MBA
GESTÃO DE MARKETING
 MBA
GESTÃO DE
MARKETING

PRÓXIMA TURMA

Agosto de 2020

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

• Turma semanal: Segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30
Inscrições abertas! Início em agosto de 2020.

INVESTIMENTO

R$ R$ 33.793,00 à vista ou
24 parcelas de R$ 1.490,28 (juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Data limite
10% 20% até 31/05
5% 15% até 30/06
0 10% até 31/07

Alunos e ex-alunos do IAG PUC-Rio: 30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formados nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada

entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.


LOCAL
Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea | Rio de Janeiro | RJ
CEP: 22451-900

CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio:
21 2138-9240
contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

O MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ideal para quem busca aplicar na empresa conhecimentos práticos em marketing com conteúdos inovadores em economia criativa e no ambiente de trabalho digital.

O curso aborda o marketing clássico com a contribuição de novas ferramentas em mercados digitais e segmentos inovadores como o da economia criativa. A combinação perfeita de uma sólida base acadêmica de marketing e gestão, com atividades voltadas para a aplicação prática em um contexto empresarial cada vez mais on-line e interconectado.

O programa oferece ferramentas para a formulação e aplicação de estratégias de marketing e habilidades de gestão para desenvolver soluções direcionadas a consumo, varejo, marcas e, principalmente, mídias digitais. E, ainda, com a aplicação das ferramentas mais recentes de relacionamento com o cliente, como Database Marketing (DBM) e Customer Relationship Management (CRM).

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O objetivo do MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio é ampliar a perspectiva gerencial dos participantes no que tange à área de Marketing, proporcionando uma visão desta atividade integrada à estratégia global das empresas.

Para tanto, o curso busca:

  • Aprofundar e estruturar conhecimentos teóricos relativos à área de marketing;
  • Oferecer instrumental para atuação estratégica dos profissionais de marketing em áreas específicas, como marketing digital e de eventos, explorando ideias e ações que proporcionem experiências marcantes para o consumidor;
  • Desenvolver capacidade de análise e reflexão críticas acerca das principais funções da área de marketing nas organizações;
  • Especializar profissionais em marketing aptos a atuar em posições de liderança nas organizações, aplicando soluções em um ambiente competitivo global;
  • Promover a colaboração, integração e a troca de experiências entre os participantes.

A teoria do marketing clássico aliada à aplicação prática em uma nova e desafiadora configuração de mundo, em que as ferramentas digitais são protagonistas.

PÚBLICO-ALVO

Voltado para:

-Administradores, publicitários, jornalistas, relações-públicas, designers e empreendedores;

-Profissionais de outras áreas de atuação que já exerçam ou possuam potencial para exercer funções da área de marketing;

-Profissionais em diferentes estágios de carreira, integrando suas experiências e trajetórias pessoais.

-A proposta é permitir, por meio deste encontro de talentos, uma rica troca de conhecimento, com conteúdo voltado para inovação que só uma instituição consolidada e de vanguarda como a PUC-Rio pode oferecer.

 

COORDENAÇÃO

Alessandra Baiocchi
Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing - Doutoranda em Administração de Empresas
abaiocchi@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Conceitos Fundamentais de Marketing

A  importância  e  a  dificuldade  do  estudo  do  comportamento  do  consumidor. Influências  demográficas,  psicológicas,  culturais  e  sociais  no  comportamento do  consumidor,  modelos  e  processos  de  decisão  de  compra.  O mercado industrial.

A natureza e a amplitude do processo estratégico de marketing. Estratégia de marketing  e  hierarquia  de  estratégias.  Estratégias  de  expansão  de  negócios. Estratégias de segmentação de mercado e posicionamento da oferta. Seleção de estratégias de marketing. Estratégias de marketing para os estágios do ciclo devida e  estratégias  baseadas  em  valor.  Implementação, avaliação  e  controle de estratégias de marketing.

A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.

Abordagens dos conceitos e práticas do marketing internacional. O desafio dos negócios  globais.  Análise  das  ambiências:  econômicas,  políticas,  legais, culturais e sociais. Políticas de produtos internacionais e estratégias de entrada nesses mercados. Gerência e futuro do marketing internacional.

Disciplinas Gerenciais de Marketing

Os  desafios  de  um  gerente  de  produto  e  serviços.  O  planejamento  e desenvolvimento  de  produtos  e  serviços.  A  organização  para  lançamento  de novos  produtos  e  serviços  e  linha  de  produtos  e  serviços.  O  ciclo  de  vida  de produtos  e  serviços.  Obsolescência  e  moda.  Características de produtos  e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

A natureza dos preços em marketing. Fatores que influenciam a determinação de preços. Objetivos de preços. A avaliação das relações de demanda, custo e lucro. Fundamentos de determinação de preços.

