MBA
GESTÃO DE
INVESTIMENTOS
 MBA
GESTÃO DE
INVESTIMENTOS

PRÓXIMA TURMA

Agosto de 2020

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 363 horas com aproximadamente 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 33.793,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.490,28. (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Data limite
10% 20% até 31/05
5% 15% até 30/06
0 10% até 31/07
Alunos e ex-alunos do IAG PUC-Rio: 30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formados nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Gestão de Investimentos tem como objetivo levar seus participantes a desenvolverem conhecimentos teóricos e aplicados de gestão de recursos e suas ferramentas, proporcionando aos alunos tanto a compreensão do processo de investimentos no mercado financeiro, quanto a utilização de tais práticas em seus negócios.

No curso são abordadas as técnicas de análise e precificação de ativos e derivativos, entre eles os principais instrumentos de renda fixa e variável e dos fundos especializados, como hedge funds, imobiliários, de private equity e venture capital e de pensão, entre outros.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais com nível superior, que buscam adquirir ou ampliar seus conhecimentos e técnicas sobre a gestão especializada de ativos financeiros, de forma a atuar como: gestores de investimentos no mercado de capitais em empresas com exposição internacional, analistas, gestores de risco, administradores de fundos de investimentos, consultores de investimentos e economistas.

COORDENAÇÃO

Marcelo Cabús Klötzle
Doutor em Economia
klotzle@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Augusto Ferreira da Costa Neto
Doutorando em Administração
augusto.costa@phd.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Básico

Implicações de um mercado de capitais eficiente para a administração de carteiras. Análise e Avaliação de Performance de Carteiras: índices, análise de estilos e análise de atribuição. Estratégias de Administração de Carteiras. Estratégias Passivas: buyandhold, portfólios indexados (replicação total, amostragem estratificada, otimização quadrática, replicação sintética). Erro de Trajetória (trackingerror). Estratégias Ativas: market timing, stock picking. Alocação ótima de carteiras. Métodos de construção da matriz de covariância. Modelos de seleção de ativos: Treynor Black, Black Litterman. Administração de carteira de ações. Administração de carteira de renda fixa.

Risco dos contratos derivativos: letras gregas. Duração, Convexidade e Imunização. Gerenciamento de risco: montagem de “hedge” para um investimento em renda fixa. Arbitragem entre DI futuro e LTN. Hedge com swaps. Estratégias de futuros e opções na administração de carteiras. Valor e Risco: conceitos e mediação. Processos de otimização. Ferramentas de Análise de Risco: cenários, análise de sensibilidade, árvores de decisão, simulação de Monte Carlo. Value at Risk (VaR): conceito, modelos paramétricos, modelos de simulação. Var de instrumentos não lineares, VaR de títulos de renda fixa. Problemas com VaR. Teoria dos Valores Extremos. Testes de Stress. Backtesting: Kupiec, Christoffersen. Risco de Crédito. Risco Operacional. Gestão de risco em fundos.

Tipos de ativos de renda fixa: instrumentos do Mercado monetário. Títulos governamentais/ Mercados de Strips. Títulos corporativos. Medidas de retorno dos bônus. Analise do preço dos Bônus. Analise do Yield spread. Bootstrapping. Estrutura a termo das taxas de juros: estrutura a termo das taxas de juros. Teorias da estrutura a termo: modelos de ajuste (interpolação linear, cubic spline, Nelson-Siegel e Svensson). Duração e Convexidade. Bônus com garantias. Floating Rate Notes. Mortgage-Backed Securities. Negociações de títulos no Brasil: formação de preço e rentabilidade de títulos pré e pós fixados.

Introdução. Análise e projeção de balanço. Análise das operações da empresa; Análise financeira. Processos e técnicas de avaliação: teorias e técnicas de avaliação de ações. Modelos de avaliação de ações; Modelo de dividendo descontado; Modelo de crescimento constante (modelo de Gordon); Modelo de crescimento de 2 e 3 estágios; Definição de fluxo de caixa da firma e fluxo de caixa do acionista. Crescimento do fluxo de caixa. Modelos de fluxo de caixa descontado. Custo de Capital: cálculo, aplicações. Avaliação por múltiplos.

Análise técnica clássica: Dow, Elliot, Pivots, Fibonacci. Força de mercado. Ciclos e padrões temporais. Análise de Tendências: breakouts, retracements, Médias Móveis. Análise gráfica: barras, ponto-figura. Candles. "Trading systems" e " Money and Risk management.

Contratos a termo e futuros: instrumentos, precificação e hedge. Swaps Opções: precificação. Principais estratégias de operações conjuntas. Modelo Binomial. Modelo de Black & Scholes. Estratégias com opções, futuros e swaps. Mercado Brasileiro.

