro. Princípios contábeis internacionais (IFRS). Função das auditorias interna e externa.

Visão geral da função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com as outras áreas da organização e com o mercado. Análise do ambiente externo, gestão estratégica de marketing, segmentação, posicionamento. Planejamento do produto, precificação, promoção e canais de distribuição.

Comportamento Organizacional. Valores e Personalidade. Satisfação, Comprometimento e Motivação no Trabalho. Percepção, Decisão e Criatividade. Diversidade nas Organizações Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional.

Contextualização Histórica do Pensamento Administrativo. Escola Clássica de Administração e o movimento da Administração Científica. Escola de Relações Humanas. Abordagem Comportamental. Teoria da Burocracia e Abordagem Estruturalista. Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações. Teoria Contingencial.

3º Período Diurno

Apresentar os conceitos de estrutura organizacional e critérios de departamentalização. Retomar e aprofundar os conceitos de análise de ambiente. Análise e diagnóstico de uma empresa real permitindo a integração das teorias até então estudadas. Aplicação de modelos de análise estratégica (SWOT, BCG, entre outros já apresentados).

Introdução à Lógica matemática através de proposições, conectivos lógicos e tabelas-verdade. Estudo das equivalências, implicações lógicas e de algumas falácias. Uso das regras de inferência e de tabelas-verdade para validação de argumentos. Estudo dos quantificadores. Resolução de questões da lógica matemática de concursos e processos seletivos.

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. Análise exploratória de dados. Produção de pesquisas e definição de amostras. Pesquisa quantitativa em fontes primárias e secundárias. Descrição Gráfica e Tabular. Medidas de tendência central e variabilidade. Métodos de identificação de outliers. Probabilidade. Distribuições de probabilidade: Discretas e Contínuas. Uso de ferramentas computacionais para construção de gráficos e análise descritiva de cenários reais.

Contabilidade Financeira e Gerencial. Despesa, custo e investimento. Departamentalização. Avaliação dos estoques: peps, ueps e custo médio. Sistema de custeio direto ou por absorção, variável e custeio baseado em atividades (ABC). Margem de contribuição, Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e alavancagem operacional. Estratégias de precificação.

A função de marketing e sua estruturação organizacional em diferentes contextos. Gerência de produtos, lançamento de novos produtos, dimensões promocionais, de preço e de distribuição. Gestão estratégica de marketing.

Competências e papéis dos gestores em diversos modelos organizacionais. Gerenciamento de relações humanas. Colaboração: compromisso e coesão. Gerenciamento de processos internos. Controle: estabilidade e conformidade. Gerenciamento de metas racionais. Competição: produtividade e lucratividade. Gerenciamento de sistemas abertos. Criação: mudanças e adaptabilidade.

Histórico, contexto e importância de Gestão de Pessoas (GP). Mercado de trabalho e o planejamento de GP. Desafios do mundo contemporâneo e impactos da tecnologia na GP. Planejamento de Carreira. Captação, Seleção e Retenção. Treinamento e Desenvolvimento. Avaliação de Potencial e de Desempenho. Cargos e Remuneração. Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Relações trabalhistas.

CRE1112 - O CRIST E AS GRANDES RELIGIOES

CRE1113 - CRISTIANISMO E ATEISMO

CRE1115 - CRISTIANISMO E JUDAISMO

CRE1116 - BIBLIA E CRISTIANISMO

CRE1117 - CRIST E DIAL COM O MUNDO MODER

CRE1118 - CRISTIANISMO E PROBL SOCIAIS

CRE1127 - O CRISTIANISMO

CRE1134 - HISTORIA E REVELACAO

CRE1136 - SOCIOLOGIA DA RELIGIAO

CRE1146 - PENSAMENTO SOCIAL CRISTAO I

CRE1167 - ETICA PROFISSIONAL(P/ECO-ADM)

TEO1230 - CRISTOLOGIA

TEO1242 - ANTROP TEO I:CRIACAO E PECADO

TEO1243 - CRISTOLOGIA

TEO1245 - ECLESIOLOGIA

TEO1246 - ANTROP TEO II:A VIDA DA GRACA

TEO1255 - TEOLOGIA DO LAICATO

TEO1322 - EVANG SIN E ATOS DOS APOSTOLOS

TEO1328 - ESCRIT PAULIN E CARTA HEBREUS

TEO1802 - PASTORAL I

4º Período Diurno

Conceito de valor. Proposta de valor. Técnicas de Design Thinking para identificar problemas e necessidades de clientes e empresas. Exploração e análise de potencial econômico de oportunidades de negócio. Exploração de problemas e necessidades em setores econômicos. Desenho de modelos de negócio inovadores de diferentes tipos (tecnológico, social, cultural). Desenvolvimento de um banco de oportunidades.

Conceituação da inferência estatística. Amostragem. Distribuições de probabilidades dos principais estimadores pontuais (média e proporção). Estimação intervalar na tomada de decisão. Testes de hipóteses para parâmetros populacionais. ANOVA. Teste Qui-quadrado. Regressão Linear Simples. Uso de softwares estatísticos para análise de dados quantitativos.

Tomada de decisões com base nos demonstrativos contábeis e gerenciais. Princípios contábeis internacionais (IFRS) e efeitos. Análises de demonstrações sucessivas. Abordagem fundamentalista: cálculo e interpretação de indicadores, múltiplos e ciclos. Diagnostico a situação econômica e financeira da empresa. Identidade Du Pont e alavancagem operacional e financeira.

Organização, processo e aplicações da pesquisa de marketing de cunho quantitativo no contexto das decisões de marketing. Métodos quantitativos de pesquisa. A formulação de problemas, fontes de informações, concepção de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados. Apresentação de relatórios.

O consumidor como tomador de decisões. Determinantes básicos do comportamento do consumidor. O papel do indivíduo, grupos de referência e do ambiente nas decisões de consumo e compra. Modelos de comportamento do consumidor. Aplicações em estratégias de marketing.

Teoria Institucional e Neo-institucional. Aprendizagem Organizacional. Teoria da Agência. Organizing e Sensemaking. Estudos Críticos de Gestão. Pós-estruturalismo. Outras perspectivas contemporâneas.

