MBA
GERENCIAMENTO
DE PROJETOS
 MBA
GERENCIAMENTO
DE PROJETOS

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 375 horas-aula com aproximadamente 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças, quartas e quintas, das 19h15 às 22h30

INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA

Maio de 2020

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

INVESTIMENTO

R$ 33.793,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.490,28 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Período
15% 25% Até 19/12
10% 20% De 20/12 a 10/03
5% 15% De 11/03 a 10/04
0 10% A partir de 11/04
30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formado nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

O MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio é a opção para quem busca criar objetivos mensuráveis nos projetos de sua empresa. O conteúdo das aulas está em linha com as mais avançadas práticas de gestão do Guia PMBOK® A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Sixth Edition, Project Management Institute, Inc., 2017, documento de referência na área, que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

Com o objetivo de formar *Gerentes de Projetos (GPs), o programa oferece o instrumental necessário para processos estratégicos, desenvolve a capacidade de análise e reflexão críticas, apresentando e desenvolvendo conceitos, fundamentos e metodologia na administração dos projetos. O curso busca desenvolver os dois conjuntos de competências do Gerente de Projetos:

– Competências técnicas (hard skills);
– Competências comportamentais (soft skills).
*Esta definição foi retirada do Glossário do Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017.

O IAG PUC-Rio foi avaliado e aprovado como fornecedor de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI)®. Como Registered Education Provider (R.E.P.)® do PMI®, o IAG PUC-Rio concordou com o seguimento de critérios de garantia de qualidade estabelecidos pelo PMI®

PARCEIRA COM O PMI RIO DE JANEIRO CHAPTER®

Todos os alunos recebem, sem custo, a filiação ao Project Management Institute, que inclui a inscrição na regional local, o PMI Rio de Janeiro Chapter®. Dessa forma, tornam-se participantes das comunidades de gerenciamento de projetos, podendo participar de eventos do PMI®, ingressar nos grupos de discussão, receber estudos, casos e artigos. Também têm acesso ao conteúdo do PMI®, que inclui o Guia PMBOK® e as assinaturas digitais das revistas PM Network®Project Management Journal® e PMI Today®.

PMI, PMI Rio de Janeiro Chapter, PMBOK, R.E.P., PM Network, PMI Today e Project Management Journal são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

A logomarca do PMI Registered Education Provider é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.

COORDENAÇÃO

Marcos Lopez Rego
Doutor em Administração de Empresas
marcos@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Nivelamento Núcleo Básico

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

O Guia PMBOK – Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, sexta edição. Gerenciamento do cronograma do projeto. Gerenciamento do escopo do projeto.

O Guia PMBOK – Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, sexta edição

O Guia PMBOK – Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, sexta edição. Gerenciamento dos recursos do projeto. Gerenciamento da qualidade do projeto. Gerenciamento das aquisições do projeto.

O Guia PMBOK – Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, sexta edição. Gerenciamento dos recursos do projeto. Gerenciamento da qualidade do projeto. Gerenciamento das aquisições do projeto.

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Criação de valor e a decisão de investimento de capital. Previsão financeira. Métodos de avaliação de investimento. Fluxo de caixa de projetos. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. O valor da flexibilidade gerencial.

Mostrar a importância de utilizar de novas ferramentas e práticas para o gerenciamento de projetos inovadores.

Definição de megaprojeto. Desafios no gerenciamento de megaprojetos. Megaprojetos e logística. Cadeias de suprimento sustentáveis. Logística empresarial. Sistemas de informação para a logística. Operações enxutas. Critérios para seleção de Prestadores de Serviços Logísticos (PSL) em projetos.

As Origens dos Métodos Ágeis. Sistema Toyota de Produção e Produção Enxuta Agilidade. Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis. Práticas Ágeis. Declaração de Interdependência Comparação entre Métodos Ágeis e Métodos Tradicionais. Gerência Ágil de Projetos com Scrum. Origens do Scrum (The New New Product Development Game, Desenvolvimento de Software). O Ciclo do Scrum: a Sprint - Os Papéis do Scrum. Os Artefatos do Scrum.  As Cerimônias do Scrum. Outros Métodos de Gerência Ágil de Projetos Estudos de Caso de Aplicação.

O processo de negociação. Etapas e fases da negociação. Desafios da negociação: objeções, impasses, posições e interesses. Estratégias para superar os desafios. Desenvolvimento de negociações integrativas (ganha-ganha). Concessões como parte da negociação. Diferenças culturais e seu impacto nas negociações. A confiança como peça fundamental no processo. Perfil do negociador: estilo, temperamento, propensão a risco. Negociações bilaterais e multilaterais. Questões éticas.

