MBA
GERENCIAMENTO DE PROJETOS,
PROGRAMAS E PORTFÓLIOS
 MBA
GERENCIAMENTO DE PROJETOS,
PROGRAMAS E PORTFÓLIOS

PRÓXIMA TURMA

Maio de 2024

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 375 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças, quartas e quintas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 33.793,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.490,28 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Desconto para 2º MBA1:
  • 50% até o início das aulas.
Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio2 e Empresas Parceiras3:
  • 25% até 10/set;
  • 20% de 11/09 A 08/10;
  • 15% de 09/10 a 12/11;
  • 10% a partir de 12/11.
Matrículas antecipadas para demais candidatos:
  • 15% até 10/set;
  • 10% de 11/09 A 08/10;
  • 5% de 09/10 a 12/11.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

 

1Desconto válido para portadores de diplomas de MBAs registrados no MEC na área de Administração/Gestão. Verifique junto à secretaria do IAG se seu MBA é elegível ao desconto.

2Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

3Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

Faça sua inscrição

O MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio é a opção para quem busca criar objetivos mensuráveis nos projetos de sua empresa. O conteúdo das aulas está em linha com as mais avançadas práticas de gestão do Guia PMBOK® A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Seventh  Edition,  Project Management Institute, Inc., 2021, documento de referência na área, que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Com o objetivo de formar Gerentes de Projetos (GPs)*, o programa oferece o instrumental necessário para processos estratégicos, desenvolve a capacidade de análise e reflexão críticas, apresentando e desenvolvendo conceitos, fundamentos e metodologia na administração dos projetos. O curso busca desenvolver os dois conjuntos de competências do Gerente de Projetos:

– Competências técnicas (hard skills);
– Competências comportamentais (soft skills).
*Esta definição foi retirada do Glossário do Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 7ª  edição,  Project  Management Institute, Inc., 2021.

PARCEIRA COM O PMI RIO DE JANEIRO CHAPTER®

Todos os alunos recebem, sem custo, a filiação ao Project Management Institute, que inclui a inscrição na regional local, o PMI Rio de Janeiro Chapter®. Dessa forma, tornam-se participantes das comunidades de gerenciamento de projetos, podendo participar de eventos do PMI®, ingressar nos grupos de discussão, receber estudos, casos e artigos. Também têm acesso ao conteúdo do PMI®, que inclui o Guia PMBOK® e as assinaturas digitais das revistas PM Network®Project Management Journal® e PMI Today®.

PMI, PMI Rio de Janeiro Chapter, PMBOK, PM Network, PMI Today e Project Management Journal são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Marcos Lopez Rego
Doutor em Administração de Empresas
marcoslr@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Nivelamento Núcleo Básico

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Criação de valor e a decisão de investimento de capital. Previsão financeira. Métodos de avaliação de investimento. Fluxo de caixa de projetos. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. O valor da flexibilidade gerencial.

Dimensões da inteligência emocional e a Comunicação Não Violenta (CNV) - intrapessoal, interpessoal e coletivo/social, na vida pessoal e na profissional e o desenvolvimento de competências socioemocionais para o trabalho. Conhecimentos, exercícios e práticas que proporcionam: compreensão de si próprio e de suas motivações na dinâmica do trabalho; compreensão dos outros e suas motivações na dinâmica do trabalho. Escuta ativa e expressão autêntica. Tomada de decisão consciente. Processo de dar e de receber feedback. Liderança, tanto do ponto de vista do líder, como das pessoas da equipe. Processos de negociação e solução de conflitos. Potencialização da mudança e da transformação social. Relações com stakeholders internos e externos, no sentido mais amplo.

Mostrar a importância de utilizar de novas ferramentas e práticas para o gerenciamento de projetos inovadores.

Planejamento de Projetos Preditivos: plano de gerenciamento do projeto, artefatos de qualidade (matriz de qualidade), comunicação (matriz de comunicação), riscos (matriz de riscos), aquisições (mapa de aquisições) e de recursos, requisitos de recursos e estrutura analítica de recursos. Desenvolvimento em grupo do plano do projeto no que tange a qualidade, comunicação, riscos, aquisições e recursos.