Conceitos de proposta de valor e modelo de negócio. Processo de construção de modelo de negócio. Canvas do Business Model Generation. Perspectivas da inovação em negócio. Análise de padrões de modelos de negócio digital: cauda longa, multi-sided plataform, freemium e market place. Práticas de aprimoramento e construção de modelos inovadores de negócio. Portfólio de modelos de negócio.

Análise do ambiente competitivo, incluindo macro ambiente e análise das forças competitivas. Análise do ambiente interno, avaliação dos recursos e capacidades das empresas. Análise da criação de valor e escolhas estratégicas de custo e diferenciação. Mensuração do desempenho empresarial e análise da posição competitiva. Estratégias corporativas de integração vertical, formação de alianças e diversificação.

JUR1008 - INSTITUICOES DO DIREITO

JUR1018 - INST DO DIREITO(PARA ADM)

JUR1022 - NOCOES DE DIREITO P/ EMPREEND

JUR1028 - DIREITO COMERCIAL E TRIBUTARIO

JUR1240 - NEGOCIAC,MEDIACAO/ARBITRAGEM

JUR1250 - MERCADO DE CAPITAIS

JUR1251 - PROPRIEDADE INTELECTUAL

JUR1653 - CONTRATOS INTERNACIONAIS

JUR1809 - DIREITO DO AUTOR

JUR1834 - DIREITO DO CONSUMIDOR

5º Período Diurno

Estudo de Caso aplicando a teoria abordada no curso de Administração com foco nas atividades de Organizações, tanto no setor público como no privado. Alinhamento da estrutura e processo organizacionais com estratégia e desempenho. Visão de gerenciamento de processos de negócio.

Conceito de inflação, juros e política monetária. Custo do dinheiro no tempo. Juros. Juros simples e juros compostos. Taxas nominal, proporcional, equivalente e efetiva. Operações de desconto. Modelos de amortização: sistemas Price, SAC e misto. Fluxos não uniformes. Operações de leasing. Indicadores de fluxo de caixa: taxa de desconto, valor presente líquido, taxa interna de retorno, payback e retorno econômico.

Conceituação de serviço e implicações para Marketing. Classificação e concepção de novos serviços. O composto de marketing expandido, encontros de serviços, gestão de capacidade e demanda de serviços, dimensões de qualidade, recuperação de serviços.

Antecedentes e fundamentos teóricos da Governança Corporativa. Compliance e combate a fraudes. Mecanismos de Governança Corporativa. Governança e processo decisório. Ética corporativa e profissional. Tendências da Governança Corporativa no Brasil e no Mundo. Conceitos de reputação, capital reputacional e risco corporativo. Gestão de riscos corporativos: normas, modelos, processos e controles. Estudos de caso reais.

Desenvolvimento e implantação de estratégias de operações em manufaturas e serviços. Arquitetura de manufaturas e serviços. Análise e melhoria de processos operacionais. Gestão de redes de suprimentos. Sustentabilidade e gestão sócio ambiental. Previsões. Gestão estratégica da capacidade e da demanda de operações. Gestão estratégica de qualidade e produtividade de operações. Novas tecnologias para a gestão de operações.

Impactos socioambientais das organizações. ODS e Sustentabilidade corporativa: modelos de negócios circulares e de impacto socioambiental; estratégias climáticas; avaliação do desempenho (TBL GRI e empresas B). Responsabilidade Social Corporativa: normas, modelos e ferramentas. Gestão ambiental pública e privada: modelos, estratégias, ferramentas (ACV; P+L e ecoeficiência). Marketing verde e consumo sustentável.

6º Período Diurno

Estudo de Casos integrando a teoria acumulada no curso de Administração com foco nas atividades de Organizações, Marketing, Estratégia e Finanças, tanto no setor público como no privado.

Suporte para consultoria empresarial. Avaliação de ambiente interno e diagnóstico. Proposta customizada de revisão e alternativas para a empresa-objetivo. Valuation.

Suporte à consultoria empresarial em marketing, no que tange a função de marketing no processo gerencial, análise do ambiente externo, segmentação, posicionamento e composto mercadológico (produto, precificação, promoção e canais de distribuição).

Pesquisa operacional como auxílio na tomada de decisão. Programação Linear: Modelagem, Algoritmo Simplex e casos especiais. Dualidade e Análise de Sensibilidade. Programação Linear Inteira e Mista. Problema de Transporte e de Designação. Otimização de Redes. Teoria da Decisão. Uso de pacotes computacionais.

Objetivos da empresa e do gestor financeiro. O problema de agência e o controle da empresa. Taxa de juros e avaliação de títulos de renda fixa e de ações. Custo de capital. Decisões de investimentos e critérios de avaliação de investimentos: VPL, TIR, payback e retorno econômico. Fluxo de caixa livre e incremental: análise e avaliação de projetos. Análise de cenários e de sensibilidade. Alavancagem financeira e política de dividendos e retenção de lucros.

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como economia, finanças, operações, marketing, produção, planejamento estratégico e comportamento organizacional. Desenvolvimento de habilidades analíticas, trabalho em equipe, negociação, comunicação, liderança e resolução de conflitos

Conceitos de Tecnologia da Informação aplicados à Organização; Tecnologia da Informação suportando a estratégia e os processos organizacionais; Ética, Privacidade e Segurança e Informação; Soluções tecnológicas e a tomada de decisão; Aquisição de Sistemas de Informação.