Definições do portfolio de projetos, programas e planejamento estratégico. Projetos como operacionalização do plano estratégico. Gerenciamento do portfolio de projetos, Seleção, priorização, alinhamento e acompanhamento do portfolio.

Paradigmas organizacionais. Processos de negócios e de apoio atuais e novas configurações organizacionais. Sistemas e processos de melhoria do desempenho organizacional. Reprojeto e reestruturação da organização.

Introdução ao Microsoft Project. Planejamento de tempos de um projeto: cronogramas e redes de projeto.  Alocação e nivelamento de recursos: designação de recursos humanos e materiais às atividades, histogramas de recursos. Calendários: gerais e individuais. Acompanhamento e controle das atividades do projeto. Gestão de custos do projeto. Emissão de relatórios customizados. Interfaces com outros aplicativos, soluções em rede para portfólio de projetos.

Núcleo ComplementarTCC

Pensamento/práticas sistêmicas contemporâneas e o papel da informação. Propriedades da informação — insumo vital para sistemas empresariais e projetos. Usos efetivos da informação: aspectos gerenciais e culturais. Sistemas de informação. Gestão de projetos e gestão da informação: conceitos e desafios. Como definir a demanda de informação para um projeto. A especificação de sistemas de informação. Oferta de informação: mitos, excessos e suas implicações. Segurança da informação. Compartilhamento e colaboração. Virtualização de atividades, decisões e interações.

Mostrar a importância dos processos decisórios individuais e grupais no sucesso das organizações. Organizar a gestão de Mudanças.

Núcleo de Integração Disciplinar

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Negócios Internacionais. Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Estratégia Empresarial. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua experiência profissional inclui passagens tanto na iniciativa privada (Engenheiro da Siemens e empresário do segmento atacadista) quanto no setor público (Analista do Banco Central do Brasil). Atualmente, trabalha no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde ocupa o cargo de Gerente da Área de Comércio Exterior, bem como atua como Professor Convidado e Pesquisador Associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais (NUPIN) do IAG Escola de Negócios da PUC-Rio.

> Currículo Lattes

Mestre em Engenharia de Produção

Diretor da Compass International Knowledge Center. Arquiteto, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ na área de gerência de projetos. É Project Management Professional (PMP)® do Project Management Institute (PMI)®. Sólida experiência em projetos de consultoria empresarial pela COPPE-UFRJ. Atuação de 6 anos em projetos de construção civil e 15 anos na gestão de empresas. Ministra regularmente palestras e aulas sobre gerência de projetos e gestão de processos em cursos de graduação e MBA em instituições como PUC-Rio, UFRJ, FUNCEFET, UERJ, UFF e IBMEC.

 

PMP, PMI e Guia de Governança de Portfólios, Programas e Projetos são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

> Currículo Lattes
carlos.borges@dc.srv.br

Doutora em Administração (UNR/Argentina) e arquiteta (FAU/UFRJ), com especializações em Design for Sustainability (Gaia Education), Internet Technology (COPPE/UFRJ), Gerência de Sistemas e Computação Gráfica (CCE/PUC-RJ). Com certificações como PMP - Project Management Professional (PMI - Project Management Institute) e GRI – Global Reporting Initiative (COPPE/UFRJ). Professora da FGV nos MBAs de Gerenciamento de Projetos, Empreendedorismo e Inovação e Gestão Empresarial. Conteudista da FGV On-line e coautora dos livros "Sustentabilidade - Gestão Estratégica na Prática", “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na Prática” e “Gerenciamento de Custos em Projetos”. Diretora Executiva da By Conn - Consultoria e Treinamento, Empresa B, com projetos em empresas de diversos portes e segmentos. No PMI, foi membro dos boards globais do Global Accreditation Center e do Leadership Institute Advisory Group, além de VP de Comunicação/Programas no Chapter RJ. Atualmente, participa da Comissão Brasileira para o Relato Integrado e do Grupo Mulheres do Brasil.

> Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Úrsula (1981) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professor assistente da Faculdade Paraiso e Pesquisador Titular III do Instituto de Pesquisas da Marinha. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Controles, atuando principalmente como Gerente de Projeto nas seguintes áreas: Sistemas Radar, Sistema de Guerra Eletrônica, Medidas de Ataque Eletrônico (MAE), Medidas de Apoio a Guerra Eletrônica (MAGE).