Processos de Execução para projetos Preditivos: Gerenciamento do trabalho, com construções de artefatos para captura de dados, desempenho e registro das questões. Gerenciamento da execução qualidade, recursos, comunicações, partes interessadas, riscos do projeto, com implementação de respostas aos riscos e condução das aquisições.Processos de Monitoramento e Controle para projetos Preditivos: Monitoramento e controle do trabalho, com ênfase no controle do escopo, cronograma, custos, qualidade, aquisições e recursos, bem como no monitoramento das comunicações e riscos. Realização do controle integrado de mudanças e monitoramento o engajamento das partes interessadas.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

Iniciação e Planejamento de Projetos Preditivos: termo de abertura e matriz de partes interessadas. Plano de gerenciamento do projeto: artefatos de escopo (matriz de requisitos, EAP, dicionário da EAP e Declaração de Escopo), de cronograma (cronograma), de custos (orçamento) e de qualidade (matriz de qualidade). Noção dos processos de planejamento das demais áreas de conhecimentos que serão aprofundadas e praticadas na disciplina de Plano do Projeto (PLP). A avaliação da aprendizagem será a apresentação pelos grupos dos artefatos gerados.

As Origens dos Métodos Ágeis. Sistema Toyota de Produção e Produção Enxuta Agilidade. Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis. Práticas Ágeis. Declaração de Interdependência Comparação entre Métodos Ágeis e Métodos Tradicionais. Gerência Ágil de Projetos com Scrum. Origens do Scrum (The New New Product Development Game, Desenvolvimento de Software). O Ciclo do Scrum: a Sprint - Os Papéis do Scrum. Os Artefatos do Scrum.  As Cerimônias do Scrum. Outros Métodos de Gerência Ágil de Projetos Estudos de Caso de Aplicação.

O processo de negociação. Etapas e fases da negociação. Desafios da negociação: objeções, impasses, posições e interesses. Estratégias para superar os desafios. Desenvolvimento de negociações integrativas (ganha-ganha). Concessões como parte da negociação. Diferenças culturais e seu impacto nas negociações. A confiança como peça fundamental no processo. Perfil do negociador: estilo, temperamento, propensão a risco. Negociações bilaterais e multilaterais. Questões éticas.

Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

Definições do portfolio de projetos, programas e planejamento estratégico. Projetos como operacionalização do plano estratégico. Gerenciamento do portfolio de projetos, Seleção, priorização, alinhamento e acompanhamento do portfolio.

Sistemas de entrega de valor e associação com gerenciamento de projetos. Princípios do gerenciamento de projetos. Domínios de desempenho de projetos. Resultados desejados com o uso dos domínios. Sustentabilidade e questões ESG (Environmental-Social-Governance) no gerenciamento de projetos. Aplicações práticas.

Introdução ao Microsoft Project. Planejamento de tempos de um projeto: cronogramas e redes de projeto.  Alocação e nivelamento de recursos: designação de recursos humanos e materiais às atividades, histogramas de recursos. Calendários: gerais e individuais. Acompanhamento e controle das atividades do projeto. Gestão de custos do projeto. Emissão de relatórios customizados. Interfaces com outros aplicativos, soluções em rede para portfólio de projetos.

Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Corporativa / ESG: antecedentes, definições e modelos; Sustentabilidade aplicada a projetos; Metodologias para planejamento e gestão de projetos sustentáveis de novos produtos, de edificações, de grandes obras e projetos socioambientais; Estudos de caso reais.

Tópicos Especiais disponíveis do Núcleo Complementar

Gestão do conhecimento: definição e origem. Os ativos intangíveis. Focos da gestão do conhecimento. Ferramentas e iniciativas. Um modelo de transferência e compartilhamento de conhecimento. Condições organizacionais facilitadoras e barreiras. Educação corporativa e gestão do conhecimento. O papel dos educadores internos na disseminação do conhecimento na organização.