SOC1101 - AVENTURA SOCIOL (SOC I)

SOC1114 - SOCIOLOGIA DA ARTE

SOC1120 - SOCIOLOGIA URBANA

SOC1126 - MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS

SOC1128 - SOC APLICADA A ADMINISTRACAO

SOC1141 - SOCIOLOGIA DO DIREITO

SOC1196 - SOCIEDADE, MERCADO/TERC SETOR

SOC1201 - BASES PENSAM POL OCIDENTAL

SOC1202 - CONSTRUCAO LIBERAL E CRITICAS

SOC1203 - INST POLITICAS BRASILEIRAS

SOC1205 - POLITICA I-TEORIA POLITICA

SOC1214 - CONSTRUCAO DA CIDADANIA

SOC1302 - ANTROPOLOGIA CULTURAL

SOC1306 - ESCOLA FRANCESA E ESTRUTURAL

SOC1307 - ANTROPOLOGIA SOCIAL INGLESA

SOC1341 - ANTROPOLOGIA URBANA

SOC1344 - ANTROPOLOGIA DO CORPO

SOC1380 - ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

7º Período Diurno

Mapeamento de oportunidades de negócio. Exploração do processo de inovação pelo pensar do design. Criação de hipótese de problemas e validação em campo. Criação de hipótese de modelo de negócio e validação em campo. Desenvolvimento do plano de negócio – mercado e competidores, plano de marketing, estrutura e operação do negócio, plano de finanças. Elaboração de uma apresentação oral da proposta de negócio.

Demonstração do resultado contábil versus gerencial, mapeamento de investimentos e projeção de resultados. Determinação do custo ideal de capital. Suporte na previsão de vendas. Validação da consistência da monetização de um plano de negócios. Avaliação de projetos e métricas de análise de viabilidade econômica de plano financeiro.

Organização, processo e aplicações da pesquisa de marketing de cunho qualitativo no contexto das decisões de marketing. Métodos qualitativos de pesquisa. A formulação de problemas, fontes de informações, concepção de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados. Apresentação de relatórios.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Monografia e suas partes. Formatos do TCC / monografia: o artigo teórico-empírico e o artigo tecnológico. Partes / capítulos componentes dos formatos de TCC. Regras de formatação de trabalhos acadêmicos. Princípios do processo de planejamento de pesquisa científica em Administração.

Estrutura e processos inerentes a uma cadeia de suprimentos (SC). Métricas e avaliação do desempenho. Fluxos empurrados e puxados. Cadeias de suprimentos responsivas e ágeis. Risco, resiliência e sustentabilidade. Logística verde. Logística reversa. Impacto das novas tecnologias no supply chain management (SCM): Internet of Things, blockchain e logística 4.0. Entrega na última milha.

A consciência ética fundada no valor da Vida e nos Direitos Humanos. A Pessoa humana em todas as suas dimensões: somática, psicoafetiva, social, ecológico-planetária e espiritual. A universalidade da proposta do Reino de Deus, anunciada e inaugurada por Jesus Cristo, como referencial mobilizador da ética: compromisso histórico práxico nas relações básico fundamentais do ser humano.

FIL1000 - INTRODUCAO A FILOSOFIA

FIL1002 - FILOSOFIA DA CIENCIA

FIL1006 - HISTORIA DO PENSAMENTO

FIL1200 - HISTORIA DA FILOSOFIA I

FIL1201 - HISTORIA DA FILOSOFIA II

FIL1202 - HISTORIA DA FILOSOFIA III

FIL1203 - HISTORIA DA FILOSOFIA IV

FIL1204 - HISTORIA DA FILOSOFIA V

FIL1210 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO I

FIL1211 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO II

FIL1212 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO III

FIL1220 - HISTORIA FILOSOFIA ANTIGA I

FIL1221 - HISTORIA FILOSOFIA ANTIGA II

FIL1222 - HISTORIA FILOSOFIA MEDIEVAL

FIL1223 - HISTORIA FILOSOFIA MODERNA I

FIL1224 - HISTORIA FILOSOFIA MODERNA II

FIL1225 - HISTORIA FIL CONTEMPORANEA

FIL1251 - SEMINARIO

FIL1252 - SEMINARIO

FIL1253 - SEMINARIO

FIL1254 - SEMINARIO

FIL1255 - SEMINARIO

FIL1256 - SEMINARIO

FIL1260 - TOPICOS ESPECIAIS

FIL1261 - TOPICOS ESPECIAIS

FIL1302 - TEORIA DO CONHECIMENTO I

FIL1303 - TEORIA DO CONHECIMENTO II

FIL1304 - LOGICA I (INTR FIL A LOGICA)

FIL1305 - LOGICA E ARGUMENTACAO

FIL1310 - LOGICA II(INTR A LOG MODERNA)

FIL1315 - LOGICA MATEMATICA I

FIL1318 - FUNDAMENTOS DA MATEMATICA

FIL1319 - FILOSOFIA DA LOGICA

FIL1332 - EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS I

FIL1333 - EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS II

FIL1400 - FILOSOFIA GERAL I

FIL1401 - FILOSOFIA GERAL II

FIL1500 - FILOSOFIA DA NATUREZA

FIL1600 - ANTROPOLOGIA FILOSOFICA I

FIL1601 - ANTROPOLOGIA FILOSOFICA II

FIL1700 - ETICA I

FIL1701 - ETICA II

FIL1800 - FILOSOFIA DA CULTURA

FIL1801 - FILOSOFIA DA HISTORIA

FIL1802 - FILOSOFIA DA LINGUAGEM

FIL1803 - FILOSOFIA DA ARTE

FIL1804 - FILOSOFIA DA RELIGIAO

FIL1813 - FILOSOFIA SOCIAL

FIL1814 - FILOSOFIA POLITICA

FIL1815 - ESTETICA I

FIL1816 - ESTETICA II

8º Período Diurno

Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): aplicação das teorias administrativas pertinentes na forma de um artigo teórico-empírico ou um artigo tecnológico. O TCC deverá ser entregue e defendido perante uma banca, dentro das normas estabelecidas pela Coordenação de Graduação.

