MBA
GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
 MBA
GESTÃO DE
RECURSOS
HUMANOS

PRÓXIMA TURMA

Agosto de 2020

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

368 horas com 16 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Segundas e quartas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64 (Juros 5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Data limite
10% 20% até 31/05
5% 15% até 30/06
0 10% até 31/07
Alunos e ex-alunos do IAG PUC-Rio: 30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formados nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo proporcionar uma visão integrada da área de recursos humanos com a estratégia global das empresas, além de desenvolver e ampliar a perspectiva gerencial dos alunos.

O programa aprofunda e estrutura conhecimentos teóricos de recursos humanos, com ênfase em seus principais subsistemas; discute a aplicação nas empresas e oferece instrumentos para atuação estratégica dos profissionais nas organizações.

PÚBLICO-ALVO

O curso é direcionado aos profissionais que já exerçam ou possuam potencial para assumir funções gerenciais na área de recursos humanos.

COORDENAÇÃO

Eliane Leite
Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Básico

Impacto das mudanças ambientais e organizacionais na prática de atração, captação, seleção. Inserção da atração, captação e seleção na visão sistêmica de recursos humanos. Processo e estratégias de atração. O processo seletivo e a gestão de talentos. Etapas e Instrumentos do processo. Avaliação e mensuração do processo seletivo.

Comportamento Organizacional: conceito. Diversidade nas Organizações. Valores e Atitudes. Personalidade e Emoções. Percepção, Decisão e Criatividade. Satisfação e Motivação no Trabalho. Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional. Políticas e Práticas de Recursos Humanos.

Diferenciação de conceitos para comunicação com público interno. Cultura e clima organizacionais como contexto para redes formais, direção e barreiras de comunicação. Importância e formação da Reputação Corporativa. Integração com Employee Experience e com a régua de relacionamento do colaborador. Técnicas para planejamento de comunicação e seleção de portfólio de canais internos. Novas tecnologias de interação.

Definindo clima e cultura. Conhecendo a cultura de uma organização. A relação cultura e estratégia. Mudança cultural de uma organização. Modelos mentais e imaginário coletivo. Como a cultura se forma. Como a Cultura Organizacional se manifesta. Manifestações da Cultura. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. A Cultura organizacional é única? Cultura e Mudança Organizacional. Cultura e Ciclo de Vida Organizacional. Cultura e liderança, comprometimento e desempenho. Tipologia cultural. Cultura nacional e Cultura Organizacional. Cultura familiar.

Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e o desenvolvimento de pessoas. Modelos organizacionais e de aprendizagem: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos. A Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Comunidade de Práticas – CoP como processo para otimização das redes de aprendizagem. Tecnologia Educacional, delineamento de soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia 6D’s. Governança: papéis, responsabilidades, processos e ferramentas na gestão da educação corporativa: análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados: a importância de indicadores para investimentos sustentados. O ROI aplicado à educação.

Análise estrutural de indústrias. Análise do macroambiente. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. A Visão Baseada em Recursos e suas implicações para a implementação de estratégias competitivas Estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Modelos de portfólio. Mensuração do desempenho empresarial. Aplicações do “Big Data” como suporte a decisões estratégicas.

A importância da remuneração no atual contexto de negócios. As transformações ocorridas nos sistemas de recompensas financeiras. O modelo tradicional e as novas formas de remuneração. Os programas de benefícios como um diferencial competitivo. A remuneração baseada em entregas e resultados.  Carreira uma construção baseada em parceria. Questões emergentes no cenário brasileiro.

O que é competência e qual seu valor. Competências Organizacionais: básicas e essenciais. Competências Humanas: técnicas e comportamentais. Gestão e mapeamento de competências. Gestão de pessoas por competências: seleção; avaliação de desempenho; remuneração; aprendizagem.

Desafios do mundo contemporâneo. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0. Competências do líder exponencial. Liderança Situacional. As passagens da liderança: de gerenciar a si mesmo a gestor corporativo. Programas de desenvolvimento da liderança e sucessão gerencial. Formação de equipes de alta performance e liderança coach. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida.

Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. Team building.

O pensamento estratégico e a função de recursos humanos.  Alinhando a Estratégia de Recursos Humanos à Estratégia de Negócios. Diagnóstico, indicadores de desempenho e o desafio das métricas em RH. O uso estratégico do People Analytics para planejamento e tomada de decisão em RH. O papel das organizações e dos indivíduos no gerenciamento da carreira. Os desafios e competências do profissional de RH nas relações de poder. Planos de carreira como estratégia de retenção.

Novas perspectivas e análises das funções e dos processos de gestão, a partir de uma visão crítica no contexto dos desafios atuais dos fenômenos organizacionais. Ética, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Planejamento e controle em ciclos de vida cada vez mais curtos, em ambientes VUCA. Estruturas em redes e cadeias em ambientes complexos (s)em novas fronteiras. Liderança e o sentido do trabalho em tempos de empreendedorismo, mudança e inovação. O desafio de ser um só e ser muitos – trabalho, produtividade, propósito, saúde, família, qualidade de vida entre outros.

Núcleo Complementar

Relevância da criatividade e inovação. O sistema criativo. Dinâmicas do pensamento e princípios para geração de ideias. O processo criativo. Características individuais que favorecem a criatividade. Barreiras à manifestação criativa no ambiente de trabalho e o clima que favorece o comportamento criativo. A implantação de ideias novas na empresa e as resistências a mudanças. Técnicas para estimular a criatividade. Cocriação, design thinking e inovação em modelos de negócios. Práticas empreendedoras.

As contribuições do modelo de gestão de RH baseado na atuação de seus profissionais como “business partner”. A importância da atuação do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. A construção da identidade do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos.

A concepção do sistema legal trabalhista brasileiro. Instrumentos coletivos negociados e a flexibilização compromissória. Aspectos fundamentais dos regimes jurídicos do empregado, e os diferentes contratos de trabalho. As principais mudanças e tendências da legislação trabalhista.  A moderna noção de meio ambiente de trabalho. A ontologia da responsabilidade civil do empregador. Assédios moral, sexual e estrutural.  Repercussões jurídicas dos acidentes de trabalho. A diversidade e a inclusão: fundamentos dos Direitos Humanos. Organização Internacional do Trabalho (OIT). Privilégios; preconceito e pré-conceito. Atitudes, percepção social, pressão social. A importância do autoconhecimento. Dimensões da diversidade nas organizações. As principais questões relativas as políticas públicas. O desafio das organizações brasileiras.

TCC

Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica. Pré-Requisitos: Todas as disciplinas do Núcleo Básico  

Alessandra Nogueira

+

Ana Carolina Mattoso Lopes

+

Carlos Pellon

Celisa Gonçalves Rocha

Bacharel em Administração
+

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas

Joaquim Rocha

+

Juliana Bracks

+

Marcos Caiado

Mestre em Administração de Empresas e Direito

Maria Zélia de Almeida Souza

Doutora em Engenharia de Produção
+

Nelson Jorge de Souza Dabul

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Patrícia Ítala Ferreira

Vania Maria Lima Neves

+

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Alunos

+

Egressos

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