Conteúdo variável:
  • Avaliação de Ativos

Conteúdo Variável:
  • Cultura, Consumo e Significação
  • Consumidor Emergente
  • Marketing de Relacionamento

André Lacombe Penna da Rocha

Doutor em Agricultural Economics

Augusto Arenaro

Doutor em Administração de Empresas
+

Christina Barbosa

Doutora em Administração e Arquiteta
+

Felipe de Souza Mendes e Silva

Mestre em Gestão Empresarial e Graduado em Engenharia de Produção
+

Fernando Carlos Rodrigues Cortezi

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing

Luis Gustavo Mauro de Queiroz

Mestre em Gestão Empresarial e Engenheiro Eletrônico,
+

Marcantonio Fabra

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones (UNAM) - Argentina. Mestre em Logística. É consultor em Gerenciamento de Projetos e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio.

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Doutor e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela UERJ (1986).

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio

Marcos Cohen

Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Mauricio Nunes Rodrigues

Doutor em Engenharia de Produção, em Ciências da Gestão e Educação Física
+

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.

Roberto Gil Uchoa Borgongino de Carvalho

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças Corporativas

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Thais Rosa

Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

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Avise-me

O MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio é a opção para quem busca criar objetivos mensuráveis nos projetos de sua empresa. O conteúdo das aulas está em linha com as mais avançadas práticas de gestão do Guia PMBOK® A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Seventh  Edition,  Project Management Institute, Inc., 2021, documento de referência na área, que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Com o objetivo de formar Gerentes de Projetos (GPs)*, o programa oferece o instrumental necessário para processos estratégicos, desenvolve a capacidade de análise e reflexão críticas, apresentando e desenvolvendo conceitos, fundamentos e metodologia na administração dos projetos. O curso busca desenvolver os dois conjuntos de competências do Gerente de Projetos:

– Competências técnicas (hard skills);
– Competências comportamentais (soft skills).
*Esta definição foi retirada do Glossário do Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 7ª  edição,  Project  Management Institute, Inc., 2021.

PARCEIRA COM O PMI RIO DE JANEIRO CHAPTER®

Todos os alunos recebem, sem custo, a filiação ao Project Management Institute, que inclui a inscrição na regional local, o PMI Rio de Janeiro Chapter®. Dessa forma, tornam-se participantes das comunidades de gerenciamento de projetos, podendo participar de eventos do PMI®, ingressar nos grupos de discussão, receber estudos, casos e artigos. Também têm acesso ao conteúdo do PMI®, que inclui o Guia PMBOK® e as assinaturas digitais das revistas PM Network®Project Management Journal® e PMI Today®.

PMI, PMI Rio de Janeiro Chapter, PMBOK, PM Network, PMI Today e Project Management Journal são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

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COORDENAÇÃO
Marcos Lopez Rego
Marcos Lopez Rego
marcoslr@puc-rio.br
Lattes
Doutor em Administração de Empresas

PRÓXIMA TURMA

Maio de 2024

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 375 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças, quartas e quintas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 33.793,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.490,28 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Desconto para 2º MBA1:
  • 50% até o início das aulas.
Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio2 e Empresas Parceiras3:
  • 25% até 10/set;
  • 20% de 11/09 A 08/10;
  • 15% de 09/10 a 12/11;
  • 10% a partir de 12/11.
Matrículas antecipadas para demais candidatos:
  • 15% até 10/set;
  • 10% de 11/09 A 08/10;
  • 5% de 09/10 a 12/11.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

 

1Desconto válido para portadores de diplomas de MBAs registrados no MEC na área de Administração/Gestão. Verifique junto à secretaria do IAG se seu MBA é elegível ao desconto.

2Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

3Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

Nivelamento Núcleo Básico

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Criação de valor e a decisão de investimento de capital. Previsão financeira. Métodos de avaliação de investimento. Fluxo de caixa de projetos. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. O valor da flexibilidade gerencial.

Mostrar a importância de utilizar de novas ferramentas e práticas para o gerenciamento de projetos inovadores.

