MBA
GESTÃO COMERCIAL
E VENDAS
 MBA
GESTÃO
COMERCIAL
E VENDAS

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 372 horas com 16 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

• Dias: Sextas e sábados quinzenais.

• Horários:
– Sextas: das 19h15 às 22h30
– Sábados: das 08h às 18h

INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA

Maio de 2020

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

INVESTIMENTO

R$ 33.793,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.490,28 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Período
15% 25% Até 19/12
10% 20% De 20/12 a 10/03
5% 15% De 11/03 a 10/04
0 10% A partir de 11/04
30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formado nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

OBJETIVO DO PROGRAMA

O curso permite aos alunos elaborar estratégias de negócios complexas a partir da análise completa de um cenário em constante mudança. Além disso, oferece uma perspectiva avançada de conceitos e práticas comerciais e discute, a partir de uma abordagem gerencial, as decisões que os profissionais ligados à área comercial devem constantemente fazer.

O Programa MBA em Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC-Rio inclui leitura de configurações, controle de vendas, organização de equipes comerciais, estratégias de aumento de lucros e planejamento da fidelização dos clientes. O curso foi desenvolvido com o objetivo de capacitar os participantes a desempenhar suas funções com máxima eficiência com a aprendizagem de novas práticas de marketing, negociações, finanças e recursos humanos.

PÚBLICO-ALVO

O MBA em Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC-Rio destina-se a gestores, empresários e profissionais de carreira de vendas cujo objetivo é melhorar as habilidades nas áreas comercial e de negócios, desde a aquisição de conhecimento sobre vendas, marketing, finanças e gestão de pessoas.

COORDENAÇÃO

Jorge Alberto Zietlow Duro
Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas
jorge.duro@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Básico

Noções de direito empresarial. Noções de direito do consumidor. Noções de contratos comerciais. Contratos de representação. Contratos de franquia. Contratos de shopping centers.

Análise do macroambiente. Análise SWOT. Modelos de portfólio. Visão, missão e objetivos empresariais. Ciclo de vida organizacional. Estratégias de crescimento, sobrevivência e interação da organização com o seu ambiente. Análise estrutural de indústrias. Estratégias competitivas genéricas. Grupos estratégicos e barreiras de mobilidade. A Visão Baseada em Recursos. Implementação de estratégias competitivas.

A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.

Recrutamento e seleção de vendedores. Treinamento de vendedores. Remuneração e compensação de vendedores. Despesas da equipe de vendas. Supervisão da força de vendas. Avaliação de desempenho de vendedores.

Capital de giro e ciclo de caixa. Análise e política de crédito. Risco de crédito. Concessão de crédito e os 5C. Gestão de cobrança e recuperação de crédito.

Diferentes tipos de clientes e suas necessidades. Cliente industrial e cliente institucional. Cliente intermediário. Cliente final. Papéis exercidos pelo cliente.  Instrumentos para análise do cliente. Obtenção de informações do cliente a partir da força de vendas. Uso de pesquisa. Modelos de relacionamento com o cliente. Gestão do relacionamento. Gestão de contas de clientes. Conquista de novas contas. CRM.

Conceito de logística integrada. Conceito de cadeia de suprimento. Serviço ao Cliente. Transporte e armazenagem. Gestão de estoques. Custos logísticos. Parcerias e alianças na logística.

Conceitos básicos de liderança. Estilos de liderança. O Gerente de Vendas como líder. Conflitos na equipe de vendas. Resolução de conflitos. Conceitos básicos de motivação. Planos para motivação de vendedores.

O processo de negociação. Etapas e fases da negociação. Desafios da negociação: objeções e impasses. Estratégias e táticas para superar os desafios. Concessões como parte da negociação. A importância e o valor da habilidade interpessoal: o negociar com pessoas diferentes. Venda Consultiva. Venda Complexa. Venda B2B.

Formas de organização de vendas. Estruturas de vendas. Definição de territórios de vendas. Definição de rotas. Alocação de vendedores. Quotas de vendas. Controles e métricas gerenciais.

Relação do planejamento de vendas com o planejamento de marketing e empresarial. Objetivos e metas de vendas. Estratégias de vendas. Campanhas de vendas. Orçamento de vendas. Plano de vendas. Objetivos da previsão de vendas. Métodos de previsão. Métodos baseados na experiência. Métodos quantitativos.

Fases de um projeto. Como apresentar e vender um projeto comercial. Como fazer um projeto de varejo. Como fazer um projeto para a área comercial. Ferramentas de apoio.

Formação do preço. A importância da relação preço x custos nas estratégias mercadológicas. Markup e suas variações. Decisão de preço com objetivo em volume de negócios. Decisão de preço para produtos com custos comuns. Decisão de preço considerando a contribuição para o lucro por unidade do fator limitativo. Decisão de preço considerando o retorno (modelo GM). Preço e promoção.

Natureza da operação de varejo. Necessidades do cliente varejista. Estratégia de varejo. Planejamento do sortimento. Sistema de compras. Merchandising e Trade Marketing. Franquia.

Características da venda ao cliente final. Venda direta e marketing direto. Telemarketing. Venda porta a porta. Venda por internet.

