MBA
GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
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GESTÃO DE
RECURSOS
HUMANOS

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PRÓXIMA TURMA

09 de Maio de 2023

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 16 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Terças e Quintas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64 (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

2° MBA*

  •  50% para portadores de diploma de MBA (ver condições abaixo)

Matriculas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio** e Empresas Parceiras***:

  • 25% até 17/02/23
  • 20% até 21/03/23
  • 15% até 20/04/23
  • 10% a partir de 21/04/23

Matriculas antecipadas para demais candidatos:

  • 15% até 17/02/23
  • 10% até 21/03/23
  • 5% até 20/04/23

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

*Desconto válido para portadores de diplomas de MBAs registrados no MEC na área de Administração/Gestão. Verifique junto à secretaria do IAG se seu MBA é elegível ao desconto.

**Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

***Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

Faça sua inscrição

O conteúdo do MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio e seu conjunto de disciplinas foram elaborados a partir de recentes de­mandas de qualificação profissional das empresas em relação a seus colaboradores, assim como a percepção de executivos, conselhos de administração e stakeholders externos.

A grade curricular apresenta um conjunto de temas relevantes e conectados de modo a integrar todos os subsistemas da gestão de recursos humanos, propiciando uma visão atual da função e as suas grandes tendências e desafios para os próximos anos.

Adotando, sempre que possível e adequado, metodologias baseadas na análise de modelo de maturidade, permite que seus participantes compreendam a situação atual das organizações em que atuam e analisem estratégias alternativas para, como autênticos “parceiros de negócio”, que proponham mudanças e inovações, independentemente dos setores da indústria e porte dessas organizações.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Gestão de Recursos Humanos visa a desenvolver e ampliar a perspectiva gerencial dos participantes, no que diz respeito à área de recursos humanos, proporcionando uma visão dessa atividade integrada à estratégia global das empresas. Para tanto, o curso busca:

  1. aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos relativos à área de recursos humanos;
  2. discutir a aplicação prática desses conhecimentos;
  3. oferecer instrumental para atuação estratégica dos profissionais de recursos humanos;
  4. refinar o processo de liderança para a efetiva implementação de planos de transformação nas organizações;
  5. orientar sobre possíveis processos, ferramentas e indicadores para a governança da área e seus subsistemas e;
  6. promover a colaboração, a integração e a troca de experiências entre seus participantes.

O objetivo específico do curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos é oferecer aos seus participantes insumos que lhes permitam atuar com competência e comprometimento, tanto como gestores de pessoas, quanto consultores internos. Desta forma, o curso pretende que os participantes desenvolvam o pensamento estratégico e digital aplicado à dimensão humana das organizações.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Eliane Leite
Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Carlos Pellon
Mestre em Administração de Empresas
carlos.pellon@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Básico

Impacto das mudanças ambientais e organizacionais na prática de atração, captação, seleção. Inserção da atração, captação e seleção na visão sistêmica de recursos humanos. Processo e estratégias de atração. O processo seletivo e a gestão de talentos. Etapas e Instrumentos do processo. Avaliação e mensuração do processo seletivo.

Coaching e Mentoring na visão de Recursos Humanos: características, tipologias e aplicações. Critérios para indicação desses processos para desenvolver líderes, colaboradores e equipes. Uso de recursos internos e contratação de profissionais externos. Relação do RH com o Coachee/Mentorado, com o seu Gestor e com o Coach/Mentor. Avaliação de resultados. Práticas contemporâneas: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring. Questões éticas. Papel do RH no desenvolvimento de uma cultura de Coaching/Mentoring.

Comportamento Organizacional: conceito. Diversidade nas Organizações. Valores e Atitudes. Personalidade e Emoções. Percepção, Decisão e Criatividade. Satisfação e Motivação no Trabalho. Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional. Políticas e Práticas de Recursos Humanos.