Planejamento de Projetos Preditivos: plano de gerenciamento do projeto, artefatos de qualidade (matriz de qualidade), comunicação (matriz de comunicação), riscos (matriz de riscos), aquisições (mapa de aquisições) e de recursos, requisitos de recursos e estrutura analítica de recursos. Desenvolvimento em grupo do plano do projeto no que tange a qualidade, comunicação, riscos, aquisições e recursos.

Processos de Execução para projetos Preditivos: Gerenciamento do trabalho, com construções de artefatos para captura de dados, desempenho e registro das questões. Gerenciamento da execução qualidade, recursos, comunicações, partes interessadas, riscos do projeto, com implementação de respostas aos riscos e condução das aquisições.Processos de Monitoramento e Controle para projetos Preditivos: Monitoramento e controle do trabalho, com ênfase no controle do escopo, cronograma, custos, qualidade, aquisições e recursos, bem como no monitoramento das comunicações e riscos. Realização do controle integrado de mudanças e monitoramento o engajamento das partes interessadas.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

Iniciação e Planejamento de Projetos Preditivos: termo de abertura e matriz de partes interessadas. Plano de gerenciamento do projeto: artefatos de escopo (matriz de requisitos, EAP, dicionário da EAP e Declaração de Escopo), de cronograma (cronograma), de custos (orçamento) e de qualidade (matriz de qualidade). Noção dos processos de planejamento das demais áreas de conhecimentos que serão aprofundadas e praticadas na disciplina de Plano do Projeto (PLP). A avaliação da aprendizagem será a apresentação pelos grupos dos artefatos gerados.

As Origens dos Métodos Ágeis. Sistema Toyota de Produção e Produção Enxuta Agilidade. Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis. Práticas Ágeis. Declaração de Interdependência Comparação entre Métodos Ágeis e Métodos Tradicionais. Gerência Ágil de Projetos com Scrum. Origens do Scrum (The New New Product Development Game, Desenvolvimento de Software). O Ciclo do Scrum: a Sprint - Os Papéis do Scrum. Os Artefatos do Scrum. As Cerimônias do Scrum. Outros Métodos de Gerência Ágil de Projetos Estudos de Caso de Aplicação.

O processo de negociação. Etapas e fases da negociação. Desafios da negociação: objeções, impasses, posições e interesses. Estratégias para superar os desafios. Desenvolvimento de negociações integrativas (ganha-ganha). Concessões como parte da negociação. Diferenças culturais e seu impacto nas negociações. A confiança como peça fundamental no processo. Perfil do negociador: estilo, temperamento, propensão a risco. Negociações bilaterais e multilaterais. Questões éticas.

Paradigmas organizacionais. Processos de negócios e de apoio. Configurações organizacionais. Sistemas e processos de melhoria do desempenho organizacional. Reprojeto e reestruturação da organização.

Definições do portfolio de projetos, programas e planejamento estratégico. Projetos como operacionalização do plano estratégico. Gerenciamento do portfolio de projetos, Seleção, priorização, alinhamento e acompanhamento do portfolio.

Sistemas de entrega de valor e associação com gerenciamento de projetos. Princípios do gerenciamento de projetos. Domínios de desempenho de projetos. Resultados desejados com o uso dos domínios. Sustentabilidade e questões ESG (Environmental-Social-Governance) no gerenciamento de projetos. Aplicações práticas.

Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Corporativa / ESG: antecedentes, definições e modelos; Sustentabilidade aplicada a projetos; Metodologias para planejamento e gestão de projetos sustentáveis de novos produtos, de edificações, de grandes obras e projetos socioambientais; Estudos de caso reais.

Introdução ao Microsoft Project. Planejamento de tempos de um projeto: cronogramas e redes de projeto. Alocação e nivelamento de recursos: designação de recursos humanos e materiais às atividades, histogramas de recursos. Calendários: gerais e individuais. Acompanhamento e controle das atividades do projeto. Gestão de custos do projeto. Emissão de relatórios customizados. Interfaces com outros aplicativos, soluções em rede para portfólio de projetos.

