MBA
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ESTRATÉGICO
 MBA
PLANEJAMENTO
TRIBUTÁRIO

PRÓXIMA TURMA

Abril de 2021

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com aproximadamente 18 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Sábados, 8h30 às 12h30

INVESTIMENTO 

R$ 32.920,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.451,78 (juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Ex-alunos IAG PUC-Rio*:

30% até o fim das inscrições

Ex-alunos PUC-Rio** e Empresas Parceiras***:

25% até 30/nov
20% até 31/jan
15% até 28/fev
10% até o fim das inscrições

Matrículas Antecipadas:

15% até 30/nov
10% até 31/jan
5% até 28/fev

*Desconto para ex-aluno IAG PUC-Rio (MBA, Aperfeiçoamento e Formação) válido somente para formados nos últimos 5 anos.

**Válido somente para graduação e pós-graduação.

***Verifique se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

LOCAL 

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

A otimização da carga tributária representa um grande diferencial competitivo na busca de um lugar no mercado. Entretanto, em razão da escassez de profissionais especializados, nem sempre a gestão tributária e o planejamento tributário recebem a atenção necessária no ambiente corporativo.

Neste MBA são apresentados os conceitos e técnicas necessárias para a implementação de uma gestão tributária correta e eficiente. Além disso, qualifica-se o profissional para a compreensão dos diferentes modelos de planejamento tributário, identificação de oportunidades de otimização tributária, e avaliação da viabilidade e dos riscos advindos de planejamentos tributários propostos por consultores externos.

POR QUE ESCOLHER A PUC-RIO?

  • Excelência no ensino
    PUC-Rio é a terceira do Brasil no Times Higher Education Latin American University Rankings 2019 e está entre as TOP 5 na América Latina.
  • Pioneira no estudo de casos
    O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio foi pioneiro no país na adoção do estudo baseado em casos, seguindo o modelo das melhores universidades do mundo.
  • Foco no mercado
    Nossos professores, com grande vivência de mercado, facilitam a participação do aluno e a integração do conteúdo das disciplinas com a prática profissional.
  • Formação de networking
    Aulas 100% presenciais colaboram para a formação de networking e a concretização de parcerias entre os alunos das diferentes turmas.
  • Inovação no DNA da PUC-Rio
    Através da Agência de Inovação da PUC-Rio – AGI, criada para integrar a rede de parceiros da universidade, a PUC-Rio torna possível a promoção da inovação entre academia e mercado.
  • Cultura empreendedora
    Aqui no campus, os alunos são estimulados a desenvolver atitudes empreendedoras desde a graduação através da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo e Inovação (CEMP) da PUC-Rio.
  • Eletivas adicionais
    Ao longo do MBA você poderá frequentar no Rio de Janeiro 02 disciplinas eletivas escolhidas previamente pela coordenação do curso, objetivando agregar conhecimentos adicionais à sua formação.
  • Estudo aplicado
    Através da disciplina Projeto Aplicado você será constantemente levado a refletir sobre a aplicação do conhecimento adquirido ao longo do MBA na sua prática profissional.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Este MBA objetiva proporcionar ao participante uma visão estratégica, inovadora e empreendedora da empresa. Da mesma forma, busca oferecer aos alunos insumos que lhes permitam atuar com competência como empreendedores ou como profissionais capazes de gerar valor agregado através do pensamento estratégico e da inovação. Para tanto, o curso irá:

  • Aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos na área tributária, bem como discutir a aplicação prática desses conhecimentos
  • Desenvolver a capacidade de análise de questões tributárias, oferecendo instrumental para a atuação estratégica do aluno;
  • Promover a colaboração e troca de experiências entre seus participantes.

PÚBLICO-ALVO

Administradores, advogados, auditores, consultores, contadores, controllers, economistas, empresários, investidores, diretores de empresas, societários, profissionais de finanças, controladoria e fusões e aquisições, e executivos que atuam ou desejam atuar na área de gestão e planejamento tributário.

 

COORDENAÇÃO

Felipe Dutra
Doutorando em Direito Tributário
felipedutra@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo de Gestão Tributária e Planejamento Tributário

Conceitos essenciais relacionados ao planejamento tributário. Principais modelos e técnicas de reorganização operacional, reestruturação societária e planejamento internacional tributário.

A gestão dos tributos incidentes sobre a renda e o lucro. Análise das principais características do IRPJ e da CSLL. Principais benefícios regionais e setoriais relacionados a estes tributos, e sua importância na gestão tributária das empresas.

A gestão dos tributos incidentes sobre a receita. Análise das principais características do PIS e da COFINS. Principais benefícios regionais e setoriais relacionados a estes tributos, e sua importância na gestão tributária das empresas.

A gestão dos tributos incidentes sobre as operações de industrialização, venda de mercadorias, e prestação de serviços. Análise das principais características do IPI, do ICMS, e do ISS. Principais benefícios regionais e setoriais relacionados aos referidos tributos e seu reflexo nas operações e na logística das empresas.

A gestão dos tributos incidentes sobre as operações de importação e exportação. Análise das principais características do II, e do IE. Apresentação dos diferentes regimes aduaneiros e seu reflexo na gestão tributária das operações internacionais.

A gestão dos tributos incidentes sobre a folha de pagamentos. Análise das principais características do INSS, e do IRPF. Análise das diferentes exceções setoriais e seu reflexo na gestão tributária.

As principais operações societárias. Análise das características gerais destas operações e sua aplicação na gestão e no planejamento tributário das empresas.

Os conceitos essenciais relacionados ao planejamento sucessório. Os principais instrumentos e estruturas sucessórias existentes e as respectivas vantagens.

Nesta disciplina serão apresentados, por palestrantes convidados, tópicos especiais relacionados à temática do MBA. Ex.: Tributação Setorial, Benefícios Fiscais, Responsabilidade Criminal, etc.

Núcleo de Projeto Aplicado

Os conceitos essenciais relacionados ao desenvolvimento do projeto aplicado. Desenvolvimento formal de um relatório de pesquisa. Acompanhamento e orientação individual para a elaboração do referido projeto.

Disciplinas Eletivas

O aluno que desejar poderá escolher duas disciplinas eletivas, em conjunto com o coordenador do MBA, objetivando customizar o curso às suas necessidades profissionais e objetivos de carreira

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Opcional

Daniane Rezende Carvalho

Especialização em Direito Societário e Mercado de Capitais
+

Felipe Dutra

Doutorando em Direito Tributário

Fernando Mattos

Doutorando em Administração e Mestre em Ciências Contábeis
+

Gabriel Habib

Mestre em Ciências Jurídico-Criminais e Pós-graduado em Direito Penal Econômico
+

Gustavo Kloh Muller Neves

Doutorado em Direito
+

José Miguel

Mestre em Ciências Contábeis e Pós-graduado em Administração Finan-ceira e Direito tributário
+

Marina Marangoni Costa

Doutorado em Direito
+

Mariano Manente

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais
+

Pablo Gonçalves Arruda

Doutorando e Mestre em Direito
+

Rafael Dinoá

Mestre em Direito Tributário
+

Renata da Silveira Bilhim

Mestre em Direito
+

Tom Pierre Fernandes da Silva

Mestre em Administração de Empresas e graduação em Ciências Contábeis
+

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA
Voltar para os cursos de MBA
Voltar para os cursos de MBA