GEO1216 - GEOGRAFIA POLITICA

GEO1217 - ESPACO URBANO

GEO1409 - GEO DO MUNDO CONTEMPORANEO I

GEO1410 - GEO DO MUNDO CONTEMPORANEO II

GEO1513 - PLANEJ E GESTAO DO TERRITORIO

GEO1636 - RECURSOS NATUR/MEIO AMBIENTE

HIS1323 - HISTORIA CONTEMPORANEA III

HIS1324 - HISTORIA CONTEMPORANEA IV

HIS1414 - HISTORIA DO BRASIL IV

HIS1415 - HISTORIA DO BRASIL V

HIS1608 - HISTORIA ECONOMICA GERAL I

HIS1609 - HISTORIA ECONOMICA GERAL II

A crise socioambiental contemporânea. Fundamentos antropológicos, históricos, filosóficos e teológicos da ética socioambiental e dos Direitos Humanos. A contribuição da perspectiva cristã para o discernimento crítico e a construção de uma nova sociedade sustentável, justa e inclusiva. Os Direitos Humanos e o Estado Democrático de Direito. Diálogo interdisciplinar e Direitos Humanos. A Igreja Católica e suas contribuições aos Direitos Humanos. Movimentos eclesiais e Direitos Humanos: identidade, diálogo e profetismo hoje.

Período Letivo Indeterminado

ADM1016 - BLOCKCHAIN E FINANCAS DIGITAIS

ADM1310 - PLANEJ FINANCEIRO E ORCAMENTO

ADM1311 - MERC CAPITAIS E INVESTIMENTOS

ADM1312 - FINANCAS INTERNACIONAIS

ADM1313 - INST FINANCEIRAS NO BRASIL

ADM1314 - AVALIACAO DE PROJ E EMPRESAS

ADM1315 - DERIVATIVOS FINANCEIROS

ADM1316 - FINANCAS DE ENERGIA

ADM1317 - FINANCAS COMPORTAMENTAIS

ADM1410 - MARKETING DE VAREJO

ADM1411 - CRM MKT DE RELACIONAMENTO

ADM1412 - TRADE MARKETING E VENDAS

ADM1413 - GESTAO DE MARCAS

ADM1414 - COMUNICACAO INTEGRADA DE MKT

ADM1415 - MARKETING DIGITAL

ADM1416 - MARKETING EM HOSPITALIDADE

ADM1417 - MARKETING INTERNACIONAL

ADM1418 - MARKETING SOCIAL

ADM1610 - GESTAO DA INOVACAO

ADM1611 - INTERNACIONAL DE EMPRESAS

ADM1612 - GESTAO DE PROJETOS

ADM1613 - CADEIAS DE SUPRIM SUSTENTAVEIS

ADM1614 - ALIANCAS ESTRATEGICAS E DESEMP

ADM1615 - INIVACAO NO SETOR PUBLICO

ADM1710 - INTRODUCAO A ANALISE DE DADOS

ADM1711 - PENSAMENTO ANALITICO

ADM1712 - INTELIGENCIA PARA NEGOCIOS

ADM1713 - FERRAM DIGITAIS PARA ADMIN

ADM1714 - BIG DATA PARA NEGOCIOS

ADM1715 - ANA AVANC DADOS QUALI E QUANT

ADM1910 - CAP, SEL E RET DE TALENTOS

ADM1911 - CARREIRA E REMUNERACAO

ADM1912 - CRIATIVIDADE E INOVACAO ORG

ADM1913 - CULTURA, PODER E MUDANCA ORG

ADM1914 - DESENV E GESTAO COMPETENCIAS

ADM1915 - DESIGN THINKING NA GESTAO EMP

ADM1916 - FUNDAMENTOS DA LIDERANCA

ADM1918 - PROC DECIS E RESOL CONFLITOS

ADM1919 - APREND ORG E GEST CONHECIMENTO

ADM9970 - FINANCIAL MODELING

ADM9975 - STRATEGY IN TURBUL ENVIRON

ADM9977 - BUS. AND INNOVATION ECOSYSTEMS

ADM9978 - INTL PROJECT MANAGEMENT

ADM9983 - VALUATION AND REAL OPTIONS

Bacharelado em Administração Noturno
1º Período Noturno

Ambiente externo contextual. Os diferentes tipos de organizações na contemporaneidade. Funcionamento da organização. Cadeia de Valor e sua relação com as áreas funcionais na prática (finanças, marketing, gestão de pessoas, produção, logística) e com os processos organizacionais. Stakeholders. Fundamentos de Planejamento, Controle, Organização e Direção. A formação, os papéis e as práticas do administrador.

Representar e resolver situações-problema: escalonamento de sistemas lineares, inversão de matrizes através do método de Gauss. Estudo quantitativo e qualitativo das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Análise quantitativa e qualitativa de gráficos, com ênfase em gráficos da mídia e de produções acadêmicas na área de Administração e Economia. Desenvolvimento dos conceitos propostos com o Excel e outros aplicativos.

Teorias da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise. Visões contemporâneas. Funções mentais superiores. Comportamento individual, diferenças individuais e seus impactos no comportamento em grupo. Atitudes, valores e personalidade. Sentido do trabalho; prazer e sofrimento no trabalho. Autoconhecimento. Relações empáticas.

Fluxo circular da renda; medidas de desempenho da atividade econômica e noções de contabilidade nacional (agregados macroeconômicos); índices de preço(?); determinação da renda em uma economia fechada; teoria da demanda agregada; o mercado de fundos emprestáveis; noções de teoria monetária; teoria da oferta agregada; inflação e desemprego; déficit público e seu financiamento; modelo IS/LM para uma economia fechada; balanço de pagamentos; regimes de câmbio; determinação da renda em uma economia aberta; modelo de Mundell-Fleming; ciclos econômicos; crescimento econômico.

Prática de comunicação na empresa: currículo, e-mail, carta, artigos argumentativos e exposições orais. Prática na elaboração de slides para apresentação oral informativa/argumentativa. Níveis de formalidade na produção de textos empresariais. Norma padrão da língua portuguesa, vocabulário, coesão, progressão temática, clareza e concisão. Multiletramento em práticas empresariais. Competência comunicativa, contexto, situação de comunicação. Ação, cooperação, poder, gerenciamento de imagem, polidez na linguagem verbal e não verbal.

2º Período Noturno

Aplicação e derivada e integral de funções de uma variável para solução de problemas aplicados à Administração e Economia. Técnicas de otimização quantitativa. Estudo quantitativo e qualitativo de gráficos da mídia e de operações acadêmicas na área de Administração e Economia. Uso dos conceitos matemáticos em questões do tipo Asserção Razão. Desenvolvimento dos conceitos acima com o uso do Excel e de outros aplicativos.