Dimensões da inteligência emocional e a Comunicação Não Violenta (CNV) - intrapessoal, interpessoal e coletivo/social, na vida pessoal e na profissional e o desenvolvimento de competências socioemocionais para o trabalho. Conhecimentos, exercícios e práticas que proporcionam: compreensão de si próprio e de suas motivações na dinâmica do trabalho; compreensão dos outros e suas motivações na dinâmica do trabalho. Escuta ativa e expressão autêntica. Tomada de decisão consciente. Processo de dar e de receber feedback. Liderança, tanto do ponto de vista do líder, como das pessoas da equipe. Processos de negociação e solução de conflitos. Potencialização da mudança e da transformação social. Relações com stakeholders internos e externos, no sentido mais amplo.

Tópicos Especiais disponíveis do Núcleo Complementar

Gestão do conhecimento: definição e origem. Os ativos intangíveis. Focos da gestão do conhecimento. Ferramentas e iniciativas. Um modelo de transferência e compartilhamento de conhecimento. Condições organizacionais facilitadoras e barreiras. Educação corporativa e gestão do conhecimento. O papel dos educadores internos na disseminação do conhecimento na organização.

Conteúdo variável:

  • Avaliação de Ativos

Conteúdo variável:

  • Cultura, Consumo e Significação
  • Consumidor Emergente
  • Marketing de Relacionamento

André Lacombe Penna da Rocha


André Lacombe Penna da Rocha
lacombe@iag.puc-rio.br
Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1990) e doutorado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1994), atual Imperial College. Tem especialização em Marketing (IAG/PUC-Rio, 1986) e cursos de extensão em Educação Superior realizados na Harvard Business School (2000) e na PUC-Rio (2002). Foi Coordenador-Adjunto de Graduação do Departamento de Administração e o Vice-Decano de Graduação do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio de 1999 a 2008. Tem atuado como coordenador de diversos cursos de extensão na Universidade. Atualmente é professor de tempo integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Departamento de Administração (IAG), desenvolvendo pesquisas e lecionando nas áreas de Marketing, Meio Ambiente, Gerenciamento de Marcas e Logística Empresarial. Tem trabalhos apresentados em congressos, conferências e seminários, tanto no Brasil como no exterior, incluindo Argentina, Costa Rica, EUA, Escócia, Espanha, Taiwan e República Tcheca. É o atual Coordenador Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio e do Programa Universidade-Comunidade (UNICOM), prestador de serviços de apoio a comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro.
Augusto Arenaro


Augusto Arenaro
augustoarenaro@yahoo.com.br
Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Negócios Internacionais. Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Estratégia Empresarial. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua experiência profissional inclui passagens tanto na iniciativa privada (Engenheiro da Siemens de Vendas e empresário do segmento atacadista) quanto no setor público (Analista do Banco Central do Brasil e Engenheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES), onde ocupa atualmente o cargo de Gerente da Área de Comércio Exterior, bem como atua como Pesquisador Associado ao Núcleo de ­­­­­­­­­Pesquisas em Negócios Internacionais (NUPIN) . E na área acadêmica (Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação do IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio - nas disciplinas de Estratégia de Empresas, Internacionalização de Empresas e Gestão da Inovação).
Christina Barbosa

Doutora em Administração (UNR/Argentina) e arquiteta (FAU/UFRJ), com especializações em Design for Sustainability (Gaia Education), Internet Technology (COPPE/UFRJ), Gerência de Sistemas e Computação Gráfica (CCE/PUC-RJ). Com certificações como PMP - Project Management Professional (PMI - Project Management Institute) e GRI – Global Reporting Initiative (COPPE/UFRJ). Professora da FGV nos MBAs de Gerenciamento de Projetos, Empreendedorismo e Inovação e Gestão Empresarial. Conteudista da FGV On-line e coautora dos livros "Sustentabilidade - Gestão Estratégica na Prática", “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na Prática” e “Gerenciamento de Custos em Projetos”. Diretora Executiva da By Conn - Consultoria e Treinamento, Empresa B, com projetos em empresas de diversos portes e segmentos. No PMI, foi membro dos boards globais do Global Accreditation Center e do Leadership Institute Advisory Group, além de VP de Comunicação/Programas no Chapter RJ. Atualmente, participa da Comissão Brasileira para o Relato Integrado e do Grupo Mulheres do Brasil.
Felipe de Souza Mendes e Silva