> Currículo Lattes
edson.nemer@prof.iag.puc-rio.br

Gerente de projetos graduado em Engenharia de Produção na UERJ. Mestre em Gestão Empresarial na FGV-RJ com ênfase em gerenciamento de projetos. Experiência em gerenciamento de projetos, gestão e ativação de processos e análise de informações e indicadores. Reconhecido por atingir resultados ao transformar processos e garantir o desenvolvimento das empresas que atuou ao coordenar projetos com eficácia utilizando os melhores métodos e práticas de gerenciamento de projetos. Pontos fortes incluem: Realizar entregas acima das expectativas, construir relações de trabalho eficazes ao colaborar e influenciar clientes/colaboradores e desenvolver membros da equipe. Fluente em Inglês e estudando por 2 anos a língua francesa. Inovador, analítico, comprometido e gosta de assumir riscos. Certificado em gestão de projetos PMP e SCRUM.

> Currículo Lattes
felipe.mendes@prof.iag.puc-rio.br

Prof.ª Dr.ª em Administração de Empresas

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC com ênfase em Governança Corporativa e Transparência de Informações, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC, Pós Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio e Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Formação profissional de mais de vinte anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. Nessas empresas, obteve experiência na área de planejamento corporativo e financeiro, Relações com Investidores, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento, custos, qualidade de comunicação ao mercado acionário, valor da empresa, governança corporativa, indicadores contábeis e financeiros. É especialista em Finanças Pessoais e Avaliação de Empresas. Realizou consultoria nas áreas de varejo, petróleo, mineração, TI, setor elétrico, concentrado em avaliação de empresas e análise de risco. É professora da PUC-Rio ministrando aulas em Mercado de Capitais e Investimentos, Administração de Carteiras, Economia Financeira, Gestão Econômica para Empresas, Contabilidade Gerencial e de Custos, Matemática Financeira e Administração Financeira. Coordena também o MBA de Negócios Imobiliário do Banco do Brasil (in company). Por 6 anos foi professora associada da Fucape Business School na área de Finanças e coordenou os cursos de MBA em Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos além de cursos in Company. Na área acadêmica desenvolve pesquisa em finanças corporativas, gestão de ativos, opções reais e marketing financeiro.

 

> Currículo Lattes
graziela@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração

Graduado em ENGENHARIA ELETRÔNICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPEAD (2004). Professor do quadro principal do IAG - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa: Comportamento do consumidor de baixa renda; Risco percebido em decisões de compra; Comportamento do consumidor online. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
hormeyll@iag.puc-rio.br

MSc, PMP

Doutorando do Doctorado en Administración da UNAM - Argentina e mestre em Logística Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). É Project Management Professional (PMP)® do Project Management Institute (PMI)®. É certificado Master in Project Management pela George Washington University. Atualmente é sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 25 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-Rio, UFRJ, FGV e Projectlab, com 30 anos de experiência acadêmica em disciplinas de gerenciamento de projetos em cursos de pós-graduação e graduação. Recebeu, em 2012, o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio, tendo sido eleito pelos alunos como um dos 10 melhores professores do Centro de 2007 a 2011. Atua também como tutor do FGV Online no MBA Online em Gerência de Projetos (em parceria com a UCI University - University of California/Irvine -, do qual também faz parte do corpo docente). É coautor do livro Gerenciamento de Projetos (ISBN: 8522507090 – FGV, 2009) e PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (ISBN: 9788574525013 – Brasport, 2012).

 

PMP, PMI e Guia de Governança de Portfólios, Programas e Projetos são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

> Currículo Lattes
fabra@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas

Professor de Logística e Operações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Instrutor e Coordenador da área de estudos de Logística do Centro de Instrução Almirante Newton Braga (CIANB/Marinha do Brasil). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (1998) e Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1986). Atua há mais de 20 anos na área acadêmica, tendo sido professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Desempenhou por aproximadamente 30 anos diversos cargos na Marinha do Brasil, sempre relacionados a logística e orçamento, destacando-se a direção de 2 órgãos de apoio logístico: Depósito de Subsistência (2009) e Centro de Munição (2011-2012). Concluiu o Curso de Política e Estratégia Marítimas (equivalência à Doutor em Ciências Navais) na Escola de Guerra Naval (EGN) em 2013. Possui especialização em Gestão Internacional (2013), MBA em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e especialização em Administração e Logística de Material (1999) pela UERJ. Cursou os seguintes programas internacionais na área de logística: Integrated Logistic Support and Through Life Support Course, ministrado pela Cranfield University no Rio de Janeiro (2014); International Senior Logistical Officers Course, ministrado pelo Norwegian Defence International Centre (NODEFIC) na Noruega (2010) e International Management Defense Course, ministrado pela Navy Postgraduate School (NPS) nos EUA (2003).