Conceitos essenciais, tipos de sociedades e partes interessadas. Contabilidade como ferramenta de controle e decisão. Contas, subcontas e plano de contas. Livros contábeis e mecanismo das partidas dobradas. Demonstrações contábeis e conceitos financeiros relacionados. Valor patrimonial e de mercado. Noções de tributação nas empresas e governança corporativa. Fluxo de caixa e ciclos operacional e financeiro. Princípios contábeis internacionais (IFRS). Função das auditorias interna e externa.

Visão geral da função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com as outras áreas da organização e com o mercado. Análise do ambiente externo, gestão estratégica de marketing, segmentação, posicionamento. Planejamento do produto, precificação, promoção e canais de distribuição.

Comportamento Organizacional. Valores e Personalidade. Satisfação, Comprometimento e Motivação no Trabalho. Percepção, Decisão e Criatividade. Diversidade nas Organizações Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional.

Contextualização Histórica do Pensamento Administrativo. Escola Clássica de Administração e o movimento da Administração Científica. Escola de Relações Humanas. Abordagem Comportamental. Teoria da Burocracia e Abordagem Estruturalista. Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações. Teoria Contingencial.

3º Período Noturno

Apresentar os conceitos de estrutura organizacional e critérios de departamentalização. Retomar e aprofundar os conceitos de análise de ambiente. Análise e diagnóstico de uma empresa real permitindo a integração das teorias até então estudadas. Aplicação de modelos de análise estratégica (SWOT, BCG, entre outros já apresentados).

Introdução à Lógica matemática através de proposições, conectivos lógicos e tabelas-verdade. Estudo das equivalências, implicações lógicas e de algumas falácias. Uso das regras de inferência e de tabelas-verdade para validação de argumentos. Estudo dos quantificadores. Resolução de questões da lógica matemática de concursos e processos seletivos.

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. Análise exploratória de dados. Produção de pesquisas e definição de amostras. Pesquisa quantitativa em fontes primárias e secundárias. Descrição Gráfica e Tabular. Medidas de tendência central e variabilidade. Métodos de identificação de outliers. Probabilidade. Distribuições de probabilidade: Discretas e Contínuas. Uso de ferramentas computacionais para construção de gráficos e análise descritiva de cenários reais.

Contabilidade Financeira e Gerencial. Despesa, custo e investimento. Departamentalização. Avaliação dos estoques: peps, ueps e custo médio. Sistema de custeio direto ou por absorção, variável e custeio baseado em atividades (ABC). Margem de contribuição, Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e alavancagem operacional. Estratégias de precificação.

A função de marketing e sua estruturação organizacional em diferentes contextos. Gerência de produtos, lançamento de novos produtos, dimensões promocionais, de preço e de distribuição. Gestão estratégica de marketing.

Competências e papéis dos gestores em diversos modelos organizacionais. Gerenciamento de relações humanas. Colaboração: compromisso e coesão. Gerenciamento de processos internos. Controle: estabilidade e conformidade. Gerenciamento de metas racionais. Competição: produtividade e lucratividade. Gerenciamento de sistemas abertos. Criação: mudanças e adaptabilidade.

Histórico, contexto e importância de Gestão de Pessoas (GP). Mercado de trabalho e o planejamento de GP. Desafios do mundo contemporâneo e impactos da tecnologia na GP. Planejamento de Carreira. Captação, Seleção e Retenção. Treinamento e Desenvolvimento. Avaliação de Potencial e de Desempenho. Cargos e Remuneração. Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Relações trabalhistas.

4º Período Noturno

Conceito de valor. Proposta de valor. Técnicas de Design Thinking para identificar problemas e necessidades de clientes e empresas. Exploração e análise de potencial econômico de oportunidades de negócio. Exploração de problemas e necessidades em setores econômicos. Desenho de modelos de negócio inovadores de diferentes tipos (tecnológico, social, cultural). Desenvolvimento de um banco de oportunidades.

Conceituação da inferência estatística. Amostragem. Distribuições de probabilidades dos principais estimadores pontuais (média e proporção). Estimação intervalar na tomada de decisão. Testes de hipóteses para parâmetros populacionais. ANOVA. Teste Qui-quadrado. Regressão Linear Simples. Uso de softwares estatísticos para análise de dados quantitativos.

Tomada de decisões com base nos demonstrativos contábeis e gerenciais. Princípios contábeis internacionais (IFRS) e efeitos. Análises de demonstrações sucessivas. Abordagem fundamentalista: cálculo e interpretação de indicadores, múltiplos e ciclos. Diagnostico a situação econômica e financeira da empresa. Identidade Du Pont e alavancagem operacional e financeira.

Organização, processo e aplicações da pesquisa de marketing de cunho quantitativo no contexto das decisões de marketing. Métodos quantitativos de pesquisa. A formulação de problemas, fontes de informações, concepção de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados. Apresentação de relatórios.

O consumidor como tomador de decisões. Determinantes básicos do comportamento do consumidor. O papel do indivíduo, grupos de referência e do ambiente nas decisões de consumo e compra. Modelos de comportamento do consumidor. Aplicações em estratégias de marketing.

Conceitos de proposta de valor e modelo de negócio. Processo de construção de modelo de negócio. Canvas do Business Model Generation. Perspectivas da inovação em negócio. Análise de padrões de modelos de negócio digital: cauda longa, multi-sided plataform, freemium e market place. Práticas de aprimoramento e construção de modelos inovadores de negócio. Portfólio de modelos de negócio.

Análise do ambiente competitivo, incluindo macro ambiente e análise das forças competitivas. Análise do ambiente interno, avaliação dos recursos e capacidades das empresas. Análise da criação de valor e escolhas estratégicas de custo e diferenciação. Mensuração do desempenho empresarial e análise da posição competitiva. Estratégias corporativas de integração vertical, formação de alianças e diversificação.

5º Período Noturno

Estudo de Caso aplicando a teoria abordada no curso de Administração com foco nas atividades de Organizações, tanto no setor público como no privado. Alinhamento da estrutura e processo organizacionais com estratégia e desempenho. Visão de gerenciamento de processos de negócio.