Estratégia de marketing e estratégias de comunicação em serviços. Integração e  sinergia  de  comunicação,  serviço,  preço  e  distribuição.  Análise  situacional: instituição,  ponto-de-venda,  seção  e  serviços.  Comunicação  institucional  e comunicação local: serviços e ponto-de-venda. Mix de comunicação integrada. Share de voz; recall, share of mind, top of mind e market share. Ferramentas e técnicas de promoção  e  merchandising  nos pontos-de-venda.  Plano  integrado de comunicação. Avaliação dos esforços de comunicação.

Características  dos  serviços  e  implicações  para  o  processo  de  marketing. Excelência  em  serviços.  Inovações  na  prestação  de  serviços.  Atendimento  e fidelização na prestação de serviços. Garantias e recuperação de serviços.

Marketing Digital

Marketing  de  relacionamento  e  de  transação.  Marketing  one-to-one  e  o conceito de personalização. Antecedentes e consequências do relacionamento.Gerência  da  satisfação,  da  fidelização  de  clientes  e  das  expectativas.  A construção  do  relacionamento  e  o  novo  consumidor.  Conceitos,  objetivos  e elementos básicos de marketing direto. O relacionamento direto e os veículos de  marketing  direto.  Database  marketing.  Datamining.  Avaliação  do  valor  do cliente.  Inovações  no  relacionamento  e  a  expansão  das  opções  estratégicas. Os  vínculos  como  força  motriz.  Os  diferentes  graus  de  vínculos:  produtos, cliente e sistema.

O novo ambiente de marketing viabilizado pela emergência das novas mídias, como internet, celulares, games e TV digital. Aplicação dos principais conceitos de marketing dentro deste novo contexto. O mundo digital e a economia da informação. Convergência de indústrias e mídias. As novas mídias afetam os negócios, as empresas, os processos de trabalho, os consumidores, fornecedores, profissionais e cidadãos como um todo. Serão abordados conceitos de Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis, Implementação e Organização, Planos de Marketing Online e Gerenciamento de Atividades de Marketing na Internet

História das marcas. Elementos e posicionamento de Marca. Impacto de programas de Marketing no brand equity. Estratégias de branding. Extensões de linha e introdução de novos produtos. Representação das marcas no ambiente web. O modelo de relacionamento 2.0 e as influências na marca. Influenciadores digitais e as associações de marcas.

Em função das novas tecnologias, é possível perceber algumas mudanças nas dinâmicas do comportamento do consumidor, nos modelos de negócios e nas formas pelas quais as organizações geram valor para seus públicos de interesse. Neste sentido, as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm, basicamente, o mesmo desafio: como se posicionar e aproveitar a internet de maneira que seja possível alavancar resultados? A disciplina Laboratório de Marketing Digital tem o objetivo de capacitar o aluno para que possa planejar e implementar projetos de marketing digital, considerando atividades como análises de sites pelo Google Analytics,  modelagem de aplicativos para smartphones e estruturação de campanhas on-line no Facebook e Google, por exemplo.

Indústria Criativa

Cinema, teatro, dança, música, artes plásticas, festas e eventos corporativos - são oportunidades de negócios e investimentos tanto para empresas do ramo quanto para empresas que desejam associar sua marca a eventos de cultura e entretenimento. As organizações patrocinam eventos para aumentar a exposição de sua marca, criar identificação com seu público alvo, possibilitar experiências positivas relacionadas à sua marca, entre outros fatores. Este curso vai aprofundar o conhecimento do composto de marketing e marketing de serviços associados a eventos e entretenimento. Também aborda os conceitos de marketing experiencial e retailentertainment(varejo como entretenimento) e como uma empresa pode aplicá-lo para aumentar o valor de seu brandequity.

O conceito de economia criativa origina-se da expressão indústrias criativas, inspirado no projeto Creative Nation da Austrália, de 1994 e ganhou impulso na Inglaterra em 1997, no governo de Tony Blair. O projeto defendia, entre outros elementos, a importância do trabalho criativo e sua contribuição para a economia e desenvolvimento do país. As indústrias criativas podem ser entendidas como “ndústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.” (FONSECA, 2008) A importância econômica das indústrias criativas é inegável. Elas já têm participação relevante no PIB mundial e crescem a taxas superiores àquelas do conjunto da economia. Compreendem as atividades relacionadas a teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais. Este curso vai aprofundar o conhecimento da economia da cultura, políticas culturais e financiamento da cultura. Também vai estudar clusters criativos no Brasil e no mundo e provocar uma reflexão sobre a vocação de nosso país e de nossa cidade como polo de indústria criativa.

TCC

Alessandra Baiocchi

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing - Doutoranda em Administração de Empresas

André Lacombe Penna da Rocha

Doutor em Agricultural Economics

Barbara Pagliari Levy

Doutora em Administração de Empresas

Carlos Pellon

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração de Empresas.

Vitor Moura Lima

Doutorando em Administração de Empresas

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou via chamada de vídeo no WhatsApp) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área de domínio da leitura em Inglês.

Alunos

+

Egressos

+




Voltar para os cursos de MBA

FOLDER DIGITAL

Voltar para os cursos de MBA

FOLDER DIGITAL

Voltar para os cursos de MBA