Felipe de Souza Mendes e Silva
felipesmsilva@gmail.com
Gerente de projetos graduado em Engenharia de Produção na UERJ. Mestre em Gestão Empresarial na FGV-RJ com ênfase em gerenciamento de projetos. Experiência em gerenciamento de projetos, gestão e ativação de processos e análise de informações e indicadores. Reconhecido por atingir resultados ao transformar processos e garantir o desenvolvimento das empresas que atuou ao coordenar projetos com eficácia utilizando os melhores métodos e práticas de gerenciamento de projetos. Pontos fortes incluem: Realizar entregas acima das expectativas, construir relações de trabalho eficazes ao colaborar e influenciar clientes/colaboradores e desenvolver membros da equipe. Fluente em Inglês e estudando por 2 anos a língua francesa. Inovador, analítico, comprometido e gosta de assumir riscos. Certificado em gestão de projetos PMP e SCRUM.
Fernando Carlos Rodrigues Cortezi


Fernando Carlos Rodrigues Cortezi
fernando.cortezi@prof.iag.puc-rio.br
Mestre em Economia Empresarial e MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getulio Vargas (FGV); pós-graduado em Análise da Conjuntura Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Administração de Empresas. Participou de diversos cursos no Brasil e no exterior, incluindo na Harvard Business School. Larga experiência na área de gestão estratégica e financeira, tendo exercido posições de liderança em empresas globais, como a Shell e Essilor. É professor regular na PUC, IBMEC e ESPM, além de convidado da Universidade de São Paulo (USP). Tem trabalhado também em consultoria e treinamento in-Company em empresas de porte, como Petrobras, Vivo e Coca-Cola.
Graziela Fortunato


Graziela Fortunato
graziela@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC com ênfase em Governança Corporativa e Transparência de Informações, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC, Pós-Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio e Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente, é professora da PUC-Rio das disciplinas: Mercado de Capitais e Investimentos, Administração de Carteiras, Economia Financeira, Gestão Econômica para Empresas, Contabilidade Gerencial e de Custos, Matemática Financeira, Engenharia Financeira e Administração Financeira, tanto na graduação como na pós-graduação. Responsável pelo intercâmbio acadêmico do departamento de Administração. Coordenadora acadêmica do curso de Gestão de Projetos da Escola de Guerra Naval. Coordenou o MBA de Negócios Imobiliários do Banco do Brasil (in company). Na área acadêmica, desenvolve pesquisa em finanças corporativas, gestão de ativos, opções reais e marketing financeiro. É especialista em Finanças Pessoais e Avaliação de Empresas (Valuation), com ampla experiência na realização de consultorias para as áreas de varejo, petróleo, mineração, TI e setor elétrico. Experiência na área de planejamento corporativo e financeiro, Relações com Investidores, Governança Corporativa e Gestão de Family Offices. Formação profissional de mais de vinte anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. Foi professora associada da Fucape Business School na área de Finanças e coordenou os cursos de MBA em Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos além de cursos in Company no Sicoob e Unimed. Participação em diversos meios de comunicação (TV, Jornal, Rádio, Webinar, Podcast): O Globo, BandNews, Band, Revista Creditas, Yahoo.com, Extra, InvestNews, G1, Record, Youtube do Canal Barsi, Gazeta, Jornal DCI, portal Comunidade Scan Source, O Dia Online, CBN, portal Administradores.com, Diário do Comércio, Trevo, Portal 6 Minutos, TV Vitória, TVE, Folha Vitória, Jornal Metro, Bom Dia ES, ES Brasil, A Tribuna e ES Hoje.
Luis Gustavo Mauro de Queiroz