Conceito de inflação, juros e política monetária. Custo do dinheiro no tempo. Juros. Juros simples e juros compostos. Taxas nominal, proporcional, equivalente e efetiva. Operações de desconto. Modelos de amortização: sistemas Price, SAC e misto. Fluxos não uniformes. Operações de leasing. Indicadores de fluxo de caixa: taxa de desconto, valor presente líquido, taxa interna de retorno, payback e retorno econômico.

Conceituação de serviço e implicações para Marketing. Classificação e concepção de novos serviços. O composto de marketing expandido, encontros de serviços, gestão de capacidade e demanda de serviços, dimensões de qualidade, recuperação de serviços.

Antecedentes e fundamentos teóricos da Governança Corporativa. Compliance e combate a fraudes. Mecanismos de Governança Corporativa. Governança e processo decisório. Ética corporativa e profissional. Tendências da Governança Corporativa no Brasil e no Mundo. Conceitos de reputação, capital reputacional e risco corporativo. Gestão de riscos corporativos: normas, modelos, processos e controles. Estudos de caso reais.

Desenvolvimento e implantação de estratégias de operações em manufaturas e serviços. Arquitetura de manufaturas e serviços. Análise e melhoria de processos operacionais. Gestão de redes de suprimentos. Sustentabilidade e gestão sócio ambiental. Previsões. Gestão estratégica da capacidade e da demanda de operações. Gestão estratégica de qualidade e produtividade de operações. Novas tecnologias para a gestão de operações.

Fundamentação antropológica da abertura do ser humano ao Transcendente. O fenômeno religioso no contexto atual, interpelações e novos paradigmas. Construção de conceitos fundamentais do fenômeno religioso e estudo crítico dos modelos teóricos de interpretação. Manifestações religiosas históricas e contemporâneas. Pluralismo, tolerância e o necessário diálogo inter-religioso. Os direitos humanos na perspectiva das grandes religiões.

6º Período Noturno

Estudo de Casos integrando a teoria acumulada no curso de Administração com foco nas atividades de Organizações, Marketing, Estratégia e Finanças, tanto no setor público como no privado.

Suporte para consultoria empresarial. Avaliação de ambiente interno e diagnóstico. Proposta customizada de revisão e alternativas para a empresa-objetivo. Valuation.

Suporte à consultoria empresarial em marketing, no que tange a função de marketing no processo gerencial, análise do ambiente externo, segmentação, posicionamento e composto mercadológico (produto, precificação, promoção e canais de distribuição).

Pesquisa operacional como auxílio na tomada de decisão. Programação Linear: Modelagem, Algoritmo Simplex e casos especiais. Dualidade e Análise de Sensibilidade. Programação Linear Inteira e Mista. Problema de Transporte e de Designação. Otimização de Redes. Teoria da Decisão. Uso de pacotes computacionais.

Objetivos da empresa e do gestor financeiro. O problema de agência e o controle da empresa. Taxa de juros e avaliação de títulos de renda fixa e de ações. Custo de capital. Decisões de investimentos e critérios de avaliação de investimentos: VPL, TIR, payback e retorno econômico. Fluxo de caixa livre e incremental: análise e avaliação de projetos. Análise de cenários e de sensibilidade. Alavancagem financeira e política de dividendos e retenção de lucros.

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como economia, finanças, operações, marketing, produção, planejamento estratégico e comportamento organizacional. Desenvolvimento de habilidades analíticas, trabalho em equipe, negociação, comunicação, liderança e resolução de conflitos

Conceitos de Tecnologia da Informação aplicados à Organização; Tecnologia da Informação suportando a estratégia e os processos organizacionais; Ética, Privacidade e Segurança e Informação; Soluções tecnológicas e a tomada de decisão; Aquisição de Sistemas de Informação.

Teoria Institucional e Neo-institucional. Aprendizagem Organizacional. Teoria da Agência. Organizing e Sensemaking. Estudos Críticos de Gestão. Pós-estruturalismo. Outras perspectivas contemporâneas.

7º Período Noturno

Mapeamento de oportunidades de negócio. Exploração do processo de inovação pelo pensar do design. Criação de hipótese de problemas e validação em campo. Criação de hipótese de modelo de negócio e validação em campo. Desenvolvimento do plano de negócio – mercado e competidores, plano de marketing, estrutura e operação do negócio, plano de finanças. Elaboração de uma apresentação oral da proposta de negócio.

Demonstração do resultado contábil versus gerencial, mapeamento de investimentos e projeção de resultados. Determinação do custo ideal de capital. Suporte na previsão de vendas. Validação da consistência da monetização de um plano de negócios. Avaliação de projetos e métricas de análise de viabilidade econômica de plano financeiro.

Organização, processo e aplicações da pesquisa de marketing de cunho qualitativo no contexto das decisões de marketing. Métodos qualitativos de pesquisa. A formulação de problemas, fontes de informações, concepção de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados. Apresentação de relatórios.

Estrutura e processos inerentes a uma cadeia de suprimentos (SC). Métricas e avaliação do desempenho. Fluxos empurrados e puxados. Cadeias de suprimentos responsivas e ágeis. Risco, resiliência e sustentabilidade. Logística verde. Logística reversa. Impacto das novas tecnologias no supply chain management (SCM): Internet of Things, blockchain e logística 4.0. Entrega na última milha.