Conteúdo Variável.

Mais de 20 anos de experiência nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing, Vendas, Operações e Comércio Internacional nos segmentos Químico, Óleo & Gás, Bebidas e Alimentos, Serviços e Consultoria Empresarial. Tendo desenvolvido negócios em todo Brasil e em diversos países, tais como: Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Escócia, Egito, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Índia e Venezuela. Mestre em Administração (IBMEC/RJ) com ênfase em Estratégia e Negócios Internacionais e duas publicações internacionais (INSEAD-França e AIB 2011-Japão), engenheiro químico (UFRJ) premiado pela ABEQ, com especialização em engenharia de petróleo e em processos biotecnológicos, no exterior.

> Currículo Lattes

Doutor em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor/pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da EBAPE/FGV. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, propaganda, marcas, varejo e marketing social. Possui inglês e português fluentes e espanhol avançado.

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daniel.kamlot@prof.iag.puc-rio.br

Graduação em Economia e Administração de Empresas na PUC-Rio, e possui MBA em Gerência de Projetos pela mesma instituição. Nos últimos 21 anos tem trabalhado no setor comercial de empresas de alta tecnologia, contribuindo para o avanço das telecomunicações em diversos projetos em que participou. Hoje trabalha para sua própria empresa onde representa grupos como a Loka Systems e a WND que respectivamente fabricam sensores e fazem a implantação de redes de Internet das Coisas (IoT) na América Latina, é membro Diretor da Satellite and Space Professionals International (SSPI). Trabalhou em diversos projetos de distribuição e contribuição de áudio, vídeo e dados por satélite, fibra óptica, Microondas e a cabo, e contribuiu ativamente para a discussão e entendimento das tecnologias de telecomunicações, tendo participado como palestrante e congressista em vários eventos oficiais. Foi também um dos fundadores do Centro Acadêmico de Economia e da Empresa Júnior da PUC-Rio.

> Currículo Lattes

Doutorado em Administração de Empresas - Marketing

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

> Currículo Lattes
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas

Graduado em Administração Pública e de Empresas pela UFRGS , Mestre em Administração pela PUC-Rio e Doutor pela PUC-Rio. Diretor da DataCorp Mercadata do Brasil Ltda. Consultor há mais de vinte anos tendo como clientes Essilor do Brasil (Varilux) , TV Globo, CEG, BR Distribuidora, FURNAS, BNDES, Oi , Peugeot , ARMCO-STACO, Petróleo Ipiranga,  Zamboni Distribuidora  Ortobom e Embelleze, foi gerente comercial e  gestor de marketing em empresas nacionais e multinacionais. Autor dos livros Decidir ou Não Decidir, Marketing para Não Marqueteiros, Mitos Corporativos – O que os MBAs Não Ensinam; Desperte o Empreendedor em Você e Gestão de Mudanças. Atualmente, é coordenador acadêmico do MBA de Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC Rio.

 

> Currículo Lattes
jorge.duro@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Letras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios. (Texto informado pelo autor)

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> Currículo Lattes
lpessoa@iag.puc-rio.br

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Mestre em Administração de Empresas

Professor de Logística e Operações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Instrutor e Coordenador da área de estudos de Logística do Centro de Instrução Almirante Newton Braga (CIANB/Marinha do Brasil). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (1998) e Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1986). Atua há mais de 20 anos na área acadêmica, tendo sido professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Desempenhou por aproximadamente 30 anos diversos cargos na Marinha do Brasil, sempre relacionados a logística e orçamento, destacando-se a direção de 2 órgãos de apoio logístico: Depósito de Subsistência (2009) e Centro de Munição (2011-2012). Concluiu o Curso de Política e Estratégia Marítimas (equivalência à Doutor em Ciências Navais) na Escola de Guerra Naval (EGN) em 2013. Possui especialização em Gestão Internacional (2013), MBA em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e especialização em Administração e Logística de Material (1999) pela UERJ. Cursou os seguintes programas internacionais na área de logística: Integrated Logistic Support and Through Life Support Course, ministrado pela Cranfield University no Rio de Janeiro (2014); International Senior Logistical Officers Course, ministrado pelo Norwegian Defence International Centre (NODEFIC) na Noruega (2010) e International Management Defense Course, ministrado pela Navy Postgraduate School (NPS) nos EUA (2003).

> Currículo Lattes
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas e Direito

Marcos Caiado é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado, mestre em Direito e pós-graduado em Direito Imobiliário. Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. É empresário e professor de diversos cursos de pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio.  Foi conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

> Currículo Lattes
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atua como Engenheiro no BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e como professor da PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

> Currículo Lattes
martim.francisco@prof.iag.puc-rio.br

Doutora em Administração

Possui doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"(Office Book,2008), "Lideranças Empreendedoras Cariocas" ( Editora Dedix,2012).

