MBA
GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
 MBA
GESTÃO DE
RECURSOS
HUMANOS

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

368 horas com 16 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Segundas e quartas, das 19h15 às 22h30

INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA

Maio de 2020

INVESTIMENTO

R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64 (Juros 5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Período
15% 25% Até 19/12
10% 20% De 20/12 a 10/03
5% 15% De 11/03 a 10/04
0 10% A partir de 11/04
30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formado nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo proporcionar uma visão integrada da área de recursos humanos com a estratégia global das empresas, além de desenvolver e ampliar a perspectiva gerencial dos alunos.

O programa aprofunda e estrutura conhecimentos teóricos de recursos humanos, com ênfase em seus principais subsistemas; discute a aplicação nas empresas e oferece instrumentos para atuação estratégica dos profissionais nas organizações.

PÚBLICO-ALVO

O curso é direcionado aos profissionais que já exerçam ou possuam potencial para assumir funções gerenciais na área de recursos humanos.

COORDENAÇÃO

Eliane Leite
Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Básico

Impacto das mudanças ambientais e organizacionais na prática de atração, captação, seleção. Inserção da atração, captação e seleção na visão sistêmica de recursos humanos. Processo e estratégias de atração. O processo seletivo e a gestão de talentos. Etapas e Instrumentos do processo. Avaliação e mensuração do processo seletivo.

Comportamento Organizacional: conceito. Diversidade nas Organizações. Valores e Atitudes. Personalidade e Emoções. Percepção, Decisão e Criatividade. Satisfação e Motivação no Trabalho. Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional. Políticas e Práticas de Recursos Humanos.

Diferenciação de conceitos para comunicação com público interno. Cultura e clima organizacionais como contexto para redes formais, direção e barreiras de comunicação. Importância e formação da Reputação Corporativa. Integração com Employee Experience e com a régua de relacionamento do colaborador. Técnicas para planejamento de comunicação e seleção de portfólio de canais internos. Novas tecnologias de interação.

Definindo clima e cultura. Conhecendo a cultura de uma organização. A relação cultura e estratégia. Mudança cultural de uma organização. Modelos mentais e imaginário coletivo. Como a cultura se forma. Como a Cultura Organizacional se manifesta. Manifestações da Cultura. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. A Cultura organizacional é única? Cultura e Mudança Organizacional. Cultura e Ciclo de Vida Organizacional. Cultura e liderança, comprometimento e desempenho. Tipologia cultural. Cultura nacional e Cultura Organizacional. Cultura familiar.

Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e o desenvolvimento de pessoas. Modelos organizacionais e de aprendizagem: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos. A Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Comunidade de Práticas – CoP como processo para otimização das redes de aprendizagem. Tecnologia Educacional, delineamento de soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia 6D’s. Governança: papéis, responsabilidades, processos e ferramentas na gestão da educação corporativa: análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados: a importância de indicadores para investimentos sustentados. O ROI aplicado à educação.

Análise estrutural de indústrias. Análise do macroambiente. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. A Visão Baseada em Recursos e suas implicações para a implementação de estratégias competitivas Estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Modelos de portfólio. Mensuração do desempenho empresarial. Aplicações do “Big Data” como suporte a decisões estratégicas.

A importância da remuneração no atual contexto de negócios. As transformações ocorridas nos sistemas de recompensas financeiras. O modelo tradicional e as novas formas de remuneração. Os programas de benefícios como um diferencial competitivo. A remuneração baseada em entregas e resultados.  Carreira uma construção baseada em parceria. Questões emergentes no cenário brasileiro.

O que é competência e qual seu valor. Competências Organizacionais: básicas e essenciais. Competências Humanas: técnicas e comportamentais. Gestão e mapeamento de competências. Gestão de pessoas por competências: seleção; avaliação de desempenho; remuneração; aprendizagem.

Desafios do mundo contemporâneo. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0. Competências do líder exponencial. Liderança Situacional. As passagens da liderança: de gerenciar a si mesmo a gestor corporativo. Programas de desenvolvimento da liderança e sucessão gerencial. Formação de equipes de alta performance e liderança coach. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida.

Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. Team building.

O pensamento estratégico e a função de recursos humanos.  Alinhando a Estratégia de Recursos Humanos à Estratégia de Negócios. Diagnóstico, indicadores de desempenho e o desafio das métricas em RH. O uso estratégico do People Analytics para planejamento e tomada de decisão em RH. O papel das organizações e dos indivíduos no gerenciamento da carreira. Os desafios e competências do profissional de RH nas relações de poder. Planos de carreira como estratégia de retenção.