SOC1101 - AVENTURA SOCIOL (SOC I)

SOC1114 - SOCIOLOGIA DA ARTE

SOC1120 - SOCIOLOGIA URBANA

SOC1126 - MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS

SOC1128 - SOC APLICADA A ADMINISTRACAO

SOC1141 - SOCIOLOGIA DO DIREITO

SOC1196 - SOCIEDADE, MERCADO/TERC SETOR

SOC1201 - BASES PENSAM POL OCIDENTAL

SOC1202 - CONSTRUCAO LIBERAL E CRITICAS

SOC1203 - INST POLITICAS BRASILEIRAS

SOC1205 - POLITICA I-TEORIA POLITICA

SOC1214 - CONSTRUCAO DA CIDADANIA

SOC1302 - ANTROPOLOGIA CULTURAL

SOC1306 - ESCOLA FRANCESA E ESTRUTURAL

SOC1307 - ANTROPOLOGIA SOCIAL INGLESA

SOC1341 - ANTROPOLOGIA URBANA

SOC1344 - ANTROPOLOGIA DO CORPO

SOC1380 - ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

CRE1112 - O CRIST E AS GRANDES RELIGIOES

CRE1113 - CRISTIANISMO E ATEISMO

CRE1115 - CRISTIANISMO E JUDAISMO

CRE1116 - BIBLIA E CRISTIANISMO

CRE1117 - CRIST E DIAL COM O MUNDO MODER

CRE1118 - CRISTIANISMO E PROBL SOCIAIS

CRE1127 - O CRISTIANISMO

CRE1134 - HISTORIA E REVELACAO

CRE1136 - SOCIOLOGIA DA RELIGIAO

CRE1146 - PENSAMENTO SOCIAL CRISTAO I

CRE1167 - ETICA PROFISSIONAL(P/ECO-ADM)

TEO1230 - CRISTOLOGIA

TEO1242 - ANTROP TEO I:CRIACAO E PECADO

TEO1243 - CRISTOLOGIA

TEO1245 - ECLESIOLOGIA

TEO1246 - ANTROP TEO II:A VIDA DA GRACA

TEO1255 - TEOLOGIA DO LAICATO

TEO1322 - EVANG SIN E ATOS DOS APOSTOLOS

TEO1328 - ESCRIT PAULIN E CARTA HEBREUS

TEO1802 - PASTORAL I

8º Período Noturno

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Monografia e suas partes. Formatos do TCC / monografia: o artigo teórico-empírico e o artigo tecnológico. Partes / capítulos componentes dos formatos de TCC. Regras de formatação de trabalhos acadêmicos. Princípios do processo de planejamento de pesquisa científica em Administração.

Impactos socioambientais das organizações. ODS e Sustentabilidade corporativa: modelos de negócios circulares e de impacto socioambiental; estratégias climáticas; avaliação do desempenho (TBL GRI e empresas B). Responsabilidade Social Corporativa: normas, modelos e ferramentas. Gestão ambiental pública e privada: modelos, estratégias, ferramentas (ACV; P+L e ecoeficiência). Marketing verde e consumo sustentável.

A consciência ética fundada no valor da Vida e nos Direitos Humanos. A Pessoa humana em todas as suas dimensões: somática, psicoafetiva, social, ecológico-planetária e espiritual. A universalidade da proposta do Reino de Deus, anunciada e inaugurada por Jesus Cristo, como referencial mobilizador da ética: compromisso histórico práxico nas relações básico fundamentais do ser humano.

FIL1000 - INTRODUCAO A FILOSOFIA

FIL1002 - FILOSOFIA DA CIENCIA

FIL1006 - HISTORIA DO PENSAMENTO

FIL1200 - HISTORIA DA FILOSOFIA I

FIL1201 - HISTORIA DA FILOSOFIA II

FIL1202 - HISTORIA DA FILOSOFIA III

FIL1203 - HISTORIA DA FILOSOFIA IV

FIL1204 - HISTORIA DA FILOSOFIA V

FIL1210 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO I

FIL1211 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO II

FIL1212 - CORR DO PENS CONTEMPORANEO III

FIL1220 - HISTORIA FILOSOFIA ANTIGA I

FIL1221 - HISTORIA FILOSOFIA ANTIGA II

FIL1222 - HISTORIA FILOSOFIA MEDIEVAL

FIL1223 - HISTORIA FILOSOFIA MODERNA I

FIL1224 - HISTORIA FILOSOFIA MODERNA II

FIL1225 - HISTORIA FIL CONTEMPORANEA

FIL1251 - SEMINARIO

FIL1252 - SEMINARIO

FIL1253 - SEMINARIO

FIL1254 - SEMINARIO

FIL1255 - SEMINARIO

FIL1256 - SEMINARIO

FIL1260 - TOPICOS ESPECIAIS

FIL1261 - TOPICOS ESPECIAIS

FIL1302 - TEORIA DO CONHECIMENTO I

FIL1303 - TEORIA DO CONHECIMENTO II

FIL1304 - LOGICA I (INTR FIL A LOGICA)

FIL1305 - LOGICA E ARGUMENTACAO

FIL1310 - LOGICA II(INTR A LOG MODERNA)

FIL1315 - LOGICA MATEMATICA I

FIL1318 - FUNDAMENTOS DA MATEMATICA

FIL1319 - FILOSOFIA DA LOGICA

FIL1332 - EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS I

FIL1333 - EPISTEMOLOGIA DAS CIENCIAS II

FIL1400 - FILOSOFIA GERAL I

FIL1401 - FILOSOFIA GERAL II

FIL1500 - FILOSOFIA DA NATUREZA

FIL1600 - ANTROPOLOGIA FILOSOFICA I

FIL1601 - ANTROPOLOGIA FILOSOFICA II

FIL1700 - ETICA I

FIL1701 - ETICA II

FIL1800 - FILOSOFIA DA CULTURA

FIL1801 - FILOSOFIA DA HISTORIA

FIL1802 - FILOSOFIA DA LINGUAGEM

FIL1803 - FILOSOFIA DA ARTE

FIL1804 - FILOSOFIA DA RELIGIAO

FIL1813 - FILOSOFIA SOCIAL

FIL1814 - FILOSOFIA POLITICA

FIL1815 - ESTETICA I

FIL1816 - ESTETICA II

JUR1008 - INSTITUICOES DO DIREITO

JUR1018 - INST DO DIREITO(PARA ADM)

JUR1022 - NOCOES DE DIREITO P/ EMPREEND

JUR1028 - DIREITO COMERCIAL E TRIBUTARIO

JUR1240 - NEGOCIAC,MEDIACAO/ARBITRAGEM

JUR1250 - MERCADO DE CAPITAIS

JUR1251 - PROPRIEDADE INTELECTUAL

JUR1653 - CONTRATOS INTERNACIONAIS

JUR1809 - DIREITO DO AUTOR

JUR1834 - DIREITO DO CONSUMIDOR

9º Período Noturno

Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): aplicação das teorias administrativas pertinentes na forma de um artigo teórico-empírico ou um artigo tecnológico. O TCC deverá ser entregue e defendido perante uma banca, dentro das normas estabelecidas pela Coordenação de Graduação.