> Currículo Lattes
patomei@iag.puc-rio.br

Diretor de Relacionamento, possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação, Marketing e Vendas, com particular relevância no planejamento estratégico para novos produtos e mercados. Atuou na chegada ao Brasil do sistema operacional Unix, das fabricantes de computador Sun Microsystems e Compaq, foi fundador das primeiras empresas brasileiras a atuarem nos mercados de Multimídia e Internet, e recebeu premiações pelo desenvolvimento do mercado de Segurança da Informação no Brasil. É atualmente responsável pelo setor Automotivo na KPMG, tendo também atuado recentemente nos setores de Telecomunicações e Mídia. Possui extensa vivência no desenvolvimento e implantação de metodologias de gestão comercial e de relacionamentos, incluindo carga significativa de horas de treinamento de executivos de diversos níveis de formação profissional. Graduado em Análise de Sistemas pelas Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, Pós-Graduação e Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC Rio.

> Currículo Lattes

Executivo com larga experiência em empresas de médio e grande, atualmente ocupa a posição de Diretor Comercial da Rica Alimentos , responsável pela políticas de comercialização , gestão de canais e força de vendas, assim com o plano de vendas e operações (S&OP). É de sua incumbência a direção do Marketing da empresa, responsável pelas campanhas publicitárias on-line e off-line, desenvolvimento e lançamento de novos produtos e pesquisas diversas junto ao consumidor. Em sua carreira já atuou como Gerente de Logística e Suprimentos da mesma empresa, onde atuou em praticamente todas as áreas de Supply Chain da empresa, responsável pela aquisição, estoque e armazenamento de materiais que vão desde os de uso geral até a matéria prima, assim como a distribuição de produto final, armazenamento e movimentações de cargas e planejamento logístico em geral, com uma estrutura mais de 400 funcionários diretos e terceirizados. Experiência na implantação de projetos na área de Suprimentos de dimensionamento de estoques, Strategic Sourcing, Spend Analysis, Portal Eletrônico de Compras e indicadores de custo, CostDrivers. Em Logística coordenou diversos projetos de melhorias voltados ao monitoramento inteligente da frota em transito, pesquisas de satisfação do cliente, estudos de produtividade e indicadores de desempenho (KPIs) , controle de nível de serviço logístico e sistemas de remuneração variável por desempenho. Bacharel em Administração pela PUC-Rio, MBA pelo Coppead-UFRJ, especialização em gestão e empreendedorismo em  Boston Babson College.

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Atualmente é o CEO e sócio do Mundo Verde. Tem 25 anos de experiência como diretor, gerente ou consultor, no planejamento e implementação de projetos multifuncionais, em vários segmentos de negócios (indústria pesada, alimentação, construção civil e cosméticos. Ocupou posições de alta gestão em empresas como Catterpilar, Bob’s, Andrade Gutierrez, Embelleze e. Sérgio também trabalhou no Banco Modal (participando inclusive como advisor no processo de venda do Mundo Verde). Graduado em economia pela Universidade Candido Mendes, com MBA em Marketing na PUC/RJ e MBA em Finanças no IBMEC/RJ em conclusão. Sérgio é fluente em português e intermediário em inglês.

> Currículo Lattes

Executivo na área financeira e contábil de multinacionais. Tem ampla experiência executiva,consultiva e docência, com ênfase em gestão empresarial, atuando principalmente nos temas: , crédito e microcrédito,  estratégia, marketing , empreendedorismo, projetos e desenvolvimento local sustentável. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, graduado em Administração de Empresas com especialização em Administração de Marketing.

> Currículo Lattes

A carreira profissional é focada no segmento comercial do Mercado Financeiro e nos últimos 10 anos  atuando como gestor de equipes comerciais   no segmento de telecomunicações nas empresas Embratel, Vivo e, atualmente, Tim e Intelig, atuando como Gerente de equipe de Marketing e Vendas de Top Clients do segmento corporativo.Economista, Mestre em Administração pelo Ibmec, MBA em Finanças pelo Ibmec, MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, pós-graduado em Finanças pela Berkeley University; Professor de Marketing e Vendas   e do MBA do Ibmec.

> Currículo Lattes

Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em internacionalização de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Marketing e Vendas do IAG/PUC-Rio e doutoranda em administração de empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi executiva de marketing e possui 16 anos de experiência em gestão de marcas em empresas nacionais e multinacionais, como Wella, P&G, Loreal, Niely e Flora.

> Currículo Lattes
vivian.peuker@prof.iag.puc-rio.br

Graduada em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)  Há mais de 25 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e foi tutora da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016) do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) em 2014 e 2018 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.

> Currículo Lattes
patricia.ferreira@prof.iag.puc-rio.br

Advogado Pós-graduado em Direito Empresarial LL.M e com curso de extensão na Universidade de Berkley. Experiência em consultoria e assessoria em direito privado, Empresarial, Civil, Administrativo, Imobiliário, Consumidor, Securitário, Falimentar e Eleitoral, dentre outros Atualmente atua com grupos de investimentos.

> Currículo Lattes

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Mestre em Administração  e Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Professor e supervisor de marketing da PUC-Rio, ministra cursos de pós-graduação na UFF e na FGV. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing e planejamento estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de marketing, planejamento estratégico, marketing, administração mercadológica e competitividade. É empresário da área de educação e dirige empresas familiar nas áreas de alimentação, vestuário e acessórios de modas.

> Currículo Lattes

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

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