Estimação  e  Testes:  regressão  linear  simples  e  composta.  Variáveis  Dummy.  Violações  dos Pressupostos  Básicos.  Processos  Estocásticos  e  Séries  Temporais:  modelos  univariados  e multivariados, modelos ARCH/GARCH, VAR, raiz unitária e cointegração.

EstatísticaDescritiva.  Distribuiçãode  probabilidades.  Medidasde  tendência  central  e  dispersão. Intervalos de confiança e teste de hipótese.

Análise e Projeção do Fluxo de Caixa de Empresas. Avaliação de Ativos Financeiros. Orçamento de Capital. A estrutura de capital e a política de dividendos. O financiamento a curto e longo prazo e o impacto sobre o valor.

Investidores Institucionais. Hegde Funds: estratégias. Fundos de fundos, carteiras multi-managers, avaliação de performance e futuro dos hedge funds após a crise. Fundos de mercados emergentes. Private Equity e Venture Capital: avaliação e estratégias, setores. Fundos de Pensão: estratégias e políticas de investimentos, gestão de riscos (riscos para o fundo de pensão, gestão de riscos em planos BD, CD e CV, Asset Liability Management (ALM) (objetivos dos estudos de otimização, modelagem do ativo e do passivo. modelos estáticos, determinísticos e estocásticos).

Ambiente Financeiro. Risco e Retorno: conceitos e definições. Teoria das Carteiras: Carteiras eficientes. Medição de retorno e risco de uma carteira. Princípios de diversificação de carteira-risco diversificável e risco sistemático. Modelos CAPM e APT. Teoria de mercados eficientes. Fundos de Investimentos.

Contas Nacionais (conceitos básicos de PIB, PNB e seus componentes, poupança doméstica, demanda interna, transação corrente como poupança externa, etc.). Balanço de Pagamentos (principais contas). IS/LM e Mundell-Fleming. Avaliação de Regimes Cambiais (fixo puro, flutuante puro e variações: bandas cambais e flutuação suja). Câmbio e Paridade de Juros (câmbio real e câmbio nominal, determinantes da taxa de câmbio, relação entre câmbio e juros, etc). Risco País e Risco Soberano. Política Fiscal (conceitos básicos – déficit nominal, primário, NFSP – efeito sobre os diferentes regimes, regra do multiplicador do orçamento equilibrado, etc.). Política Monetária (instrumentos, canais de transmissão, efeitos de CP e LP da inflação, estruturas de política monetária – ancoragem cambial, controle de agregados monetários, metas de inflação -, PIB potencial, regras x discricionariedade, teoria de Banco Central independente). Ataques Especulativos e Contágio. Zona Monetária Ótima. Subprime (SIV, CDO, desequilíbrio macroeconômico, falta de regulação, política monetária e bolhas, etc.).

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Séries de Pagamentos. Noção intuitiva de limites e derivadas. Técnicas de Otimização.

Núcleo Complementar

Preliminares: processos estocásticos, teorema fundamental da precificação de ativos, precificação por Martingale e simulação de Monte-Carlo. Derivativos de Ações: superfícies empíricas de volatilidade, modelos de volatilidade local, modelos de volatilidade estocástica, modelos de jump, aplicações. Derivativos de Renda Fixa: definições básicas, modelos de taxa spot de um fator, modelos de taxa spot de dois fatores, HJM, modelo LIBOR, extensões. Risco de Crédito.

Finanças Comportamentais: princípios e implicações. Mercados Ineficientes: Anomalias de mercado, Sentimento do Investidor. Teoria do Prospecto, Vieses Heurísticos, Sobre e Sub-reação. Limites a Arbitragem. Finanças Comportamentais e Value Investing. Neurofinanças.

Editor do Visual Basic for Applications (VBA). Funções e sub-rotinas. Macros. Variáveis. Estruturas de Controle. Desenvolvimento de programas para aplicações práticas em finanças.

TCC

André Leite

Doutor em Administração de Empresas - Finanças (IAG PUC-Rio)

André Rocha

+

Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Doutor em Economia

Augusto Ferreira da Costa Neto

Doutorando em Administração

Graziela Fortunato

Doutora

Henrique Castro Martins

Doutor em Administração com ênfase em Finanças

Jorge Brantes Ferreira

Doutor

Marcelo Cabús Klötzle

Doutor em Economia

Marcio Janot

Doutor em Economia

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em Inglês.

Alunos

+

Egressos

+




Voltar para os cursos de MBA

FOLDER DIGITAL

Voltar para os cursos de MBA

FOLDER DIGITAL

Voltar para os cursos de MBA