MBA
GESTÃO DE MARKETING
 MBA
GESTÃO DE
MARKETING

PRÓXIMA TURMA
Maio de 2020

CARGA HORÁRIA
A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS
• Turma semanal: Segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30
Inscrições abertas! Início em maio de 2020.

INVESTIMENTO
R$ R$ 33.793,00 à vista ou
24 parcelas de R$ 1.490,28 (juros 0,5%)

Condições especiais para matrículas antecipadas

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Período
15% 25% Até 19/12

10%

20% De 20/12 a 10/03

5%

15% De 11/03 a 10/04
0 10%

A partir de 11/04

30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formado nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.


LOCAL
Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea | Rio de Janeiro | RJ
CEP: 22451-900

CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio:
21 2138-9240
contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

O MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ideal para quem busca aplicar na empresa conhecimentos práticos em marketing com conteúdos inovadores em economia criativa e no ambiente de trabalho digital.

O curso aborda o marketing clássico com a contribuição de novas ferramentas em mercados digitais e segmentos inovadores como o da economia criativa. A combinação perfeita de uma sólida base acadêmica de marketing e gestão, com atividades voltadas para a aplicação prática em um contexto empresarial cada vez mais on-line e interconectado.

O programa oferece ferramentas para a formulação e aplicação de estratégias de marketing e habilidades de gestão para desenvolver soluções direcionadas a consumo, varejo, marcas e, principalmente, mídias digitais. E, ainda, com a aplicação das ferramentas mais recentes de relacionamento com o cliente , como Database Marketing (DBM) e Customer Relantionship Management (CRM).

O objetivo é ampliar a perspectiva gerencial dos participantes no que tange à área de Marketing, proporcionando uma visão desta atividade integrada à estratégia global das empresas.

A teoria do marketing clássico aliada à aplicação prática em uma nova e desafiadora configuração de mundo, em que as ferramentas digitais são protagonistas.

COORDENAÇÃO

Alessandra Baiocchi

abaiocchi@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Conceitos Fundamentais de Marketing

A  importância  e  a  dificuldade  do  estudo  do  comportamento  do  consumidor. Influências  demográficas,  psicológicas,  culturais  e  sociais  no  comportamento do  consumidor,  modelos  e  processos  de  decisão  de  compra.  O mercado industrial.

A natureza e a amplitude do processo estratégico de marketing. Estratégia de marketing  e  hierarquia  de  estratégias.  Estratégias  de  expansão  de  negócios. Estratégias de segmentação de mercado e posicionamento da oferta. Seleção de estratégias de marketing. Estratégias de marketing para os estágios do ciclo devida e  estratégias  baseadas  em  valor.  Implementação, avaliação  e  controle de estratégias de marketing.

A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.

Abordagens dos conceitos e práticas do marketing internacional. O desafio dos negócios  globais.  Análise  das  ambiências:  econômicas,  políticas,  legais, culturais e sociais. Políticas de produtos internacionais e estratégias de entrada nesses mercados. Gerência e futuro do marketing internacional.

Disciplinas Gerenciais de Marketing

Os  desafios  de  um  gerente  de  produto  e  serviços.  O  planejamento  e desenvolvimento  de  produtos  e  serviços.  A  organização  para  lançamento  de novos  produtos  e  serviços  e  linha  de  produtos  e  serviços.  O  ciclo  de  vida  de produtos  e  serviços.  Obsolescência  e  moda.  Características de produtos  e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

A natureza dos preços em marketing. Fatores que influenciam a determinação de preços. Objetivos de preços. A avaliação das relações de demanda, custo e lucro. Fundamentos de determinação de preços.

Estratégia de marketing e estratégias de comunicação em serviços. Integração e  sinergia  de  comunicação,  serviço,  preço  e  distribuição.  Análise  situacional: instituição,  ponto-de-venda,  seção  e  serviços.  Comunicação  institucional  e comunicação local: serviços e ponto-de-venda. Mix de comunicação integrada. Share de voz; recall, share of mind, top of mind e market share. Ferramentas e técnicas de promoção  e  merchandising  nos pontos-de-venda.  Plano  integrado de comunicação. Avaliação dos esforços de comunicação.

Características  dos  serviços  e  implicações  para  o  processo  de  marketing. Excelência  em  serviços.  Inovações  na  prestação  de  serviços.  Atendimento  e fidelização na prestação de serviços. Garantias e recuperação de serviços.