A construção da reputação corporativa como um fator de atração e retenção de talentos, e o papel da comunicação. Processos de comunicação fundamentais na jornada do colaborador. O planejamento do portfólio com base no conceito de employee experience. Comunicação colaborativa e empática no cotidiano. Comunicação de liderança como um fator de construção de engajamento e o reflexo no comportamento da equipe. Abordagens para gestão de conflitos fundamentada.

O modelo de gestão de RH e o papel dos Consultores Internos – Business Partners Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. A construção da identidade do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos.

Definindo clima e cultura. Conhecendo a cultura de uma organização. A relação cultura e estratégia. Mudança cultural de uma organização. Modelos mentais e imaginário coletivo. Como a cultura se forma. Como a Cultura Organizacional se manifesta. Manifestações da Cultura. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. A Cultura organizacional é única? Cultura e Mudança Organizacional. Cultura e Ciclo de Vida Organizacional. Cultura e liderança, comprometimento e desempenho. Tipologia cultural. Cultura nacional e Cultura Organizacional. Cultura familiar.

Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e o desenvolvimento de pessoas. Modelos organizacionais e de aprendizagem: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos. A Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Comunidade de Práticas – CoP como processo para otimização das redes de aprendizagem. Tecnologia Educacional, delineamento de soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia 6D’s. Governança: papéis, responsabilidades, processos e ferramentas na gestão da educação corporativa: análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados: a importância de indicadores para investimentos sustentados. O ROI aplicado à educação.

Conceitos e dimensões dos aspectos ambiental, social e governança corporativa (ESG em inglês). Comportamento ético individual e das empresas, considerando ambientes multiculturais e complexos. Estratégia, criação de valor e vantagem competitiva das organizações ESG. Compliance, accountability e reflexos na gestão ESG. Implementação da gestão ESG. Riscos e impactos da tomada de decisão. Aspectos legais e instrumentos do sistema ESG. Tendências para o futuro das organizações ESG.

Análise estrutural de indústrias. Análise do macroambiente. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. A Visão Baseada em Recursos e suas implicações para a implementação de estratégias competitivas Estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Modelos de portfólio. Mensuração do desempenho empresarial. Aplicações do “Big Data” como suporte a decisões estratégicas.

A importância da remuneração no atual contexto de negócios. As transformações ocorridas nos sistemas de recompensas financeiras. O modelo tradicional e as novas formas de remuneração. Os programas de benefícios como um diferencial competitivo. A remuneração baseada em entregas e resultados.  Carreira uma construção baseada em parceria. Questões emergentes no cenário brasileiro.

Desafios e oportunidades de Rh na transformação digital: novas práticas e competências essenciais para o contexto. Gestão de Competências (GC) na era digital: soft skills x hard skills. Arquitetura de GC: conceitos chave. Desdobramentos da GC: Mapeamento de Competências: como fazer. Principais características e aplicações. Correlação da GC com captação, desenvolvimento, seleção e avaliação de pessoas. O papel das organizações e dos indivíduos no gerenciamento da carreira. Os desafios e competências do profissional de RH nas relações de poder. Planos de carreira como estratégia de retenção.

Desafios do mundo contemporâneo. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0. Competências do líder exponencial. Liderança Situacional. As passagens da liderança: de gerenciar a si mesmo a gestor corporativo. Programas de desenvolvimento da liderança e sucessão gerencial. Formação de equipes de alta performance e liderança coach. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida.

People Analytics se baseia na premissa de que o que torna as empresas ótimos lugares para se trabalhar são as pessoas. Portanto, conhecê-las bem e compreender seus comportamentos, pode tornar as empresas ainda melhores e mais produtivas. Para isso acontecer, é necessário analisar os dados sobre as pessoas no trabalho, encontrar padrões de comportamentos, compreender causas, gerar insights e tomar decisões baseadas nos dados e nas evidências. Isso é People Analytics.

O alinhamento da Estratégia de Recursos Humanos à Estratégia de Negócios é condição fundamental para que RH fortaleça seu papel estratégico na organização. Compreender as mudanças no ambiente externo e interno da organização e direcionar as ações de RH através de um bom diagnóstico, indicadores de desempenho e métricasadequadas são requisitos necessários para o alcance dos objetivos de negócio.O uso estratégico dos dados para o planejamento e tomada de decisão em RH pode subsidiar decisões de investimentos e esforços com evidências científicas, dados e fatos, dando mais credibilidade as ações de RH.