> Currículo Lattes
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
mcohen@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio; Project Management Professional (PMP); Mestre em Administração; Engenheiro Eletrônico.É Analista de Ciência e Tecnologia Sênior do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) onde atua como gerente de projetos de alta tecnologia na área de guerra eletrônica. É professor convidado nos programas de pós-graduação da Coppead/UFRJ, Universidade Cândido Mendes, Fundação Getúlio Vargas, e no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. É professor e orientador no Mestrado EM Administração da EBAPE– Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da FGV.

> Currículo Lattes
marcos@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção e em Ciências da Gestão em cotutela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e pela Université ParisSud (RITM). Mestre em Educação Física (Desempenho Humano) pela Universidade Gama Filho e Licenciado em Educação Física e Esportes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Pesquisador associado no Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE/COPPE) e Professor dos cursos de MBA da COPPE/UFRJ, da PUC Rio, da Trevisan Escola de Negócios e da Universidade Veiga de Almeida. Autor do 'melhor artigo publicado no ano de 2007' na área Métodos Diagnósticos NãoInvasivo, ofertado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Possui experiência na área de Avaliação de Intangíveis, Gestão de Projeto e de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Medida e Avaliação de Desempenho, Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Gestão do Conhecimento, Inovação e Planejamento Estratégico.

> Currículo Lattes

Mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, consultoria empresarial, educação executiva e governo (Subsecretário do Estado do RJ 2016 - 2017 SEASDH e SECTDS). Participação grade diversidade de projetos, desde implantação de megaprojetos de upstream e downstream até implementação de ERP, Modelagem de Processos e estruturação de política pública. Administrador de Empresas, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pela FGV, Doutorando em Administração pela ESC Rennes ? FRA, além de diversos cursos no exterior. Professor convidado (MBA, Mestrado e Doutorado): Université Sorbonne, Université Bordeaux, ESC Paris, Paris Dauphine, PUC-Rio, UFRJ, UERJ, FIA, IBMEC, FGV e UVA. Pesquisador em Gestão de Projetos na POLI/UFRJ. Revisor técnico da revista Mundo PM. Palestrante internacional em gestão de projetos, com foco em desenvolvimento da cultura de gestão de projetos como ferramenta para atingir resultados das organizações. Fundador e Presidente da IPMA Brasil (desde 2010), Delegado Brasileiro na IPMA (desde 2010), Assessor para Certificação IPMA (desde 2011), e Diretor de Desenvolvimento para América Latina - IPMA LATNET (desde 2014) Certificações profissionais: Professional Coach, IPMA-A, PMI-PMP, PMI-SP, Orange Belt (IPMA-C, PRINCE 2 Practitioner, PRINCE 2 Foundation), . Primeiro brasileiro, em 2010, a ter consolidado as principais certificações em gestão de projetos do mundo.

> Currículo Lattes
raphael.albergarias@prof.iag.puc-rio.br

Psicóloga graduada pela UFRJ possui MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002), é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005) e doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional), com conclusão prevista para 2016. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação, supervisora das disciplinas da área de Organizações e coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi. É sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso Teoria e Prática da Docência Online em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas.

 

> Currículo Lattes
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Graduado em Administração de Empresas pela UERJ (1985), com pós-graduação em Finanças Corporativas pela PUC-Rio, em Finanças Internacionais e Engenharia Financeira pela FGV e Marketing pela ESPM, com mestrado em Desenvolvimento Empresarial, pela UNESA. Atualmente, é diretor de consultoria na Viso Consultoria & Capacitação, professor de graduação e supervisor de finanças no Departamento de Administração da PUC-Rio, além de professor de pós-graduação do IAG PUC-Rio, ESPM e IBMEC. Ocupou diferentes cargos executivos em empresas do porte da IBM, Price Waterhouse, Saga Sistemas e outras. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, mercado de trabalho, governança corporativa, contabilidade financeira ambiental e estratégia.

> Currículo Lattes
rguchoa@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas e Direito

Marcos Caiado é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado, mestre em Direito e pós-graduado em Direito Imobiliário. Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. É empresário e professor de diversos cursos de pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio.  Foi conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

> Currículo Lattes
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA

Voltar para os cursos de MBA

Voltar para os cursos de MBA