Marketing Digital

Marketing  de  relacionamento  e  de  transação.  Marketing  one-to-one  e  o conceito de personalização. Antecedentes e consequências do relacionamento.Gerência  da  satisfação,  da  fidelização  de  clientes  e  das  expectativas.  A construção  do  relacionamento  e  o  novo  consumidor.  Conceitos,  objetivos  e elementos básicos de marketing direto. O relacionamento direto e os veículos de  marketing  direto.  Database  marketing.  Datamining.  Avaliação  do  valor  do cliente.  Inovações  no  relacionamento  e  a  expansão  das  opções  estratégicas. Os  vínculos  como  força  motriz.  Os  diferentes  graus  de  vínculos:  produtos, cliente e sistema.

O novo ambiente de marketing viabilizado pela emergência das novas mídias, como internet, celulares, games e TV digital. Aplicação dos principais conceitos de marketing dentro deste novo contexto. O mundo digital e a economia da informação. Convergência de indústrias e mídias. As novas mídias afetam os negócios, as empresas, os processos de trabalho, os consumidores, fornecedores, profissionais e cidadãos como um todo. Serão abordados conceitos de Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis, Implementação e Organização, Planos de Marketing Online e Gerenciamento de Atividades de Marketing na Internet

História das marcas. Elementos e posicionamento de Marca. Impacto de programas de Marketing no brand equity. Estratégias de branding. Extensões de linha e introdução de novos produtos. Representação das marcas no ambiente web. O modelo de relacionamento 2.0 e as influências na marca. Influenciadores digitais e as associações de marcas.

Em função das novas tecnologias, é possível perceber algumas mudanças nas dinâmicas do comportamento do consumidor, nos modelos de negócios e nas formas pelas quais as organizações geram valor para seus públicos de interesse. Neste sentido, as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm, basicamente, o mesmo desafio: como se posicionar e aproveitar a internet de maneira que seja possível alavancar resultados? A disciplina Laboratório de Marketing Digital tem o objetivo de capacitar o aluno para que possa planejar e implementar projetos de marketing digital, considerando atividades como análises de sites pelo Google Analytics,  modelagem de aplicativos para smartphones e estruturação de campanhas on-line no Facebook e Google, por exemplo.

Indústria Criativa

Cinema, teatro, dança, música, artes plásticas, festas e eventos corporativos - são oportunidades de negócios e investimentos tanto para empresas do ramo quanto para empresas que desejam associar sua marca a eventos de cultura e entretenimento. As organizações patrocinam eventos para aumentar a exposição de sua marca, criar identificação com seu público alvo, possibilitar experiências positivas relacionadas à sua marca, entre outros fatores. Este curso vai aprofundar o conhecimento do composto de marketing e marketing de serviços associados a eventos e entretenimento. Também aborda os conceitos de marketing experiencial e retailentertainment(varejo como entretenimento) e como uma empresa pode aplicá-lo para aumentar o valor de seu brandequity.

O conceito de economia criativa origina-se da expressão indústrias criativas, inspirado no projeto Creative Nation da Austrália, de 1994 e ganhou impulso na Inglaterra em 1997, no governo de Tony Blair. O projeto defendia, entre outros elementos, a importância do trabalho criativo e sua contribuição para a economia e desenvolvimento do país. As indústrias criativas podem ser entendidas como “ndústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.” (FONSECA, 2008) A importância econômica das indústrias criativas é inegável. Elas já têm participação relevante no PIB mundial e crescem a taxas superiores àquelas do conjunto da economia. Compreendem as atividades relacionadas a teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais. Este curso vai aprofundar o conhecimento da economia da cultura, políticas culturais e financiamento da cultura. Também vai estudar clusters criativos no Brasil e no mundo e provocar uma reflexão sobre a vocação de nosso país e de nossa cidade como polo de indústria criativa.

TCC

Professora de Marketing e Supervisora de Desenvolvimento Acadêmico no curso de graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora de Marketing para o Segmento da Cultura e Entretenimento e Economia Criativa para o MBA da mesma instituição. É mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com especialização em Marketing e bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição. Possui MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC- RJ. Após 15 anos de atuação no mercado, trabalhando tanto em empresas de pequeno porte quanto em multinacional, abriu sua própria empresa de consultoria, A.C. Baiocchi Consultoria e Gestão Empresarial, especializada nas áreas de gestão de empresas familiares e abertura de empresas estrangeiras no Brasil. Formada no curso técnico profissional de piano na UFRJ, já trabalhou com teatro infantil, música e dança flamenca. Atualmente cursa o programa de doutorado da PUC-Rio, pesquisando Indústrias Criativas nas Cidades.

