MBA
GERENCIAMENTO
DE PROJETOS
 MBA
GERENCIAMENTO
DE PROJETOS

PRÓXIMA TURMA

Abril de 2021

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 375 horas-aula com aproximadamente 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças, quartas e quintas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 33.793,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.490,28 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Ex-alunos IAG PUC-Rio*:

30% até o fim das inscrições

Ex-alunos PUC-Rio** e Empresas Parceiras***:

25% até 30/nov
20% até 31/jan
15% até 28/fev
10% até o fim das inscrições

Matrículas Antecipadas:

15% até 30/nov
10% até 31/jan
5% até 28/fev

*Desconto para ex-aluno IAG PUC-Rio (MBA, Aperfeiçoamento e Formação) válido somente para formados nos últimos 5 anos.

**Válido somente para graduação e pós-graduação.

***Verifique se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

O MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio é a opção para quem busca criar objetivos mensuráveis nos projetos de sua empresa. O conteúdo das aulas está em linha com as mais avançadas práticas de gestão do Guia PMBOK® A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Sixth Edition, Project Management Institute, Inc., 2017, documento de referência na área, que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Com o objetivo de formar Gerentes de Projetos (GPs)*, o programa oferece o instrumental necessário para processos estratégicos, desenvolve a capacidade de análise e reflexão críticas, apresentando e desenvolvendo conceitos, fundamentos e metodologia na administração dos projetos. O curso busca desenvolver os dois conjuntos de competências do Gerente de Projetos:

– Competências técnicas (hard skills);
– Competências comportamentais (soft skills).
*Esta definição foi retirada do Glossário do Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017.

O IAG PUC-Rio foi avaliado e aprovado como fornecedor de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI)®. Como Registered Education Provider (R.E.P.)® do PMI®, o IAG PUC-Rio concordou com o seguimento de critérios de garantia de qualidade estabelecidos pelo PMI®

PARCEIRA COM O PMI RIO DE JANEIRO CHAPTER®

Todos os alunos recebem, sem custo, a filiação ao Project Management Institute, que inclui a inscrição na regional local, o PMI Rio de Janeiro Chapter®. Dessa forma, tornam-se participantes das comunidades de gerenciamento de projetos, podendo participar de eventos do PMI®, ingressar nos grupos de discussão, receber estudos, casos e artigos. Também têm acesso ao conteúdo do PMI®, que inclui o Guia PMBOK® e as assinaturas digitais das revistas PM Network®Project Management Journal® e PMI Today®.

PMI, PMI Rio de Janeiro Chapter, PMBOK, R.E.P., PM Network, PMI Today e Project Management Journal são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

A logomarca do PMI Registered Education Provider é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.

COORDENAÇÃO

Marcos Lopez Rego
Doutor em Administração de Empresas
marcoslr@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Nivelamento Núcleo Básico

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

O Guia PMBOK – Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, sexta edição. Gerenciamento do cronograma do projeto. Gerenciamento do escopo do projeto.

O Guia PMBOK – Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, sexta edição

O Guia PMBOK – Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, sexta edição. Gerenciamento dos recursos do projeto. Gerenciamento da qualidade do projeto. Gerenciamento das aquisições do projeto.

O Guia PMBOK – Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, sexta edição. Gerenciamento dos recursos do projeto. Gerenciamento da qualidade do projeto. Gerenciamento das aquisições do projeto.

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Criação de valor e a decisão de investimento de capital. Previsão financeira. Métodos de avaliação de investimento. Fluxo de caixa de projetos. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. O valor da flexibilidade gerencial.

Mostrar a importância de utilizar de novas ferramentas e práticas para o gerenciamento de projetos inovadores.

Definição de megaprojeto. Desafios no gerenciamento de megaprojetos. Megaprojetos e logística. Cadeias de suprimento sustentáveis. Logística empresarial. Sistemas de informação para a logística. Operações enxutas. Critérios para seleção de Prestadores de Serviços Logísticos (PSL) em projetos.

As Origens dos Métodos Ágeis. Sistema Toyota de Produção e Produção Enxuta Agilidade. Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis. Práticas Ágeis. Declaração de Interdependência Comparação entre Métodos Ágeis e Métodos Tradicionais. Gerência Ágil de Projetos com Scrum. Origens do Scrum (The New New Product Development Game, Desenvolvimento de Software). O Ciclo do Scrum: a Sprint - Os Papéis do Scrum. Os Artefatos do Scrum.  As Cerimônias do Scrum. Outros Métodos de Gerência Ágil de Projetos Estudos de Caso de Aplicação.

O processo de negociação. Etapas e fases da negociação. Desafios da negociação: objeções, impasses, posições e interesses. Estratégias para superar os desafios. Desenvolvimento de negociações integrativas (ganha-ganha). Concessões como parte da negociação. Diferenças culturais e seu impacto nas negociações. A confiança como peça fundamental no processo. Perfil do negociador: estilo, temperamento, propensão a risco. Negociações bilaterais e multilaterais. Questões éticas.

Definições do portfolio de projetos, programas e planejamento estratégico. Projetos como operacionalização do plano estratégico. Gerenciamento do portfolio de projetos, Seleção, priorização, alinhamento e acompanhamento do portfolio.

Paradigmas organizacionais. Processos de negócios e de apoio atuais e novas configurações organizacionais. Sistemas e processos de melhoria do desempenho organizacional. Reprojeto e reestruturação da organização.

Introdução ao Microsoft Project. Planejamento de tempos de um projeto: cronogramas e redes de projeto.  Alocação e nivelamento de recursos: designação de recursos humanos e materiais às atividades, histogramas de recursos. Calendários: gerais e individuais. Acompanhamento e controle das atividades do projeto. Gestão de custos do projeto. Emissão de relatórios customizados. Interfaces com outros aplicativos, soluções em rede para portfólio de projetos.

Núcleo ComplementarTCC

Pensamento/práticas sistêmicas contemporâneas e o papel da informação. Propriedades da informação — insumo vital para sistemas empresariais e projetos. Usos efetivos da informação: aspectos gerenciais e culturais. Sistemas de informação. Gestão de projetos e gestão da informação: conceitos e desafios. Como definir a demanda de informação para um projeto. A especificação de sistemas de informação. Oferta de informação: mitos, excessos e suas implicações. Segurança da informação. Compartilhamento e colaboração. Virtualização de atividades, decisões e interações.

Mostrar a importância dos processos decisórios individuais e grupais no sucesso das organizações. Organizar a gestão de Mudanças.

Núcleo de Integração Disciplinar

Augusto Arenaro

Doutor em Administração de Empresas
+

Carlos Borges

Mestre em Engenharia de Produção

Christina Barbosa

Doutora em Administração e Arquiteta
+

Felipe de Souza Mendes e Silva

Mestre em Gestão Empresarial e Graduado em Engenharia de Produção
+

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas

Luis Gustavo Mauro de Queiroz

Mestre em Gestão Empresarial e Engenheiro Eletrônico,
+

Marcantonio Fabra

MSc, PMP

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Mestre em Administração de Empresas

Marcos Caiado

Mestre em Administração de Empresas e Direito

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas

Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas

Mauricio Nunes Rodrigues

Doutor em Engenharia de Produção, em Ciências da Gestão e Educação Física
+

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora em Administração de Empresas e Graduação em Psicologia

Roberto Gil Uchoa Borgongino de Carvalho

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças Corporativas

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA

Voltar para os cursos de MBA

Voltar para os cursos de MBA