Luis Gustavo Mauro de Queiroz
gus1971@gmail.com
Mestre em gestão empresarial pela FGV-EBAPE e Engenheiro Eletrônico, pela UFRJ. Atua como professor convidado da FGV nos cursos de graduação e pós-graduação - online e presencial (EBAPE / EAESP / IDE), tendo mais de 23 anos de experiência no mercado de TI e de consultoria, onde atuou como arquiteto de soluções e gestor técnico de projetos. Atua também como pesquisador na área de Estudos Organizacionais, mais direcionados a políticas de inclusão e diversidade e a gestão de projetos. Autor de artigos acadêmicos publicados em congressos e revistas no Brasil, EUA e Europa. Duplo-cidadão ítalo-brasileiro, poliglota (português, inglês, italiano e espanhol). Experiente em gestão de equipes multiculturais e disciplinares, onde atuou praticamente em vários países da América Latina, gerenciando times near/off-shore (Argentina/México, China e Índia).
Marcantonio Fabra


Marcantonio Fabra
fabra@prof.iag.puc-rio.br
Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones (UNAM) - Argentina e mestre em Logística Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). É Project Management Professional (PMP)® do Project Management Institute (PMI)®. É certificado Master in Project Management pela George Washington University. Atualmente é sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 25 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-Rio, UFRJ, FGV e Projectlab, com 35 anos de experiência acadêmica em disciplinas de gerenciamento de projetos em cursos de pós-graduação e graduação. Recebeu, em 2012, o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio, tendo sido eleito pelos alunos como um dos 10 melhores professores do Centro de 2007 a 2011. Atua também como tutor do FGV Online no MBA Online em Gerência de Projetos (em parceria com a UCI University - University of California/Irvine -, do qual também faz parte do corpo docente). É coautor do livro Gerenciamento de Projetos (ISBN: 8522507090 – FGV, 2009) e PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (ISBN: 9788574525013 – Brasport, 2012). PMP, PMI e Guia de Governança de Portfólios, Programas e Projetos são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva


Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor de Logística e Operações na PUC-Rio em cursos de graduação e pós-graduação (MBA). Professor convidado da Fundação Dom Cabral. Instrutor e Coordenador de área de estudos no Centro de Instrução Almirante Newton Braga (CIANB/Marinha do Brasil). É Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (1998) e Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1986). Atua há mais de 20 anos na área acadêmica como professor da PUC-Rio. Também foi professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desempenhou por aproximadamente 30 anos diversos cargos na Marinha do Brasil, sempre relacionados a logística e orçamento, destacando-se a direção de 2 órgãos de apoio logístico: Depósito de Subsistência (2009) e Centro de Munição (2011-2012). Concluiu o Curso de Política e Estratégia Marítimas (equivalência à Doutor em Ciências Navais) na Escola de Guerra Naval (EGN) em 2013. Possui especialização em Gestão Internacional (2013) e MBA em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e especialização em Administração e Logística de Material (1999) pela UERJ. Cursou os seguintes programas internacionais na área de logística: Integrated Logistic Support and Through Life Support Course, ministrado pela Cranfield University no Rio de Janeiro (2014); International Senior Logistical Officers Course, ministrado pelo Norwegian Defence International Centre (NODEFIC) na Noruega (2010) e International Management Defense Course, ministrado pela Navy Postgraduate School (NPS) nos E.U.A (2003).
Marcos Caiado

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado. É graduado em Direito, pós-graduado em Direito Imobiliário e mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá . Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Empresário e Professor de diversos cursos de Pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Foi Conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Marcos Cohen


Marcos Cohen
mcohen@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios.
Marcos Lopez Rego


Marcos Lopez Rego
marcoslr@puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2010), possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho (1985) e Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). É Analista de Ciência e Tecnologia Sênior do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), onde atua em projetos de desenvolvimento de sistemas de Guerra Eletrônica/Radar. É encarregado da Divisão de Processamento de Sinais de Sistemas de Guerra Eletrônica. É professor do Mestrado Executivo da EBAPE/FGV, coordenador acadêmico e professor do MBA em Gerenciamento de Projetos do IAG/PUC-Rio.
Maria Isabel Peixoto Guimarães