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abaiocchi@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Agricultural Economics

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1990) e doutorado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1994), atual Imperial College. Tem especialização em Marketing (IAG/PUC-Rio, 1986) e cursos de extensão em Educação Superior realizados na Harvard Business School (2000) e na PUC-Rio (2002). Foi Coordenador-Adjunto de Graduação do Departamento de Administração e o Vice-Decano de Graduação do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio de 1999 a 2008. Tem atuado como coordenador de diversos cursos de extensão na Universidade. Atualmente é professor de tempo integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Departamento de Administração (IAG), desenvolvendo pesquisas e lecionando nas áreas de Marketing, Meio Ambiente, Gerenciamento de Marcas e Logística Empresarial. Tem trabalhos apresentados em congressos, conferências e seminários, tanto no Brasil como no exterior, incluindo Argentina, Costa Rica, EUA, Escócia, Espanha, Taiwan e República Tcheca. É o atual Coordenador Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio e do Programa Universidade-Comunidade (UNICOM), prestador de serviços de apoio a comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)

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lacombe@iag.puc-rio.br

Doutora em Administração de Empresas

Doutora em Administração (PUC-Rio), mestre em Administração com ênfase em Marketing (COPPEAD/UFRJ) e graduada em Engenheira de Produção (POLI/USP), com especialização em Administração (IBMEC-PR). Professora do Quadro Complementar do IAG - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Professora Visitante pela Fundação Dom Cabral em cursos de Marketing e Estratégia e Professora Colaboradora de disciplinas de Marketing nos cursos de extensão do COPPEAD/UFRJ. Profissional de Marketing com 12 anos de experiência em indústrias multinacionais e em diferentes áreas de negócios: Marketing, Inteligência de Mercado, Fusões e Aquisições, Manufatura.

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barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração, com MBA em Gestão e Recursos Humanos e graduação em Comunicação Social. Publicitário com mais de 20 anos de experiência profissional, principalmente atuando como gestor de Comunicação e Marketing, consultor em Comunicação Corporativa e empreendedor. Através do gerenciamento de equipe com mais de 30 profissionais e diversos fornecedores, foi responsável por inúmeros projetos de comunicação para empresas multinacionais e nacionais de grande porte.

Atualmente, é Sócio, Diretor de Planejamento e responsável por capacitações in company da Main Talks. Paralelamente, é professor em cursos de graduação e pós-graduação.

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cpellon21@gmail.com

Doutor em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor/pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da EBAPE/FGV. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, propaganda, marcas, varejo e marketing social. Possui inglês e português fluentes e espanhol avançado.

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daniel.kamlot@prof.iag.puc-rio.br

Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2008). Atualmente é Diretor de Ensino na Unisuam e Professor Adjunto na UNIRIO.

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Doutorado em Administração de Empresas - Marketing

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

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jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração

Graduado em ENGENHARIA ELETRÔNICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPEAD (2004). Professor do quadro principal do IAG - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa: Comportamento do consumidor de baixa renda; Risco percebido em decisões de compra; Comportamento do consumidor online. (Texto informado pelo autor)

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hormeyll@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios. (Texto informado pelo autor)

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mcohen@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas.

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: marketing para a base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, insatisfação/satisfação de consumo, comportamento de reclamação do consumidor e consumerismo.

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marcus.hemais@iag.puc-rio.br

Doutorando em Administração de Empresas

Doutorando em Administração de Empresas (área de concentração: Marketing) pelo IAG PUC-Rio. Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, MBA em Marketing pela FGV e graduado em Publicidade com extensão em Branding pela ESPM. Atualmente, é coordenador-adjunto do MBA em Marketing Digital e coordenador acadêmico do programa Analista de Mídias Digitais da FGV. É também professor de graduação, pós-graduação e MBA no IBMEC e ESPM. Como executivo, é sócio-diretor da Branded, onde desenvolve projetos de marketing digital para grandes marcas como Coca-Cola, L'Oréal, Petrobras, GSK, S2 Holding, Turma da Mônica e Globo. Frequentemente, é citado e colabora com grandes veículos de mídia de massa, como O Globo e BBC Brasil, e outros especializados, como Mundo do Marketing, em matérias e artigos sobre marketing e marketing digital. Citado pela revista americana Social Media Marketing Magazine como um dos TOP 100 professores de marketing no Twitter.

> Currículo Lattes
vitormlima@gmail.com

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou via chamada de vídeo no WhatsApp) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área de domínio da leitura em Inglês.

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