A concepção do sistema legal trabalhista brasileiro. Instrumentos coletivos negociados e a flexibilização compromissória. Aspectos fundamentais dos regimes jurídicos do empregado, e os diferentes contratos de trabalho. As principais mudanças e tendências da legislação trabalhista.  A moderna noção de meio ambiente de trabalho. A ontologia da responsabilidade civil do empregador. Assédios moral, sexual e estrutural.  Repercussões jurídicas dos acidentes de trabalho. A diversidade e a inclusão: fundamentos dos Direitos Humanos. Organização Internacional do Trabalho (OIT). Privilégios; preconceito e pré-conceito. Atitudes, percepção social, pressão social. A importância do autoconhecimento. Dimensões da diversidade nas organizações. As principais questões relativas as políticas públicas. O desafio das organizações brasileiras.

O curso tem como objetivo apresentar, a partir de casos reais e exercícios práticos, os desafios e benefícios da adoção de métodos Ágeis na área de Recursos Humanos, assim como nas demais áreas da organização. Agilidade é o mindset adotado pelas organizações mais inovadoras do mundo, e como tal, é de fundamental importância em um mundo cada vez mais imprevisível e dinâmico. O curso explora os conceitos de forma abrangente, incentivando o seu uso no dia a dia das organizações já partir da primeira aula.

Cada vez mais, pesquisadores tem mostrado uma correlação positiva entre a saúde física e emocional dos colaboradores e o sucesso dos negócios. O ritmo de trabalho exacerbado e a pandemia evidenciaram a falência do modelo de gestão usualmente adotado de comando e controle, de monitoramento de curto prazo e da busca desenfreada de fazer mais com menos. A proposta da disciplina é provocar uma reflexão sobre o risco de saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores e o impacto disso na saúde organizacional, envolvendo o clima, a cultura e o desempenho da organização como um todo. Ao final do curso, pretende-se traçar um roteiro de práticas que possam criar sociedades empresariais mais humanizadas e mais sustentáveis.

Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. Team building.

Novas perspectivas e análises das funções e dos processos de gestão, a partir de uma visão crítica no contexto dos desafios atuais dos fenômenos organizacionais. Ética, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Planejamento e controle em ciclos de vida cada vez mais curtos, em ambientes VUCA. Estruturas em redes e cadeias em ambientes complexos (s)em novas fronteiras. Liderança e o sentido do trabalho em tempos de empreendedorismo, mudança e inovação. O desafio de ser um só e ser muitos – trabalho, produtividade, propósito, saúde, família, qualidade de vida entre outros.

TCC

Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica. Pré-Requisitos: Todas as disciplinas do Núcleo Básico  

Alessandra Nogueira

Graduada em Psicologia com e Pós - Graduada em Gestão de Projetos
+

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Doutorando em Administração de Empresas

Carlos Pellon

Mestre em Administração de Empresas

Daniel Kamlot

Doutor em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia de Computação

Denise Mathias Viana

Mestre em Gestão Empresarial, graduada em Administração de Empresas
+

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em RH e do Curso de Formação em RH

Jacqueline Resch

Pós - Graduada em Psicoterapia e Graduada em Psicologia
+

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia | Talent Development Consultant - LHH

Juliana Bracks

Pós-graduada em Direito e Graduada em Direito e Engenheira de Produção
+

Luiz Augusto Figueira

Head of Management and Sustainability at Eletrobras

Marcelo Carpilovsky

Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio

Marcos Garrido

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Maria Zélia de Almeida Souza

Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Administração
+

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora em Administração de Empresas e Graduação em Psicologia

Renato Cuenca

Educador em Gestão e Liderança, Soft Skills Coach, Executive Mentor e Pesquisador Cultura Organizacional

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal – exceto durante a pandemia -, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

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