Maria Isabel Peixoto Guimarães
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas, PUC-Rio, é graduada em Pedagogia, pela PUC-Rio, e possui mestrado em Engenharia de Produção, pela Coppe-UFRJ. Atua como consultora na área de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, com ênfase no diagnóstico e plano de ação para a criação de uma cultura de aprendizagem e para o desenvolvimento do Capital Humano nas organizações. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management) - Crie-Coppe/UFRJ. Na PUC-Rio, é professora dos cursos de Graduação e Mestrado Profissional em Administração, de cursos de especialização nos departamentos de Artes e Design, Administração e ECOA/CCE, além de atuar como supervisora do Laboratório de Inovação Pedagógica do IAG (LIP), e consultora do NORTE - Núcleo de Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade. Algumas empresas para as quais já prestou serviços de consultoria ou coordenou programas in company são: Furnas, GE Celma (Aviation), ANAC, CVM, Ambev, Bunge, COB, Vale, SESC, Oi, Norsul, Brookfield Energia Renovável, Globo, Instituto Ayrton Senna, Brasil Brokers, BR Distribuidora, VTEX, Icatu e IRB.
Mauricio Nunes Rodrigues


Mauricio Nunes Rodrigues
mauricionrod@gmail.com
Doutor em Engenharia de Produção e em Ciências da Gestão em cotutela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e pela Université ParisSud (RITM). Mestre em Educação Física (Desempenho Humano) pela Universidade Gama Filho e Licenciado em Educação Física e Esportes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Pesquisador associado no Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE/COPPE) e Professor dos cursos de MBA da COPPE/UFRJ, da PUC Rio, da Trevisan Escola de Negócios e da Universidade Veiga de Almeida. Autor do 'melhor artigo publicado no ano de 2007' na área Métodos Diagnósticos NãoInvasivo, ofertado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Possui experiência na área de Avaliação de Intangíveis, Gestão de Projeto e de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Medida e Avaliação de Desempenho, Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Gestão do Conhecimento, Inovação e Planejamento Estratégico.
Renata Geórgia Motta Kurtz


Renata Geórgia Motta Kurtz
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br
Psicóloga graduada pela UFRJ possui MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002), é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005) e doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional), com conclusão prevista para 2016. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação, supervisora das disciplinas da área de Organizações e coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi. É sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso Teoria e Prática da Docência Online em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas. Professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ; Professora e supervisora da PUC-Rio da área de Organizações e Estratégia, coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio.
Roberto Gil Uchoa Borgongino de Carvalho


Roberto Gil Uchoa Borgongino de Carvalho
rguchoa@prof.iag.puc-rio.br
Graduado em Administração de Empresas pela UERJ (1985), com pós-graduação em Finanças Corporativas pela PUC-Rio, em Finanças Internacionais e Engenharia Financeira pela FGV e Marketing pela ESPM, com mestrado em Desenvolvimento Empresarial, pela UNESA. Atualmente, é diretor de consultoria na Viso Consultoria & Capacitação, professor de graduação e supervisor de finanças no Departamento de Administração da PUC-Rio, além de professor de pós-graduação do IAG PUC-Rio, ESPM e IBMEC. Ocupou diferentes cargos executivos em empresas do porte da IBM, Price Waterhouse, Saga Sistemas e outras. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, mercado de trabalho, governança corporativa, contabilidade financeira ambiental e estratégia.
Sandra Regina da Rocha Pinto


Sandra Regina da Rocha Pinto
sanpin@iag.puc-rio.br
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações.
Thais Rosa

Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® e mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio. Atuou como Coordenadora e Consultora de Projetos, controlando grandes carteiras, promovendo interface entre lideranças e áreas de negócio. Supervisionou o escritório de projetos da PUC-Rio, sendo responsável pela negociação e gestão administrativa de seu portfólio. Atuou no escritório de projetos do Governo do Estado gerenciando projetos de urbanização. Foi Especialista em Planejamento e Gestão no Comitê Rio 2016 e atualmente atua como Gerente de Projetos na Unimed-Rio.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

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