GEO1216 - GEOGRAFIA POLITICA

GEO1217 - ESPACO URBANO

GEO1409 - GEO DO MUNDO CONTEMPORANEO I

GEO1410 - GEO DO MUNDO CONTEMPORANEO II

GEO1513 - PLANEJ E GESTAO DO TERRITORIO

GEO1636 - RECURSOS NATUR/MEIO AMBIENTE

HIS1323 - HISTORIA CONTEMPORANEA III

HIS1324 - HISTORIA CONTEMPORANEA IV

HIS1414 - HISTORIA DO BRASIL IV

HIS1415 - HISTORIA DO BRASIL V

HIS1608 - HISTORIA ECONOMICA GERAL I

HIS1609 - HISTORIA ECONOMICA GERAL II

A crise socioambiental contemporânea. Fundamentos antropológicos, históricos, filosóficos e teológicos da ética socioambiental e dos Direitos Humanos. A contribuição da perspectiva cristã para o discernimento crítico e a construção de uma nova sociedade sustentável, justa e inclusiva. Os Direitos Humanos e o Estado Democrático de Direito. Diálogo interdisciplinar e Direitos Humanos. A Igreja Católica e suas contribuições aos Direitos Humanos. Movimentos eclesiais e Direitos Humanos: identidade, diálogo e profetismo hoje.

Período Letivo Indeterminado

ADM1016 - BLOCKCHAIN E FINANCAS DIGITAIS

ADM1310 - PLANEJ FINANCEIRO E ORCAMENTO

ADM1311 - MERC CAPITAIS E INVESTIMENTOS

ADM1312 - FINANCAS INTERNACIONAIS

ADM1313 - INST FINANCEIRAS NO BRASIL

ADM1314 - AVALIACAO DE PROJ E EMPRESAS

ADM1315 - DERIVATIVOS FINANCEIROS

ADM1316 - FINANCAS DE ENERGIA

ADM1317 - FINANCAS COMPORTAMENTAIS

ADM1410 - MARKETING DE VAREJO

ADM1411 - CRM MKT DE RELACIONAMENTO

ADM1412 - TRADE MARKETING E VENDAS

ADM1413 - GESTAO DE MARCAS

ADM1414 - COMUNICACAO INTEGRADA DE MKT

ADM1415 - MARKETING DIGITAL

ADM1416 - MARKETING EM HOSPITALIDADE

ADM1417 - MARKETING INTERNACIONAL

ADM1418 - MARKETING SOCIAL

ADM1610 - GESTAO DA INOVACAO

ADM1611 - INTERNACIONAL DE EMPRESAS

ADM1612 - GESTAO DE PROJETOS

ADM1613 - CADEIAS DE SUPRIM SUSTENTAVEIS

ADM1614 - ALIANCAS ESTRATEGICAS E DESEMP

ADM1615 - INIVACAO NO SETOR PUBLICO

ADM1710 - INTRODUCAO A ANALISE DE DADOS

ADM1711 - PENSAMENTO ANALITICO

ADM1712 - INTELIGENCIA PARA NEGOCIOS

ADM1713 - FERRAM DIGITAIS PARA ADMIN

ADM1714 - BIG DATA PARA NEGOCIOS

ADM1715 - ANA AVANC DADOS QUALI E QUANT

ADM1910 - CAP, SEL E RET DE TALENTOS

ADM1911 - CARREIRA E REMUNERACAO

ADM1912 - CRIATIVIDADE E INOVACAO ORG

ADM1913 - CULTURA, PODER E MUDANCA ORG

ADM1914 - DESENV E GESTAO COMPETENCIAS

ADM1915 - DESIGN THINKING NA GESTAO EMP

ADM1916 - FUNDAMENTOS DA LIDERANCA

ADM1918 - PROC DECIS E RESOL CONFLITOS

ADM1919 - APREND ORG E GEST CONHECIMENTO

ADM9970 - FINANCIAL MODELING

ADM9975 - STRATEGY IN TURBUL ENVIRON

ADM9977 - BUS. AND INNOVATION ECOSYSTEMS

ADM9978 - INTL PROJECT MANAGEMENT

ADM9983 - VALUATION AND REAL OPTIONS

Alessandra Baiocchi

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing - Doutoranda em Administração de Empresas

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Ana Heloisa da Costa Lemos

Doutora em Sociologia

Andre Cabús Klotzle

+

André Lacombe Penna da Rocha

Doutor em Agricultural Economics

Fernando Carlos Rodrigues Cortezi

Glacir de Oliveira Galimberti Zapata

Graziela Fortunato

Doutora

João Renato de Souza Coelho Benazzi

Jorge Alberto Zietlow Duro

Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas

Jorge Brantes Ferreira

Doutor

Julia Bloomfield Gama Zardo

Liana Ribeiro dos Santos

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Luis Felipe Carvalho

Doutor em Educação e Mestre em Administração 

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Lygia Alessandra Magalhães Magacho

Marcelo Fernandes Piñeiro

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Mestre em Administração de Empresas

Marco Aurélio Sá Ribeiro

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração de Empresas.

Maria Letícia Soares Bezerra de Mello

Marina de Castro Frid

Martim Francisco de Oliveira e Silva

Mila Desouzart de Aquino Viana

+

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Patrícia Ítala Ferreira

Renata Machado Ribeiro Nunes

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas

Ricardo Galdo Camelier

Roberto Gil Uchoa Borgongino de Carvalho

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Sheila de Barcellos Maia Jordão

Sylvia Therezinha de Almeida Moraes

Veranise Jacubowski Correia Dubeux

Vivian Peuker Steinhauser

+

As inscrições para o processo de seleção do curso de graduação são realizadas por intermédio do DAR (Admissão e Registro) da PUC-Rio.

IR PARA O SITE

Alunos

+

Egressos

+




voltar para cursos de graduação