Novas perspectivas e análises das funções e dos processos de gestão, a partir de uma visão crítica no contexto dos desafios atuais dos fenômenos organizacionais. Ética, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Planejamento e controle em ciclos de vida cada vez mais curtos, em ambientes VUCA. Estruturas em redes e cadeias em ambientes complexos (s)em novas fronteiras. Liderança e o sentido do trabalho em tempos de empreendedorismo, mudança e inovação. O desafio de ser um só e ser muitos – trabalho, produtividade, propósito, saúde, família, qualidade de vida entre outros.

Núcleo Complementar

Relevância da criatividade e inovação. O sistema criativo. Dinâmicas do pensamento e princípios para geração de ideias. O processo criativo. Características individuais que favorecem a criatividade. Barreiras à manifestação criativa no ambiente de trabalho e o clima que favorece o comportamento criativo. A implantação de ideias novas na empresa e as resistências a mudanças. Técnicas para estimular a criatividade. Cocriação, design thinking e inovação em modelos de negócios. Práticas empreendedoras.

As contribuições do modelo de gestão de RH baseado na atuação de seus profissionais como “business partner”. A importância da atuação do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. A construção da identidade do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos.

A concepção do sistema legal trabalhista brasileiro. Instrumentos coletivos negociados e a flexibilização compromissória. Aspectos fundamentais dos regimes jurídicos do empregado, e os diferentes contratos de trabalho. As principais mudanças e tendências da legislação trabalhista.  A moderna noção de meio ambiente de trabalho. A ontologia da responsabilidade civil do empregador. Assédios moral, sexual e estrutural.  Repercussões jurídicas dos acidentes de trabalho. A diversidade e a inclusão: fundamentos dos Direitos Humanos. Organização Internacional do Trabalho (OIT). Privilégios; preconceito e pré-conceito. Atitudes, percepção social, pressão social. A importância do autoconhecimento. Dimensões da diversidade nas organizações. As principais questões relativas as políticas públicas. O desafio das organizações brasileiras.

TCC

Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica. Pré-Requisitos: Todas as disciplinas do Núcleo Básico  

Alessandra Nogueira é líder de Recursos Humanos com experiência no Brasil e na América Latina em empresas multinacionais de consumo como: Gillette Company, S.C, Johnson Wax, L’ORÉAL e The Coca-Cola Company .

Nos últimos anos atuou como Líder de Talent Acquisition na América Latina na The Coca-Cola Company. Nessa função, teve um papel essencial na transformação da área com a contratação de skills estratégicos, implementando estratégia diferenciada de identificação de talentos. Além de ter que olhar a cadeia de Talentos como um todo.

Paralelo a esta posição, Alessandra realizou projetos e atividades como Parceira Estratégica de Recursos Humanos (HRBP) para Tecnologia da Informação, Pesquisa & Desenvolvimento e Jurídico na unidade de negócios no Brasil. Adicional à atuação em vários projetos de Reestruração e Transformação de negócios e Gestão/Mitigação de Riscos. Nos últimos anos, vem se apaixonando por inovação e exponenciação da experiência do empregado, o que a levou a atuar na Aceleradora de Inovação da Coca-Cola Brasil e a cursar o Programa Executivo com foco em Economia Exponencial da Singularity University. É graduada em Psicologia pela UFRJ,MBA Executivo pelo COPPEAD UFRJ e MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC.

> Currículo Lattes

Professora Agregada do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na área de Teoria do Direito. Professora convidada do MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio na área de Diversidade e Inclusão. Doutoranda e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (2017). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Tem como principais áreas de interesse a Teoria Crítica da Raça, decolonialidade, feminismo negro, Direitos Sociais, direito social ao lazer, indústria do entretenimento, políticas públicas de lazer e políticas culturais para a população negra.

> Currículo Lattes

Mestre em Administração, com MBA em Gestão e Recursos Humanos e graduação em Comunicação Social. Publicitário com mais de 20 anos de experiência profissional, principalmente atuando como gestor de Comunicação e Marketing, consultor em Comunicação Corporativa e empreendedor. Através do gerenciamento de equipe com mais de 30 profissionais e diversos fornecedores, foi responsável por inúmeros projetos de comunicação para empresas multinacionais e nacionais de grande porte.

Atualmente, é Sócio, Diretor de Planejamento e responsável por capacitações in company da Main Talks. Paralelamente, é professor em cursos de graduação e pós-graduação.

> Currículo Lattes
cpellon21@gmail.com

Bacharel em Administração

Bacharel em Administração pela EBAP/FGV (1981). Master em Administração pela Coppead/UFRJ. Experiência profissional de 25 anos consolidada em e com empresas de grande porte. Durante os últimos 18 anos atua como Consultora de Organizações em avaliação e desenvolvimento de pessoas, desenho e aplicação de modelos de gestão e Gestão por Competências, em empresas do porte da Price Waterhouse, Petrobrás Distribuidora, Banco Itaú, Cargill, Ceras Johnson, Detran- RJ, Oi, Medial, VIVO, Icatu Hartford, Contax e TIM, dentre outras. Professora dos cursos MBA em Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial e Gestão de Projetos. Membro do Núcleo de Liderança da Fundação Getúlio Vargas.

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Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH

Eliane Leite é Coordenadora Acadêmica dos cursos de Formação em Recursos Humanos e de MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio.

Possui extensa carreira executiva em empresas nacionais e multinacionais, tendo atuado nas áreas de Educação Corporativa, Gerenciamento do Conhecimento, Recursos Humanos, Gestão de Competências, Planejamento Estratégico e Qualidade Total. Entre as empresas, cabe destacar o Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados, EPE – Empresa de Pesquisa Energética, Xerox, como Diretora de Educação Corporativa,  e Afferolab, como Vice-Presidente. Coordenadora Acadêmica dos cursos de Formação em Recursos Humanos e do MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio. Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, possui curso de nível MBA feito no Brasil e de nível gerencial em Kellogg - Northwestern University (Chicago). Certificação internacional:  The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.

> Currículo Lattes
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas e Direito

Marcos Caiado é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado, mestre em Direito e pós-graduado em Direito Imobiliário. Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. É empresário e professor de diversos cursos de pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio.  Foi conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

> Currículo Lattes
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Doutora em Engenharia de Produção

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCarMestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública/ EBAP da Fundação Getúlio Vargas/ FGV (1996). Sócia-Diretora da FAS Consultoria Empresarial.  Docente de Cursos de Pós-Graduação da FGV na Escola Brasileira de Administração Pública/ EBAPE e  Escola de Pós-Graduação em Economia – EPGE. Consultora em Planejamento, Organização e Recursos Humanos.  Autora das publicações nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Carreiras e Remuneração.

> Currículo Lattes

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, GRC (Governança Corporativa, Risco & Compliance/Controles Internos) e Sistemas de Informação Gerencial. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 2013. Mais de 30 anos de atuação profissional no ramo de Comunicação/Entretenimento na empresa líder do setor (TV Globo) e em empresas internacionais de consultoria de gestão (Price Waterhouse, Arthur Andersen), em posições de gerência sênior.

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> Currículo Lattes
nelson.dabul@prof.iag.puc-rio.br

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Doutora em Administração

Possui doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"(Office Book,2008), "Lideranças Empreendedoras Cariocas" ( Editora Dedix,2012).

> Currículo Lattes
patomei@iag.puc-rio.br

Graduada em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)  Há mais de 25 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e foi tutora da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016) do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) em 2014 e 2018 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.

> Currículo Lattes
patricia.ferreira@prof.iag.puc-rio.br

Psicóloga graduada pela UFRJ possui MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002), é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005) e doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional), com conclusão prevista para 2016. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação, supervisora das disciplinas da área de Organizações e coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi. É sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso Teoria e Prática da Docência Online em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas.

 

> Currículo Lattes
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015) . Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Sistemas de Computação.

> Currículo Lattes

graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2015). Possui pós-graduação na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito

> Currículo Lattes

MBA pelo COPPEAD / UFRJ. Pós Graduada em Psicoterapia pelo IPUB/UFRJ e graduada em Psicologia pela PUC- Rio. Atuou em cargos gerenciais em empresas brasileiras de grande porte e em 1993, iniciou sua atuação na consultoria em Recrutamento e Seleção. Sócia Diretora da Resch Recursos Humanos , empresa de Recrutamento e Seleção dedicada à busca de profissionais de nível executivo e especialistas. Já lecionou nos cursos de MBA do IBMEC e no Curso de Formação em RH do COPPEAD/ UFRJ.

> Currículo Lattes
jacqueline.resch@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas

Mestre em Administração pela PUC-Rio e doutoranda na mesma Universidade, é Psicóloga, formada pela UFRJ e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pelo COPPEAD/UFRJ. Pesquisadora acadêmica da área de Liderança e comportamento organizacional possui interesse em temas relacionados a: desenvolvimento da liderança, engajamento e significado do trabalho. Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense e atualmente é professora convidada dos seguintes programas de pós-graduação: IAG PUC-Rio, Departamento de Empreendedorismo na UFF - Universidade Federal Fluminense, Estácio de Sá e Unigranrio. Sua trajetória profissional foi adquirida em empresas brasileiras e multinacionais atuando na área de Gestão de pessoas. Como consultora, já prestou serviços de consultoria/facilitação de treinamentos para empresas como: Vale, Hotel Urbano, Zamboni, Banese, Zydus Nikkho, Norsul e Oi. Atualmente, é consultora|pesquisadora do Núcleo de organizações, relações do trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. 

> Currículo Lattes
jeane_lucena@prof.iag.puc-rio.br

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

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